Ranking Oricon de Vendas de Mangás: de 2 a 9 de Novembro

oricon2a9Bleach se aproveitando da ausência do time grande.

Semana com muitos lançamentos e com One Punch-Man em uma escalada sensacional.

Os mangás grifados em amarelo são os comercializados no Brasil. A fileira “Vendas Total” contabiliza a soma das semanas que o mangá já se encontra no ranking.

tabela oriconE quem se dá bem nessa semana é Bleach. Quer dizer, em partes. O mangá alcança a casa das 250 mil unidades vendidas em 2 dias e toma a liderança desse ranking, mas com um porém: em tempos áureos esse número seria muito maior. Bleach continua em uma queda de popularidade, mas com 250 mil edições saindo de caixa essa não parece ser a preocupação da Shueisha no momento. O top 3 da semana fecha com Gintama e com o super novato (sem trocadilhos) Boku no Hero Academia, que com apenas 6 volumes já incomoda os “peixes grandes” e agora com seu anime anunciado tem ainda mais chances de explodir em vendas no próximo ano.

Ainda no top 10 merecem as notas Nisekoi, que chega ao seu vigésimo volume (e reforça o fato de ser uma das séries de comédia romântica mais famosas da história da Jump) e Ajin, mais uma série da Kodansha que promete estourar em vendas no próximo ano graças aos filmes e seu anime previsto para janeiro. É um dos mangás mais promissores e entra na linha de apostas como aconteceu com Shingeki no Kyojin e Nanatsu no Taizai no projeto de marketing da editora.

Falando em mangá que vende muito, tem gente grande continuando a somar grandes quantias de vendas. Nanatsu no Taizai (620 mil), One Piece (2 milhões e 755 mil), Magi (440 mil), Ore Monogatari (375 mil), Assassination Classroom (820 mil), Haikyuu (775 mil) e Arslan (510 mil) reforçam a tese de grandes mangás e grandes arrecadações. Estes são os nomes de franquias extremamente fortes hoje no Japão e que tendem a crescer cada vez mais graças a todo o investimento que envolve anime, publicidade, jogos e marketing editorial.

Mas quem merece todo o destaque aqui é One Punch-Man. Isso porque seus 9 volumes aparecem no ranking dessa semana, com cada um deles vendendo 20 mil em média. Se calcularmos que esses números estão se repetindo a cerca de 6 semanas, o mangá já somou praticamente 1 milhão de unidades somente nesse período. É um dos maiores ups de venda da Shueisha neste ano.

  • Estamos na era dos retornos? Marmalade Boy Little e HanaDan são continuações de clássicos shoujos e aparecem na lista vendendo quantias muito aceitáveis, mesmo depois de tantos anos de seus encerramentos.
  • Lembra de Kiss x Sis? Esse mangázinho bem ecchi e polêmico aparece vendendo seus quase 20 mil no final da tabela.
  • Realmente surpreso com Aoharu x Kikanjuu. De mangá desconhecido pra mais de 75 mil volumes em 2 semanas. O autor deve estar mais que contente.
  • Em clima de lançamento no Brasil, temos um novo guidebook de To Love-Ru no Japão dando as caras na lista também.
  • Hinomaru Zumou tem ótimos rankings na Jump mas não emplaca nas vendas. Uma pena. É um mangá realmente bom.
Dih

Dih

Paulistano, 28 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Atualmente é editor na Panini/Planet Mangá e cuida de títulos como One-Punch Man, MOB Psycho e Jojo's Bizarre Adventure.

Related Post