Gin no Saji, de Hiromu Arakawa, vende quase 3 milhões em 3 volumes

E alguém ainda discute o sucesso da série?

Acredito que poucas pessoas que estejam envolvidas no mundo “otaku” não conheçam a autora Hiromu Arakawa. Dona do sucesso incontestável de Fullmetal Alchemist (além do nome envolvido no discreto Hero Tales) ela com certeza é uma das mangakas mais influentes da última década pela grande auge alcançado pela sua série dos irmão Elric. Conseguir se destacar com um shounen da forma como ela fez e longe das páginas da Shounen Jump – e em uma revista relativamente menor, a Shounen GanGan – não é das mais fáceis tarefas. Então, ao fim da série, muitos se perguntaram qual seria o destino da autora, se estaria fadada ao sucesso único de FMA ou se conseguiria emplacar algum novo hit. E a resposta demorou pouco, muito pouco para aparecer.

A revista Shounen Sunday, novo lar da autora, divulgou nessa semana que a sua atual obra, Gin no Saji – também conhecida como Silver Spoon, alcançou a incrível marca de 2 milhões e 800 mil volumes com apenas 3 volumes lançados. Isso é uma marca realmente assustadora para um título que poucos “davam alguma atenção” ao saberem que iria se tratar de um mangá focado na grande paixão da autora, a vida no campo e… vaquinhas. Claro, é só uma brincadeira e o mangá se desenvolve bem diferente de “apenas mais um”, conquistando muitos fãs principalmente no Japão, e essa marca é prova disso.

O sucesso da série é tanto que um anime televisivo já está em pauta para os próximos meses – provavelmente para o próximo ano. Além disso o mangá ganhou o importante prêmio Taisho Awards desse ano e já se destacou muito entre os críticos especializados. Para terem uma noção, a média de 1 milhão por volume deverá ser batida muito em breve pela obra. Vale lembrar que Fullmetal Alchemist na época do lançamento de seu último volume (o 27) havia vendido um total de 50 milhões, uma média de quase 1,8 milhão por volume. Se Gin no Saji continuar nesse ritmo não estranhem essa se tornar a maior obra da autora na opinião de muitos – e provavelmente na vendagem também.

O volume 4 de Silver Spoon já está programado para o dia 18 de Julho e mais recordes devem ser batidos junto com ele. No Brasil ainda não existe especulação sobre um possível lançamento da obra no momento (até eu acharia apressado algo assim), mas não duvide do fato já que a editora JBC parece encontrar uma boa mina de ouro nas mãos da autora com Fullmetal, seus guias e Hero Tales. Vamos esperar para ver.

Até mesmo eu, que não me empolguei no primeiro momento com a obra e a larguei de lado, darei uma segunda chance para a série. Não parece ser o tipo de mangá para se julgar pela capa e muito menos pela sinopse. E vocês, concordam? Ao menos temos uma certeza: Arakawa é sensacional e merece todo e qualquer reconhecimento possível. Que Gin no Saji consiga ainda mais resultados do tipo para essa grande autora.

por Dih

Dih

Dih

Paulistano, 28 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Atualmente é editor na Panini/Planet Mangá e cuida de títulos como One-Punch Man, MOB Psycho e Jojo's Bizarre Adventure.

Related Post