Fim dos animes Gintama e Beelzebub?

Muitos choros por Gintama. Alguns por Beelzebub.

É isso aí, você não leu errado. Dois animes “queridinhos” da galera estão com seus dias (ou semanas) contados. De acordo com os calendários e séries anunciadas para  a próxima temporada de animes de abril, as duas séries já tem seus respectivos sucessores – que na verdade nada tem a ver com ambas, mas tudo bem.

Enquanto Gintama fecha sua “segunda temporada” totalizando 252 episódios, Beelzebub afundará nos 60 episódios. Afunda pois para muitos Beelzebub sempre foi uma das grandes apostas da Shounen Jump para se tornar parte das famigeradas “modas”, e não parece ter alcançado tal exito. O anime ajudou o mangá a vender mais, mas não o “boom” que alguns acreditavam. O título hoje é parte apenas do time intermediário da revista e seus volumes ainda não possuem as vendas de outros mangás como Reborn ou Nurarihyon no Mago, que nem de longe são sucessos absolutos.

Por outro lado, Gintama não tem muito com o que se preocupar. Essa não é a primeira vez que a série tem uma “pausa” e não duvidaria de uma possível retomada posteriormente. O mangá vende bem e já se encaminha para seus 43 volumes, sendo um título consolidado e carro chefe das comédias da revista. A grande perda nesse caso se deve somente ao fato dos fãs perderem um bom anime para entrada de um… mediano. Gon, aquele dinossaurinho que pouca gente sabe que tem um mangá publicado no Japão desde 1991 (e que todo mundo só sabe que ele está em Tekken 3), ganhará uma versão animada em CG nas mãos de um estúdio coreano. E as imagens não são muito animadoras, convenhamos.

A série de Gon contará com 50 episódios (cerca de 1 ano de exibição), portanto só devemos ter Gintama de volta em 2013 – se tivermos. O  anime já foi anunciado descaradamente como uma produção “família” e que contará com um visual e temática totalmente infantil, longe das piadas ácidas e críticas sociais de Gintoki e companhia na série da Jump.

Em compensação, Beelzebub será substituído por uma série conhecida como Space Brothers (Uchuu Kyoudai), na qual somos apresentados a dois irmãos que possuem o sonho de conquistarem o espaço. O mangá de Uchuu Kyoudai é lançado desde 2008 e já conta com 19 volumes encadernados, se consolidando como um título bem popular no Japão, com direito além do anime a um filme live action que estreia ainda em 2012 por lá. O anime também está se preparando para 1 ano de exibição e acabou sendo uma surpresa pela temática e pelo horário que vai ser exibido – 7 da manhã todos os domingos.

Diferente de Gintama acho difícil um retorno de Beelzebub para a televisão. Por que? Simplesmente porque Beelzebub não é a melhor animação adaptada dos últimos anos, embora não necessariamente signifique que seja ruim. Como falei aqui no primeiro review feito do Chuva de Nanquim, a série é honesta e consegue passar bem todo o clima do mangá, com a irritação do bebê Beel e todo o carisma dos personagens ao seu redor. O grande problema do anime é que ele se perdeu em fillers bobos e sem necessidade, deixando para trás fatos que de fato poderiam ter acelerado e melhorado o rendimento da série.

No caso de Gintama, mesmo o anime tendo fillers, toda a produção ocorre de maneira muito limpa e bem feita. Os fillers são mesclados de maneira plena com os capítulos retratados no mangá e digamos que isso ajuda muito para aqueles que acompanham o anime “esporadicamente”, como eu. Um exemplo foi o ótimo crossover do anime com seu “filho” Sket Dance. Filho pois em Sket Dance teremos ainda uma pitada de Gintama na televisão, uma vez que as duas séries seguem um caminho semelhante em relação as suas animações.

Sket Dance teve seu segundo ano confirmado na edição da semana passada da Shounen Jump, e diferente de Beelzebub, sua série ajudou muito para as vendas dos mangás e até mesmo para suas colocações das Table of Contents semanais. Mesmo tendo uma temática diferente de Gintama, Sket também possui os mesmos elementos que fizeram o samurai de cabelo prateado se tornar um sucesso: carisma, uma animação competente, honesta, simples e que convence. Tudo muito bem amarrado.

Já Beelzebub pode ser fadado a entrar no esquecimento e ter o mesmo destino de animações como D.Gray-Man e Hitman Reborn, as quais dificilmente voltarão para a televisão. Confesso que quando seu anime foi anunciado não era esperado por mim. Na época, achava muito mais coerente uma animação de Psyren, principalmente pelo fato do mangá já ter se encaminhado para o final. A opção foi “elevar” Beelzebub ao lado do todo poderoso Toriko, e o resultado vocês já estão provando. Toriko se tornou um sucesso e está com todo gás para mais um ano de animação, com suas vendas de volumes disparando a cada mês.

Uma pena, claro, já que Beel é o meu “xodó” dos mangás atuais dentro da revista. É o que sempre me faz rir e o que eu praticamente não ligo de ter um bom capítulo ou não. Mas agora ele tende a conviver com o fato de ser “somente mais um” ao lado de Nurarihyon no Mago (embora eu ache que esse tenha mais chances de ganhar uma terceira temporada).

De qualquer modo, a Jump não vai “sentir” isso. Animes de Medaka Box e Kuroko no Basket estão chegando na próxima temporada, bem como a terceira temporada de Bakuman confirmada para outubro. Isso sem falar na presença de Naruto, Hunter x Hunter, One Piece (que também terá uma exibição em HD todos os sábados) e até mesmo o próprio Naruto SD que entrará no lugar de Bleach. E também merece ser citado novamente o fato de Sket Dance continuar lá, firme e forte, o que foi duvidado por muitos durante muito tempo. Não é nenhum motivo para preocupação para os fãs das obras Jumperianas. A vida segue.

Agora quanto a Gintama e Beelzebub, os episódios finais das séries vão ao ar 26 e 25 de março, respectivamente. Fãs do primeiro, aguardem por uma terceira temporada em 2013 e aproveitem o ótimo Sket Dance. Fãs de Beelzebub… corram para o mangá (que não deve demorar a chegar ao Brasil) e assistam Space Brothers – esse anime com certeza merecerá sua atenção. Também indico os artigos do Nahel Argama sobre o encerramento das séries, AQUI e AQUI respectivamente. Leitura recomendada.

Já Gon… Bem, com Gon fiquem apenas com a review do Mangás Undergrounds sobre o quadrinho que deve ter um minuto da sua atenção. Basta clicar AQUI e ver o que provavelmente não existirá nem 10% no anime. Triste.

por Dih

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.