Primeiras impressões – Another

Bonecas malvadas, fantasmas e guarda-chuvas assassinos.

Another é uma das apostas para o melhor anime da tempora, na verdade, de minha parte é a única aposta pois não estou acompanhando nenhum outro anime – nenhum me despertou interesse (prevejo pedras).  Sendo uma produção do estúdio P.A. Works, adaptada da novel de mesmo nome escrita por Yukito Ayatsuji em 2009. Também possui uma adaptação em mangá concluída com 4 volumes. Eu não pretendo fazer nenhum tipo de comparação com o livro ou os mangás, pelo fato de que não li nenhum dos dois – não por falta de vontade.

A história

Misaki é uma exemplar estudante de uma escola da pequena cidade de Yomiyama: possui ótimas notas, se sai bem nos esportes, é uma garota relativamente popular entre os alunos e até mesmo entre os professores da escola. Porém, drasticamente, a garota morre em um acidente e isso acaba por chocar bastante toda a escola. Bom, essa poderia ser somente a triste história da fatalidade que aconteceu com a pobre Misaki, se não fosse por um detalhe: seus colegas de classe começam a agir como se ela não tivesse morrido! Sua cadeira na sala continua disponível para ela, seu lugar na formatura foi reservado pelo diretor da escola, como se fosse uma grande e cruel brincadeira. Para completar, quando a foto da formatura foi tirada, Misaki também apareceu nela. Assim, depois que essa turma se formou, esse acontecimento começou a se espalhar como uma lenda pela escola.

26 anos se passam; Koichi Sakakibara, nosso protagonista, se mudou para Yomiyama para morar com seus avós pois seu pai está viajando a trabalho. Mas como o garoto estava hospitalizado acabou perdendo o início das aulas. Ainda quando estava internado, Koichi conhece uma misteriosa garota chamada Mei Misaki, a enigmática existência da garota deixa Koichi bastante curioso. Quando ele começa a frequentar a escola, depois de receber alta, descobre que Mei é sua colega de classe, porém a garota está sempre sozinha, não conversa com ninguém, isolada dos demais alunos. Além disso, também é possível perceber o estranho comportamento dos outros alunos, todos parecem estar escondendo algo do protagonista.  Curioso acerca de tudo isso, Koichi começa a investigar e descobre que uma garota chamada Misaki morreu no hospital onde ele foi internado!

Então esses são os primeiros mistérios que o anime nos apresenta: quem afinal é Mei Misaki? Por que os colegas de classe de Koichi agem como se estivessem escondendo algo? Qual a ligação de tudo isso com a garota que morreu 26 anos atrás?

Considerações técnicas

Apesar de algumas opiniões divergentes, Another é muito competente na parte técnica. Os cenários macabros são belos e muito bem utilizados com o artifício de ir mostrando-os enquanto acontece algum diálogo – ao invés de focar somente nos personagens que conversam. Impossível não sentir pelo menos um pouco de desconforto enquanto aquelas bonecas demoníacas são mostradas, algumas vezes somente em flashes. Para deixar o clima ainda mais denso, junto com os cenários, as músicas tem um papel fundamental. A sonoplastia do anime mostra sua importância, não chega a estar no nível de um Ghost Hound da vida, mas esse clima me lembrou bastante Serial Experiments Lain, mas com menos alucinógenos. Kow Otani está fazendo um ótimo trabalho nessa parte, com certeza baixarei a OST do anime quando sair.

Mas nem tudo no anime são mil maravilhas, o plot da história eu achei bastante interessante – apesar de simples. Uma garota que morre mas seus colegas de classe continuam agindo como se ela ainda existisse, talvez clichê, talvez criativo; não sei, mas é interessante. Porém, a execução dos episódios pode deixar um pouco a desejar. Os diálogos que não possuem o propósito de deixar algum mistério no ar são maçantes em alguns momentos, realmente não é recomendável assistir se você estiver com sono. Apesar de que isso parece estar mudando um pouco agora no episódio três, talvez as coisas possam começar a esquentar a partir de agora.

Também vale a pena citar a abertura do anime, a música Kyomu Densen, da banda ALI PROJECT. Com aquele clima dark que somente o vocal da Arika Takarano com o instrumental do Mikiya Katakura conseguem passar, se encaixando perfeitamente com o anime. E o encerramento também não fica pra trás, possuindo esse já um ar bastante melancólico através da voz de Annabel.

Quanto aos personagens por enquanto nenhum se destacou, com exceção de Misaki, a enigmática garota de tapa-olho. Os demais personagens não possuem muita graça, principalmente Koichi, o típico protagonista genérico.

Comentários Gerais

Não é sempre que temos um anime de terror na temporada, talvez por isso sempre que sai um novo as esperanças sobre ele são grandes, ainda é um pouco cedo para dizer se Another preencheu as minhas expectativas ou não, a série possui potencial e ainda há tempo para ele ser explorado. Também algumas vezes fica inevitável a comparação com outras séries do gênero, sim, quem não se lembrou de Higurashi em alguns momentos do anime? Impossível, só faltaram as cigarras (ou elas estavam lá e eu não lembro? xD).

De qualquer modo, de frente a uma temporada fraca que está sendo a atual, Another – mesmo com seus defeitos – certamente é uma das melhores (das poucas boas) séries que estão saindo agora, sendo você fã ou não de terror, aconselho a dar uma checada nos primeiros episódios.

por Trunqs

Asevedo

Designer de formação, atualmente sou Assistente editorial da Panini Mangá. Acumulo mangás e HQ's, que espero conseguir ler um dia. Assisto animes de vez em nunca.

Related Post

  • Laris

    Junto com nisemonogatari, another é o que tem de melhor nessa temporada ( e papa no iukoto tbm).
    Só acho que o PA tá criando mistério de mais e revelando as coisas de forma bem subjetiva. Vamos ver como será.

  • Rayovac

    É realmente, é um anime bom, não tanto do meu ponto de vista, mas fica eviedente que é praticamente um unico concorrente a ser melhor da temporada, não estou acopanhando muitos animes dessa temporada, por falta de interesse e tempo, mas sei que nenhum deles podem estar a altura, já que a maioria dos animes me chamam a atenção, tem o Brave 10 que eu curti muito, mas mesmo assim Another é melhor com certeza!

    Agora falando rapidamente dessa temporada senti falta de um anime realmente bom de romance, sou fã do genero mas mesmo assim os que estão disponiveis nessa temporada não me encantaram nem um pouco!

    Terror sempre cai na graça da galera, principalmente meus amigos que são fãs de Silient Hill e Resident Evil, até eu mesmo admito que caio na graça, principalmente em suspense, mas nada se compara ao exelente genero do Romance *-*

    Sinceramente acho que Another não vai ser muito promissor, mas com certeza será um dos animes recomendados do ano, em vista dos fracos animes que entraram em cena nessa temporada, fico na expectativa de que um Romance realmente bom aparece no decorrer do ano. Enfim, espero que os animes melhorem um pouco no decorrer, a própria ChuNan já sitou alguns animes que estarão presentes no decorrer do ano, então só me resta ficar da expectativa.

    Parabéns pelo ótimo texto, sempre curti as primeiras impressões feitas por vocês e espero mais delas essa temporada!

    Sem mais,
    Rayovac!

    • O que eu soube é que o autor de Another é um autor de mistério desde a década de 1980.
      Another que é um trabalho muito recente dele, pelo que corre por aí, é também o trabalho mais mamão com açúcar dele, voltado para um público jovem. Ao que parece, ele não costuma escrever histórias protagonizadas por colegiais e gente tão jovem.

      • Rayovac

        hehe, bem isso só me faz pensar que algo mais “mamão com açúcar” e com gente mais jovem sempre cai como uma luva pra uma história de anime, agora que você comentou entrando em outro detalhe, varias das histórias de terror e até mesmo de suspense sempre são protagonizadas por colegiais, talvez a aposta desse autor em fazer algo mais leve, tenha sido interessante, já que chegou a ser desenvolvido um anime, o que por outro lado é um tanto indignante, já que tem gente que rala em um manga pra ele se tornar um anime e no finas das contas um escritor de terror consegue, mas não podemos desmerecer o ótimo trabalho dele, sem duvida no pouco que vi, é uma história que para um livro seria fantástico, já para um anime preciso ver a história toda!

        Rayovac!

  • “Com aquele clima dark que somente o vocal da Arika Takarano com o instrumental do Mikiya Katakura conseguem passar, se encaixando perfeitamente com o anime.”

    Eu ri… eu realmente não gostei dessa música, o rimo que a vocalista canta é meio estranho, tem uns sons eletrônicos bizarros no meio. Bem esquisito.

    A dica é esquecer Higurashi.
    Só porque ele é um mistério e envolve mortes não quer dizer que precisa ser parecido, ser feito do mesmo modo, ou igual a ele como alguns teimam em querer.
    Another é uma história mais clássica de mistério com esse elemento de maldição, as referências a autores clássicos de mistério até dão dicas disso. Esse clima mais introspectivo sem falas expositivas vem dessa vertente.

    Quem quer surtos e escândalos deve se decepcionar mesmo, o ritmo dele é outro.
    E mais uma coisa, é besteira reclamar que a história é clichê e dizer que é igual Premonição. A ideia de Premonição também não é original, é um esquema antigo também. Another compartilha a mesma ideia dele, não copia. E nisso é contraditório desejar que fosse mais parecido com Higurashi o que por consequência o tornaria mais clichê, não é? Ao mesmo tempo que reclamam que não é original, ficam pedindo que seja menos original ainda.

    Uma coisa que eu reparei sobre a não revelação do mistério e da situação é que tem um bocado de desinformação ali.
    Os personagens estão falando o que é conveniente para eles sobre tudo.

    • “Só porque ele é um mistério e envolve mortes não quer dizer que precisa ser parecido, ser feito do mesmo modo, ou igual a ele como alguns teimam em querer.”

      Já viu Higurashi?
      Cenas em que a Rena e cia estão escondendo coisas do Keiichi são muito parecidas. Ou quando a guria que esqueci o nome se atrapalha quando perguntada sobre a Misaki…
      Não disse que é cópia nem nada, somente que algumas cenas lembraram. Higurashi é marcado por essa coisa dos personagens ficarem suspeitos por estarem escondendo algo.

      • Não foi você quem disse isso, não me referia a você.
        Mas quando tem um mistério, e pessoas tentam esconder ele, não consigo imaginar como possa ser muito diferente.

        Eu estou vendo a sério olhando só para ela, e por enquanto estou satisfeito.
        Se bem que agora perdeu parta da graça sem a personagem que morreu no episódio 4.

  • nao me impressionei com os 2 primeiros episodios, mas o terceiro termina de forma mastral, e o quarto tem um clima muito bom, terminando perfeitamente tambem…

  • Concordo que Another será o destaque, mas os outros títulos também merecem destaque, mesmo que com menor brilho.

  • Tirando a música de abertura que eu sinceramente achei uma porcaria, acho que esse anime promete bastante, só espero que os episódios não caiam numa formula, final de cada episódio um morre.
    Mas no geral gostei bastante, é legal ficar criando altas teorias sobre o que ta realmente acontecendo.

  • Dessa temporada só to acompanhando another e brave 10; realmente o kouichi é um personagem mto sem sal (porém não tanto qnto o shinji de evangelion, pqp ¬¬), sempre qndo uma alguem ta contando algo pra ele sobre a história da classe 3, uma pessoa interrompe e ele nunca retorna ao assunto dps..

  • FUCKING ANOTHER! O episódio 4 me encheu de angústia e interesse…..realmente a série tem de tudo para dar certo, o que falta agora é só o povo se interessar pela série.
    Quanto a OST detestei a música de abertura…

    Obrigado pela matéria.

  • Mioto

    Cara quando eu cheguei no terceiro episódio eu fiquei realmente animado com a série mas agora no quarto episódio não me passou a confiança de que continuará do mesmo modo, posso dizer que desapontou um pouco. Mas vale a pena ver.

  • Mioto

    Quanto a música de abertura…Puta que pariu aquela mulher, ela manja muito, canta demais.

  • Esse anime é de um terror mais puxado para suspense do que de ficar tendo gritos e sustinhos, então acho que se for esperando isso, vai ficar complicado. Acho que o anime consegue passar a idéia de pressão por não saber realmente o que está acontecendo e é nisso que está a graça, fazendo ele meio diferente dos outros animes de terror que se costuma ver.

    Quanto à abertura, eu acho que escolheram Ali Project por ter bonecas envolvidas, lembrando RM talvez… Sei lá, acho que a música não bateu muito e nem sei se foi a melhor escolha. Sou fã de Ali Project mas acho que a OP passa uma ideia “errada” do que se esperar do anime. Uma mais Jigoku Shoujo acho que seria perfeito.

    E a temporada não está fraca, pessoas que tem manias de rotular antes mesmo dos animes estreiarem e ficam repetindo isso até a próxima temporada… Só para constar.

  • Darkos

    O 1º e o 2º episodios são sem graça, o final do 3º eh explendido deixando aquele gostinho de quero + no final e o episodio 4 a msm coisa no final.

  • Eu também não achava esta temporada nada de especial, mas escolhi aqueles que ainda tinha uma pequena esperança de até ver no que dava.
    Another e Danshi Koukousei no Nichijou são bons, estou a gostar.
    Brave 10 também nem é mau, de todos os que experimentei, estes três são bons.
    Mas para mim, o melhor desta temporada é mesmo: Danshi Koukousei no Nichijou.

  • another e area no kishi são os q eu mais estou gostando dessa temporada(tambem só estou acompanhando eles e brave 10),a partir desse epi 3 as coisas ficaram mais animadas,apesar de q o anime esta pareçendo um”premonição”,nenhum personagem do anime sabe quando alguem vai morrer,mas pra quem tá assistindo fica obvio,tipo a morte do guarda-chuva,e do elevador,só aquele da vidraça q me enganou,mas pretendo acompanhar até o final.

  • Another ainda é um enigma pra mim, tem muitas características oposta.
    Ao mesmo tempo que tem um ótimo suspense, os acontecimentos são fáceis de prever.
    É eletrizante em alguns momentos, mas é muito chato e lento em outro. Não consigo ainda ter um opinião sobre a história, e admito que isso está me fazendo acompanhar com muito mais empenho.
    Os personagens realmente são muito genéricos, não que seja ruim, mas nesse caso está sendo. Todos colegiais normalzinhos, sem sal. Misaki é das poucas personagens que realmente pode se esperar algo, a Akazawa também me achou a atenção mais pelos outros srem ruins, do que por ela ser boa. Sobre o protagonista, virou moda esse tipo de protagonista em anime de terror, vide Ganta (Deadman Wonderland) e Yukiteru (Mirai Nikki) fraco, sem sal, acho que o Koichi ainda pode ser o melhor deles, mas vamos ver.
    Aparentemente muito não gostaram, mas eu gostei da Opening, tem umas boas cenas, não sei por que mais em alguns momentos me lembrou High School of Dead, a música é boa… Já a Ending é muito ruim, o ínicio onde fica mostrando os personagens aparecendo é horrível, definitivamente, não gostei.

  • Acho o ritmo bem lento ao ponto de ser desmotivante de assistir. Não que não goste de animes lentos, mas até então não me empolgou.

    Engraçado que achei a abertura totalmente nada a ver com um anime de mistério, sério, achei muito destoante do clima do anime. Dá um clima de historinha de terror para crianças de 8 anos de idade. Brinks! -n -t

  • Rayovac

    Comentário extra:

    A respeito do 4º episódio, que por sinal quando fiz o comentário ainda não havia assistido, sinto que ele leva aquele velho ciclo de que um personagem por episódio morre, e poucas revelações por episódios são feitas, pelo menos olhando o 3º e o 4º, claro pode ser apenas impressão ou loucura minha mesmo, mas é essa sensação de que a história vai começar a girar em círculos começou a me preocupar, claro eu estou sendo muito chato e analista, mas é só pra complementar meu comentário.

    Ainda assim é um anime de valor dessa temporada e provavelmente do ano.

    Rayovac!

  • Estou esperando esse anime ja tem um tempo,primeiro epi não foi nada demais,mas cara os ultimos epi estão show!Está valendo apena a espera!

  • tiagongc

    concordo com a maioria das coisas faladas… somente uma coisa discordo plenamente: a abertura para mim quebra totalmente o clima do mesmo. Deveria ser uma musica mais pesada e só instrumental( não conheço a cantora da abertura, mas odiei sua voz)

    • Rayovac

      kkkkkkkkkkk não sei se é falta de habito, mas eu também não me acostumei com a música, achei muito esquisita, mas não posso reclamar, já que o video de abertura é muito bom!

  • Hajime

    Só Eu to gostando de vários animes dessa temporada? To gostando bastante de Another, mas achei a ultima morte desnecessária…

  • não gostei muito do anime pra ser sincero, não dropei ainda, só deixei pra ver depois, pelo q eu li aqui, devo sim voltar a ver pq melhora. Acho que ficou bem “leve” perto dos terrores japoneses (que eu vejo em manga) então isso q me desanimou. sobre a qualidade técnica e narrativa, não tem tenho do que reclamar.
    Sobre ser a melhor aposta da temporada…a temporada não está boa mas também não é assim! Nisemonogatari está tão bom quanto Bakemonogatari, até melhor se for pensado na parte técnica. Ano Natsu de Matteru, apesar de ser um remake descarado de Onegai Teacher, está muito bom, só está me deixando irritado por não aprofundar os personagens (ainda). Papa no Iukoto wo Kikinasai pra mim é que nem Deadman Wonderland, quem gosta do anime não leu os mangás ou a light novel.

  • Pedro

    E neste momento começo a ver “another”… O texto deu muita vontade ^^

  • Trunks pq vc nao da uma olhada em nisemonogatari toda a serie gatari do nisio inin eh fantastica

  • Bom anime de terror, um dos destaques desta temporada.
    Já faziam anos que não pintava nada de novo no gênero terror.

  • DarlioDarkamus

    Comecei a assistir ontem, ainda to no 1° epis., até agora achei bem interessante, espero que continue assim.

  • Eu achei a música de abertura estranha pacas ._.’
    Ela muda de ritmo do nada, e pelo menos para mim não conseguiu transmitir um clima de terror ou suspense.

    Quanto ao animê, eu achei um tanto parado, e achei que tem muitos diálogos desnecessários e excessivos. Mas a partir do episódio 3 a coisa começa a andar … o jeito é esperar para ver se cumpri com as expectativas.

  • Gaugusto

    Depois da 1º morte, o anime ganhou a minha atenção

  • Eu estou acompanhando este anime. Estou morto de curiosidade para ver o quinto episódio. Estou fazendo minhas apostas em quem morrerá, e como. Você já tem alguma noção? XD O anime me chamou atenção na sinopse mesmo, e quando tocou a op então. Que opening. Sem contar no cenário que é oferecido, incrível. Enfim, acho que esse anime nos surpreenderá muito ainda.

  • Mizore-sama

    Em não se esquesa de elevadores assasino

  • puripri

    Ai eu preciso assistir esse anime!

  • Dyonysius

    Em uma cena apareceu o protagonista lendo H.P. Lovecraft!!!! Por esse fato este anime subiu exponencialmente no meu conceito, o moleque tem um gosto literário formidável. O que deixa a desejar e a abertura, voz irritante.

  • Luís

    Como essa temporada de animes está muito fraca, Another acaba se destacando dos demais. Estou achando interessante o anime, mas creio que dava para ser bem melhor. A fotografia é muito bonita, assim como as cenas das mortes foram muito bem executadas. O problema do anime é que muitas vezes os diálogos são muito arrastados, o que por vezes deixa a coisa monótona, mas eles não chegaram ao ponto de me fazer bocejar. A história também possui muitos clichês, quem é fã de histórias de terror já deve ter notado vários deles, porém a questão aí não é o fato da trama possuir clichês, mas sim buscar trabalhar bem com eles, e nesse quesito Another ainda pode melhorar bastante.
    Sobre os personagens, para mim a Mei é a mais interessante de todas, talvez pelo fato dela estar diretamente ligada com maldição, e também por sua possível ambigüidade,já o Kouichi ele só precisaria ser um pouco mais ativo para ser tornar um bom protagonista, mas ainda assim ele consegue ser melhor que a maioria dos protagonistas de anime da atualidade. Com relação aos demais, eles não me causam nem paixão e nem ódio, mas mesmo assim não deixa de ser um pouco incômodo quando um deles morre.
    No que diz respeito a abertura, que por sinal traz alguns spoilers, eu não achei a música ruim, o problema é que ele destoa do clima da história, creio que uma instrumental mais pesada seria uma melhor escolha. Já sobre o encerramento achei a escolha acertada, pois pelo fato dela começar logo depois da “morte do episódio”, a música consegue transmitir o clima de melancolia presente no ar.
    Enfim, Another é um anime que merece ser visto, não por ser algo revolucionário, mas sim por fugir um pouco do que estamos acostumados a ver em termos de anime. Torço para que a história melhore, mas desde já considero Another um dos poucos animes que se salvam nessa temporada.

  • Eu estou assistindo Another. Ele pode entrar na lista dos meus melhores animes de terror. Acho que o clima dos primeiros episódios quando ao diálogo foi extremamente necessário para o decorrer da série, pelo menos percebi isso até o episódio 5. O clima de terror é desconfortável mas de uma forma limpa. O anime é muito bem trabalhado. Estou achando fantástico!

  • Vou assistir

  • a musica da abertura pra mim é perfeita, Ali project sempre foi OTIMO pra passar um clima sombrio pra quem sabe “pegar” a musica MSM

    to amando Another, tá entrando na minha lista de preferidos com muita facilidade até.

    Não achei q dava sono, pelo contrario, eu fiquei bem intrigado a cada epi, a cada dialogo XD

    Aquele passado maldito me dá calafrios KASKASKPSKPASKP