Os melhores animes de 2012 no ’12th Tokyo Anime Award’

headerEu não quero nem ver os comentários disso aqui.

Ocorreu nos últimos dias no Japão a Tokyo International Anime Fair 2013, uma das mais importantes feiras de animes e relativos do Japão. Lá foram divulgados os resultados do 12º Tokyo Anime Award, um dos mais respeitáveis prêmios relacionados ao mundo dos animes, dessa vez direcionado para as produções de 2012. Pois bem. A espera pelo Tokyo Anime Award já era grande há algum tempo, mas depois do resultado de ontem muitas pessoas ficaram… revoltadas, digamos assim. A escolha pelos dois melhores animes televisivos de 2012 não foi das mais agradáveis para parte do público, enquanto outra parte deve ter ficado cheia de “orgulho”.

Resumindo, seguem os resultados apenas para vocês poderem falar “Meu anime é melhor que o seu!” nos comentários.

kodomo
Melhor animação do ano
Ookami Kodomo no Ame to Yuki

Wolf Children, como ficou conhecido internacionalmente, ganha o prêmio de melhor animação do ano depois de toda a repercussão que o filme teve mundo afora. Merecido? Provavelmente. Apesar de ser taxado como “overrated”, o longa metragem trouxe novamente o diretor Mamoru Hosoda sendo reconhecido por um trabalho que apresenta “a sua cara”.

saokuroko

Melhores séries televisivas
Sword Art Online
Kuroko no Basket

Aqui talvez as maiores surpresas do evento. A escolha por Kuroko no Basket e Sword Art Online como as melhores séries do ano de 2012 deixou muita gente de cabelo em pé. “Como assim? Meu anime foi melhor que esse!” Não se sabem os critérios utilizados na eleição, mas de fato poucos animes conseguiram a “atenção” que esses dois receberam em 2012. Talvez a popularidade tenha sido um fator chave para a escolha de ambos. O fato é que eu fico contente por Kuroko no Basket e deixo a conclusão de Sword Art Online para vocês.

kodomoMelhor longa metragem
Ookami Kodomo no Ame to Yuki

Como dito anteriormente, nada mais justo que o melhor anime do ano recebesse também o prêmio de melhor longa metragem do ano. Sem nenhuma grande surpresa.

kodomoMelhor diretor
Mamoru Hosoda (Ookami Kodomo no Ame to Yuki)

Eu sou um grande fã de Mamoru Hosoda e fico muito contente que ele tenha conseguido repetir o sucesso de ‘The girl who leapt through time’ e de ‘Summer Wars’ com esse longa metragem. Ficamos no aguardo do próximo trabalho do diretor, que com toda certeza merece um tempinho da sua atenção.


Melhor história original
Reki Kawahara (Sword Art Online)

Sword Art Online leva novamente o prêmio, agora com seu autor Reki Kawahara, o homem das declarações polêmicas. “Se não gosta, faz melhor.” Pelo menos por enquanto ele vai levando a melhor, já que além de vender muito sua obra vem ganhando cada vez mais espaço na mídia. Talvez eu não tenha ficado tão incomodado com o prêmio de SAO como melhor anime como fiquei com esse aqui.

kodomoMelhor roteiro
Satoko Okudera, Mamoru Hosoda (Ookami Kodomo no Ame to Yuki)

Ookami Kodomo levando mais um, agora como melhor roteiro. Satoko Okudera e Mamoru Hosoda repetem a boa parceria dos outros filmes anteriores.

kodomoMelhor direção de arte
Kouji Oono (Ookami Kodomo no Ame to Yuki, Momo e no Tegami)

E também levando como direção de arte. Aqui vale notar que Kouji Oono também havia sido o diretor de arte de A Letter to Momo, outro filme muito elogiado pela imprensa.

kodomoMelhor character design
Yoshiyuki Sadamoto (Ookami Kodomo no Ame to Yuki)

E levando como character design… Ah, vale notar que o vencedor foi nada menos que Yoshiyuki Sadamoto, o mesmo de Evangelion! Sim, aquele mesmo! Assim como ele já havia trabalhado como Hosoda em obras anteriores, o artista aparece mais uma vez em Wolf Children.

aquarionMelhor dublador
Yuuki Kaji (Aquarion EVOL, Accel World)

Yuuki Kaji é um dos queridinhos do povo e isso parece estar se firmando cada vez mais. Agora o seiyuu ganha o prêmio por suas atuações em Aquarion Evol, Accel World, Magi e outros trabalhos no ano passado. Mais que merecido.

sakamichiMelhor trilha sonora
Youko Kanno (Sakamichi no Apollon, Aquarion EVOL)

Outra das minhas “queridinhas” ganhou um prêmio mais que merecido. Para mim não houve trilha sonora melhor do que a de Sakamichi no Apollon no ano de 2012 e Youko Kanno brilhou mais uma vez como a melhor compositora que todos sabemos que é. Aliás, quem nunca ouviu a trilha sonora dessa série recomendo que faça rápido! De longe uma das obras mais tocantes e que mostra todo o potencial dessa artista fantástica.

E você? Concorda com todos os resultados? Achou algum injusto? Bem, até o próximo ano.

via My Anime List

Dih

Dih

Paulistano, 28 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Atualmente é editor na Panini/Planet Mangá e cuida de títulos como One-Punch Man, MOB Psycho e Jojo's Bizarre Adventure.

Related Post