Ranking Oricon de Vendas de Mangás: de 2 a 9 de Novembro

oricon2a9Bleach se aproveitando da ausência do time grande.

Semana com muitos lançamentos e com One Punch-Man em uma escalada sensacional.

Os mangás grifados em amarelo são os comercializados no Brasil. A fileira “Vendas Total” contabiliza a soma das semanas que o mangá já se encontra no ranking.

tabela oriconE quem se dá bem nessa semana é Bleach. Quer dizer, em partes. O mangá alcança a casa das 250 mil unidades vendidas em 2 dias e toma a liderança desse ranking, mas com um porém: em tempos áureos esse número seria muito maior. Bleach continua em uma queda de popularidade, mas com 250 mil edições saindo de caixa essa não parece ser a preocupação da Shueisha no momento. O top 3 da semana fecha com Gintama e com o super novato (sem trocadilhos) Boku no Hero Academia, que com apenas 6 volumes já incomoda os “peixes grandes” e agora com seu anime anunciado tem ainda mais chances de explodir em vendas no próximo ano.

Ainda no top 10 merecem as notas Nisekoi, que chega ao seu vigésimo volume (e reforça o fato de ser uma das séries de comédia romântica mais famosas da história da Jump) e Ajin, mais uma série da Kodansha que promete estourar em vendas no próximo ano graças aos filmes e seu anime previsto para janeiro. É um dos mangás mais promissores e entra na linha de apostas como aconteceu com Shingeki no Kyojin e Nanatsu no Taizai no projeto de marketing da editora.

Falando em mangá que vende muito, tem gente grande continuando a somar grandes quantias de vendas. Nanatsu no Taizai (620 mil), One Piece (2 milhões e 755 mil), Magi (440 mil), Ore Monogatari (375 mil), Assassination Classroom (820 mil), Haikyuu (775 mil) e Arslan (510 mil) reforçam a tese de grandes mangás e grandes arrecadações. Estes são os nomes de franquias extremamente fortes hoje no Japão e que tendem a crescer cada vez mais graças a todo o investimento que envolve anime, publicidade, jogos e marketing editorial.

Mas quem merece todo o destaque aqui é One Punch-Man. Isso porque seus 9 volumes aparecem no ranking dessa semana, com cada um deles vendendo 20 mil em média. Se calcularmos que esses números estão se repetindo a cerca de 6 semanas, o mangá já somou praticamente 1 milhão de unidades somente nesse período. É um dos maiores ups de venda da Shueisha neste ano.

  • Estamos na era dos retornos? Marmalade Boy Little e HanaDan são continuações de clássicos shoujos e aparecem na lista vendendo quantias muito aceitáveis, mesmo depois de tantos anos de seus encerramentos.
  • Lembra de Kiss x Sis? Esse mangázinho bem ecchi e polêmico aparece vendendo seus quase 20 mil no final da tabela.
  • Realmente surpreso com Aoharu x Kikanjuu. De mangá desconhecido pra mais de 75 mil volumes em 2 semanas. O autor deve estar mais que contente.
  • Em clima de lançamento no Brasil, temos um novo guidebook de To Love-Ru no Japão dando as caras na lista também.
  • Hinomaru Zumou tem ótimos rankings na Jump mas não emplaca nas vendas. Uma pena. É um mangá realmente bom.
Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Bom, sobre Hinomaru Zumou eu já li antes em um site parceiro do ChuNan (que não lembro qual, acho que foi o Gyabbo ou no Elfen Lied Brasil), que esse mangá, embora seja um sucesso, vende pouco por certos motivos, como vergonha e o fato dos japas não terem pressa pra adquiri os volumes.
    Sobre Bleach, ficou um pouco feliz, mas eu já abandonei o mangá por estar chato e essa “última saga” está sendo longa demais, sério que ela vai durar 10 FUCKING anos????
    One Punch Man com certeza merece vender bem. Saitama MITO.
    Ajin e Boku no Hero Academia com certeza são fortes candidatos à “modinhas de 2016” (“modinha” no bom sentido da coisa); Arslan, One Punch Man e Shokugeki, um deles ou nenhum, deve de ter ganhado o posto de “modinha de 2015”;

  • Lucas Cabral

    Aeeeee, Boku no Hero em segundo. É o mangá que eu mais estou gostando de acompanhar semanalmente, e vejo que os Japas também estão gostando. Se o mangá já está vendendo muito bem agora, imaginem com o lançamento do anime no ano que vem? Espero que ganhe um grande boost. Nisekoi é outro que fico feliz em ver que está indo bem. É uma obra que vejo muitos falarem mal, mas gosto bastante. One Piece já beirando os três milhões, algo que não me surpreende mais. One Punch finalmente recebeu o boost que merece, espero que continue assim.

    • Lucas Cabral

      Correção, Boku no Hero em terceiro. Fiquei tão exaltado que até escrevi errado XD

    • Ali

      Boku no Hero arrasando

  • José Soares

    Sou um fã louco de Bleach e fiquei feliz com essa “liderança”, e quase uma certeza que carrego comigo é a volta do animê de Bleach (para o segundo semestre do ano que vem, creio eu, mas espero que venha antes) assim com o serialização e marketing, as vendas de iram estourar novamente.

    • Ali

      e aí você acorda do sonho

  • Ali

    Como Bleach decaiu…

  • Luiz Kurosaki

    BLEACH ainda é muito foda. Os últimos capítulos estão muito bons!! Mereceu o primeiro lugar.

  • samurandre

    meldels..esse bleach nao acaba?

    parei de ler no vol 50, esperando o bagulho terminar ,mas pelo jeito…

    vou reservar 1h00 da minha vida pra me atualizar nesse bagulho

  • Mesmo com a aparente relação de ódio dos leitores com Bleach, ele ainda consegue ficar em primeiro lugar no rank (aproveitando-se da ausência de alguns títulos). É claro que atualmente Bleach está longe daquela época que vendia como água, mas também vale ressaltar que é um mangá já com 70 volumes, então a queda nas vendas é compreensivo (tirando One Piece que não é deste mundo).
    Enfim, eu não tenho nada contra a continuidade de Bleach demorar mais algum tempo!!!!

  • O ódio que vocês falam, não é dos leitores de Bleach, os leitores mesmo sempre acompanham os capítulos, a única reclamação é por conta dos mesmos serem rápidos demais, mas isso acontece desde o primeiro volume, algo que não consigo entender, e como vinha dizendo, esse ódio maior se vê por conta de piecetards que acham que One Piece é supremo e ficam tentando achar críticas em Bleach, acho que só assim pra descontar a frustração dos últimos arcos bem merda de One Piece, por sinal, bem piores que os de Bleach.