A quarta versão da história dos guerreiros de Athena.
Após uma série de dicas através de suas redes sociais, algumas um tanto quanto estranhas, a editora JBC anuncia a publicação da versão kanzenban de Os Cavaleiros do Zodíaco, de Masami Kurumada.
Originalmente o mangá foi publicado nas páginas da Shounen Jump, da Shueisha, com o título Saint Seiya entre dezembro de 1985 e novembro de 1990. Sua primeira publicação foi compilada em 28 volumes, mas teve lançamentos posteriores no formato kanzenban, com 22 volumes, e no formato bunko, com 15 volumes.
A versão kanzenban foi lançada em comemoração aos 20 anos da série em 2006 e foi publicada em um formato maior, com mais páginas por volume e muitas páginas coloridas tendo, como principal característica, uma qualidade gráfica superior. Veja a capa do primeiro volume japonês.
Suas adaptações em anime foram produzidas pela Toei Animation. O anime para televisão foi exibido entre outubro de 1986 e abril de 1989 e, em seus 114 episódios, não cobriram todo o mangá, e teve o lançamento de 4 filmes para cinema. Esta versão é fortemente conhecida no Brasil devido a sua exibição na extinta Rede Manchete na década de 1990. A última saga do mangá, a saga de Hades, foi adaptada em 3 séries de Ovas, com 31 episódios, lançados entre 2002 e 2008.
Durante o intervalo de lançamento da saga de Hades, foi lançado um filme com a saga do Céu, que seria posterior ao fim do mangá, mas o projeto acabou sendo paralisado, com parte de seus conceitos retomados na sequência Saint Seiya Omega, exibido entre abril de 2012 e março de 2014. Em 2015 foi lançada a saga Soul of Gold, que se passa após o fim do mangá e possui 13 episódios.
Em 2014 foi lançado o filme em CG Saint Seiya: Legend of Sanctuary, que recontava a primeira saga, mas as severas críticas ao filme fez até mesmo com que linhas de colecionáveis já planejadas fossem cancelados pela fabricante Bandai.
Após 17 anos, em 2006, o autor retornou ao mangá para trazer o que seria a última saga com o mangá totalmente colorido Saint Seiya: Next Dimension, desta vez na revista Shounen Champion, da Akita Shoten, O mangá ainda está em publicação, mas com grande irregularidade em seus capítulos, possuindo somente 10 volumes encadernados até o momento.
Além da série clássica foram lançados outros mangás do universo por outros autores. Shiori Teshirogi lançou Lost Canvas, que foi adaptado parcialmente em anime, e seu spinoff Lost Canvas – Gaiden; Megumu Okada lançou o prequel Episódio G, e atualmente publica sua sequência, Episódio G Assassin; por fim, Chimaki Kuori atualmente publica o spinoff Saintia Shô.
Os Cavaleiros do Zodíaco foi um dos primeiros mangás lançados no país pela editora Conrad, onde teve o lançamento de duas versões meio-tanko, além do Episódio G. A própria JBC foi a responsável pela terceira publicação da saga clássica, desta vez em formato tanko, entre 2012 e 2014, e também publicou Lost Canvas e Lost Canvas – Gaiden, faltando apenas a publicação do último volume deste. Atualmente publica, quando há novos volumes, Next Dimension e lançará em outubro Saintia Shô.
Além do anúncio não há mais informações sobre o formato ou a data de lançamento do mesmo. Em breve a editora deve trazer novidades sobre o título.
A lenda conta que desde épocas mitológicas um grupo de habilidosos jovens protegiam Athena, a Deusa da Guerra, em suas árduas batalhas contra as forças malignas que tentam dominar a Terra.
Estes jovens valorosos eram chamados de Cavaleiros de Athena. Originários de todas as partes do mundo e dotados de verdadeira força e coragem, eles surgem sempre que a paz na Terra é ameaçada. Nos tempos atuais, um novo grupo desses jovens guerreiros foi reunido.
Entre eles está Seiya, cuja constelação protetora é a de Pégasus. Após conseguir sua Armadura Sagrada no Santuário de Athena, na Grécia, Seiya volta ao Japão para cobrar a promessa feita por Mitsumasa Kido, o falecido fundador da Fundação GRAAD – que anos atrás enviou várias crianças órfãs para diversas parte do mundo – de reencontrar sua irmã Seika caso conseguisse se tornar um Cavaleiro de Bronze.
Porém, Mitsumasa faleceu, e agora é sua neta Saori quem recepciona o rapaz e lhe faz uma proposta: se ele sagrar-se vencedor da Guerra Galáctica – um torneio entre os Cavaleiros de Bronze disputando a Sagrada Armadura de Ouro de Sagitário – ela não medirá esforços para ajudá-lo a rever sua irmã desaparecida.
Mas o que eles não sabem é que a Guerra Galáctica servirá apenas de estopim para o início de uma dura jornada repleta de poderosos inimigos e deuses mitológicos malignos.