Coluna OffTopic – Line Webtoon

linewebtoonheaderUm aplicativo prático e legal para leitura e download de webcomics.

Não, você não está vendo errado, essa é mesmo uma nova coluna no Chuva de Nanquim! E o que postaremos nela? Escreveremos conteúdos alternativos, dicas, bobagens, bobagens.

Por que a necessidade de algo assim? Simplesmente porque em alguns momentos queremos falar de outras coisas que não sejam necessariamente (ou diretamente) ligadas a animes e mangás. Também gostamos e aproveitamos outras coisas, como quadrinhos, filmes, aplicativos, tecnologia e diferentes coisas desse mundo “nerd”. E o Chuva de Nanquim acabou sempre enfrentando um grande problema em focar somente nos temas “comuns” da cultura otaku, digamos assim. Por isso abrimos essa coluna para jogarmos para fora nosso desejo de falar sobre tantas outras coisas. Esperamos que vocês gostem e aproveitem cada uma dessas novas postagens, que não terão periodicidade, mas provavelmente verão aqui mais do que imaginam.


Hoje venho falar sobre um aplicativo para Android e iOS chamado Line Webtoon.

image3Para quem não sabe, o Line é mais conhecido pelo seu aplicativo que permite enviar mensagens para outras pessoas que também o possuem, muito semelhante ao WhatsApp, sendo muito usado em países como Japão e Coréia do Sul. O Line possui vários outros produtos – como uma vasta opção de jogos, aplicativos para decoração de celulares e até mesmo dicionários – e, apesar da maioria ser bem dispensável, esse é um produto imperdível para quem gosta de web comics coreanas.

Caso já tenha dado uma vasculhada em sites de mangás a fora, pode ter percebido que geralmente se tem uma quantidade mínima de obras, onde boa parte acaba sendo aqueles mais famosos. Acredito que esse seja o maior atrativo do aplicativo. Há obras que não achamos em scans e fansubs, mas com o aplicativo acabamos conhecendo títulos diversos justamente por ser um espaço próprio para o tipo de leitura; além da plataforma ser organizada, ela informa até mesmo em que dia sai um novo capítulo quando ainda está em publicação.

linewebO aplicativo tem licença – isso mesmo, licença – para web comics como Tower of God, Girls of the Wild’s, Noblesse, unTouchable, Cheese in the Trap, entre outras. Ou seja, ele poderia ser considerado uma espécie de “Crunchyroll” para esse tipo de leitura, porque ao usar a plataforma, o leitor consegue dar uma ajudada marota ao autor, mas sem precisar pagar nada. Até porque, né, mesmo quando gostamos do trabalho acaba sendo difícil ir visitar o site em coreano sempre se já há uma tradução em inglês ou em português, certo? (Sim, a Miyuki aqui entende. É normal.)

Para quem é fã do gênero thriller, o site disponibiliza histórias que, geralmente, são acompanhados de efeitos sonoros. Admito, esse tipo de leitura é novidade para mim – até porque sou dessas que vai no cinema assistir filme de terror e passa a sessão inteira com a mão nos olhos –, mas esse recurso oferece ao leitor uma “tensão” que só o deixa mais ansioso – ou mais medroso, se for como eu – para rolar ainda mais a página e ver como será o desenrolar da trama.

Um dos pontos negativos do Webtoon é sua variedade. Para quem curte romance, são disponibilizados, atualmente, apenas quinze obras diferentes, já com relação a ação – onde Girls of the Wild’s, por exemplo, se encaixa – há cerca de dezesseis títulos. Os gêneros são compostos de obras populares e atuais, mas para alguém que não é eclético e gosta só do tipo X, a quantidade acaba sendo uma miséria.

image8Todas as histórias disponíveis no site são em inglês, entretanto, o site ainda disponibiliza uma parte para o “Fan Trasnlation”, que, como diz o nome, são traduções de leitores para outros idiomas – tem até em português. Uma outra característica interessante é o fato do site aceitar webtoons de amadores, em outras palavras, se você quiser dá para mandar sua história e ela será publicada, porém ela fica em uma categoria separada, a “Challenge League”. Desanimou? Não faça isso!

image1Caso sua web comic atinja popularidade, fãs e views, ela poderá se tornar uma obra oficial do Webtoon!

O Webtoon também possui um site que funciona da mesma forma que seus aplicativos, sendo uma ótima alternativa para quem se incomoda em ler em aparelhos móveis. Acabei optando por escrever sobre o app justamente por ter o conhecido assim, além de ter mais experiência com ele do que o site em si.

image6

A grande vantagem de ser ter no Android ou no iOS é o fato de que há a possibilidade para download, fazendo com que não haja necessidade de sempre estar no wi-fi – ou gastar o 3G e 4G – para poder fazer a leitura. Afinal de contas, quem não gosta de poder se entreter mesmo fora de casa? No caminho para o trabalho, escola, faculdade e até mesmo esperando aquela consulta chata, uma leitura assim acaba adocicando o dia, não?

image9Aplicativo para iOS: disponível para iPad e iPhone.

Aplicativo para Android: download no Google Play.

Site do Webtoon: http://www.webtoons.com/en/

 

ChuNan News

Perfil responsável pelas notícias e informações do mundo otaku no Brasil, Japão e resto do mundo! Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações sobre o Chuva de Nanquim!