Music Monday: Captain Tsubasa / Super Campeões – Dragon Screamer

Desde pequeno que eu só sonho com a bola.

Eu não tenho uma nostalgia muito grande com relação a Super Campeões. Eu não tinha rede manchete na época da febre no começo dos anos 90, e só fui assistir algo dele depois de velho, em um DVD que minha mãe comprou porque era um daqueles “desenhos japoneses que eu gostava”. O DVD em questão era com os episódios iniciais da versão Road to 2002, anime que saiu por causa da Copa realizada no Japão naquele ano. A série ainda foi exibida por aqui pelo Cartoon Network – e pela Rede TV, anos mais tarde.

A primeira coisa que me chocou foi perceber que não tinha dublagem e eu tive que ouvir o áudio em japonês. Pra alguns isso não seria problema, mas era meio bizarro o quanto cada personagem parecia competir quem gritava mais aquela língua estranha. A segunda coisa foi perceber o quanto aquele anime era ruim e exagerado, com super poderes, com um campo de 35 km e 25 zagueiros que tentavam parar o Oliver. Além, claro, do Benji fazendo gol do meio de campo. Mas uma terceira coisa ecoa até hoje comigo: a abertura!

Dragon Screamer é uma música sensacional feita pelo Da Pump, um grupo com quatro rapazes que foi formado em 1996 e que teve seu debut um ano depois com Feelin’ Good – Its ParadiseEles atingiram o seu pico de popularidade em 2001. O vocalista Issa Hentona é um fã fervoroso de Kamen Rider e fez algumas músicas para a série, sendo que a banda participou da música de tema de Kamen Rider The first, chamada de Bright! our Future.

Talvez o meu maior problema com o anime seja o fato da abertura ser ótima e não mostrar nenhum dos exageros que fazem do anime ser tão conhecido. Nenhum chute feito por duas pessoas ao mesmo tempo ou uma bicicleta feita voando no ar. Ela me deixou curioso para descobrir como seria a vida do Oliver como jogador de futebol, e me forçou a continuar a ver algo que chegava a me doer por dentro do quão ruim era. É, eu detesto Super Campeões… Mas bem, a música é boa e a abertura de Portugal é sensacional! (Vamos ver quanto tempo fica online…)

Luk

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.

Related Post

  • Kei

    Não faz nem 10dias em que eu estava vivendo o nostalgismo dessa OP no Twitter, ela é tão simples de cantar (olhando a letra, logicamente) que tranquilamente a coloco no Loop do YT pra aproveitá-la *-*

  • “Aêêê!”
    Soltando esta interjeição e logo dando um clique atrás do outro, foi assim que vim parar aqui o mais rápido possível ao ver no meu e-mail “Music Monday – Captain Tsubasa – Dragon Screamer”. Excelente escolha, @Luk!

    Bem, eu poderia discorrer longamente sobre ‘Captain Tsubasa 2002’ e sobre esta música, mas tentarei ser o mais sintético possível.
    Não acho o anime ruim como a maioria das pessoas, vejo uma certa emoção nele, e até mesmo um pouco de profundidade em alguns personagens e na próprio história. Digamos que ele tem certos e visíveis problemas que reconheço, mas não chega a ser tão ruim quanto, por exemplo, o anime de Inazuma Eleven, que se vende como um anime de futebol, mas que tal como KNB que é um DBZ de basquete, é um DBZ de futebol… Captain Tsubasa 2002 estaria mais ou menos ali no meio da coisa toda, ‘entre o céu e o inferno’…

    “A segunda coisa foi perceber o quanto aquele anime era ruim e exagerado, com super poderes” -> discordo @Luk, este é Inazuma Eleven. Está certo que realmente Captain Tsubasa tem muitos exageros, às vezes tão grandes que os jogadores parecem mesmo ter super poderes…
    Eu realmente gosto de CT 2002, mas reconheço que não dá para elencá-lo entre os melhores animes, nem de longe…=)
    Apesar da animação ter seus problemas, CT 2002 ao meu gosto é um anime nota 10 em se tratando de aberturas e encerramentos. E começando por Dragon Screamer, que é a melhor música da série, para dar aquele impacto, todas as outras músicas seguem o mesmo rastro de qualidade.

    Finalizando e falando da 1ª abertura em PT-PT, realmente sensacional… por 2 motivos:
    Porque só agora entendi a referência do SMA 11(!!) quando você canta depois de uma recomendação musical o trecho “Desde pequeno que eu só sonho com a bola” (e agora também o subtítulo do post faz todo o sentido. xD), e pela abertura em si, que também me fez lembrar de uma de suas próprias recomendações neste mesmo cast, a abertura de DBGT em PT-PT… “GT, Dragon Ball GT “Garrairo”…”. kkkkkkkkkkkk
    Ah sim, “(…) Não serei um mariola, porque para ganhar tenho que trabalhaaar!” -> kkkkkkkkkkkkkkk, o que diabos seria… ‘ser um mariola’??? Huahuahuahua, fiquei curioso…xD