Table of Contents #12: Edição 19/2012

Ausência de One Piece, capa de Naruto e Toriko na primeira colocação.

Mais uma edição da toda pop Shonen Jump no Japão, então não poderíamos deixar de comentá-la, né? Ao contrário da semana passada (e para nossa alegria!!), o ranking está todo organizadinho em um só, como tem de ser. Então, vamos conferir?!

O grande destaque da edição vai para Bleach, que ganha páginas coloridas duplas bem medianas. Kubo podia ter caprichado mais. Mas é bom pra levantar a moral do mangá, pra ver se continua nessa boa fase do retorno de sua popularidade, duradoura ou não.

Na primeira colocação, One Pi— oh, não! Infelizmente, One Piece está ausente nessa edição, mas volta na semana que vem, não precisam se preocupar. Já reinando no topo está Toriko, quebrando a teoria de que cairia quando os capítulos episódicos começassem a ser rankeados. Querendo ou não, o mangá já está firmado como sucesso e já tem uma tiragem inicial de cada volume quase tão alta quanto Fairy Tail, o maior título da revista rival, Shonen Magazine, e se continuar nessa crescente não deve demorar muito a superar o título lá no Japão.

Naruto, embora tenha “roubado” a capa de Bleach (pra vocês verem a moral do mangá dentro da Jump), está sendo rankeado nessa edição, portanto está na segunda colocação. Lembrem-se: mangás que apenas são capa da revista, sem páginas coloridas, continuam contando dentro do ranking. Mas raros são os casos onde isso ocorre, já que na maioria das vezes se ganha color page dupla também ganha a cover.

Bakuman, mesmo com essa pressão vinda de todos os lados da internet torcendo para que o mangá acabe logo, quebra as pernas de muita gente e faz bonito na 3° colocação. Se os Japoneses gostam do produto que é inicialmente destinado a eles, não há o que ser aprovado. Vai acabar quando tiver que acabar e ponto, quem não gosta do rumo atual da história vai ter que conviver com isso.

Pajama, mesmo começando a ser rankeado só na semana que vem, parece estar recebendo um pequeno impulso da parte da revista para que fica entre posições altas. Isso seria uma dica de que o ecchi teria sido bem aceito? Medaka Box ganha páginas coloridas, páginas extras e entra em um novo arco, que pelo que foi jogado, promete bastante. Lembrando que o anime também estreou essa semana, e gostei muito da animação. Resta saber é como Medaka se sairá nos outros rankings (como o de audiência e de venda de DVD’s) que aparecerão em seu caminho a partir de agora. A série tem um belo potencial, vamos ver se o mesmo será bem utilizado.

Outra grande surpresa dessa issue é que esse é o primeiro ranking onde HQ! é rankeado, e o mesmo se saiu MUITO BEM, pegando a 4° colocação. Tá, é muito cedo para afirmar que vai sobreviver e tudo mais, mas não me lembro de nenhuma das séries recentes de esportes começar tão bem. Sem falar que vôlei não é o que podemos chamar de esporte popular lá em terras nipônicas, então já é um grande mérito ter começado assim.

Nisekoi na 5° colocação, chutando muitos mangás velhos de casa, já é um possível sucesso. Mas será que vai refletir os bons resultados nas vendas dos tankos? Estaremos aguardando pra conferir! Reborn também se saí bem, estando no 6° lugar. Sket Dance ganha mais uma color page (tem ganhado bastante, ultimamente), por isso não está contando no ranking.

Gintama em 7° lugar, enquanto que em 8° está Inumaru Dashi em uma posição mais alta do que habitualmente costuma ficar. Já Beelzebub não está tão bem das pernas, mas pelo menos não corre perigo. Magico conseguiu fugir por muito pouco da zona de perigo. Quero ver qual será o resultado de popularidade desse no arco do mangá pra ver se a série terá futuro dentro da revista, mesmo. Bem, acredito que ele esteja livre da próxima rodada de cancelamentos/estreias.

Abrindo o bottom está Kurogane, mangá em que eu e muita gente apostava (ou ainda aposta) as fichas. Tem alguns outros títulos, como Pakky e St&rs, que possivelmente servem de escudo para ele, mas é bom se recuperar enquanto é tempo.

Kuroko é outro que teve seu anime lançado essa semana, mas que só poderemos ver o resultado da investida só daqui a algumas semanas. Esperamos que dê um gás a mais pro mangá, mas por enquanto, o mesmo está perigando no bottom 5.

As colocações de Nurarihyon no Mago têm uma importância quase neutra dentro dos rankings, então a série está tranquila. Pra fechar a edição, Pakky, que tem caído MUITO em relação as semanas anteriores, e o “anunciado de morte”, St&rs, que logo deve dar seu lugar para uma nova série.

Na próxima edição, na Issue #20 de 2012:

–  Capa e páginas coloridas duplas para Kochikame;

–  Página colorida para Nisekoi;

–  Página colorida para HQ!!;

–  Black Katana, one-shot.

Bom pessoal, por essa semana é só! Deixem seus comentários e até a próxima!

por Valdessom

Asevedo

Formado em design editorial e assistente editorial da Panini Mangás. Leio mangás e história em quadrinhos de diversos países. Assisto animes de forma esporádica. Sempre estou no Twitter.

Related Post