Nuvem Musical #02 – Yuya Matsushita

O autor do fantástico encerramento de DRRR! dá seu ar da graça no segundo Nuvem Musical.

E estamos de volta! Fiquei feliz com o feeedback do primeiro post do Nuvem Musical, e agradeço a todos pelas dicas e opiniões dadas, foram de importância impar para mim.

Para o segundo post, um artista que em pouco tempo conseguiu atingir o estrelato, e que já fez de tudo um pouco: Yuya Matsushita!

Sobre ele

Yuya Matsushita, que tem 21 anos, é um cantor de R&B e hip hop japonês, e que estreiou no mercado em 2008 com a single ”Foolish Foolish”, e desde então vem trabalhando com muita frequência no mercado, aparecendo em musicais, doramas; e com suas músicas fazendo parte de varias mídias, como animes, filmes e outros. Desde os 12 anos, ele estava decidido a seguir essa carreira, entrando numa escola de música, mesmo não tendo o apoio de sua família. E foi após uma viagem a Nova Iorque (coincidentemente, a mesma cidade onde gravou seu 1° clipe), ele voltou ainda mais determinado em fazer seus sonhos se tornarem realidade.

Em 2008, ele assinou contrato com a Epic Records Japan Inc., mesmo selo de outros artistas como T.M Revolution (e seu grupo Abingdon Boys School), Ikimono-gatari, Scandal, etc., e a partir daí começou sua trajetória de sucesso. Como ator, Yuya ja participou de 2 dramas e 3 filmes (e para alguns deles, foram usadas músicas suas), e também já atuou em um musical (segurem os corações, fujoshis) de Kuroshitsuji, como Sebastián! E claro, mais para frente no post, vocês vão ver isso.

Claro que não poderia deixar de citar isso, mas a grande inspiração musical de Yuya é o icônico Michael Jackson (na verdade ele gosta de muitos artistas americanos, mas o MJ é o favorito), e vendo suas musicas, clipes e afins, você pode ver a clara influência dele em suas músicas (lembro de quando vi ele fazendo um dance cover de Beat It, se não me engano, nunca tinha visto o Yuya tão feliz antes).

As Músicas

Yuya, desde o seu debut até agora, ja lançou muito material musical: Foram 10 Singles (muitas delas com versões diferentes), 2 digital singles e 2 álbuns, e desde 2010 (onde ele teve seu primeiro top 10), ele vem lançando muita coisa. Comentarei brevemente sobre suas singles de destaque (e que vocês DEVEM ouvir).


Como ja foi dito, a primeira single  dele se chama Foolish Foolish, e mostra o início brilhante da estrela que estava a nascer. Essa foi a segunda música que ouvi dele (a primeira foi Negai Ga Kanau Nara), e gostei bastante do que vi. Claro que no começo não pude deixar de compará-lo com outros artistas como Daichi Miura ou Shimizu Shota (com quem já chegou a fazer um grupo, em 2004), mas ele provou ter seu estilo “único”, além do ótimo trabalho que sempre faz com suas composições.

Nas performances ao vivo (que vocês vão ver mais pra frente) ele usava o piano como acompanhamento (isso no começo, depois ele resolveu fazer uma performance com coreografia dela, mas ele varia entre as duas), e era muito legal ver ele junto do piano, além da música ser ótima. A outra musica do single, Mr. Broken Heart, foi usada no filme que marcou sua estréia como ator, Kanashii Boyfriend.

A sua 3° single, foi sua  primeira single ”dupla”, Honesty / Negai Ga Kanau Nara, onde ele promoveu as 2 músicas. Até aí, o Yuya ia bem mais ou menos nos charts (essa single tinha sido sua melhor, chegando na 55° posição), mas eu particularmente adoro esse single! Ambas as músicas são ótimas, e mostram como ele queria desbravar novos estilos pra sua carreira.

Neste mesmo ano, o Yuya também fez sua estreia em musicais, estrelando o musical de Kuroshitsuji, onde ele ficou famoso até mesmo internacionalmente, e isso ajudou muito a alavancar sua carreira. Vocês podem conferir um video do musical clicando AQUI, e particularmente, achei que ele representou muito bem o Sebastián (apesar dessa peruca aí), e vocês?

E logo após isso, veio a primeira single de sucesso considerável do Yuya, e creio que a mais conhecida dele até hoje.


Trust Me foi a 4° single dele, lançada em 2010, e marcou como a primeira single do Yuya a chegar no top 10 da Oricon (já influenciada pela popularidade do Yuya), e como podem ver (para os que não sabiam que era dele), foi usada como música de encerramento do anime Durarara!!, na qual eu creio que quem conheceu ele, foi por causa dessa música. A outra música da single, Futari, foi usada no filme Toki O Kakeru Shoujo, na qual Yuya fez uma participação. É uma de minhas músicas favoritas dele, no instante em que ouvi, acabei adorando a musica.


Sua próxima single, YOU, seguiu o padrão de sua última single, e por sinal é uma ótima música (outra que está em minhas favoritas), e além dela, na single contém a musica Hallucination, que foi a tema do 2° musical de Kuroshitsuji (também estrelado pelo Yuya). A coreografia de YOU é um pouco complicada, e chega até a atrapalhá-lo um pouco na hora de cantar, mas claro, o Yuya sendo um ótimo dançarino (nisso eu o comparo totalmente ao Daichi Miura, ambos são sensacionais nisso), ele consegue contornar essa situação.

Um mês após o lançamento de YOU, ele lançou seu 1° album, chamado I AM ME, que é basicamente uma compilação de todas as suas singles , e pra não ficar sem nada postado nessa parte, vejam aqui o video de Koe Ni Naranakute, com participação da cantora Sista.


A sua última single de 2010 foi a dupla Bird/4 Seasons, na qual Bird foi utilizada como encerramento do anime Kuroshitsuji II (como podem ver, o Yuya tem uma ligação forte com a série, não é?), e 4 Seasons foi utilizada no filme Hikari, Sono Saki e As duas músicas são mais calmas, bem diferente do que ele vinha fazendo. Inclusive 4 Seasons tem um clima bem ”verão”, foi interessante essa variação musical que ele fez, não caiu na mesmice.



Naturally é a 8° single de sua carreira, e é uma música mais trabalhada no instrumental, beirando entre estilos utilizados anteriormente, mas com um ar totalmente renovado. Esta single teve 8 versões diferentes (e aposto que teve gente que comprou as 8), e conseguiu ficar na 9° posição do chart da Oricon, sua 2° melhor colocação em charts, até então. E a musica foi usada em uma propaganda para a linha de cosméticos “NATURAL BEAUTY BASIC” .

SUPER DRIVE  foi a 9° single lançada, e é uma das faixas mais dançantes feita por ele, e essa é a single que tem mais referências a sua inspiração, MJ. A começar pelo vídeo da musica que já entrega tudo! Sem contar que ele fez um cover para a música Rock With You, na qual achei muito boa (certeza que deve ser uma das favoritas dele).

Seu lançamento mais recente foi o seu 2° álbum, chamado 2U, e assim como seu 1° álbum, é uma compilação de suas singles, e algumas (poucas, infelizmente) músicas novas. O álbum em si possui 3 versões, com muitos bônus para os fãs. É definitivamente algo que você gostaria de ter em sua coleção. Destaco 2 músicas do album para vocês, Last Dance’ 06 e 2 of Us.

As Performances

Yuya é um artista completo, e isso inclui nas performances também. Sabe cantar, dançar, tocar. Até o momento, ele tem 2 DVD’s ao vivo: ~Last Night Show~ (recomendadíssimo!) e o Yuya Matsushita Live Tour 2011 ~SUPER DRIVE~ (que ainda não assisti, mas deve ser tão bom quanto). E ele já chegou até a se apresentar nesse lado do mundo, no FanimeCon, pra pouco mais de 4000 fãs! Mas para vocês não ficarem com água na boca, vou deixar uma performance que acho relevante. Além do vídeo, confiram esses dois links AQUI e AQUI.

Uma coisa, da qual acho muito ruim, é o Yuya não ter um canal de YouTube (se ele tiver alguém me avise, porque eu nunca vi!), e por consequência é muito complicado achar coisas que seriam bem simples, como seus próprios vídeos… claro que isso é uma maneira de incitar a venda de DVD’s, mas acho que não faria mal ter uma divulgação por lá também.

Para completar, o Yuya é um cara muito esforçado (pode não parecer pra alguns), e ele deu muito duro pra chegar  onde chegou. O admiro por nunca desistir do seu sonho, talvez foi um dos motivos pra eu virar fã dele, não sei. E eu, como fã assumido, espero um dia poder ver ele, se apresentando em terras tupiniquins, porque sonhar nunca é demais!

E aí, o que acharam do post? Duvidas, críticas, sugestões (sim, eu leio TODAS as sugestões, então podem falar sem medo), opiniões podem ser feitas nos comentários. Quem será o próximo artista da coluna? Fiquem vivos para saber!

por Lelou

ChuNan News

Perfil responsável pelas notícias e informações do mundo otaku no Brasil, Japão e resto do mundo! Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações sobre o Chuva de Nanquim!