Nuvem Musical #04 – 2NE1

Naega jeil jal naga!

De volta com a coluna! Pois bem, nas 3 primeiras edições, vocês foram apresentados previamente aos estilos abordados na coluna. Ou seja, voltamos a primeira questão novamente: a k-music. Na primeira edição, teve o grupo B1A4então dessa vez, decidir apresentar (para alguns, já que se trata de um grupo extremamente conhecido no cenário, mas eu chego lá) para vocês um girl group (pra quem não se familiarizou ainda, é um grupo composto apenas por garotas): o 2NE1!

Quando foi anunciado o projeto da Yg Entertainment (agência responsável pelo 2NE1) de criar um girl group, muitos olharam com certa preocupação. Era o 1° girl group da agência, e a pressão de dividir o mesmo selo responsável por artistas como BIG BANG, Se7en, Gummy, Psy e entre outros artistas renomados (fora que foi a casa de coisas como Jinusean, 1TYM, Lexy, Wheesung… enfim) era imensa. E um projeto ousado também, ja que se tratava de um grupo que iria misturar hip hop com reggae (imagina a reação deles na época). Mas essa desconfiança só serviu para aumentar o hype em relação a estréia do grupo. mas antes, vamos apresentar o grupo?

O grupo, composto por CL, Minzy, Park Bom e Dara começou sua trajetória em 2009, e desde então se tornou em um dos grupos mais importantes e famosos no cenário, conseguindo extrema atenção e conquistas, inclusive internacionais. Além da Coréia, o grupo ja lançou o seu trabalho no Japão, e está a poucos passos de entrar no cenário americano – com a ajuda do icônico will.i.am, do Black Eyed Peas – , pra alegria (ou não) de seus fãs ao redor do mundo. O fã-clube oficial do grupo se chama Blackjack (jogo de cartas), que também é conhecido como ”Twenty-one”.

No que diz respeito a seu estilo musical, o grupo arrisca muitas áreas, desde o hip hop e o reggae (como dito acima) passando para um pop mais normal, com muitas bases eletrônicas, e hora até mesmo acústicas.

As músicas

Apesar de terem estreiado em 2009, 2NE1 não tem uma vasta quantidade de trabalhos lançados. Até o momento, elas tem 2 mini-albuns e 1 album lançados (na coréia), e 1 mini-album e  1 album (no japão). Isso sem contar os lançamentos futuros, com um album/mini-album a ser lançado em julho na coréia, e o 1° album americano, que especula-se ser lançado no fim do ano. Mas vamos retornar a base do post.

Antes do debut oficial, e como formar de divulgar o novo grupo, foi lançado uma single conjunta com o Big Bang, chamada ”Lollipop”. Infelizmente, essa musica não foi promovida, mas no momento em que foi lançada, alcançou o 1° lugar facilmente, e impulsionou bastante o 2NE1 para seu debut.

Particularmente, eu gosto MUITO dessa musica! Ela é tão ”simples”, e contagiante, impossível você não gostar. Meu único destaque negativo é o exagero no autotune, mas era coisa da época, é entendível.

Com o sucesso dessa música, muitos ficaram ansiosos para o debut oficial de 2NE1, mas o que vinha a seguir, não era nem o mínimo que podia ser imaginado.


Foi então lançado o primeiro EP (Extended Play) do grupo, chamado ”2NE1” (originalidade),  e é composto de 7 faixas (incluíndo a single Lollipop). As faixas foram todas produzidas e compostas por Teddy (que também é membro do grupo 1TYM, da YG) e Kush (membro do Stony Skunk). Para promover o album, a primeira faixa usada foi ”Fire”, que mostra logo de cara do que o grupo é capaz.

Quando esse MV saiu, eu digo facilmente isso, eu não sabia o que dizer! Estava tudo tão ”diferente” do que rolava, mas tão interessante! É uma música forte para um debut, e isso as ajudou bastante. Essa musica também teve um outro MV, que vocês podem conferir clicando aqui.

O sucesso foi tanto, que com pouco mais de 1 mês após o debut, elas conseguiram conquistar premiações em alguns programas (o que é algo extremamente difícil, levando em consideração que são artistas novos, tentando conquistar os fãs). Para continuar as promoções do mini, foi lançado a 2° single do mesmo, ”I Don’t Care”, que conquistou, assim como Fire, um sucesso tremendo (se me recordo, o sucesso foi ainda maior que o debut), gerando até mesmo uma single digital da versão remix.

Um dos meus clipes favoritos delas, simples, divertido. E num total, esse primeiro EP delas vendeu mais de 100.000 unidades, um feito enorme pra um grupo que acaba de debutar.

Após o término das promoções do primeiro mini-album, o grupo deu uma breve ”pausa” para trabalharem em composições solo. Dara lançou a música Kiss, que tem partipação de CL; Já CL lançou, juntamente de Minzy, a música Please Don’t Go, e por fim, Park Bom lançou a balada You & I, e foi uma forma de mantê-las no cenário, e assim mostrar mais de cada uma. Das 3 músicas, minha favorita é Please Don’t Go, a combinação CL e Minzy é demais!

Voltando as atividades do grupo, foi lançado primeiramente a single ”Follow Me”, e foi utilizada para promover uma marca de celulares.

Outra musica bem peculiar do estilo delas, e conquistou #1 em vários charts, inclusive em uma época que tinha musicas como ”Oh” de SNSD (Girls Generations pros desavisados) nas paradas.

Mas o que vinha a seguir seria ainda melhor.

O primeiro álbum de 2NE1 é chamado de ”To Anyone”, e literalmente, faz jus ao título. É um álbum extremamente variado, com músicas para todos os gostos, e contendo as 3 singles solo, e a musica mais recente, Follow Me.

Dessa vez, foram escolhidas 3 músicas para promover o álbum, ao mesmo tempo! As músicas escolhidas são as 3 primeiras faixas do album: Can’t Nobody (que é extremamente famosa nesse ”boom” mundial da k-music), Go Away e Clap Your Hands, e no total, 2NE1 ganhou 11 vezes só nesse comeback! Um feito realmente impressionante.

Após o imenso sucesso das 3 singles, elas ainda lançaram uma follow-up, ”It Hurts”, que aliás foi apresentada exatamente no dia do Halloween (pra quem não clicou, a temática do MV é Halloween também). É uma faixa bem diferente do resto do album (sem autotune, que ficou como uma marca dessa era de 2NE1), e muito elogiada na época.

Ainda em 2010, 2NE1 lançou outra single promocional (e uma das minhas musicas favoritas), chamada Don’t Stop The Music, usada para promover uma marca de motos.

Como já devem ter percebido, boa parte das músicas de 2NE1 tem esse som ”peculiar”, sempre misturando estilos novos, adicionando coisas. Queria muito que essa musica tivesse sido promovida em programas. Uma pena.

As promoções pro 2° mini-album foram ainda mais grandiosas. Porém, vamos por partes.

Ano passado, no fim de julho, foi lançado o 2° mini-album de 2NE1, onde TODAS as músicas novas (com excessão de Don’t Stop The Music) foram promovidas! Mas, antes do lançamento do mini, aos poucos, foram sendo lançadas algumas singles.

Primeiramente, foi lançado uma nova single de Park Bom, ”Don’t Cry”, que assim que lançada foi instantaneamente pro primeiro lugar de todos os charts possíveis. Foi então criado um canal no YT, ”YG on Air” onde tecnicamente iriam promover as músicas a serem lançadas. A próxima single, “Lonely”, é uma canção acústica, que fez um sucesso estrondoso, conquistando facilmente o primeiro lugar em tudo quanto é lugar. Essa música também foi apresentada no Yg on Air, e conseguiu um número alto de views, provando o interesse do público pela música.

A próxima single (ao menos na minha concepção), é a música mais conhecida internacionalmente do grupo, a eletrônica ”I Am The Best”, que também conquistou o primeiro lugar em todos os charts.

Essa música, como disse acima, fez um sucesso muito grande internacionalmente, figurando em diversos lugares, como rádios, televisão, e houve até mesmo um caso de ”cópia” da mesma. Uma das melhores musicas delas, sem duvida!

A próxima single foi ”Hate You”, que tem um clipe totalmente animado, e eu achei uma forma bem bacana de divulgar a música. Alias, os desenhos de cada uma das integrantes no MV, são utilizados na capa do mini-album.

A última single, que foi lançada juntamente do mini, é ”Ugly”, que na minha opinião, é o clipe mais legal delas. E 2NE1 foi o primeiro grupo na história do kpop a conseguir 5 singles seguidas no #1 lugar! Após as promoções do mini, elas estrearam a primeira turne solo, ”NOLZA”, e se focaram no debut japonês, onde também alcançaram um sucesso considerável.

Elas estrearam com Go Away no Japão, mas a primeira música inédita delas, é a diferente ”Scream”, que também tem um clipe bem legal pra ela.

E logo após, lançaram o primeiro álbum japones, chamado ”Collection”, que contém boa parte de suas musicas originais, em versão japonesa, e como novidade, um cover da musica ”Like a Virgin”, de Madonna.

As performances

Ao vivo, 2NE1 sempre foi extremamente elogiado pelas habilidades, tanto de canto como dança, como quase perfeitas. E mesmo com algumas músicas com coreografias complexas (como I Am The Best), elas conseguem se sair muito, mas muito bem. Não é atoa que elas tem um reconhecimento internacional imenso, sendo elogiadas até mesmo por grandes artistas da música, como por exemplo, o will.i.am, que de tão interessado, está produzindo o álbum americano delas.

Em caso de interesse, irei deixar 3 performances aqui, para conferi-las (inclusive, o famigerado debut stage, que eu considero um dos melhores que ja vi!):

Por fim, creio que 2NE1 é um grupo que ainda vai muito longe, quem sabe até mesmo numa perspectiva internacional, ainda mais sendo impulsionadas por muita gente. É um grupo que só tem a evoluir, e um dos carros-chefe da bandeira ”k-music” ao redor do mundo, e sua popularidade so aumenta a cada dia.

Sugestões, dúvidas, críticas ou qualquer que sejam suas perguntas, podem ser feitas nos comentários, pois lerei todas. No mais, até a próxima, e espero que gostem desse post!

por Lelo

Asevedo

Formado em design editorial e assistente editorial da Panini Mangás. Leio mangás e história em quadrinhos de diversos países. Assisto animes de forma esporádica. Sempre estou no Twitter.

Related Post