L&PM prepara linha de mangás de clássicos literários para 2013

lepmFinal de ano da L&PM com as novidades para 2013.

Em 2012 a espera foi muita depois dos lançamentos de Solanin e Aventuras de Menino com um tratamento diferenciado. Mas nada aconteceu. Bem, pelo menos em 2013 as coisas devem ser diferentes.

A L&PM parece disposta a investir em um segmento alternativo no que tratamos de “mangás”. O blog “A Biblioteca de Raquel” da Folha de São Paulo, divulgou que a editora pretende começar em 2013 a publicar a linha de clássicos em mangás promovida pela East Press sobre o nome de “Manga de Dokuha” (e com supervisão do japonês Kasuke Maruo), esse segmento já chegou a ser publicado no Brasil pela editora JBC com Rei Lear e O Capital – em um acabamento sofrível de edição, diga-se de passagem.

mangaclassicoA linha de clássicos de mangás conta originalmente com mais de 40 títulos adaptados, e a L&PM publicará 11 títulos a partir de Fevereiro e com lançamento simultâneo de 2 mangás (ou seja, algum deve sair sozinho ou um novo contrato para mais títulos deve ser fechado). Os dois primeiros serão “Hamlet”, de Shakeaspeare e “Em Busca do Tempo Perdido”, de Proust. Outros títulos confirmados são “O Grande Gatsby”, “Manifesto do Partido Comunista” e “Interpretação dos Sonhos”. Muito provavelmente teremos também “Mein Kampf” e “Os miseráveis” –  o primeiro pelo sucesso da obra original e o segundo pela adaptação cinematográfica chegando.

Com essa notícia fica a dúvida do que aconteceu com o suposto contrato da JBC com tal linha de mangás. Que os títulos não foram um sucesso, isso parece claro. Convenhamos que o público da JBC é outro. A L&PM tem acesso a um público muito mais maduro e uma forma de distribuição e vendas que pode favorecer esse tipo de obra, que é totalmente diferente de mangás “convencionais” que temos por Panini ou pela própria JBC.

Aguardemos mais novidades pela L&PM, que deve mesmo não se “arriscar” na concorrência de títulos populares, seguindo por essa linha alternativa. Podemos concluir que Solanin e Aventuras de Menino tiveram resultados satisfatórios para a editora por aqui?

Agradecimentos ao meu amigo Arthur Duarte pela dica da notícia.

Dih

Dih

Paulistano, 28 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Atualmente é editor na Panini/Planet Mangá e cuida de títulos como One-Punch Man, MOB Psycho e Jojo's Bizarre Adventure.

Related Post