Bakuman é o novo mangá da JBC!

Mais Takeshi Obata e Tsugumi Ohba no Brasil. JBC batendo de frente com a Panini novamente?

E olha só que bela notícia pra comemorar as 150 mil visitas. Já vinha falando a algum tempo que a JBC ainda tinha um trunfo na mangá. Na verdade tem dois, mas um deles já foi posto na mesa.

Deu hoje no site JWave que a JBC “deixou escapar” (assim como fizeram com Fullmetal Alchemist e aquele video fake sem vergonha) em um de seus novos banners de aniversário seu mais novo lançamento: Bakuman. O banner pode ser visto no site Radiofobia e na imagem acima. Atualmente o mangá já se encontra em processo de tradução e terá seu lançamento provavelmente já no Festival do Japão no próximo fim de semana (15, 16 e 17 de Julho) no Centro de Exposição Imigrantes, no Jabaquara, em São Paulo. O valor deve ser o mesmo padrão da editora, R$10,90 e provavelmente contará com sistema de assinaturas.

Para quem não conhece, Bakuman é serializado na revista Shonen Jump e feito pela mesma dupla responsável pelo sucesso de Death Note, Takeshi Obata e Tsugumi Ohba. A história é baseada na vida de dois garotos que sonham em se tornar mangakas. Moritaka Mashiro e Akito Takagi tem como objetivo desenhar e escrever uma história de sucesso para a revista. O primeiro motivado pela história de seu tio, que se suicidou devido a grande pressão de não conseguir um grande hit como mangaká. Além disso, sua meta ganha mais força quando ele se declara para a jovem Azuki e faz uma promessa: que os dois ficariam juntos quando Mashiro conseguisse ganhar um anime e Azuki fosse a dubladora de sua série. A partir daí, vemos a intensa luta dos garotos e de diversos outros personagens marcantes (grande ponto forte da série na minha opinião) tentando “seu lugar ao sol” no concorrido mundo editorial da revista. Também é interessante notar a grande semelhança da história presente no mangá com a vida real e os verdadeiros autores, como você pode ver por exemplo nesses posts do MBB Anikenkai.

O mangá atualmente conta com 13 volumes encadernados no Japão, está em andamento e é publicado em diversos países, entre eles nos Estados Unidos pela VIZ (como se fosse alguma surpresa). Ganhou um anime no ano passado e terá uma segunda temporada ainda em 2011. Podemos dizer que o título chega como resposta a grande quantidade de bons nomes da Panini recém anunciados (Deadman Wonderland, Air Gear). Uma pena, é claro, é que nossa versão provavelmente não vai contar com as contra-capas coloridas e os mimos que veríamos pela Panini (o que já gerou muitas revoltas no twitter, como sempre). Ao menos torceremos por uma boa tradução (a.k.a. nada de Briggs) e que mantenha uma assidualidade da editora com datas e prazos, que costuma ser bem mais constante que a concorrente.

Para os que gostam da editora, um grande ponto para ela. Bakuman com certeza tem uma fanbase forte no Brasil e chega a surpreender que o mangá seja lançado mesmo com Hikaru no Go em andamento. Para os que queriam o mangá pela Panini, paciência. A JBC, querendo vocês ou não, tem sua experiência no mercado e apesar das derrapadas, tem a noção de que o mangá é uma marca forte e que vai sofrer exigências. Se bem que isso serviria para Fairy Tail também e não adiantou muita coisa. Resta torcer e aguardar pela primeira edição para avaliar o trabalho da editora. Esse é só o primeiro dos trunfos da JBC para o ano. Será o bastante para conter o impeto da Panini? Será que teremos alguma contra-resposta? Fique de olho e no próximo capítulo…

por Dih

Dih

Dih

Paulistano, 28 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Atualmente é editor na Panini/Planet Mangá e cuida de títulos como One-Punch Man, MOB Psycho e Jojo's Bizarre Adventure.

Related Post

Há 48 comentários

    1. Avatar

      Eu trabalho no local onde é feita a pré-impressão dos mangás tanto da JBC quanto da Panini, sem duvidas o cuidado empregado nos mangás da JBC é bem mais fraco do que o da Panini relativamente falando, o preço alterado tbm implica em criticas á editora… Como muitos daqui eu preferia que a serie viesse pela Panini, mas só de ter um dos meus mangás favoritos em mãos, traduzido para o nosso português (só espero que maneirem nas gírias), já me deixa extremamente feliz.^^

      Responder
      1. Avatar

        Me desculpe, mas está tudo bem fazer este tipo de comentário em público sobre as empresas que buscam pelos serviços do local aonde você trabalha? =/

        De toda forma, achei curiosa a informação.

        Responder
  1. Avatar

    não curto muito, o nome já não me atrai muito, assisti 10 minutos do primeiro epi e desisti, em manga nem cheguei ler na net, esse eu dispenso, mas parece que já tem uma legião de fãs…

    Rayovac!

    Responder
    1. Avatar

      Sinceramente, você deveria tentar novamente. Tenho um amigo que a primeira vez, ao vê-lo, desistiu nos 10 primeiros minutos. Tentou novamente e hoje é um viciado! xD

      Responder
  2. Avatar

    Fico meio triste porque, como está escrito no próprio post, a JBC não dá os mesmos mimos que a Panini.
    Mas ela já tem Death Note, da mesma dupla de autores, e Hikaru no Go, com o Obata. Já esperava que ela fosse abocanhar Bakuman antes.
    Adoro Bakuman, fica mais dinâmico e inteligente ao decorrer dos capítulos, apesar de alguns desistirem fácil do título.
    Então, okay.

    Responder
  3. Avatar

    Fico feliz por Bakuman vir pela JBC, apesar da qualidade que muitos questionam tem um ponto importante que é não ter o mesmo descaso da Panini com as datas de lançamento dos seus mangás.
    Mas o importante mesmo é ver mangás de qualidade chegando ao mercado!

    Responder
  4. Avatar

    Para mim Bakuman é o melhor manga da WJ actualmente. Do non-mainstream de acção claro. Mas ainda assim fica em…hmmmm… terceiro ou quarto no meu top da WJ =D

    É simplesmente divino, tanto ele como Enigma (neste ainda só li os 15 primeiros capítulos), que são titulos non-mainstream de batalha me chamaram bastante à atenção. A Jump tem muitos bons mangas como One Piece (o melhor *.*), Naruto, Bleach (estes são os obvios xD), mas tem mais que eu adoro e que não quero ver cancelado, mas numa revista como a WJ manter-se lá é muito dificil, o que se pode comprovar com Sengoku Armors por exemplo, que em 16 semanas (acho!) acabou. Mas assim a revista tem uma fasquia cada vez mais alta e assim nós é que ficamos a ganhar =)

    Quanto à notícia em si, não me afecta pois sou de Portugal, compro mangas em Inglês ou até em Japonês se houver =P Mas a ir aí ao Brasil até que compraria pois ter mangas em Português é sempre melhor 😀 Só ainda não percebi porque a panini portugal não faz o mesmo aqui… a JBC segundo o que sei não há cá, mas panini há, então podiam trazer os mangas para ca x)

    Bem, grande testamento xD

    Ja neee~

    Responder
  5. Avatar

    Bakuman é um ótimo não-mainstream, nada menos que o esperados dos criadores de Death Note, Pra quem dropou no primeiro episódio só lamento para vocês que estão perdendo uma ótima série.

    Responder
  6. Avatar

    Que pena! Sempre comemoro quando a JBC anuncia um título que eu não tenho interesse de ver por aqui, pois eu odeio a qualidade física dos seus mangás bem como as adaptações muito duvidosas e o preço mais caro. Infelizmente, eu gostaria muito de adquirir Bakuman aqui no Brasil, mas não vai dar. Vou ter que importar. =/

    Responder
  7. Avatar

    Eu queria que viesse pela Panini por causa dos Free-Talks, contra-capa colorida e toda aquela viadagem que dá um aspecto bonito ao volume, só que estava na cara que a JBC ia lançar o título. Pelo menos vai ser lançado no Brasil, se fizerem um trabalho como em Death Note já ficarei satisfeito.

    Responder
  8. Avatar

    Infelizmente é da Jbc… =/

    Só espero que a Karen esteja como tradutora, isso ajudaria MUITO na qualidade do mangá nacional.

    Como dito no texto, eu tbm vou pegar a 1ª edição. Se vier “com gracinhas” eu devolvo na hora (vou ler na banca xD). Farei isso no primeiro deslize do mangá, não importa o número da edição.

    Enquanto isso, aguardando a chegada de DW pela Panini!
    o/

    Responder
  9. Avatar

    Acabei de repassar pra NDDB
    Vou roubar um trechinho meu de lá XD
    Foi uma ótima jogada da JBC adiquirir este título, já que muita gente o aguardava a tempos. Entretanto, Bakuman é basicamente um MANGÁ SOBRE MANGÁS, e temo por uma leva de otakices desnecessárias na adaptação JBC.
    Por hora, fico do aguardo de Deadman Wonderland da Panini.

    Responder
  10. Avatar

    Bakuman é muito bom! 😀
    desde o primeiro epi do anime gostei muito. É incrivél como uma historia com premissa simples, seja dinâmico e interressante, é o esperado por um mangá feito pela dupla de autores de Death Note, rs. Pra quem gosta de variar no que acompanha ou lê, Bakuman é a Dik.

    Responder
  11. Avatar

    Calculei um pouco e percebi que exatamente esse mês seria concluído Hikaru se não tivesse todo aquele atraso,e mes que vem supostamente começaria Bakuman,Did do MBB já tinha previsto isso…
    Eu não quis acreditar,porque é a JBC né?rsrsr.Imagine o que o Fukuda irá falar,será triste de ver um mangá tão bom mutilado pela JBC.
    Ah e no tankobon japonês não há páginas coloridas,então não vira escuro a parte onde seria colorida.

    Responder
    1. Avatar

      Se gostas de mangas irreverentes e prontos a arriscar tudo, que é o que este é pois é muito arriscado um manga destes numa revista shounen, lê. É dos mangas mais interessantes dos ultimos anos e o mais interessante non-mainstream da WJ, um pouco a par com Enigma, mas ainda acho este mais interessante.

      E isso que disseste é a premissa do manga, como o pensamento do Ohba-sensei quando começou a escrever a história, mas o manga não vai só por isso. Vai pelas séries que eles criam, as que os seus rivais criam, etc, assim como relações pessoais com outros mangakas e pessoas no geral. Com isto ficas a saber muito sobre o Japão, mangakas, e sobre a Weekly Jump. Ah e é de dizer que tem séries criadas lá no manga que se o fossem na vida real acho que pegariam muito bem!

      Bem, é uma decisão tua, mas é um ótimo manga =D

      Ja neeeee~

      Responder
      1. Avatar

        Opa, a parte do Japão eu gostei :DD

        Então, procurei um scan do mangá e li o primeiro capitulo para ter uma ideia, tive que me segurar para não avaçar para os proximos capitulos UHSUAHSUHAUSH… realmente, Bakuman parece ser muito legal mesmo, agosto já ta quase chegando e eu vou garantir o meu nas bancas!!

        Responder
  12. Avatar

    Muito boa noticia.

    Vi na comu e não tinha acreditado muito.

    Vou comprar com certeza, independente da tradução, já que ainda existem scantrad para isso.

    Aos que foram pelo anime, só os meus pesames, o mangá é ótimo, o anime não deixou a desejar.

    Responder
  13. Avatar

    antes de ver 10 minutos e criticar veja masi coisas!!!
    ñ estou falando da boca pra fora esta no mesmo patamar de one piece, naruto e outros é serio…

    Responder
  14. Avatar

    Bakuman eim?Pessoalmente nunca vi, tipo nunca me interessei, só vejo o que leio, que é bom mas não é tudo isso, mas quem sabe possa conferir quem sabe.
    Meu sonho mesmo é que viesse para o Br Mirai Nikki ou Pandora hearts…… um otaku pode sonhar…………..

    Responder
  15. Pingback: Cavaleiros dos Zodíaco – Next Dimension: Mais um da JBC! | Chuva de nanquim

  16. Avatar

    muitas pessoal no post acima sao um bando de otarios ,bakuman e´´ um otimo manga,seria melhor se fosse pela mao da panini ai teria mais tem qualidade. e nao se pode falar se e´´ bom ou ruin lendo ou assistindo 10 minutos u_U

    Responder
  17. Avatar

    Bakuman é genial, Obata é realmente incrível. Os mangakas de Bakuman (os personagens da série mesmo) criam mangas tão interessantes na ficção, que a gente fica querendo que existisse mesmo aqueles títulos e que fariam sucesso. Quem aqui que acompanha Bakuman que não queria assistir Detective Trap ou PCP? Ou aquela idéia do Shujin que eles nem chegaram a implementar do jogador de baseball cego? Ou aquele manga que se passa em uma escola, com jogos tipo jogos mortais, onde quem mentisse morria?

    Bakuman conta com batalhas psicológicas épicas que lembram Death Note, de um cara maluco, agindo errado e trapaceando competindo a nivel intelectual com os que agem certo (a batalha foi bem curta, mas foi tão intensa quanto).

    Isso fora como eles fazem ser interessante mostrar o cotidiano de mangakas, as dificuldades e as superações geniais. Cada personagem é muito bem trabalhado, voce le como se já conhecesse profundamente cada um, como se conhecesse pessoalmente a anos. Fazer isso em um manga de fato requer um talento incrível, coisa que Obata já demonstrou mais de uma vez possuir.

    Responder
  18. Avatar

    Já estava esperando ansiosamente por esse título, dos mangás da Jump que eu gosto Bakuman é o meu 3°favorito, só perde para 1°Sket Dance, que eu espero ue seja licensiado por aqui e 2°Gintama. E torço para que logo resolvam publicar um deles!!!!!!!! =D

    Responder
  19. Avatar

    O Mangá de bakuman é muito interessante, e viciante
    o anime não me atrai muito mas sou louca pelo mangá
    De inicio não gostava da tradução da panini e preferia a jbc mas agora sou totalmente panini
    Esse titulo é ótimo, acho que será bom independente da editora

    Responder
  20. Avatar

    Acho que antes de definir se é bom ou não assistam pelomenos o episódio inteiro pq só 10 min ou metade não são o bastante. ta tem alguns que demoram uns episódios pra surtir efeito porém pelo numero de fãs deve ter algo de interessante nele . Bakuman é um título que vale apena ler (apesar do preço) mas vale a pena mesmo ^^ eu assisti e gostei muito . to ansioso pela segunda temporada =D o

    Responder
  21. Avatar

    Bom quando eu soube q ia ser lançado outro mangá do takeshi e o tsugumi eu fui a delírio! eu realmente AMO death note e quando descobri sobre bakuman fui correndo assistir um episódio e gostei muito, bom não tenho nada contra a JBC ao contrário até gosto dela até pq meus mangás preferidos são da JBC, e além do mais a JBC jáh lanço death note e hikaru no go nada mais justo que bakuman também ser lançamento JBC não é? bom pelo menos eu penso assim.
    Quanto ao Bakuman eu simplesmento gostei muuuito da historia! e fiquei muuuuuuuuuuito feliz ao saber que vai lançar no Brasil, independente da editora eu iria ficar feliz então…só espero que ele não seja bimestral
    abrassos

    Responder
  22. Avatar

    Sério!
    Takeshi Obata?
    Iupi!
    Isso eu não sabia!
    O famoso do famoso a fazer um anime que eu pensava que ninguem ia meter nos questionários!
    Eu adorei o mangá e o anime mas nunca pensei que fosse do Takeshi.
    Não tinha reparado bem nos desenhos…

    Responder
  23. Avatar

    Tem gente falando que Bakuman é ruim!!!só assistiu 10 minutos ou um episodio e nem deu chance pra ver como vai ficar bom depois,leia o mangá que é um dos melhores da WSjump! conta como é feito os mangás, mostra o cotidiano de um mangaká, tudo que ocorre nesse meio eles citam vários mangás famosos que fazem sucesso ou fizeram e também é muito engraçado,Vai ai uma dica eu assisti o primeiro episodio e parei, mas depois dei uma chance e comecei a ver e a ler e hoje dia é um dos mangás que eu espero sair pra baixar. Bleach também que é um sucesso, os primeiros 15 episodios são uma merda mais depois vai melhorando, naruto começou bem fraquinho a história mais foi melhorando e não é a toa o sucesso que faz hoje em dia!
    Deem uma chance pra bakuman que não vão se arrepender!

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *