Eu Recomendo #13 – Animes Musicais

EuRecomendoMusicalHeaderEu gostaria que algumas bandas existissem de verdade.

Olá à todos! Eu Recomendo voltando em clima de Rock in Rio! Por que não entrar no clima no maior festival do Brasil e quiçá um dos maiores do mundo e usar a data especial para um post comemorativo? Estou listando aqui os 5 animes que tem a música como um tema em comum, não sendo obrigatoriamente o foco principal da trama, mas onde ela é um instrumento super importante e que acabam sendo muito diferentes um do outro em determinados momentos. Sempre lembrando que a área de comentários está aí para vocês completarem a lista e indicarem os animes que vocês acham que deveriam estar nas recomendações. Então se preparem e aumentem o som!

SakamichiSakamichi no Apollon

Estilo Musical: Jazz
Estúdio: MAPPA e Tezuka Production
Ano de Produção: 2012
Episódios: 12 episódios

Sinopse: A história se passa na década de 60 e gira em torno de Nishimi Kaoru, mais um daqueles garotos japoneses acostumados a se mudar constantemente por causa do trabalho de seu pai, que é divorciado de sua mãe. O rapaz acaba se mudando para a casa de alguns parentes, mas não parece muito empolgado com o ambiente em que vive. Ele, que sempre foi visto como um garoto inteligente, estava acostumado a ser sempre o foco das brincadeiras durante suas curtas estadias nos colégios, mas tudo mudou até ele conhecer duas pessoas diferentes em sua nova escola: Mukae Ritsuko, a presidente da classe e Kawabuchi Sentaro, um garoto que sempre foi o legítimo badboy, matando aulas e se metendo em diversas brigas. Mas não são as personalidades que fazem os 3 se aproximarem, e sim um gosto em comum: a música. Kaoru aprende como pode ser divertido tocar jazz e encontra a primeira pessoa que pode chamar realmente de amigo e também encontrar a primeira garota na qual pode se apaixonar. E assim começa uma bela história de amor e amizade.

Comentários: Sakamichi no Apollon foi o melhor anime de 2012 para mim, sendo uma experiência única e que me tocou muito do começo ao fim –  você pode ler o review aqui. Não só pela história, mas pela grande amizade que todos os personagens demonstravam um pelo outro e que me fez relembrar o motivo de eu gostar tanto das animações e das histórias que só os japoneses podem fazer. Yoko Kanno espetacular, como sempre, com a parte musical e Shinichiro Watanabe em uma direção que só pecou no finalzinho, mas que eu culpo mais pela quantidade de episódios.

Nodame CantabileNodame Cantabile

Estilo Musical: Música Clássica
Estúdio: J.C. Staff
Ano de Produção: 2007
Episódios: 3 temporadas com 45 episódios no total + 2 OVAs + 2 especiais

Sinopse: A história gira em torno de Chiaki Shinichi, um talentoso e arrogante estudante de música, um gênio que toca piano e violino mas que tem como sonho ser um maestro como seu antigo tutor, o famoso Maestro Sebastiano Vieira. Ele claramente tem a capacidade de ir para a Europa melhorar suas habilidades como músico e se desenvolver como maestro, mas ele não consegue sair do Japão por causa de um trauma de infância durante uma viagem de avião que o impede de viajar no mesmo. Um dia ele conhece Noda Megumi, ela prefere ser chamada de Nodame, que possui um grande talento no piano apesar de ser muito estranha A garota acaba se apaixonando por Chiaki e ele acaba deixando ela se aproximar por causa da habilidade fora do comum dela no piano, que lhe convinha. O problema é que essa conveniência começa a se tornar algo diferente do que era esperado…

Comentários: Esse foi um anime surpreendente para mim. Tinha uma imagem completamente diferente da história real. Para mim a Nodame era só uma daquelas donzelas que tocavam bem e Chiaki era um garoto que iria se apaixonar por ela, mas tudo isso cai por água a baixo logo no primeiro episódio. Nodame Cantabile possuiu uma comédia muito gostosa de assistir, não possui nenhum tipo de apelação e as músicas são maravilhosas. Você acaba apreciando o anime mesmo se você não entender ou até mesmo não gostar de música clássica e uma temporada acaba sendo assistida em menos de uma semana. Confiram o meu review, o meu primeiro aqui no site.

NanaNana

Estilo Musical: Punk Rock
Estúdio: Madhouse
Ano de Produção: 2006
Episódios: 47 episódios

Sinopse: Komatsu Nana se muda para Tokyo indo atrás do seu namorado Shouji e assim ter a vida que ela sempre sonhou. No trem a garota conhece Osaki Nana, a vocalista de uma banda de Punk Rock chamada Blast! e que também estava indo para Tokyo para seguir seu sonho de ser uma profissional. Após esse encontro elas acabam se vendo novamente e começam a dividir um apartamento. E é assim que se inicia uma grande amizade que vai mudar a vida das duas, sendo que essas mudanças podem muitas vezes não serem tão boas.

Comentários: Nana é um dos meus mangás favoritos e possuiu a melhor adaptação para um anime que eu já vi. A história é extremamente adulta, muitas vezes pesada e que te prende logo no primeiro volume. Os personagens possuem um grande foco na trama, mas a música está sempre presente e todas são maravilhosas. Já começando com a primeira abertura que se chama Rose e que acaba sendo um dos singles da banda Blast. O maior problema de Nana infelizmente é a saúde de sua autora que acabou tendo que parar de escrever a história desde 2009 e não temos nenhum sinal de sua volta. Mas mesmo assim ainda vale a pena ver, mesmo que incompleto e continua sendo um dos meus mangás/animes favoritos.

Detroit Metal CityDetroit Metal City

Estilo Musical: Death Metal
Estúdio: Studio 4°C
Ano de Produção: 2008
Episódios: 12 OVAs

Sinopse: Negishi é um garoto que ama a música de uma maneira especial. Ele viaja para Tokyo para realizar os seus sonhos de ser um profissional e até mesmo ter uma de suas músicas tocadas em um comercial lindo. O problema é que ninguém consegue gostar de suas músicas e por algum motivo desconhecido ele acaba entrando para uma banda de Death Metal chamada Detroit Metal City. Negishi então se transforma em Johannes Krauser II, um alter-ego extremamente agressivo e que possui músicas sobre estupros, mortes e violência. O sucesso cada vez maior da banda começa a atrapalhar sua vida, mas ele nunca desistiu das suas músicas suaves e daquele comercial.

Comentários: Detroit Metal City é uma daquelas comédias tão absurdas que te fazem chorar de rir. Situações bizarras, personagens extremamente engraçados e as cenas excelentes que mostram a diferença de personalidade entre Negishi e Krauser. Pena que esse anime é um tanto desconhecido pela grande maioria dos Otakus, mas que merecia mais episódios. Krauser-sama deveria estar no Rock in Rio e mostrar o que é o Metal para todo esse povo que foi no show da Beyonce! KRAUSER-SAMA!

BECKBECK

Estilo Musical: Rock and Roll
Estúdio: MadHouse
Ano de Produção: 2004
Episódios: 26 episódios.

Sinopse: Tanaka Yukio, mais conhecido como Koyuki, é um garoto de 14 anos que se sente cada vez mais entediado com o seu dia dia. Ele conhece Minami Ryuusuke após salvar um cachorro de alguns garotos e acaba se envolvendo com a Banda Beck, que tinha Ryuusuke como líder. A vida de Koyuki começa a mudar enquanto a banda luta para conseguir fama no Japão.

Comentários: Um dos animes mais clássicos e que deveria ser obrigação para quem gosta de Rock. Beck já possui uma animação datada, mas mesmo assim possui toda a força do enredo e das músicas para segurá-lo no topo como um dos animes preferidos de muitos otakus. O único problema é o final aberto e que não acompanha o resto do mangá. Eu só estou colocando ele na lista por obrigação, porque eu sei que todos vocês já viram, não é? NÃO É?????

Luk

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.

Related Post

  • iLLya

    Keion? D:

    • Luk

      Só no Eu Recomendo Animes sobre bolos e chá.

      • Kaique

        K-on eh bão man, além de ser um fofinho de musica tem bolos e chá no final da escola rsrs

      • Djan

        Eu ri dimais aqui do animes sobre bolos e chá
        uhsauashuhasuhasuhuashuiashuas

      • iLLya

        ASSASUHSHAUASUHUHSAUHAS Sim

      • HAUHSUAHUSHAU’ Bolos e chá.. ai ai.. ç.ç

      • Leandro-Sama

        sacanagem com elas…

      • Resposta épica! HahAhAhA!

    • Yachiru

      Parece piada, mas é verdade… Essa parada de bolos e chá é tão séria que o nome da banda é “Chá depois da escola” XD
      Mas keion é predominantemente slice of life e.e A música é apenas um plano de fundo que engana muita gente distraída. Por mais que ache k-on fofo, seria mais indicado como anime slice mesmo… Tipo, situações corriqueiras de estudantes colegiais como pedir pra bater uns ienes na cara da Yui, essas coisas HAUAHSUAHSUA XD
      (Espero que o ego da parte mais chata da fanbase desse anime desinfle um pouco depois dessa e.é)

      • Keião é bom na mesma frase, não consegui processar. XD

  • os três últimos estão na minha lista dos melhores animesmangá, sendo que DMC é o melhor o

  • Sim, Já vimos Beck *-* Já fiz até um cover de Moon on the Water.

  • Já assisti todos…./o/o/o/….e são super recomendados…DMC é F@##$…e eu tb curti muito o live-action dele.

  • só senti falta de K-on e do Uta no Prince-sama, q são meus animes de música favoritos >.<'

    • Mi Ka DXD

      Somos dois

  • Faltou uma citação à K-On.

  • Concordo com Nana que eu amo, Nodame é maravilhoso anime perfeito e falta aqui um anime ótimo que é La Corda d’Oro nesse anime eles tocam a Ave Maria em um dueto de violino que dá vontade de chorar de tão linda que é, os outros eu infelizmente eu não vi ainda.

  • Koyuki

    Baixando DMC…

  • Guilherme Nunes

    tem tari tari,estilo coral

  • full moon wo sagashite

  • Beck / Sakamichi no Apollon esses dois animes são perfeitos. Estão no meu top 10. =D

    • Beck só não é perfeito porque o ingles dele me irrita demais, Sakamichi é supremo, não adianta, ele é impecavel, só cai um pouco no final mas continua impecavel

  • Adoro Nodame. Para falar a verdade, primeiramente eu assisti o live action (doramas + especiais + filmes), e me interessei tanto que acabei assistindo e lendo o mangá também. Sério, vale muito a pena! Acabou virando um dos meus animes favoritos! 🙂

  • Lidy

    Seleção perfeita, mas fiquei até triste por não lembrarem de Gravitation nem mesmo nos comentários..até hoje eu debato sobre qual das bandas do anime é a melhor, se a Bad Luck ou a Nittle Grasper.

    • É verdade esqueci de Gravitation, falha grave minha.

  • Polyana Helmold

    Embora música não seja exatamente o tema principal de Macross Frontier, o mesmo poderia ter sido citado, afinal é parte da estória e tem umas das melhores trilhas sonoras de animes (Mas nenhuma supera Beck *.*).

    • Likou

      Já eu detestei Macross Frontier e considero um dos piores da franquia. Toda hora tendo show e as musiquinhas pop são bem fracas. Mas enfim, cada um com seu gosto. =D

  • Yachiru

    Irei assistir cada anime recomendado por vocês. Adorei a postagem e o logotipo (Me expressei correto? e.e) da matéria no facebook xD
    Desses daí, só li o mangá de Nana e a história é excelente o/

    Uma sugestão também seria fazer uma matéria com os melhores temas de anime envolvendo rock, para aproveitar o clima =]

  • Haku

    Não gostei de Beck.

    Acho que ele foi mal dirigido e adaptado.

    Resumindo: O começo é bem parado e no fim eles correm pra tentar dar um possível final ao anime. No fim das contas fica tudo em aberto…

    • Chelsea

      Achei que era a única pessoa no mundo que nao gostava de Beck! Achei exatamente a mesma coisa que vc. As músicas podem até ser boas, mas nao conseguem me convencer de que é o melhor anime do mundo como muitos dizem.

  • nino.D leandro

    kra quira da uma opinião se vcs pode coloca onde acha esses animes legendados, ou manga traduzido, ajudaria bastane i eu agradesseria. pois varias recomendados seus nao consigo acha em sites q cinheço.

  • Já ví todos ae.
    Faltou ‘The Legend of Black Heaven’.

  • Dessa lista, o único que assisti foi Beck(que foi um dos primeiros animes que assisti, fora os que passavam na televisão) irei conferir os outros, começando por Nana e DMC. AAAH, eu amo Beck.. *-*

  • Diego Britto

    BECK é muito bom! Queria muito que o mangá viesse para o Brasil!

    O Cover dos Beatles no penúltimo capítulo do anime é um dos momentos mais épicos da história dos animes, na minha opinião.

    Excelente!

  • Geane

    Já vi todos,meus preferidos são Sakamichi no Apollon,Nodame Cantabile,Detroit Metal City e BECK(se bem q esse só vi o mangá,q eu achei fodástico)

  • Cristian

    Nodame is the best.

  • Leandro-Sama

    Um dia ainda assistitrei nodame, só falta a vontade…

  • LK

    Cara, linda essa lista, desses só não assisti Detroit Metal City(por “preconceito”) e Nodame Cantabile(por falta de tempo).
    Nana, Beck e Sakamichi(com ctz foi o melhor de 2012) são 3 dos meus 5 animes preferidos, adoro eles!!
    muito bom post, vou assistir DMC e Nodame com certeza!

  • João Pedro Alves Oliveira

    eu como um entusiasta do Heavy Metal e seus derivados, acho o Detroit Metal City o mais foda entre esses listados, SATSUGAI!!!

  • Uta no Prince tbm eh muito bom, eles cantam p caramba!!!!

  • BECK É DIVINO, NÃO HÁ MELHOR ç.ç

  • Mi Ka DXD

    Que bom que BECK está entre eles, mas cadê o K-On! neste post?

  • Yessss, amo todos!!! Principalmente Nodame Cantabile e BECK!!!!

  • E NANA! s2

  • Mio

    K-ON!

  • Eruru

    Bom, a recomendação não quis dizer qual era melhor, então digo eu: Nodame põe todos no chinelo.

  • Não sou muito fã do gênero, mas foi um ótimo post, Beck é realmente uma obra a não ser esquecida, marcou a época, ainda mais com sua trilha sonora sem igual.

  • Gosto muito de animes sobre música (K-on manda lembranças T-T) e afirmo que todos esses são animes que valem a pena cada segundo. O único que eu não vi ainda foi DMC, imagino que seja screamo e músicas demoníacas sem parar, então fico com receio de embarcar. Mas sempre meus ‘pré-conceitos’ estão bem errados. Vou ver se esse mês eu o vejo >.<

  • Só choro de rir com DMC! Anime FODA DEMAIS!

  • Nodame Cantabile é um dos meus animes favoritos e foi o que me inspirou a começar a estudar piano =D

  • Qual foi o eu recomendo #12???

  • Perfeito, se não tivesse Nana, DMC e BEck(SIM BEEEECK), não ia ficar bom XD

    parabéns!

  • Alguém sabe me dizer se o ep 11 da terceira temporada de Nodame é realmente o fim da série? no mangá tem mais??? Serie, enlouqueci com a séria, realmente mecheu muito com o sentimento. alguém pode me explicar se tem OVA e Filmes do Anime? Olhei as 3 temporadas.

    • Eruru

      Olha, a série tem sim alguns OVA’s, mas acho que não acrescentam nada ao fim da histórica. Pesquisa no animeblade 1 dos fansubs que legendou a série. No tracker deles tem tudo!

  • Skenin

    Na minha opinião Sankarea e Beck foi um dos melhores animes que já ele mexe muito com você !

  • Mokoutan

    School iDOL Project Love Live! & the iDOLM@STER~
    Foram os que mais senti falta. Uta no Prince tbm. Sei que em geral, as pessoa são contra esse tipo de coisa mais alegre, vi várias pessoas criticando K-ON! tbm, que mesmo sendo Slice tem várias músicas melhores que as bandas dos animes citados(minha opinião musical somente).
    Assim, talvez, que sobre música, como tema principal, sim, é até concordável, eu mesmo adoro NANA. Mas não já que estamos falando sobre melhores, estou citando os meus preferidos. ^^ Os 2 citados primeiramente, acima.

  • Gabriel

    uta no prince -sama
    k-on
    la corda d’ oro

    tem tds esses tb ….

  • Nekomimi

    Por que as minhas sugestões de animes musicais que postei aqui foram deletadas? Qualé?
    Sepois do trabalho que eu tive para colocar os links e os nomes dos animes…saco!!!
    Alguém pode explicar o que aconteceu?!?

  • Acho música algo bem relativo… tem uns animes que o foco nem a música e ela acaba sendo um fator chave mesmo assim. K-On! deveria ser citado mais pela fato de, juntamente com Nana, ter feito muita gente se ligar mais em animes musicais por aqui…. acho que Kirino no Corda era uma boa e talvez até Gravitation.

  • Nekomimi

    Já que ninguém me respondeu, vou postar aqui de novo a minha sugestão de animes musicais. Eis os títulos:
    SEIKIMA-II : HUMANE SOCIETY;
    ZIGGY THE MOVIE – SOREYUKE ! R&R BAND;
    Okubyouna Venus;
    Ami Shuushou (este é um movie de uma minissérie que aparece numa antologia hentai dos anos 1980, Cream Lemon).
    Há também um OVA intitulado “Ami : Image – Shiroi Kage – e os 4 episódios intitulados “Ami : Sorekara”, que concluem a minssérie (também chamada de Ami, nome da personagem principal da minissérie em questão) que faz parte da antologia Cream Lemon.

  • Hannah Gabrielle

    Sir Luk, eu acho que tu cometeste um equívoco. Esse anime, Detroit Metal City, provavelmente é um anime sobre Black Metal, já que os personagens utilizam corpse paint,pintura muito utilizada pelos integrantes de várias bandas de Black Metal.

  • Paulo Antonio

    Também tem Gravitation

  • vinicius

    Beck é o melhor!

  • Bem, eu vi apenas 3 da lista e bem, vou falar deles individualmente :
    Detroit Metal City : Cara, é um anime extremamente engraçado, é aquele tipo de anime que eleva o nivel da escrotidão a niveis nunca antes imaginaveis, se não tiver nada pra fazer e quiser rir de fato vale muito a pena ver, o que me incomoda nele, na verdade em todos os animes é quando um japones fala em ingles, isso me incomoda pra caralho
    Beck : Beck cara é sensacional, é um dos melhores animes que eu ja vi e foi o anime que me motivou a pegar em um baixo, todo mundo sabe que o mais foda do mongolian chop squad é o baixista auhahuahuahu
    Sakamichi no Apollon : Velho, foi um dos melhores animes que eu vi na vida, a parte da animação do instrumental é incrivel, não é aquela enrolação, o que o cara faz é o mesmo que se faz na vida real, e eu acho engraçado falar que ele é um musical porque eu acho ele muito mais sobre a amizade dos 2 do que na musica em si, mas as musicas tocadas são lindas cara, e a amizade dos 2 é suprema, quem não chorou no penultimo episodio? Que merda

    • Japa falando inglês é engraçado né? KKKKK Acho meio estranho também,

  • marcela

    Nana , é sem duvidas uns dos meus animes favoritos <3

  • Detroit Metal City é com toda certeza o anime mas doido que eu já vi. OMG KKKKKKKK

    Minha unica critica é que a comedia non sense acabou ofuscando a historia.

  • Brendon

    Esses animes aqui citados são todos bons, dentro de sua temática, lógico. Cabe a vc escolher o estilo que lhe agrada e assistir. Eu por exemplo gosto dos que enfocam o convívio dos membros das bandas. Meus preferidos são BECK, SAKAMICHI NO APOLLON e K-ON. Mas saindo um pouco de tema bandas eu indico SORA NO WOTO, trata-se de garotas que servem ao exército e tocam trompete.

  • Carlos Thiago

    o único dessa lista q vi foi o Sakamichi no Apollon, simplesmente show de bola, tirando o detroit metal city q é mt curto (ñ gosto de ver animes e/ou ovas curtos demais), vou colocar os demais na lista pra ver dps

  • Sakamichi no apollon esse eu assisti,e minha nossa, que maravilha de anime.

  • GuilhermeMS

    Só não vi esse DMC e Nana eu tenho guardado, os outros eu acho que são animes excelentes, só senti falta de Shigatasu wa no kimi uso que para é um dos melhores que vi até hoje, até melhor que Nodame.

  • Luana

    Krauser rei do death metal m/

  • Hisoka’

    Rola uma atualizada na lista, Chuva de Nanquim? haha

    Shigatsu wa kimi no uso é, sem dúvidas, um anime de música que entraram bem forte pra história do “gênero”. Pra mim, uma verdadeira obra de arte, pela animação, pela fotografia, pelas músicas, pelo enredo, por tudo. Sou muito agradecido por ter visto ele.
    Ah, e seria bem massa ver uma review dele por aqui. ^^