Mitos em Séries #03 – Kappas

kappasTambém chamado de  “A Criança do Rio”.

Depois de um tempo de inatividade, chegamos ao terceiro número da Mitos em Série, cujo assunto desta vez serão os Kappas. Talvez esse ser mitológico não esteja presente nas memórias de muitos que lerem isso, mas é um personagem recorrente no folclore japonês e, acredite ou não, aparece com certa frequência em animes, filmes ou jogos, como citarei mais abaixo.

K04Kappa 

O Kappa, também chamado de Gataro, Kawako ou “A Criança do Rio”, é um yokai aquático que geralmente vive em lagos e rios rasos. Sua altura varia entre sessenta centímetros e 1 metro de altura, variando de região para outra do Japão. Assim como a altura, a coloração de sua pele também se difere de um lugar para outro, variando entre o verde, o amarelo e o vermelho. O que não muda nas lendas é o fato de o Kappa ser hermafrodita e de ter uma pele escamosa, muitas vezes com membranas nas mãos e nos pés, com um casco de tartaruga nas costas. Em algumas ocasiões, tem o rosto com as feições de um macaco, outros com o bico de pato.

Porém, o ponto mais significativo do Kappa é o topo de sua cabeça, que tem um orifício no formato de pires com um estranho líquido, que dizem ser sua fonte de poder. Como muitas vezes os Kappas são criaturas travessas, cujos graus de maldade são os mais variados, indo desde olhar por baixo dos quimonos nas mulheres, até matar pessoas afogadas, um modo de se prevenir de seu poder é curvar-se para ele. Apesar de tudo, esta criatura tem muito boas maneiras, e se curvará de volta, o que fará o líquido em sua cabeça cair, drenando-lhe a força. Outra forma de se proteger contra um Kappa é entalhar seu nome num pepino e jogá-lo no lago ou rio ou a criatura se encontra. Como este é seu alimento favorito, o Kappa se sentira no dever de retribuir a gentileza, e por isso não incomodará aquele que tiver o nome gravado no pepino.

E agora, vamos a alguns exemplos de Kappa encontrados em animes e em outras manifestações da cultura moderna (GRANDE CHANCE DE SPOILERS):

ArakawaKappaArakawa Under the Bridge

chefe da aldeia daqueles que moram debaixo da ponte do rio Arakawa é um Kappa. Ou um maluco vestindo um traje verde de Kappa, que seja. Para viver na aldeia, as pessoas tem que conseguir sua aprovação, e para isso ele dá a pessoa um novo nome.

Naruto

No universo de Naruto, existem 9 bijuu, que são monstros com poderes excepcionais, cada um contendo de uma a nove caudas. O de três caudas, Sanbi, tem a aparência de um Kappa, exceto pelo seu tamanho descomunal, enquanto originalmente esta é uma criatura pequena, e pelo fato de ter uma concha de ostra na cabeça com espinhos nas bordas.

NuraKappaNurarihyon no Mago

Neste anime, o Kappa é um dos guardiões de Rikuo, e para isso utiliza seus poderes, provenientes da água, a qual tem o poder de manipular se estiver ao seu alcance. Tem uma personalidade calma, mas que pode se tornar mais agressivo se for necessário, como em uma batalha. Sua aparência difere um pouco do Kappa tradicional, pois usa uma espécie de chapéu branco sobre a cabeça, e utiliza roupas de ninja, embora conserve membranas em suas mãos.

Pokémon e Digimon

No anime Pokémon, tanto Psyduck, como sua evolução, Golduck, são inspirados em Kappas. Do mesmo modo que, em Digimon, Sagomon e Shawjamon também são.

Outros

– Nos jogos da série Harvest Moon, um Kappa é encontrado num lago, mas apenas se jogar um pepino nele. Nesse caso, ele aparece e pede para ser deixado em paz, mas após lhe dar dez pepinos, ele lhe dá um item especial.

Kappa Harvest– Nos jogos da série Super Mario, o encanador combate Bowser e os Koppas,  que são abertamente baseados nas criaturas japonesas, desde o nome até a aparência.

– Na série de livros Harry Potter, os Kappas são estudados no terceiro volume, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, e citados pelo professor Snape, quando corrige deveres de casa, dizendo erroneamente que são mais comumente encontrados na Mongólia, quando o correto é, claro, no Japão. Posteriormente, a autora também fez referência aos Kappas no livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, cuja caracterização é muito parecida com a original japonesa.

Por César

Asevedo

Designer de formação, atualmente sou Assistente editorial da Panini Mangá. Acumulo mangás e HQ's, que espero conseguir ler um dia. Assisto animes de vez em nunca.

Related Post

  • Um bom exemplo também que há a aparição de Kappas é no novo mangá da Jump, Kuro Kuroku. E tem também nas cartas do clássico Yu-Gi-Oh.
    Acredito que maior parte das séries seja de qual for a mídia que abordam o universo yokai deve ter essa criatura.

  • Yakusho

    Em Namiuchigiwa no Muromi-san aparece também.

  • Fileas Fogg

    Sei que foge um pouco, mas tem uma história do Hellboy que ele enfrenta um Kappa!

  • Wagner

    Outra aparição dos Kappa é no jogo Final Fantasy 6, onde existe um status chamado IMP que é que um kappa. Seu personagem fica verde,com uma “florzinha verde” na cabeça e bem mais fraco do que o normal.

  • iiiza

    Em Gintama também aparece um kappa…. que na verdade é um amanto…. mas agente sabe que é um kappa!!!

  • CARA , FALTOU O KAPAERU DO DORORON ENMA KUN MERA MERA !

  • Sandslash

    Tem um no jogo “Sakura Samurai” pra Nintendo 3DS também.

  • Em School Rumble eles tb zoam os Kappas qnd o Tsukamoto sai na chuva com um casco e um folha grande de guarda-chuva HAHHAAHA

    • Rod

      Épico xD, Karasuma usando “Capa” (Kappa) e o Harima meio careca chamado de Kappa-san

  • AEYR

    O último Kappa que vi foi em Namiuchigiwa no Muromi-san, tem Kappa por todo lado, opções não faltam.

  • Mitos em Série é a melhor coluna <3 Gosto da mitologia oriental e todos os seus elementos. De fato faltou algumas referências em outras obras mas, os mais importantes foram citados.

  • Fernando

    o Sanbi não era a representação de um Gembu?

    • Raion

      Até onde sei, o nome completo dele é Sanbi no Kappa. ‘-‘

  • Rodrigo

    tem kappas em natsume yunjinchou tbm

  • Lembrei que tem Kappa em Natsume no Yuujinchou tb! .-.

  • Legal essa historia…e realmente em HP…a autora cita os Kapa…
    Em naruto e pokémon..eu nunca percebi..e eu tbm não conhecia o Kappa…
    Enfim o Kappa parece o Saci perere brasileiro…afial os dois pregam peças nas pessoas….

  • Tem Kappas no Animal Crossing também (mas são felizinhos e cuidam de uma ilha tropical)

  • É citado no primeiro episódio de Inuyasha, quando o avô da Kagome dá uma mão de kappa mumificada para ela como presente de aniversário, pois diz-se que dá sorte a que a tem.

  • Fajou

    Em Muromi-san também aparece *-*

  • Koyuki

    O animê que mais deixou claro pra mim sobre kappas foi Arakawa Under the Bridge. Depois, passei a reconhecer os kappas facilmente nos animês. Antes de Arakawa, eu não percebia sua importancia.