Review – Ataque dos Titãs – Antes da Queda (Volume 1)

Review - Antes da quedaPegue sua vida de volta e saia da gaiola!

Dando sequência ao domínio dos titãs em terra brasileiras a editora Panini traz o segundo spinoff de Ataque dos Titãs, anunciado em junho no evento Expo Geek Beta, no Rio de Janeiro é a vez de Ataque dos Titãs – Antes da Queda.

O mangá é adaptado da light novel de mesmo nome e conta com a arte de Satoshi Shiki, baseado na arte de THORES Shibamoto fez para a novel, o roteiro é do autor da light novel, Ryo Suzukaze, tendo como base o universo criado pelo autor da obra original, Hajime Isayama, e dado a importância da já franquia acredita-se que o Comitê de Produção de “Ataque dos Titãs” também esteja envolvido. A história explora o passado do mundo da história principal com novos personagens em um mundo muito mais selvagem.

10-11A HISTÓRIA

A história se passa setenta anos antes da queda da Muralha Maria. Um único titã invade o Distrito de Zhiganshina e causa uma tremenda devastação, deixando muitos mortos e feridos. No entanto, das entranhas de um cadáver devorado, surge um bebê recém-nascido que viria a ser reconhecido como o “Filho de Titã”. Após anos vivendo aprisionado, Kuklo é vendido a um importante mercador e passa a viver uma série de abusos e maus tratos, mas uma inesperada ajuda pode mudar o curso de sua vida e também da humanidade.

53CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS

Ao contrário de Sem Arrependimentos, que explorou um passado recente com a história do Levi, Antes da Queda apresenta personagens de muito mais tempo no passado, todos novos e que não são citados posteriormente, sendo os Adoradores de Titãs os que mais chamam atenção nesse quesito.

Deixando o mundo do treinamento sofrido de Eren, Mikasa, Armin e os demais, o inicio da saga de Kuklo é muito mais sofrido. Ao sobreviver no ventre da sua mãe engolida por um titã em um ataque ao distrito de Zhinganshina e nascido entre os restos do algoz de sua mãe, ele ganhou a alcunha de filho de titã e passou a ser excluído e tratado pelo temor dele ser um filhote de titã.

Devido a alcunha que ganhou e o modo como foi tratado Kuklo acaba sendo comprado por um ricaço da muralha Sina para servir de objeto de treino de seu filho, Xavi, que almejava posições altas no exército. Mesmo servindo de saco de pancadas Kuklo consegue a ajuda de Sharle, irmã de Xavi, que alimenta o jovem e o ensina o básico do mundo para que um dia ele saia daquela cela.

58
Por ser baseado em uma light novel que já foi finalizada a história em si já está criada, mas o roteiro não é acelerado, sendo este primeiro volume muito mais introdutório e sem desenvolver diversos pontos da trama, deixando a possibilidade de muita coisa por acontecer, não é a toa que o mangá não está finalizado ainda e deve demorar um tempo para acabar.

A arte do mangá mais uma vez é superior ao do original, e considero ela até melhor do que a de Sem Arrependimentos, embora este fosse publicado em uma revista shoujo e tivesse um público um pouco diferente. Antes da Queda tem a arte que desejaria que a história principal tivesse, sendo uma mistura de Claymore com Lodoss War.

95A EDIÇÃO NACIONAL

A edição nacional segue o padrão do que já vem sendo publicado por ela da franquia, até porque não haveria motivo de ter diferenças significativas e sair do padrão do bom trabalho que vem sendo feito. O subtítulo sem qualquer menção ao título original foi uma escolha certeira e inteligente. A diferença que mais gostei nesta edição foi o acréscimo do prólogo ao final do exemplar, que foi lançado originalmente na revista mensal onde a série é publicada, assim como na edição compilada japonesa.

Falando agora da parte gráfica o padrão de papel e acabamento dos demais é seguido, bem semelhante ao de Sem Arrependimentos por sinal, mas foi também publicada as 4 páginas iniciais coloridas, seguindo o original japonês. A capa também é fiel a edição nipônica, com as devidas adaptações; a lombada mais uma vez é sobrecarregada de informação e não tem nenhuma diferença de cor para a obra principal, ao contrário de Sem Arrependimentos.

126COMENTÁRIOS FINAIS

Ataque dos Titãs – Antes da Queda é mais um mangá que serve para se aprofundar no universo dos Titãs, e faz isso de forma mais efetiva do que Sem Arrependimentos. A obra original aborda tanto o mundo do filho de Titã Kuklo, como também do desenvolvedor do sistema de manobra, Angel Aaltonen e espero que o mangá também traga essa parte da história, que é base para muito do mundo que vem na sequência.

Para aquele que tem dúvidas se deve acompanhar o material eu recomendo que vá atrás, ele traz muito mais detalhes e promete acrescentar muito mais ao universo da obra. Dado o sucesso que a franquia tem esta seria uma boa oportunidade para a editora colocasse na banca novamente os primeiros volumes da série principal, tão difíceis de se encontrar.

Ataque dos Titãs é uma franquia que tem muito fôlego, seu sucesso a fez sair do nicho, e seria ótimo se a editora brasileira também avaliasse trazer a light novel original de Antes da Queda, pois se tem uma obra que tem chances de sucesso é esta.

163


 

FICHA TÉCNICA

AntesdaQueda#01_capa

Título: Ataque dos Titãs – Antes da Queda
(進撃の巨人 Before the fall)

Autores: Hajime Isayama, Ryo Suzukaze,
Satoshi Shiki e THORES Shibamoto

Editora: Panini
Total de volumes: 6 (ainda em publicação)
Periodicidade: Bimestral
Valor: R$ 12,90

Pontos Positivos

  • Ótima expansão do universo dos Titãs;
  • Inclusão do prólogo;
  • Páginas coloridas.

Pontos Negativos

  • Poucas páginas;
  • Lombada;
  • Ausência de glossário.

Nota Volume 1: ★★★★★

Asevedo

Designer editorial e leitor de história em quadrinhos de diversos países. Assisto animes de forma esporádica. Sempre estou no Twitter.