Efeitos especiais, samurais, Keanu Reeves e história em ’47 Ronin’

47roninA mais famosa história do código de honra samurai japonês ganhará adaptação para os cinemas com Keanu Reeves.

Falar de filmes não é uma das especialidades do Chuva de Nanquim, mas nesse caso temos uma situação especial. Está previsto para a estreia nos cinemas no dia 25 de Dezembro o filme ’47 Ronin’, com o protagonista Keanu Reeves (sim, ele mesmo de Matrix). Mas não é apenas o nome japonês que chama a atenção aqui. ’47 Ronin’ na verdade é uma “adaptação” de uma das histórias clássicas japonesas com o mesmo nome, muito conhecida no Japão através do Chūshingura (uma espécia de peça teatral). No filme a história é apresentada de uma forma mais fantasiosa, mas o plano de fundo segue o mesmo.

A história se passa no início do século XVIII e gira em torno de 47 samurais que foram obrigados a se tornarem Ronins – conhecidos como andarilhos ou samurais sem um “senhor” – logo após o seu mestre ser obrigado a cometer seppuku (o nome dado a um ritual suicida) por ter atacado um funcionário importante japonês chamado Kira Yoshinaka. Os 47 samurais no entanto buscam a vingança em nome de seu mestre e preparam um plano para assassinar Kira, mesmo que isso custasse suas próprias vidas no futuro. Na adaptação cinematográfica dirigida por Carl Erik Rinsch, Keanu Reeves é Kai, um dos samurais e o líder do plano, mas para isso terá que enfrentar alguns inimigos que se misturam no folclore asiático. Confira abaixo o trailer.

Não é de hoje que histórias conhecidas do Japão ganham adaptações nos cinemas ou mesmo que tenham suas ideias aproveitadas em outras mídias. Filmes como “O último samurai” com Tom Cruise demonstram isso – inclusive tendo uma boa recepção no território nipônico. O único porém de “47 Ronin” foram os problemas fora das telas como a demissão da equipe de produção, problemas com o diretor e aparentemente um gasto acima do normal para a produtora Universal. Apesar disso o elenco conta com nomes como Tadanobu Asano, Rinko Kikuchi, Hiroyuki Sanada e Kou Shibasaki, sendo alguns conhecidos no território americano e outros dentro do cinema japonês.

Resta esperar o filme chegar por aqui (ainda não temos data definida para estreia no Brasil) e torcer para que, ao menos, tenhamos uma boa diversão já que nem de longe o filme parece ter como ponto principal se preocupar em explicar a história que o concebeu. Ao menos os cartazes oficiais estão bonitos, então já dá pra aproveitar alguma coisa.

47-Ronin-Poster-keanu-Reeves-001

47-Ronin-Poster-002

47-Ronin-Poster-003

47-Ronin-Poster-004

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Pelo trailer parece ser muito bom !

  • Eu não curto muito histórias do período Edo do Japão, nem gosto do design da armadura desses samurais antigos, mas o trailer tá muito bom, @#ta mer*&, e também, pelo que mostra no trailer, vai ter uma dose de sobrenatural também, coisa que curto pra caramba.

    • shke

      não é Edo !!!! é historia do período Bakufu ,é o periodo feudal japonesá, espero q não estraguem a história á americanizando !!

      • Foi mal x_x nem conheço muito sobre isso, pra mim é mais como se fosse a idade média japonesa.

      • kidrenato

        Cara é Edo sim, o período edo começou no inicio século XVII (17) e foi até um pouco do século XIV (19) onde houve a restauração Meiji, a história do filme ocorre no século XVIII (18), ou seja, é o período Edo sim!

      • kidrenato

        *Correção XIX (19)

      • Bakufu seria o tempo em que o Japao era governado por um shogun. No periodo Edo tambem existia shogun. Ou seja, o periodo Edo esta dentro do Bakufu (que se chamado de Era ou periodo teria uma conotacao diferente da Era ou periodo Edo, por exemplo).

        Basicamente, Bakufu seria o shogunato. Designaria um periodo tomando como referencia o tipo de reinado (shogun). Ja Edo designaria um periodo com um shogun especifico, no caso, o cla Tokugawa.

  • pelo trailer podemos ver que os efeitos especiais estão fantásticos as roupas e o cenários também agora temos que ver o filme para saber se o enredo/adaptação feitos pelo autor ficou bom, eu fico encantado com o período Edo e a era Medieval europeia as historias dessas épocas são fantásticas.

  • Parece bem interessante e digno de ser assistido, nem que seja só pra ver a espada comer xD Só tem uma coisa que eu não entendi… o que diabos Lord Voldemort tá fazendo nesse filme? o_o’

  • incrivel, não sabia desse lançamento, mas já estou ansioso pra ver como o filme vai se sair, é interessante ver como obras japonesas se saem nas telonas mundo afora, vamos ver como vai ser essa 47 ronin americanziado…

    Rayovac!

  • “ainda não temos data definida para estreia no Brasil”

    Tem sim segundo o IMDB, 27/12/2013.

  • eu realmente, realmente gostei desse trailer! E eu nem sabia da existência desse filme até agora, rs

  • thomaz

    Parece um Senhor dos anéis ambientado na China…..Realmente é muito fantasioso mesmo.

    • Beel Babu

      “China”, tá serto.

      • mauro

        “serto”, tá é certo, né?!

      • Beel Babu

        sarcasmo, coloca o “ta serto” no google imagens q vc vai saber do q se trata

  • joao

    Ow, um negócio que eu não entendo é como eles vão encachar o nego das tatuagens num filme do japão feudal. Na boa, ele só combina com a estética depois do século 21

    • Corujita

      Tbm me perguntei isso kkkkkkkkkkkkk Mas é q o cara tá famosinho, é bom pra atrair audiência pro filme…

    • Cara, existem tatuagens no Japão desde, no mínimo, 300 A.C. E foi no período Edo (quando se passa o filme) que se popularizou o uso de tatuagens como “adereços”. Pode estar bem estilizado, mas existiam tatuagens já na época.

  • Koyuki

    Eu conheci esta história dos 47 samurais via History Channel. Tem um documentário sobre samurais muito bom e inclusive conta esta história do filme.

  • Nekomimi

    ALERTA AOS FÃS DE ANIMES E MANGÁS:
    Têm um site que destrata os fãs e visitantes, deletando sistematicamente e arbitrariamente os comentários postados, mesmo que tenham a ver com a matéria em questão, por mero capricho de alguém de lá.
    O site em questão, que todos devem evitar visitar para não passar nervoso por causa dos frescurentos que deletam comentários sem dar explicações ou motivos, é a nossa velha conhecida ANMTV.
    Há tempos venho notando que meus comentários postados, mesmo tendo a ver com os posts deles, têm sido deletados sem explicações de qualquer espécie.
    A gota d’água veio com o post sobre a série Inazuma Eleven (Super Onze, para os brasileiros).
    Só porque mencionei que as fujoshis é que vão comprar aos montes o referido mangá (por motivos que os que conhecem fujoshis sabem quais são) eles deletaram o meu comentário, num flagrante ato de cerceamento da liberdade de opinião, coisa inadmissível nos dias de hoje (afinal de contas, a ditadura e a censura já acabaram há muito tempo).
    Porque será que informar que as fujoshis serão a maioria que irá comprar nas bancas o mangá do Inazuma Eleven incomoda tanto o pessoal do ANMTV a ponto de censurarem o meu comentário?
    Faço um apelo a todos os que frequentam este site: EVITEM a ANMTV! Como uma forma de protesto contra as arbitrariedades que aquele site comete contra os fãs e visitantes. Afinal, se em um estabelecimento você é destratado, o que você faz? Simplesmente deixa de frequentá-lo em sinal de protesto e ainda avisa aos outros para evitar aquele estabelecimento, contando o que aconteceu para tomar tal atitude.

    • Mi Ka DXD

      Cara, acho que deletam por que querem comentários que falem bem das matérias. Mas essa das fujoshis não entendi.]E no fim, vc não comentou sobre o filme.

      • Nekomimi

        E por acaso, eu falei mal da matéria sobre o Inazuma Eleven?
        Na verdade, eu até disse que a JBC acertou ao lançar o mangá da série no Brasil, que ia vender muito e que iria ser o começo de uma série de títulos do gênero.
        Só acrescentei que quem vai puxar para cima as vendas do mangá (isto é, quem vai comprar mais) não será o público infanto-juvenil (o público-alvo), mas sim as fujoshis. Porque serão elas que vão alavancar as vendas do referido mangá.
        Pode ser até estranho isso, mas caso você não saiba, o que têm de fujoshis que sentem atração sexual pelos personagens principais do referido mangá não está no gibi.
        O que eu já vi de páginas, sites e blogs nos quais as fujoshis demonstram essa paixão platõnica pelos personagens daquela série, seja através de comentários ou posts, seja através de fanarts, fanzines e fanfics, nem te conto. Principalmente no Exterior, mas também no Brasil.
        Ainda bem que o objeto do desejo erótico delas não são pessoas de carne e osso, mas personagens fictícios de mangás, animes e games (inclusive personagens que nem chegaram à adolescência, como é o caso dos personagens de Inazuma Eleven).
        Quanto ao filme, na pressa eu acabei esquecendo. Mas a matéria até que está muito boa. Poderia até estar num blog sobre cinema, onde seria mais adequado, do que num blog sobre quadrinhos e animação, como é o caso deste.

    • Mi Ka DXD

      Bem, é o que eu disse. Dessa vez não entendi por que deletaram. Deveriam informar o que tinha de errado para deletarem.

  • Jotaro

    Sou fã de samurais e da história do Japão e tal, mas nem curti o trailer, e ainda mais com o Keanu Reaves, sei não…Não boto fé.

    • Jotaro

      Reeves*, o cara é tão ruim que até errei o nome dele ‘-‘

  • Ótimo trailer, não colocava tanta fé quando li a sinopse e soube da notícia, mas parece que vou estar enganado.

  • Mi Ka DXD

    Os cartazes estão bonitos, mas será que vale a pena ver?

  • Franco_Kurosaki

    Um Samurai estrangeiro lider de Ronin num Japão que mais parece a Terra Média de Senhor dos Anéis?what?
    Um misto de Samurai Shodown(note o Eartquake lutando no começo do trailer),Onimusha,Senhor dos Anéis e até Mortal Kombat visto que o Shao Khan faz participação especial como vilão.LOL

  • Leandro-Sama

    Isso que é trailer! mostra o quanto de dinheiro eles gastaram no filme.
    Achei incrivel

  • Eu esperava por Cowboy Bebop, mas mesmo assim gostei.

  • Um filme de samurai, com um monte de japonês/chines e com um protagonista americano? vamos ver né xD

    • Corujita

      Keanu Reeves nasceu no Líbano, ele é libanês com cidadania canadense. (É pra pentelhar não, só pra falar mesmo). Pelo menos ele dá pra tapiar mais que o carinha do “O último samurai” q era galego e pá. Chamar um galeguinho de samurai… sei não viu.

  • Bruno

    Me desapontei com o trailer eu sou muito fã da historia dos 47 ronins esperava que fosse algo no estilo do O ultimo Samurai uma parada mais pé no chão sem esse lance de sobrenatural e criaturas magicas, mas enfim espero que supere as minhas expectativas. Acredito eu que se fosse uma parada com menos magia seria mais epico.