Editora da casa domina a premiação.
A editora Kodansha anunciou os vencedores do prêmio anual Kodansha Manga Awards 2017. Apesar da premiação reconhecer e nomear títulos que não se restringem apenas a Kodansha, os vencedores acabam sendo, principalmente, de posse da editora.
Em 2016, o mangá DAYS, de Tsuyoshi Yasuda, venceu a categoria de Melhor Mangá Shounen, enquanto Watashi da Motete Dousunda, da Junko, levou o prêmio de Melhor Mangá Shoujo. Na categoria Melhor Mangá Geral, Kounodori, de Yuu Suzunoki, foi o escolhido. Nos anos anteriores, a Kodansha havia também a categoria “Melhor Mangá Infantil”, mas em 2015 integrou os indicados para essa categoria as três divisões que vemos hoje.
O júri deste ano foi composto de Ken Akamatsu (Love Hina), Tochi Ueyama (Cooking Papa), Oh! Great (Air Gear), Atsushi Kase (Kuro Ageha), Miyuki Kobayashi (Kitchen no Ohime-sama), Yuuji Moritaka (Gurazeni) e Kazumi Yamashita (Fushigi na Shonen).
MELHOR MANGÁ SHOUNEN
SHOUKOKU NO ALTAIR
Autor: Katou Kotono
Editora: Kodansha;
Revista: Shounen Sirius
Total de volumes: 18 volumes (em andamento)
Durante gerações, o Turkiye Devleti e o Império Balt Rhein se encontravam em oposição um contra o outro. Até que, em uma noite, quando o ministro do império é encontrado morto as duas nações se encontram em um situação com potencial de destruição. Quando os generais do conselho de Turkiye declaram guerra, Mahmut descobre a verdade por trás do assassinato. Assim começa a batalha do jovem paxá por seu país, pela paz e pela confiança no próximo!
Além do mangá premiado, ainda concorreram Enn Enn no Shouboutai (de Atsushi Ohkubo), Kishuku Gakkou no Juliet (de Yousuke Kaneda) e Dagashi Kashi (de Kotoyama).
MELHOR MANGÁ SHOUJO
P TO JK
Autor: Maki Miyoshi
Editora: Kodansha;
Revista: Bessatsu Friend
Total de volumes: 9 volumes (em andamento)
Um dia Kako, uma garota do ensino médio, vai em uma festa para adultos e conhece Kouta. Apesar de ambos se darem muito bem, Kako descobre que o homem na verdade é… Um policial.
Além do mangá premiado, ainda concorreram Omoi, Omoware, Furi, Furare (de Io Sakisaka), Deguchi Zero (de Haruhi Seta) e Harumatsu Bokura (de Anashin).
MELHOR MANGÁ GERAL
THE FABLE
Autor: Katsuhisa Minami
Editora: Kodansha;
Revista: Young Magazine
Total de volumes: 9 edições (em andamento)
Um gênio fabuloso em matar reside em algum lugar escondido de Osaka. Ensinado desde a infância a obedecer às ordens de seu chefe, ele é condenado a viver em Osaka como uma pessoa normal por um ano tendo um só propósito: mostrar quem é que manda de verdade.
Além do mangá premiado, ainda concorreram Grand Blue (de Kenji Inoue & Kimitake Yoshioka), Demi-chan wa Kataritai (de Petosu), Tokyo Tarareba Musume (de Akiko Higashimura) e Otaku ni Koi wa Muzukashii (de Fujita).