Os Blu-Ray Discs de animações mais vendidos de 2011

Pra quem pensava que o Japão só consumia anime, a grande surpresa na lista fica por conta da Disney.

Oi, meu nome é Bruce César, novo redator do Chuva de Nanquim. Meu primeiro post é sobre a lista da Oricon dos CDs e DVDs e Blu-Ray mais vendidos de 2011 no Japão. Apesar da lista ter sido divulgada no final do ano passado, vale a pena repassar a informação para alguns que ainda não tiveram acesso a ela. Além disso, essa coluna terá uma nova postagem a cada final de temporada de animes no Japão, ou seja, a cada quatro meses. Neste meio tempo, outras novidades estão a caminho. Espero que gostem!

Dos cinquenta primeiros lugares na lista divulgada pela Oricon, mais da metade, 27, são BDs de animações, e, entre estes, 24 são de origem japonesa.

Porém, a grande surpresa se dá ao analisarmos quais são estas animações. Nos dois primeiros lugares entre estes se encontram os filmes Enrolados e Carros 2, da Disney, que conta também com Toy Story na lista, em vigésimo quarto lugar. Tal fato mostra que no ocidente podemos ter uma visão errada de que o que vende em terras nipônicas são animes exclusivamente. Ainda que os outros 24 títulos na lista sejam de origem japonesa, vale ressaltar a diferença superior a cinco mil cópias entre Carros 2 e o terceiro volume da franquia Gundam UC, no terceiro lugar. Além disso, o filme da Disney vendeu mais de 118 mil cópias em menos de um mês após o seu lançamento, o que torna ainda mais surpreendente seu segundo lugar. A Disney do Japão também teve seu espaço com dois filmes, Karigurashi no Arriety e Laputa, este último remanescente de 2010, ambos coproduzidos com o Studio Ghibli.

A franquia Gundam teve outra colocação na lista da Oricon, em oitavo lugar, quinto entre as animações, com o volume 4 de UC, e em décimo, com o filme da série 00. Quem também fez bonito foi um dos animes mais elogiados deste ano, Puella Magi Madoka Magica (que teve um review AQUI), vencedor de treze prêmios da Newtype Anime Awards 2011 que foi comentado AQUI, que teve seus seis primeiros Blu-Rays na listagem, todos entre os primeiros 25 lugares. A popular série K-ON teve quatro lugares na lista, provavelmente embalado pelo recente lançamento de um filme nos cinemas e que também foi um sucesso de bilheterias indiscutivelmente.

No mais, séries de destaque nas últimas temporadas, como Ano Hana, Tiger & Bunny e Infinite Stratos, tiveram 2,3 e 1 BDs na lista, respectivamente, comprovando seu sucesso junto ao público. Da recente temporada, para minha grande surpresa, o único colocado foi o primeiro volume de Persona 4, que parece estar agradando ao público japonês bem mais que ao brasileiro. Para finalizar, os animes já bem conhecidos do Suzumiya Haruhi no Yuuutsu e Kara no Kyokai figuram na lista, o primeiro por sua edição limitada e o segundo graças ao lançamento de seu filme mais recente.

Confira abaixo a tabela com a listagem. Os destaques são os lançamentos administrados pela Disney no Japão, marcando presença nas duas primeiras colocações. Não estranhem a colocação começar no número 3. O número mostra a posição dos BD’s no ranking geral de vendas.

por César

ChuNan News

Perfil responsável pelas notícias e informações do mundo otaku no Brasil, Japão e resto do mundo! Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações sobre o Chuva de Nanquim!