O fim de Claymore? (AT)

Será? Façam suas apostas.

No começo da semana, surgiu um pequeno boato através dos fóruns 4-chan e MangaHelpers que o mangá de Norihiro Yagi havia chegado ao seu fim na última edição. Tudo porque na última página do capítulo 126, o leitor encontrou uma palavra “The End”, jamais utilizada em qualquer outra situação do mangá antes. Para completar, na noite do dia 3 de maio, o site Anime News Network publicou uma notícia confirmando o mangá de Claymore chegando ao seu final – tudo analisado pelo fato do mangá não estar “escalado” para a formação da edição da Jump Square de Junho no site oficial.

Ainda não existe uma confirmação que de fato o mangá chegou ao fim, mas as probabilidades são grandes. Porém, existe uma grande chance de Claymore começar um novo arco, ou até mesmo uma “continuação” em breve – algo como aconteceu em Rosario + Vampire, por exemplo. Mesmo assim, ao contrário de Bakuman, não houveram grandes reclamações sobre o tal final apresentado até então. Isso se deve muito ao fato de  Claymore ser um dos poucos mangás que considero em elevado nível de crescimento desde o primeiro capítulo.

De qualquer modo, se Claymore realmente chegou ao fim deixará saudades. Saudades por ter sido um dos melhores mangás que muitos puderam ler nos últimos anos – sem dúvida nenhuma – e por ter conseguido formar uma opinião muito maior do que uma “simples cópia de Berserk” como chegaram a taxar o título em seu começo. O mangá ganhou um anime em 2007 pela Madhouse, que apesar do final “diferente”, também foi uma boa produção e que incentivou ainda mais a popularidade no mundo – inclusive no Brasil.

O grande porém é que o mangá não possui capítulos suficientes para um provável volume 23, o que nos leva a crer que se o título de fato terminou, teremos o volume 22 (que será lançado em Junho) com sete capítulos, diferente dos costumeiros seis das edições. Isso não seria uma grande surpresa, já que outros títulos da Jump também terminaram dessa forma (um exemplo recente é Tenjho Tenge, da Ultra Jump). Enquanto isso, no Brasil estamos na edição 18, o que nos daria mais 4 volumes nacionais pela frente.

E você? Acha mesmo que Claymore chegou ao seu final? Observação: Controlem-se nos spoilers nos comentários.

ATUALIZAÇÃO: Foi confirmado que Claymore não acabará. Tudo não passou de um engano da revista e o mangá continuará normalmente na próxima edição da Square Jump.

por Dih

Dih

Dih

Paulistano, 28 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Atualmente é editor na Panini/Planet Mangá e cuida de títulos como One-Punch Man, MOB Psycho e Jojo's Bizarre Adventure.

Related Post