Gintama: Segundo filme, trailer, pôster e o fim definitivo do anime!

gintamamovieAgora acabou…

Tudo chega ao fim. E se há algumas semanas dizíamos que com Gintama isso era quase impossível, parece que paguei minha língua. Tudo porque o anime de Gintama parece ter chegado ao fim definitivo. Segundo o Manga-News, o segundo filme de Gintama que será lançado no dia 6 de Julho será a conclusão da saga animada de Gintoki e companhia em um total de 265 episódios, especiais e 2 filmes. O novo filme terá o nome de Gintama Kanketsu-ken: Yorozuya yo Eien Nare, e terá o foco nos “dois Gintokis”, do passado e presente, como mostram o pôster divulgado e os dois trailers/teasers reveleados pela Sunrise no site oficial da franquia.

gintama-2-posterConhecido pela competência da animação e considerado por muitos superior até ao mangá, Gintama terá um final especial somente para o anime, independente do mangá continuar ou não (lembrando que o volume 49 chega em maio ao Japão). Aliás, o final da “versão animada” será escrito pelo próprio autor do mangá, tendo garantia de aprovação por parte dos fãs, em um misto de  saudades e tristeza pela notícia. No país as vendas de ingressos para o longa começa em breve e a expectativa é longa.

Com o fim da série animada programado para o final de Março (em abril uma nova série já toma o seu lugar), Gintama estreou na televisão em 2006 e durou até o ano de 2010, com retomadas em 2011 e 2012 respectivamente. As temporadas tiveram 201, 51 e 13 episódios. O fato é que Gintama deixará muitas saudades pela forma original e única como foi tratado durante esses anos. Como dit0, foi considerado por muitos o melhor de uma adaptação de mangá da Shounen Jump, sabendo manter as piadas e executando-as de uma forma ainda mais bem vista do que no próprio mangá, inclusive.

É um título que dificilmente veremos no Brasil por questão de adaptações extremas, mas o anime pode ser visto no Crunchyroll. E você? Sentirá saudades da turma? Adeus, Gintoki! E obrigado!

Dih

Dih

Paulistano, 28 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Atualmente é editor na Panini/Planet Mangá e cuida de títulos como One-Punch Man, MOB Psycho e Jojo's Bizarre Adventure.

Related Post

Há 97 comentários

  1. Avatar

    Espero que seja uma trollagem básica já bem famosa, mas se for mesmo o fim, deixará saudades.

    E não ficarei chorando como a maioria das pessoas na notícia do fim/hiato de Fairy Tail, acompanho o mangá faz um tempo e recomendo a todos.

    Responder
    1. Avatar

      Concordo,acompanho o mangá do FT e digo que o fim do anime não foi tão impactante,já que é inferior ao mangá,na minha opinião. Já Gintama deixará muitas saudades,Puta que pariu

      Responder
  2. Avatar

    Essa fonte é confiável? pq em todos os lugares que eu li eles achavam que ia acabar por causa do titulo mas sem nenhuma informação oficial da jump ou sunrise.

    Responder
    1. Dih

      Bem, o Manga-News é a fonte mais confiável hoje em dia no mundo dos animes e mangás. Então caso não aconteça isso, só poderemos explicar como trollagem de todas as partes.

      Responder
      1. Avatar

        Cara, eu li uma trollagem ali que o autor do berserk tinha morrido
        eu n confio muito no manga-news desde entao(foi traumatico prum fan como eu)
        como foi obra de um hater e logo apos isso ele tomou um ban de la, nem sei se tem possibilidade de haters de gintama(sem contar myanimelist, claro, o poço dos haters de plantao)
        fora isso, adoro todas as postagens daqui e do elfen lied brasil
        continuem assim, pq vcs fazem meu dia 😀

        Responder
  3. Avatar

    Estou deprimido, de longe o melhor anime de comédia que já assisti, pelo menos ainda tem o mangá pra saciar a vontade, mas o anime era de dar inveja a qualquer outra adaptação, nunca vi um anime seguir o mangá tão bem quanto Gintama o fez, vai fazer falta.

    Responder
  4. Avatar

    A informação de que terminaria é do próprio trailer.

    Vindo do Gintoki, que cita isso.

    Mas peralá, quantas vezes ele já vez isso durante a série? INÚMERAS. Esse pode ser muito bem um troll da própria Sunrise, de novo.

    Responder
      1. Avatar

        Acho muito difícil isso acontecer apesar de que Sket Dance é ótimo também, mas vai, não é blasfêmia é opinião, mesmo porque ele diz que não acompanha Gintama, eu mesmo não acompanhava mas vendo essas reprises e alguns outros episódios e difícil não gostar e reconhecer o quão excelente Gintama é.

        Responder
  5. Avatar

    Gente, não sejam ingênuos em crer na milésima vez que anunciam o final definitivo do anime. Se você jogar no google isso ocorreu N vezes e se for pelos personagens… em mais de 260 episódios não sei quantas vezes supostamente tramaram o cancelamento da série alegando os motivos que o próprio anime se sacaneia. XD Se eu fosse crer nisso não teria assistido tantos episódios pq ele é cancelado desde o episódio 50, por ai.

    Gintama parece Chaves, todo ano repete a mesma piada, todo ano todo mundo cai e no final volta trollando como sempre. É a química que faz o sucesso dele, brincar com o público.

    Quanto ao trailer realmente fiquei curiosa e ansiosa, tendo em vista a qualidade incrível do anime em si e do que vimos no primeiro filme, apesar de ser apenas uma adaptação pro cinema de um arco.

    Responder
  6. Avatar

    pode aconter igual o full metal Alchemist que o anime terminou com uma historia diferente do manga mais depois quando o manga tiver pra termina eles fazem outra versão do anime de onde parou em relação oa manga

    Responder
  7. Avatar

    Nhááá, acho difícil esse ser mesmo o fim. Quem viu o anime lembra q teve vários episódios “finais”, q depois viraram o começo do fim, o final parte 1, e por ai vai.

    Responder
  8. Avatar

    Sério, agora tenho que falar: Quem gosta dessa Porra de Gintama que só tem Piada que só Japonês entende???

    Não tô falando sério, o fator das Piadas de Gintama é Regional DEMAIS, eu assisti uns dez episódios e NÃO RI em nenhum deles. Tipo, para entender a piada você deve acompanhar a cultura Pop do Japão desde 1967 e duvido que alguém aqui tenha feito isso.

    “Blablabla mas tem as notas de rodapé blablabla” PIADA COM NOTA DE DE RODAPÉ EXPLICANDO PORQUE VOCÊ DEVERIA ESTAR RINDO E NÃO ESTÁ……. Bem, é Auto Explicativo…..

    “Blablablabla se lançarem no Brasil vão estragar as Piadas com Piadas Brasileiras SAN KUN CHAN SAMA!!!! blablabla” Porra eu sou muito mais o Marcelo del Greco colocando “Ética Fonética do Casco da Tartaruga”, “Mó hauleee, que viagem…” e “Cale-se, cale-se, cale-se!!! Você me deixa Loucoooooooooo” Pelo menos eu entendo as Piadas e RIO sem nota de Rodapé.

    Quer Piada engraçada de Verdade??? Vá ver o Comédia em Pé ou o CQC. Quer ser Otaquinho SAN KUN CHAN SAMA??? Continue punhetando pra essa Porra de Gintama que finalmente acabou…….

    Obs: Eu NÃO sou Tard de Bleach e Fairy Tail que tá cricri por que as séries acabaram. Sou muito mais Kamen Rider, Digimon Tamers, Sonic e Jojo Bizarre Adventure (este último MUITO mais engraçado que Gintama….)

    Responder
    1. Avatar

      Jojo Bizarre Adventure é legal uma historia de ação e uma arte incrível, mas não é uma comédia, se você vê Jojo e achar engraçado isso sim é uma comedia, na verdade nem sei qual a relação Jojo tem com Gintama, ao não ser que ambos são da Jump,isso ta parecendo mais um chilique do que um comentário. Quanto Gintama acho uns dos melhores mangás criados nos últimos tempos ou se não o melhor. Espero que o mangá venha ao Brasil é sucesso na certa, não é tão difícil de entender, se não ninguém ia comprar samurai x,pois trata de uma parte da história do Japão.
      Esse filme vai ser épico, espero que seja mais uma jogada de marketing da Sunrise.

      Responder
      1. Avatar

        Não ligou o medidor de Sarcasmo, não???

        Eu disse que Jojo Bizarre Adventure é mais engraçado que Gintama SEM SER UMA COMÉDIA porque Jojo tem algo que Gintama não tem nem NUNCA terá: PIADAS QUE QUALQUER PESSOA NO MUNDO VAI ENTENDER!!!!

        Em Jojo não existe nenhuma Referência exclusiva da Cultura Pop Japonesa, ao contrário, Jojo usa tantas referências da Cultura Pop Ocidental que me assustou no Início. Confira:

        – Jojo é o mesmo Jojo que queria se mudar para a Califórnia na Música Get Back dos Beatles

        – Robert Edward Oswald Speedwagon é uma Piada a Banda Alemã REO Speedwagon

        – Quando Jotaro Kujo ressuscita seu Avô Joseph, o Velho diz “eu sou Dio” para escapar de um espancamento via Star Platinum Nervoso, Jotaro pergunta:
        1- Quem fez a Paródia de Beat It de Michael Jackson, chamada EAT IT??? A resposta é o Canastrão Weird Al Yankovich
        2- Quem fez a Mulher Nota 1000 do Filme Homônimo??? A Resposta é Bo Derek

        – Os nomes dos Personagens de Vento Aureo são baseados em Comidas: “Bucellatti” é Biscoito de Figo, “Mista” é Salpicão, “Risolleto” é Bolinho de Carne

        – Claro que não podemos esquecer da Lendária Música do Gyro Zeppelli, vamos cantar juntos???

        Pizza de Mussarela
        Pizza de Mussarela
        Rela rela rela rela rela rela rela (Citação a Risada do Kakyoin, Rero rero)
        Pizza de Gorgonzola
        Pizza de Gorgonzola
        Rola rola rola rola rola rola rola (tente não pensar em Rôla =P)

        Só por ter Piadas INTELIGÍVEIS, Jojo ganha de 300 a Zero de Gintama

        Responder
        1. Avatar

          Você citou muitas referências e tipo homenagens, que são legais e interessantes mais não são piadas e nem engraçadas, acho que senso de humor vai da pessoa mesmo.

          Responder
    2. Avatar

      Sério isso? Eu sinceramente não sou super fã, nem mesmo fã de Gintama, mesmo porque estou acompanhando a pouco tempo, mas reconheço que é excelente e que Gintama não é só comedia, opinião é opinião mas os fãs reconhecem e demostram o como Gintama é bom, é só olhar no MyAnimeList e ver quem está nos Top Anime… http://myanimelist.net/topanime.php

      Responder
    3. Avatar

      O que você falou não faz sentido, tem piadas que só japones vai entender? Sim, mas te garanto que não é nem metade (até longe disso) e mesmo assim essas piadas “internas” continuam engraçadas, com ou sem rodapé explicativo, porque não é só o texto que faz parte da piada, tem o contexto da situação e as falas. Eu assisti todo o anime, e te digo que ri na grande maioria dos episódios e também li um pouco da versão da VIZ do mangá que também é bem adaptado e as piadas continuam boas. Antes que me julgue achando que estou respondendo assim porque sou fã da série, te digo que é porque você cometeu um belo erro generalizando tanto assim a situação do anime sem nem mesmo conhecer bem.
      “Não tô falando sério, o fator das Piadas de Gintama é Regional DEMAIS, eu assisti uns dez episódios e NÃO RI em nenhum deles.”
      Se você assistiu os primeiros des episódios, você ta viajando feio, porque no começo da série quase não tem citações e paródias, mas se foram episódio lá pelo meio te entendo um pouco, pois tem episódios com muita citação e alguns até sem graça, mas nada que seja tão ao ponto do que você falou. Espero que não pense de fanboyolismo sobre meu comentário, pois estou sendo sensato e lógico aqui, mas também você tem todo o direito de não gostar da série.

      Responder
    4. Avatar

      É você só assistiu 10 capítulos de Gintama mesmo, e os 10 primeiros que não são lá essas coisas.

      Os arcos de Gintama tem muito mais que só comédia, cenas de ação e emocionantes, só esse ultimo arco do 257 ao 261 põe no bolso qualquer um desses animes que você falou, e olha que gosto do Jojo.

      As piadas ficaram mais sujas e engraçadas com o tempo, você pode até se perder nas piadas com personalidades japonesas, mais a maioria são sátiras engraçadas por si só, muito do que é ridículo ou brega lá como um sotaque ou dança dos anos 80 seria ridícula pra nós. E fazem a maioria das referências de animes populares como One Piece, Gundam, Prince of Tennis e etc..

      Apesar de não assistir tv, assistia CQC e Pânico antigamente quando era engraçado, e não me impedia de rir tanto ou mais em Gintama, assisto Big Bang Theory ou Gintama e rio pakas.

      Responder
      1. Avatar

        Katsura e Allison Maru, pobres Fanboys SAN KUN CHAN SAMA!!!……

        Os Dez episódios que eu assisti foram os Dez Episódios mais pedidos da Série no Anitube. Eu não vi os Dez Primeiros….

        Quando a Piada envolve o Spare Charge de Final Fantasy ou o Objection do Phoenix Wright, eu entendo….. mas eu pergunto: UMA PESSOA NORMAL QUE NUNCA ASSISTIU ANIME NUNCA JOGOU FINAL FANTASY OU PHOENIX WRIGHT, VAI ENTENDER AS PIADAS??? Sério, por que uma coisa é ouvir uma piada como “VAMO QUEBRÁ TUDO VAMO VAMO” ou “TO MAIS POR FORA QUE A BUNDA DA MULHER MELANCIA”, outra é ouvir uma Piada que uma Pessoa NORMAL JAMAIS entenderia, mas OTAKUS como vocês riem forçadamente ao ler a Nota de Rodapé como se dissessem “Ah eu entendi agora!!!”. Só um conselho para vocês Otakus Hipócritas que pensam que são Fodas: ESTUDEM, ESTUDEM E ESTUDEM E SÓ VOLTEM QUANDO PARAR DE FANBOYSISMO EM CIMA DE UMA SÉRIE DE FATOR REGIONAL E OTAKU EXTREMAMENTE ELEVADO E TIVEREM ARGUMENTOS CONVINCENTES PARA EU GOSTAR DE GINTAMA SEM SER FANBOY OU OTAKU.

        ODEIO essas FlameWars Bestas, nunca devia ter voltado a comentar para esse site, TEM OTAKUS DEMAIS…………………………………

        Responder
        1. Avatar

          Cara quem tem que estudar é você, depois de escrever um texto desses, como se tudo que vocês estivesse falando é lei e importante, que sua palavra fosse uma dádiva pra gente, em um post de Gintama normalmente vais encontrar fãs de Gintama.

          Você não argumentou, deu volta na mesma coisa que tinha falado, atacou todo mundo até o site, perdeu o pouco da razão que podia ter.

          Responder
      2. Avatar

        Gabriel-AG… você esta navegando num site que é virado ao publico otaku, o que é que o senhor espera encontrar?

        Me pergunto se seu teclado ta com problema pq por algum motivo ta saindo tudo em CAPSLOCK muito estranho isso leva pra consertar depois, ok?

        De qualquer modo, Gintama não é bom apenas por que é de comédia é claro que esse também é um dos motivos, mas ele tem batalhas extremamente bem feitas e fuídas (a inteligência nas batalhas também me remete a Jojo tipo deixar cair uma coisa no chão propositalmente para poder usar como ultimo recurso e derrotar o oponente) na minha opnião você não deveria ir pela seleção do Anitube.

        Afinal a opnião das pessoas só pode ser formada por experiência que elas tem com algo, procure assistir o anime episodio por episodio e depois venha aqui comentar conosco será um prazer conversar com alguém que pude mandar argumentos em vez de alguém que só repete “Otaquinho SAN KUN CHAN SAMA” e não fala nada com nada.

        Lamento muito por você pode ter assistido tudo isso que citou e que aprovo também, são belas séries que é claro também não gosto em alguns pontos… Repito por que não segue o exemplo de pessoas civilizadas e assiste o anime? Não sabe o que esta perdendo!

        (Não se se respondi o coment certo… + se n tiver certin digo aqui que minhas palavras estão sendo dirigidas ao rapazinho revoltado, o gabriel)

        Responder
    5. Avatar

      Realmente pessoas normais não entendem algumas piadas de Gintama. E quem disse que Gintama é feito para todos? O Sorachi tá pouco se lixando pra isso; só não entendo o seu chiliquezinho todo por algumas pessoas gostarem de Gintama.

      Responder
    6. Avatar

      Pena alguém que gosta de Digimon Tamers (a melhor temporada)e Jojo falar tanta merda… pera. Jojo é de comédia? Jojo é mais engraçado que Gintama?
      Vai ver comédia em pé ou CQC? Gosto muito do primeiro, vi várias vezes ao vivo, mas prefiro Gintama. Já o segundo. Só o fato de passar na tv aberta já limita as piadas em pelo menos 50%, o que sobra não é nada de mais.
      De resto fica com os comentários anteriores.

      Responder
    7. Avatar

      Na boa cara, você que está gerando flamewar e sendo insensato, pelo menos no meu comment, não te mandei gostar de gintama nem mesmo escrevi como fanboy, e se tem alguém “errado” aqui é você, afinal todo mundo aqui é gente boa, respondendo com educação e apresentando argumentos, enquanto você está falando que todo mundo é Otakinho e fanboy só por ser contrário a você. Não gosta do anime? Não goste. Quer criticar ? Critique. Só não vale ficar aqui falando com caps lock ligado como se fosse superior e achando que todos que gostam e riem de gintama são otaquinhos que gostam de gintama só pra aparecer e pagarem de cool no recreio. E lembrando, ninguém aqui mandou você gostar de gintama.

      Responder
      1. Avatar

        Gabriel-AG, nossa relaxa ta com ciume do Gintama isso é engraçado.
        Nem sei por que fica comentando algo que não gosta, nem sei por que leu a noticia??
        Cara Jojo é um clássico, não é a toa que ta sendo publicado até hoje, eu li as 8 partes, as “piadas” não são engraçadas só você ri disso, são referencias que o autor se inspirou para a obra nada de mais todo mundo faz isso é o básico.Pra mim Jojo é ação e arte, enquanto Gintama é uma comédia inteligente e ação, e principalmente tem uma historia incrível, que eventualmente vai ser tornar um clássico.

        Responder
    8. Avatar

      Gintama vai muito além de comédia, ele condensa diversos tipos de anime, e em seus episódios encontramos muitos generos, como: humor, aventura, ação, terror, romance…
      Portanto, Gabriel-GA y, se vc não assistiu a pelo menos 30 episódios não tente falar como se tivesse algum conhecimento sobre gintama, pois sua cabecinha alienada com uma cultura “inferior” não lhe torna um sujeito capaz de compreender Gintama

      Responder
  9. Avatar

    Essa sim é uma grande perda, torço para que seja mentira, mesmo porque Gintama é bom demais para ter um fim definitivo, e ainda por cima com o mangá ai de vento em popa.

    Responder
  10. Avatar

    NOOOOOOOOOOOO!! DDDDDD:
    Pode ser trollagem sim, mas dessa vez tá com cara de que a coisa é séria. x.x Eu realmente não queria isso, não queria mesmo. Gintama é bom demaaaais pra acabar, não pode. ):
    Será uma grande perda. Obrigada por todas as risadas, Gintoki & Cia.

    Responder
  11. Avatar

    Existe pessoa que não acha graça de Gintama? Por favor, alguém mande ele assistir episódios épicos como o qual todos dão ideias de novos roteiros, do ladrão de calcinhas, do Gintoki e Zenzou no hospital, o arco de paródia a Densha Otoko, o arco Jugem Jugem, o arco Yagyu (só pela cena dos jogos mentais no banheiro que desbanca MUITOS animes de jogos mentais, sim, falo de Death Note), o episódio do Principe Mayo, do Matsudaira perseguindo o encontro da filha, entre outros… Em fim, Gintama é incrível!

    Seja na comédia, ação, drama, é um anime que é competente no que promete. Simplesmente épico, doa a quem doer. É o anime qual choramos de rir e de emoção no mesmo episódio.

    Responder
  12. Avatar

    E vou deixar aqui embaixo pra TODO mundo ler. O carinha que paga de hipster ali em cima disse que assistiu os 10 episodios mais pedidos de Gintama no Anitube. Agora pra vcs verem como o cara é verídico em tudo que fala procurem Gintama no Anitube e contem quantos episodios tem lá.

    Responder
  13. Avatar

    É engraçado alguém querer comentar que os outros são “flamewars” quando a pessoa em si vem falar mal de um anime num post voltado para os fãs desse mesmo anime..

    Nunca joguei Phoenix Wright e nem Final Fantasy, assim como nunca joguei Dragon Quest que Gintama vive parodiando tbém e ainda sim ri. Um dos arcos mais engraçados envolve uma paródia com Jo Jo se não me engano, mangá que nunca li e morri de rir mesmo assim. Como comentaram aí em cima não é uma nota de rodapé que deixam as cenas engraçadas e sim as falas e as situações que os personagens passam que te faz rir.

    Se seu senso de humor não lhe permite rir das paródias de Gintama a culpa não é do anime. Talvez, somente seja, o humor dele que não é do tipo que vc goste. Assim como o de CQC(o único dos programas que vc citou que conheço) não me faz rir de jeito nenhum.

    Responder
  14. Avatar

    Gintama já trollou sobre isso várias vezes, pessoal. Nem sei porque ficar preocupado ainda, Mesmo que seja um final para a séria animada, não impede do anime voltar com outro nome(Gintama + dois pontos ou apostrofo ou vírgula ou asterisco, etc) dando continuidade ao mangá.

    Responder
  15. Avatar

    e foi mais um anime muito bom
    quando acabar op toriko fairy tail naruto e se bleach não voltar
    vamu te que olha só animes de 24 eps ou 12 eps que droga

    Responder
      1. Avatar

        não e qustão de problemas sem sombra de duvida existe muitos animes de 12 eps ótimos mais um que seja mais longo e bom porque sempre sabe que tem uma coisa que gosta pra olharja os pequenos acabam muito rapido

        Responder
    1. Avatar

      Por mais que mostre o passado deles, o mangá esta rolando ainda, mesmo se esse ano o anime acabar acho que daqui a pouco ele recomeça de novo.

      Responder
  16. Avatar

    Gintama eh um dos melhores animes shounens. sei duvidas pena que vai acaba com o anime sera msm ?!!.
    sera que vai acontece como anime bleach,
    queria ve a luta de gintoki vs Takasugi kagura vs kamui lutas que seria mortalizadas
    e sei conta o misterioso passado de gintoki e shouyo-sensei

    resumindo acho que gintama tei muito ainda para os fan da serie.

    Responder
  17. Avatar

    “Querida Sunrise, espero que você me trolle novamente”.
    Realmente uma triste noticia para os milhares de fãs, como eu, desse anime espetacular. Realmente o modo como foi tratado ao longo desses anos fez de Gintama uma animação muito especial, é inegável que todo o rebuscado trabalho que usaram nesse meio tempo fez de Gintama a melhor adaptação animada de um mangá da Shounen Jump; estando sempre acima da média, acredito ter saciado a grande maioria daqueles, que como eu, estavam altamente ávidos por uma comédia despojada e diferente das que são encontradas por ai hoje em dia. Comecei a acompanhar a série em meados de 2007, e se possível, gostaria que a animação seguisse o mangá “até os confins da terra”, mas, caso realmente não seja uma das “trolladas clássicas da Sunrise”, fico com grades expectativas para esse “final” que está sendo produzido.

    Responder
  18. Avatar

    NÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Só pode ser brincadeira!!!!!!!!!! Não dá pra ficar sem o anime, é bom demais!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  19. Avatar

    Foda é ler essa notícia quando começa a tocar na minha playlist aquela trilha sonora triste de Gintama “Take Care Buddy”… :/
    Enfim, se for um final de verdade que seja um final daqueles de fim de arco viu Sorachi?

    Responder
  20. Avatar

    ‘-‘ a trollagem ta ficando meio séria com a última imagem que eles disponibilizaram da Kagura e Shimpachi adulto ‘-‘ é meio estranho D: muito estranho ç-ç

    Responder
  21. Avatar

    Como Kagura disse em um um dos “episódios finais” Gimtama é que nem a historia do menino que gritava olha o lobo, quando o fim chegar ninguém vai acreditar.

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *