#TezukaDay – NewPop prepara Kimba e mais duas novidades para 2012

O Leão Branco de Osamu Tezuka é mais um dos presentes do Tezuka Day no Brasil.

Pois esse dia 17 de dezembro tem tudo realmente para se transformar em um dia histórico. Dezenas de blogs e sites especializados em cultura pop japonesa estão ajudando a transformar o Tezuka Day em uma data realmente importante e simbólica para os otakus brasileiros. E a Editora NewPop não parece querer ficar de fora dessa. Através do nosso amigo Leonardo Kitsune do VideoQuest, Junior Fonseca (responsável pela editora) confirmou que a NewPop lançará ainda no primeiro semestre o mangá de Kimba The White Lion, também conhecido por aqui como Kimba, o Leão Branco (Jungle Emperor, no original).

O mangá chega ao Brasil com a tradução de Fabio Sakuda logo após a editora ter se tornado o novo “lar” de Tezuka no Brasil com os lançamentos de Metropolis e Dororo. O mangá de Kimba possui 3 volumes e foi um shounen publicado originalmente entre os anos de 1950 e 1954, na editora Kodansha nas páginas da Shonen Magazine. Para quem quiser saber um pouco mais sobre a obra, sugiro o texto dedicado do Maximum Cosmo sobre a obra – CONTÉM SPOILERS.

Kimba ainda rendeu duas séries animadas (uma de 1965 e outra de 1989) com 52 episódios cada e 2 filmes (um em 1966 e outro em 2009). A série de 1965 foi exibida no Brasil pela extinta TV Tupi e reprisada anos mais tarde pela Fox Kids (atual DisneyXD) e também no Boomerang.  O anime foi o primeiro a receber colorização no Japão e também o primeiro a ser exibido de forma semanal. Lembrando também que Kimba ficou mundialmente falado devido ao suposto caso de plágio da Disney da obra em O Rei Leão, um dos maiores sucessos dos estúdios.

Além de Kimba, a NewPop também lançará mais dois mangás de Osamu Tezuka no primeiro semestre do ano. Os títulos ainda são incertos mas devem sair nos próximos dias (ou quem sabe nas próximas horas). Existem boatos de uma possível versão de luxo de A Princesa e o Cavaleiro (que sofreu um acabamento terrível pela JBC no Brasil), mas não passam de boatos por enquanto.

Aparentemente, tais lançamentos demonstram que a editora NewPop esteve realmente feliz com os resultados de Dororo e Metropolis e deve continuar a insistir na venda do autor. E quem ganha, é claro que somos nós. Mesmo não sendo títulos que possuam a popularidade dos anunciados lançamentos da Panini, a NewPop deve atingir um nicho específico e é esse público que ela deve continuar a cativar.

Esperamos que não seja mais um ano de atrasos da editora como foi em 2011. Ao menos ela já tem as portas abertas para começar 2012 bem e com estilo. Vamos torcer.

por Dih

Dih

Dih

Paulistano, 28 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Atualmente é editor na Panini/Planet Mangá e cuida de títulos como One-Punch Man, MOB Psycho e Jojo's Bizarre Adventure.

Related Post