Mangá shoujo Vitamin é anunciado pela Editora JBC

VITAMINÉ shoujo. E na JBC.

Durante o mais recente anúncio da JBC na Henshin Online 29, entre checklist e novos lançamentos, uma surpresa: o one-shot Vitamin (!).

Vitamin foi lançado em novembro de 2001 na revista Bessatsu Friends, ganhando bastante popularidade na época e até hoje, mesmo depois de mais de uma década após seu lançamento, ainda choca e causa discussões acerca de sua história por abordar um tema sério, super atual e na sua forma mais crua: o bullying.

A protagonista e heroína da história é Sawako, uma adolescente que leva uma vida comum e tem as preocupações que toda estudante colegial tem. Até aí tudo bem. Seu maior problema começa quando ela é vista com seu namorado em uma situação comprometedora. No fim das contas, o rapaz sai ileso, o que não acontece com Sawako, que passa a ser constantemente maltratada por seus “colegas” e por pessoas que até então eram suas amigas. Isso afeta não só sua vida escolar, mas também a relação com sua família. Apesar desses tempos difíceis, a garota fará de tudo para dar a volta por cima e descobrir qual é a vitamina que a fará continuar seguindo em frente.

O mangá foi a obra de estreia da premiada mangaká Suenobu Keiko, que posteriormente lançou trabalhos igualmente importantes e podemos ver em Happy Tomorrow, Limit e Life – este último sendo sua obra-prima; temas como bullying, o psicológico das personagens e superação voltam a ser focados nas histórias.

Apesar de deixar claro que preferem não se prender a gêneros, com Vitamin e Wish (outro mangá anunciado pela editora), a JBC deixou os fãs de shoujo mais esperançosos, e por que não dizer, empolgados, já que o gênero que estava quase apagado por aqui parece dar, enfim, um sinal de vida. Yay!