Fazer uma review a altura de um dos mangás mais cultuados do Japão é algo muito difícil.
Era julho de 2005, sem muita coisa para fazer em casa e com as férias estavam acabando… Na época eu não comprava mangás, apenas HQs, mas uma capa me chamou a atenção: era um cara com uma cabeleira vermelha, segurando uma bola de basquete. Foi assim que eu conheci pela primeira vez Slam Dunk, lembro como eu fiquei impressionado pela quantidade de páginas que vinham no primeiro volume já que estava acostumado com as poucas páginas de Love Hina. Na época, Slam Dunk veio pela Conrad, com um preço “acima” dos convencionais também. Tudo parecia diferente.
Eu na época não era um otaku, apenas via Naruto em um pc que mal rodava rmvb. Mas Slam Dunk foi um dos responsáveis por eu estar aqui. Lembro que na época eu ainda comprei Berserk, mas isso fica para uma próxima postagem. Ainda não leu e nem sabe qual é a historia do nascimento do gênio Sakuragi? Então leiam esse post e procurem comprar o mangá, pois garanto que vai valer a pena. Mesmo com alguns volumes esgotados, ainda vale um esforço de caçar em cada sebo de sua cidade. Slam Dunk é um algo a mais.
A HISTÓRIA
Sakuragi Hanamichi faz parte de uma gangue estudantil, conhecido pela sua cabeleira vermelha e pela sua altura. Ele não tem sorte com mulheres, nos seus 3 anos de ginásio ele recebeu 50 foras das meninas que ele se declarou, sendo que a ultima confessa que gostava de um rapaz do time de basquete e isso o abalou muito. Já no colegial ele ainda não podia ouvir a palavra basquete (nem palavras que lembrassem basquete). Mas um dia enquanto caminhava no corredor, uma garota linda pergunta se ele gostava do esporte e mal sabiam ambos que essa pergunta iria mudar a vida de Sakuragi.
Essa garota se chama Haruko Akagi, ela é apaixonada por basquete e pensa que o Sakuragi é um esportista por causa de seu preparo físico. Para ele, foi amor a primeira vista, até diz que é um esportista e que adora basquete. Alguns dias depois Haruko leva Sakuragi para a quadra de basquete e fala sobre uma jogada chamada Slam Dunk, quando o jogador enterra a bola na cesta com tanta força que parece que vai quebrá-la. Claro que ele resolve tentar, mas acaba errando o calculo e batendo com a testa na tabela (em uma das cenas mais hilárias do mangá). Haruko fica impressionada com o salto que ele deu, percebendo os dons que ele tem para jogar basquete. Mas só tem um probleminha: Sakuragi acaba descobrindo que ela é apaixonada por um jogador de basquete chamado Rukawa e assim ele acaba recebendo o primeiro fora no colegial…
COMENTÁRIOS GERAIS
Slam Dunk até hoje é lembrado pelos japoneses como um dos melhores mangás já publicados e muitos até mesmo esperam por uma continuação. E eles tem motivos para isso. Começando pelo protagonista: Sakuragi é um personagem extremamente carismático e cativante. Nós começamos a aprender basquete junto com ele, que tem um físico incrível mas nenhuma habilidade. Outro grande ponto positivo para o mangá são os traços do seu autor, Takehiko Inoue, que para mim é um dos melhores desenhistas do mundo! No começo os desenhos dele impressionavam, os jogos são incrivelmente detalhados e os traços ficam mais fluídos a cada volume que passa, concluindo a série de forma espetacular!
Mais um ponto positivo que eu gostaria de comentar é sobre as partidas e como elas são incríveis. Temos uma amostra no jogo treino logo no segundo volume e já dava para perceber sobre o que vinha nos próximos volumes, com cenas de ação emocionantes e bem explicadinhas, com toques de humor vindos do banco, Sakuragi irritado por não poder jogar e outros. É um humor de primeira, e com certeza você vai dar risada no primeiro volume inteiro e em todos os próximos 30 do mangá. Situações como o Sakuragi dando um pula-pirata no treinador adversário e até ele dando um Slam Dunk na cabeça do pivô são simplesmente marcantes.
O único ponto negativo que eu citaria é a falta de extras na edição brasileira por culpa da Conrad, uma vez que ela abandonou textos de aberturas do mangá e matérias explicativas que acompanham a edição japonesa. Slam Dunk ainda teve um anime em 1993 pela Toei Animation, com 101 episódios e 4 OVAs, tendo uma das maiores médias de audiência de um titulo da Shounen Jump. Infelizmente ele sofre de um grande mal das grandes séries e tem um final em aberto que só continua no mangá. O anime não veio para o Brasil mas vocês podem encontrar os episódios traduzidos pelas internets da vida.
A partir daqui até a parte de considerações finais, alguns spoilers serão feitos. Leiam por sua conta em risco! Recomendo somente aos que já assistiram a série e o mangá.
Eu particularmente desejo falar de algumas partidas do mangá, dividindo em 4 partes importantes:
– Amistoso: Ryonan vs Shohoku
(Início no volume 3 até o volume 6)
A primeira partida do mangá é um amistoso contra o Ryounan, um dos 4 melhores da província no ano anterior e que acabaria se tornando um dos grandes rivais do Shohoku. Sakuragi já tinha começado a treinar a bandeja (para ele, “o arremesso de pobre”) e na noite anterior ao jogo começou a ter um treinamento especial de rebotes com Akagi. A partida é tensa. Rukawa e Akagi são os únicos ali que estão em um nível decente para enfrentar o time adversário e claramente não é o bastante para enfrentar o incrível Sendou e o pivô Uozumi. Só que Rukawa é um monstro no basquete, e sozinho ele consegue passar pela defesa inteira do Ryounan enquanto Akagi segurava a defesa.
Nessa partida eu comecei a ver como a história era especial. Primeiro com o Rukawa ensinando bandeja para o Sakuragi em uma das cenas mais engraçadas que eu já li. A partida toda é sensacional. As habilidades naturais de Sakuragi são mostradas pela primeira vez, porém o time acaba perdendo por causa de um momento de falta de atenção.
– 1° Partida no Torneio Regional da Província
Shohoku vs Miuradai (volume 9)
O time do Shohoku recebe a volta do armador Ryota Miyagi e o ala-armador Hisashi Mitsui, mas a volta desse útimo foi um pouco complicada. Mitsui tinha desistido do basquete por causa de uma lesão no primeiro ano e acabou entrando em uma gangue. Ele tentou suspender o time inteiro por causa de uma briga com Ryota mas acabou se arrependendo ao ver o técnico do time, uma pessoa a quem o delinquente juvenil devia muito.
Por causa da briga, Hanamichi, Rukawa, Ryota e Mitsui ficam no banco como um castigo, consequentemente deixando só Akagi como titular e fazendo com que time acabe ficando muito fraco. Os quatro acabam indo para o jogo após prometerem não mais brigar e a partir daí vemos a força real do Shohoku com as entradas de Ryota e Mitsui ao lado de Rukawa e Hanamichi. O time tem uma vitória com o placar 114 a 51 e Sakuragi acaba sendo expulso após uma enterrada na cabeça do adversário (em mais uma cena hilariante).
– 1° Partida das finais da Liga: Kainan vs Shohoku
(Início no volume 12 até o volume 15)
Kainan é o melhor time da província e o Shohoku era a zebra do campeonato, então havia tudo para ser uma partida marcante. Maki desequilibra a partida para o Kainan e Sakuragi fazia sua melhor partida pelo Shohoku. Porém o técnico do time adversário começa a perceber todos os pontos fracos dele e isso faz com que o treinador do Shohoku tenha que manda-lo de volta para o banco antes que revele ainda mais franquezas.
A partida vai ficando cada vez mais emocionante. Akagi torce o tornozelo, Sakuragi acaba voltando para substitui-lo e Rukawa acaba ficando extremamente exausto. O time fica a apenas uma cesta da vitória com um lance livre para ser arremessado por Sakuragi faltando apenas 19 segundos pro fim da partida. Akagi, jogando no sacrifício, acaba pegando o rebote do lance livre, passa para Mitsui que arremessa de 3 pontos e erra por causa de uma triscada no dedo do marcador. Sakuragi pega o rebote mas acaba se confundindo na hora do passe e acaba dando a bola para o time adversário, dando a vitória para o Kainan.
Eu tentei passar o que acontece mas não devo ter conseguido colocar 50% da emoção depois do lance livre. Esse último erro de Sakuragi acabou traumatizando o garoto, mas acaba se recuperando depois de uma discussão com Rukawa. Para compensar ele acabar deixando o cabelo bem curto, visual que fica até o final do manga e se tornando uma característica marcante do personagem.
– 2° Partida do Campeonato Nacional: Shohoku vs Sannoh
(Início no volume 25 até o volume 31)
Essa ultima partida é spoiler do ultimo jogo do mangá, então somente recomendado a quem leu o mangá.
Sannoh é o melhor time do japão, tinha vencido no ano passado o Kainan de Maki por 10 pontos de diferença e isso colocava uma grande pressão sobre o “pequeno” Shohoku. Nessa partida, vemos toda a estratégia do técnico Anzai e o time acaba surpreendendo a todos com a qualidade dos 5 jogadores, fazendo com que o Shohoku termine o primeiro tempo na frente do poderoso Sannoh, com o placar de 36 a 34. Isso tudo até o volume 26.
O volume 27 inteiro é uma catástrofe para o time do Shohoku: eles não marcam nenhum ponto e terminam com o time totalmente desanimado com o placar de 68 a 36 faltando menos de 11 minutos para o fim do jogo. A partir daí que vemos a genialidade de Hanamichi Sakuragi, o gênio, o rei da garra, o homem que atrai a vitória, o rei do rebote, o rei da resistência e o rei das expulsões! São 4 volumes para mostrar os últimos minutos do segundo tempo, todos espetaculares e emocionantes! A partida mais espetacular de todos os mangás de esportes e assim, a partida mais espetacular de Slam Dunk. O mestre Takehiko Inoue estava desenhando demais! Vocês precisam pegar o último volume e comparar com o primeiro mangá. A diferença é inacreditável!
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Slam Dunk é um dos melhores mangás que você pode (PRECISA!) ter na sua coleção. Mostra um pouco de como o basquete pode ser emocionante, contém uma história com elementos fantásticos, com um humor maravilhoso e personagens cativantes. Vocês podem assistir o anime se não conseguirem achar o mangá para venda (já que existem alguns volumes muito difíceis de serem encontrados), mas já dei o toque que o anime não finaliza a história. Após terminar de ler ou ver tudo, você vai ter aquela vontade de comprar uma bola e praticar naquela quadra “zuada” do bairro. Com certeza. Slam Dunk tem esse poder de envolver o leitor ao mundo do basquete.
O mestre Takehiko Inoue possui ainda duas obras primas: Vagabond, um mangá sobre samurais e Real, outra obra de arte sobre basquete, mas dessa vez voltada para basquete com cadeiras de rodas. Os dois ainda estão saindo no japão e merecem ser lidos.
Por Luk.
Leia mais: Review – Real: Conhecendo o outro mundo de Takehiko Inoue