Table of Contents #08: Edição 15/2012

A volta de One Piece, Naruto e Bleach no comando das três primeiras posições da TOC.

Essa edição da Jump foi de tirar o fôlego! Muitas surpresas e reviravoltas nas posições dos mangás! Mas antes de falarmos mais sobre isso, confira o ranking:

O destaque da edição ficou para Beelzebub, que embora seu anime esteja se despedindo das TVs japonesas ainda esse mês, comemora seus 3 anos de publicação cheia de altos e baixos dentro da Shonen Jump. A fórmula clichê poderia ter sido revestida em um sucesso estrondoso como Bleach ou até Naruto, mas o tiro acabou saindo pela culatra. Não que o mangá não tenha seus méritos, mas convenhamos que a audiência do anime foi bem medíocre, sendo possível contar nos dedos a quantidade de vezes que ele entrou para o TOP10 de audiência nesse seu pouco mais de um ano de exibição. O mangá não corre (pelo menos tão cedo) risco algum, mas já não será mais possível ver essa bagunça de Satanás em versão animada. Bom, o que resta é se deliciar e gargalhar com a versão em quadrinhos, mesmo.

Tivemos uma grande surpresa essa semana quando nos deparamos com a antiga tríade da Jump voltando a reinar no topo, o que tinha acontecido pela última vez na issue 25 de 2010. One Piece, Naruto e Bleach, respectivamente, são os donos das 3 primeiras colocações. Para o pirata de borracha e para o ninja loiro não é nada que não seja corriqueiro, mas esse retorno de Ichigo e seus amigos logo depois de ter passado por maus bocados dentro das ToCs foi uma verdadeira vitória. Porém, sem dúvida alguma é muito cedo para que possamos nos assegurar de que esse retorno vai ser mesmo duradouro. Quem garante que o bom resultado não seja apenas resultado do hype de início/fim de saga? Vamos aguardar as próximas edições e sorte para o tio Kubo.

Lembrando que HQ e Pajama na Kanojo, embora estejam em posições altas, ainda não estão sendo rankeados. Tenho visto constantes críticas negativas relacionadas ao segundo, mas convenhamos que o que importa mesmo é o que os leitores JAPONESES acham. E, sinceramente, não duvido que dê certo entre os garotos com a adolescência à flor da pele, loucos para ver algumas curvas estampadas em algum lugar, não importa onde seja. Putaria sempre vende, né?

Kurogane recebe página colorida nessa edição, mas teria sido bem mais interesse caso não tivesse ganhado. Por que digo isso? Simples! Depois de ter pego a 4° colocação semana passada, muita gente está ansiosa pra saber se foi só sorte ou um verdadeiro sucesso que está em ascensão. O hype do povo, pelo menos, está enorme. Corra e veja com seus próprios olhos se Kurogane é tudo isso que falam, mesmo.

E que os haters digam amém, pois Toriko está no 4° lugar. Tenho que concordar que o autor procurou por isso ao iniciar essas sagas curtas uma atrás da outra. Está sim, muito divertido, mas longe do verdadeiro vigor da série. Aliás, evitem perguntas como “o que vocês veem em Toriko?” e comecem a ler a série vocês mesmo, poxa. Alguém pode até te responder, mas a resposta não será sua opinião. E evite também julgar o mangá todo só por ter assistido aquele crossover animado com One Piece feito apenas pra vender, pois além de ser muito feio condenar assim, aquele especial não chega nem perto de fazer jus à série. Embase seus argumentos e volte a comentar.

Bakuman, por motivos que não vou expor aqui, tem sido a razão para discussões muito polêmicas, sendo perceptível o exagero e o sensacionalismo nas conclusões de algumas pessoas, mas cada um tem sua opinião, não é mesmo? O importante é que o mangá vai muito bem, obrigado, e ganha uma linda color page nessa edição.

Gintama fecha o TOP 5 dessa edição. Será que o anime é parte responsável pelas boas colocações do mangá? Caso for, talvez o mangá possa ter uma leve queda após o fim da série animada, que assim como Beelzebub, acaba ainda esse mês.

E pra mim, pra você e pra Jesus Cristo, a maior surpresa da edição: PQP MASOQQ MAGICO EM 6° LUGAR???? (desculpem o surto) Cara, é uma recuperação muito insperada! Há algumas semanas, o mangá estava fugindo por pouco da zona de perigo, e ultimamente a situação havia ficado pior, tendo entrado de vez no bottom 5. Quando muitos já cogitavam uma possível conclusão na próxima rodada de cancelamentos, Magico deu um tapa na cara de todo mundo e mostrou que ainda pode, sim, se reestabelecer. Toda sorte do mundo para ele nas próximas semanas!

Nisekoi e Pakky na 7° e 8° colocação, respectivamente. Medaka Box, que provavelmente deve estar vivendo seus últimos capítulos (acabando naturalmente, não por  cancelamento), ganha a última color page dessa edição.Sket Dance teve novamente uma quedinha nessa edição, mas nada fora do normal.

Inumaru passa raspando no bottom, mas quem abre ele é Reborn! Nossa gente, mesmo com essa saga tão frenética o mangá não consegue se estabelecer? É uma pena, mas a situação também não está tão crítica assim. Se Bleach se reergueu, sempre há esperanças, não é mesmo?

Nurarihyon no Mago manda seu alô lá do fundo do ranking, seguido por Kuroko no Basket. St&rs e Hunter x Hunter fecham a edição em penúltimo e último lugar, respectivamente. Nada de surpreendente.

E na próxima edição, nas ISSUE #16 de 2012:

– Toriko estará ausente

– Capa e páginas coloridas de One Piece

– Páginas coloridas para Nurarihyon no Mago

– Páginas coloridas para Katekyo Hitman Reborn!

por Valdessom

Asevedo

Formado em design editorial e assistente editorial da Panini Mangás. Leio mangás e história em quadrinhos de diversos países. Assisto animes de forma esporádica. Sempre estou no Twitter.

Related Post