Hall da Fama #09: o astuto e excêntrico detetive Lawliet

Agora é a vez do mais sagaz e estranho dos detetives, Lawliet!

Olha o fim de ano aí! 2012 já está pronto para vir com toda força. E para fechar este ano com chave de ouro, um dos Hall da Fama mais requisitados pelos leitores: Lawliet, o L de Death Note.

Sobre Death Note, nem precisa dizer que é um anime marcante: a série investe com força total em clima, reviravoltas e no embate intelectual de seus personagens principais, prendendo a atenção do começo ao fim. E rever alguns episódios para escrever este texto me fez lembrar o quanto gostava da série – que não sei dizer exatamente se chega a meu Top 10, mas com certeza é impactante. E os dois personagens principais são o ponto máximo da série, sendo L um dos detetives mais notáveis de todos os tempos. (Spoilers – como é de costume – agora, ok?)

Lawliet é conhecido como L, o maior detetive do mundo, com forte reputação entre as autoridades mundiais. Sua identidade é desconhecida entre todos, com exceção de seu assistente – e também figura paternal – Watari. Porém, os casos que assume resolver são apenas os que lhe interessam, levando muito em conta o nível do desafio. Porém, possui um forte senso de justiça; é também considerado o personagem mais inteligente da série (oficialmente de acordo com Tsugumi Ohba, um dos autores da série).

A partir do momento em que as mortes de criminosos, causadas por Raito e seu Death Note, começam a tomar repercussão entre as autoridades internacionais, L reconhece um homicídio em massa ocorrendo que deve ser parado, um dos maiores crimes da humanidade. O primeiro passo de sua investigação inicia-se no Japão, e com isso, a partir de uma transmissão em rede televisiva, ele descobre a região em que se encontra Kira para iniciar seu cerco. Com isso, L alia-se a Força-Tarefa Japonesa – revelando seu rosto aos policiais, mantendo apenas seu verdadeiro nome em segredo – e aos poucos vai deduzindo o quão próximo realmente está Kira – até que entra em contato com Yagami Raito, um dos suspeitos de ser o assassino. A partir daí começa o grande jogo de identidades: como o shinigami Ryuuku afirmou, quem for descoberto pelo outro primeiro morre. L quer Raito na equipe de investigação para desmascará-lo, enquanto Raito precisa entrar na equipe para descobrir o nome de seu oponente.

Pode-se dizer que L faz o tipo “gênio louco”: várias de suas maneiras são excêntricas, como o modo de se vestir (a ponto de não se importar em aparecer descalço na presença de outras pessoas), seu fanátismo por doces, seu hábito de falar com o polegar na boca e até a estranha forma de se sentar (de acordo com ele, sentar-se normalmente reduz sua capacidade de raciocínio em 40%); mesmo em seu relacionamento social, por mais que tente ser polido várias vezes tende a parecer rude. Porém, seu intelecto e habilidades de dedução são quase sobre-humanos: algumas de suas principais estratégias incluem forte jogo psicológico, procurando confundir, enganar e levar seu oponente a entregar-se acidentalmente; seja com técnicas mais sofisticadas ou com algumas mais bizarras. Ele reconhece-se também um espírito de desafio e até certa infantilidade dentro de si; ele não gosta de perder.

Sendo assim, não poderia haver oponente mais perfeito para o Raito do que L. Ambos são extremamente semelhantes em sua competitividade, em seu raciocínio e na convicção de que o lado oponente está errado. L reconhece essa semelhança -assim como outras pessoas, como a ex-agente do FBI Misora Naomi – e apesar de estar muito certo – mesmo não deixando transparecer – de que Raito é Kira, ele mesmo preferiria que isso não fosse verdade. No final das contas, ele não pode vencer Raito sozinho; há uma forte ideia de que, em seus últimos momentos, L já imaginava que estava prestes a morrer – e que uma de suas cenas finais com Raito, em que ele enxuga seus pés, seria um simbolismo de sua derrota, ao postar-se de forma servil degrais abaixo de Kira.

Porém, o jogo não acaba aí: prevendo a possibilidade de ser morto, L deixou o caso na mão de seus futuros sucessores da Wammy’s House, orfanato fundado por Watari; foi neste orfanato onde L cresceu, um lugar para criar crianças geniais capazes de tornarem-se grandes detetives. Outro ponto interessante é que a partir dos flashbacks da infância de Lawliet, podemos vislumbrar um pouco de sua infelicidade: seria ele um homem de incrível intelecto com um peso de responsabilidade enorme nas costas, isolado das pessoas.

Lawliet, o primeiro L da série, é em minha opinião um dos mais inteligentes personagens de anime lado a lado com Raito. É interessante ver como a dupla Ohba e Obata construiu sua imagem de forma pouco convencional, a excentricidade dele é um bônus que mantem o público cativado junto de seu tremendo intelecto. E sim – deixando escapar o lado fangirl agora – , o conflito com Raito é o melhor embate estratégico da história dos animes SIM. (Por isso que o arco final de Kira contra Near e Mello é mais fraco em relação ao restante do anime.)

E antes de encerrar esta postagem, gostaria de uma votação: vocês preferem um “double combo” Death Note com Hall da Fama sobre Raito semana que vem ou preferem que eu prossiga com um personagem de outro anime? Respondam nos comentários, por favor.

E ficamos aqui por hoje. Até a próxima semana e Feliz Ano Novo! ;D

por Mary

ChuNan News

ChuNan News

Perfil responsável pelas notícias e informações do mundo otaku no Brasil, Japão e resto do mundo! Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações sobre o Chuva de Nanquim!

Related Post

Há 94 comentários

      1. Avatar

        L nao é maior merecedor ou menor. Cada um jogou com suas armas, e a arma do Raito era o Deth Note desde o começo, isso nao o torna menos que L. Os dois batalharam ate o fim pelos seus ideais.

        Responder
    1. Avatar

      Bom acho q o Raito merece o Hall da Fama #10
      Ele é um dos “herois” mais anti-heróicos
      (ate mais do q o lelouch, pq o lelouch tinha sentimento)
      mas o fim do raito foi tenso, no mangá ele se humilhou
      muito mais pro ryuk salvá-lo, mas mesmo assim merece estar no hall pela sua inteligencia

      Responder
      1. Avatar
        Pseudônimo Slayer |

        Talvez, mas exatamente isso me faz pensar que o Lelouch não era um anti-herói, já que ele manteve seus sentimentos ate o fim (será que foi fim mesmo, hehe), e não virou apenas um maníaco movido à poder. Na minha opinião, Lelouch é superior. Não como anti-heroi, mas como personagem no geral.

        Responder
      1. Avatar

        Não tem isso de: Ah, o Light tem o shinigami…
        Cada um, luta com as suas próprias armas…
        Mesmo que ele tivesse o shinigami. Ele estava sozinho, contra L, e a força tarefa… e depois, sozinho denovo, contra Near e Mello.

        Responder
  1. Avatar

    Não sabia existia esse preferência pelo L. De qualquer forma, acho que cada um tem seu mérito. A saga é espetacular no início. O meio e o final me desapontaram…

    Responder
  2. Avatar

    CONCORDO PLENAMENTE!!
    primeiro arco muito melhor o segundo foi mtu sem graça o near só venceu pq o L tinha dexado tudu no lugar ^^ e sim o L eh o mais inteligente , as vezes as pessoas esquecem q o raito tinha um pouco da ajuda do shinigami e Misa e um caderno magico que ajudava pra caralho afinal ele sabia as regras mais u L teve q deduzir todas … o L tava no ”ataque” e o raito na defensiva nem preciso dizer quem tem vantagem !! ainda assim o
    L conseguiu chegar pertissimo dele enquantu a busca dele poderia ser por qualqer pessoa no mundo!! e antes q alguem fale q o L teve ajuda dos detetives eu discordo desde que eles davam apoio mais as ideias no geral eram do L!!

    Responder
  3. Avatar

    Cara, era um jogo de vida ou morte, ser justo nao é opção. Eu considero o Raito mais inteligente, pq ele nao exitou em nenhum momento acabar com o L, e usou de tudo que estava ao seu alcançe pra derrotar o ‘inimigo’. Acho que foi nesse ponto que o L pecou. (e viva o Raito o/)

    Responder
  4. Avatar

    Acho legal fazer um hall da fama com o Raito.Apesar de ter achado que ele deu muito mole no final – e morreu pela burrice de se gabar antes do tempo.
    Enfim,acho que deve ser feito esse “double combo”.

    Responder
  5. Avatar

    Quero Raito semana que vem sim xD.
    O L pode ser mais inteligente que o Light mas 1000x Light do que L. Mas eu ainda acho que num combate entre L, Light e Lelouch o lelouch levava.

    Responder
    1. Avatar
      Pseudônimo Slayer |

      kkk, acho que o Lelouch levava por que um simples contato visual seria o fim de Raito e L, hehe. E ainda é o único que possivelmente sobreviveu. Bom, se ele morreu, pelo menos não foi ninguem que o matou… foi apenas um plano arquitetado.

      Responder
      1. Avatar

        É q tipo: Talvez os fãs tão mais acostumados com o nome japonês Raito…

        … e por conta disso, não devem terem gostado da adoção dos Termos ocidentais nas versões Brasileiras de DEATH NOTE

        Responder
    1. Avatar

      Na real é a mesma coisa. A pronuncia japonesa para Light é Raito. Eles tem uma pronuncia carregada para o inglês mesmo. Até porque não se pronuncia o “L” no Japão. É como disse Chealsea aqui embaixo, é por causa da fonética.

      Responder
      1. Avatar

        Light, como sendo uma palavra que tem origem do inglês, deve ser falada com a fonética da língua inglesa. Mas ao mesmo tempo, Light é o nome de um japonês, então também vale a pronuncia japonesa =D

        Responder
  6. Avatar

    Mostrando o lado fangirl do L: Eu ando com um cordao com o L no pescoco! Mas sério, um dos melhores personagens de anime que eu já vi e a morte dele me fez entrar em choque (nao consegui chorar). Pra quem pensa em como o anime poderia ter acabado apenas na batalha L Vs Kira, sugiro o filme de Death Note (e, adendo, o Matsuyama Ken’ichi está excelente como Lawliet! Ele simplesmente conseguiu incorporar TUDO do personagem, até mesmo o modo estranho de andar e de comer).

    Responder
  7. Avatar

    Quando o L morreu, a série desandou pra mim. Tipo, o Near é inteligente, mas ele batalhando com o Light… Simplesmente não era a mesma coisa que o jogo mental do L e do Light. Hall da Fama #10 – Raito Yagami! Até porque todo mundo ama Death Note. É um daqueles animes que vai ficar imortalizado na história 🙂

    Responder
      1. Avatar

        Mas o nome dele é Light mesmo. “Raito” é a maneira que os japas falam pois não conseguem pronunciar corretamente o nome.

        Isso é como eles chamando “Ruruxo” o Lelouch.

        Mas como o povo acha que tá certo…

        Responder
  8. Avatar

    Light parta o Hall da Fama #10
    Muito bom post como sempre, ainda mais falando de um personagem tão foda quando L.
    E sim o “L” é mais inteligem que o Light, o próprio Tsugumi Ohba falou isso,
    então não tem como discutir esse assunto.

    Responder
  9. Avatar

    Depois q o L morre eu dropei Death Note ,não achei a menor graça /carisma nos q vieram depois ,por isso não quis mais assitir/ler.

    E pode ser o Light/Raito mesmo

    Responder
  10. Avatar

    Eu gostaria de falar com você, para ver se você colocaria ai no seu site. Um jeito das pessoas votarem para o canal da sony spin (antigo animax) voltar a passar animes ,mas animes legendados e não dublados , e novos animes como bakuman , one piece , naruto , etc….. Legendados, eu sei que você consegue por que o seu site é ótimo para fãs de animes , e se você entrasse em contato com a Sony spin eles podem até voltar a passar animes mas que sejam legendados ! O que você acha!!! Se vc colocar essa pergunta no site tipo ( o que vc acha da Sony spin ou a globo passa animes legendados na teve mas animes novos como bakumam , naruto shippuuden etc…)

    Imagina só você chegando da escola ou do serviço e ta passando anime na TV legendado, igual nos assistimos no PC!! Ia da muita audiência para eles e colocariam outros animes !!!
    O que vc acha !!!

    Responder
    1. Avatar

      O pessoal que curte anime acha q vai dar audiencia pra caramba pq frequenta foruns e tal, onde as pessoas conversam; mas pra vc ter uma idéia no Brasil esse tipo de entretenimento é visto como infantil, o que não seria algo que geraria muito lucro num país como o que nós vivemos, intão acho bem difícil passarem animes como o animax…

      Responder
  11. Avatar

    Light é foda,mas ,L é um persogem muito mais foda,cara quando o L morreu, morguei geral do anime, Near e Melo juntos num chega a os pés de L, cara meu personagem preferido desse anime.

    Lerouch eu torcia pra ele conseguir destruir Britannia,e acabar com desigualdade social extrema,por isso sendo mesmo um Herói-Anti-Herói eu queria que ele conseguisse,agora Light,eu gostei da ideia dele,mas ele começou a se sentir realmente um Deus, isso foi a causa da derrota dele,cantou muito a vitória antes da hora(mas não tem como negar que ele é um gênio)sem dúvida, um mega anime.

    Responder
  12. Avatar

    Sobre o Raito! XD

    Death Note é épico, vi, revi e pretendo rever!
    Não se acha muitos animes/mangás deste nível, assistia um episódio atrás do outro.
    No começo, torcia para o Raito, gosto muito da idéia de punir os criminosos, sinceramente, eu curtia o que ele estava fazendo, e como estava fazendo, o cara é um gênio, analisando suas ações, para verificar se não tinha cometido algum erro, pensando um passo a frente, conseguindo prender minha atenção e ter um interesse enorme pelo anime.

    Depois que o L apareceu, velho, não botava fé nele, achava muito bizarro, mas eventualmente, quando a história foi se desenrolando, eu curti a personalidade do L, sem dúvidas acabou sendo meu personagem preferido na série.

    Aquele jogo psicológico entre os dois, sem dúvidas, é o melhor que o anime pode oferecer.

    Concerteza Death Note está no meu top de animes!
    Uma Série para ficar na História deste mundo de animes e mangás.

    Responder
  13. Avatar

    Para cara , o Raito só venceu porque teve sorte , além do Ryuku ajudar ele demais , ainda teve uma parceira e um Shinigami(Remu) apaixonado por ela , na minha opnião Raito não merece um Hall da Fama .

    Responder
  14. Avatar

    Seria muito interessante um HDF do Raito.

    Quanto à historia do mais inteligente ou menos inteligente, acho que o L é mais inteligente, não muito mais, mas um pouco sim. No entanto, isto não era um questionário, era um jogo de vida ou de morte, e aqui era preciso mais coisas para alem da inteligência, como audácia e essencialmente ser um bom jogador.
    Raito era um bom jogador, e como a diferença de inteligência não era tanta, ele conseguia colocar-se por cima, ou pelo menos nunca se deixar abater, tendo sempre um bom contra ataque.

    Mas o anime é sim muito bom,e só não foi 5 estrelas porque de meio para a frente mataram o anime quando primeiro mataram a interacção L-Raito, e depois quando mataram o L e colocaram o Near, não ficou ruim, mas caiu. Não vi o porquê de aparecer a Misa, o Near e o Mello, o anime estava bom como estava., e era o L Vs Raito que fazia a historia, era o embate que queríamos ver.

    Responder
  15. Avatar

    É realmente difícil escolher entre L e Raito… Então os meus favoritos serão ambos. E… Porque não fazem do Niizuma de Bakuman? Adoooro muito ele 😛

    Responder
  16. Avatar
    Alien pervertido do espaço |

    Ótimo Hall, outro personagem q adoro. Depois da morte do L, Death Note não foi mais o mesmo e não mereceu ficar no meu top 10…
    Near e Mello? Pff

    Responder
  17. Avatar

    Adorei a escolha… adoro o detetive L com todos os seus tiques e tals…. afinal o cara é um gênio de primeira e se tinha alguém que merecia prender e pegar(opa!) o Kira era ele…mas deu no que deu ou melhor não deu……mas ele entra para a história como um dos melhores personagens e muito bem elaborado…. tipo quem não curte as excentridades sociais dele?Acho um charme. E não que eu não goste do Near e do Mello….mas comparar…..nem dá né, para mim não tem igual ao L, o cara é simplismente o foda … e é, mesmo que não curte muito anime tem que admitir que ele é uma personagem muito bem elaborada.
    A mas é lcaro que quero ver um duplo combo por aqui… por mim poderia fazer um com o Raito na hora.. até para comparar, afinal ambos são super inteligentes mas…. direcionam isso de formas diferentes.

    Responder
  18. Avatar

    Eu era um defensor fiel de Raito,mas um comentario que vi aqui é verdade,se não fosse a ajuda de shinigamis e das muitas pessoas que ele usou ela não ganharia NUNCA de L.
    E sim,vai ficar legal fazer o proxímo Hall sobre o Raito

    Responder
  19. Avatar

    Raito com certeza.
    Mas você devia explorar mais a ideia dos personagens,ainda mais um anime como Death Note, falar um resumo tira a grandiosidade dos personagens.
    E é obvio que não existe “O mais esperto”, e sim o que sabe jogar melhor.

    Responder
  20. Avatar

    outro personagem.Porquê existem muitos personagem que merecem estar ai.Como uma replica a um Comentário mais em cima entre L,Light e Lelouch em questão de inteligencia nenhum ganha e apostos minha ficha no único homem capaz de fazer nosso antiheroi de Code Geass admitir a derrota o grande e fodatisco Schneizel El Britannia.Como sempre agradeço pelo magnifico post(um dos melhores na minha opinião) e desejando um boa ano para você e muito tempo livre para nós surpreender.

    Responder
  21. Avatar

    Raito com toda a certeza!!
    Algumas sugestões:
    Roy Mustang – FMA
    Nizuma Eiji – Bakuman
    Dracule Mihawk ou Shanks – One Piece
    Tamaki Suou – Ouran Host Club
    Yoichi Hiruma – Eyeshield 21
    Hanamichi Sakuragi – Slam Dunk

    Ficam as sugestões! ^^

    Responder
    1. Avatar
      Pseudônimo Slayer |

      Apoio um HDF sobre o Hiruma… o cara conseguiu ajudar seu time a vencer um jogo com ambos os braços quebrados, e só emanando uma aura ameaçadora, foda!!

      Responder
  22. Avatar

    Se puder, teria como fazer um Hall da Fama do Beyond Birthday, de Death Note – Another Note? Mas se for fazer, não coloca imagem dele não…para não spoilar =D

    Responder
  23. Avatar

    Eu voto pelo Raito para o próximo Hall.
    Agora, acho que tem um senteça errada no texto.
    “como o shinigami Ryuuku afirmou, quem descobrir o outro primeiro morre”.
    Não seria, “Quem for descoberto pelo outro primeiro morre” ?

    Só pra constar pois acho que está passando uma linha errada de raciocínio.

    Òtimo texto.
    Muito Obrigado.

    Responder
  24. Avatar

    Eh, antes de eu assistir DN as pessoas (otakus e otomes) viviam me falando sobre como eu agia parecido com o L, elas me mandaram assistir Dn entâo eu pesquisei sobre esse L e vi que ele era muito estranho, idiota, infantil, feio, anti-social, nerd e etc… Aí eu fui reclamar com essas tais pessoas que disseram isso e percebi que eu parecia com ele um pouco, eu fui ver o anime e até que eu gostei, mas, sinceramente eu nâo gosto do L como essas fangirls gostam, nâo acho ele bonito nem divo nem nada mas eu incrivelmente sou tipo uma versâo feminina dele, ou melhor, ele é minha versâo masculina!!

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *