Semanada – Naruto #636: Obito Atual

headerSó eu que leio Obito como Óbito?

Talvez. piadinha by Edihtor

1Naruto #636

O Obito Atual

Como previsto, o foco mudou para Kakashi e Obito, perfurando um ao outro no mundo do Mangekyou Sharingan. Mas como também era previsto, os dois usuários do sharingan estavam fazendo uso de um genjutsu. E de acordo com Kakashi, era a hora de acabar com aquilo de uma vez por todas.

Enquanto o ataque final era preparado, vemos um flashback da época do time Minato, numa amigável disputa entre shinobis. Kakashi e Obito se utilizam praticamente dos mesmos golpes e mantém o mesmo estilo daquela época, apesar de estarem, obviamente, muito mais poderoso; o katon de Obito que falhou há anos, dessa vez teve força total.

2A luta segue e Kakashi recorda que sempre manteve os sonhos de Obito vivos com ele. Sonhos esses que agora vivem em Naruto, a quem Kakashi considera muito mais forte do que ele mesmo, e que nunca irá se desviar de seu caminho. Portanto, para manter os sonhos do antigo Obito vivo, o único meio é matar o Obito de hoje.

Kakashi perfura Obito com uma kunai, e é perfurado por uma das estacas negras como as que Pain usava. Obito, mortalmente ferido, diz que Kakashi venceu a batalha, mas que não o deixará vencer a guerra, e se retira do mundo do Mangekyou Sharingan, reaparecendo perto de Madara…

3Que não está nem um pouco interessado no estado crítico de Obito, a não ser para chegar à conclusão que ele não poderá ser mais usado, ao menos não como Madara queria. Ele então prepara um jutsu: estacas pretas surgem na parte refeita do corpo de Obito, consumindo-o e transformando-o aos poucos em algo que lembra a metade negra dos Zetsu. O que resta ainda de consciência em Obito é para se lembrar de Rin, a última visão antes de sucumbir, pois Madara está preparando o Rinne Tensei para reviver por completo!

Já era sabido que Kishimoto teria que voltar à Kakashi e Obito em algum momento, e ao que tudo indica, ele – assim como os leitores – não quis perder muito tempo com eles. Usando apenas um capítulo para fechar essa questão, tio Kishi evita que o mangá dê novamente a impressão de enrolação, ainda que alguns leitores reclamaram da rapidez. Mas de fato, não havia muito mais o que fazer.

Usando mais uma vez das alusões ao passado que ele tanto gosta, Kishimoto mostra que em algum ponto, Kakashi e Obito ainda tinham aqueles jovens shinobis dentro de si. Foi o antigo Obito que Kakashi viu, mas que só poderia se manter vivo com a morte do Obito atual. Provavelmente mais que uma estaca no ombro, Kakashi devia ter várias dela no coração, por se ver obrigado a matar seu amigo. Mas como ele mesmo ressaltou, ele fez aquilo para que Naruto tenha a chance de salvar Sasuke – o que Kakashi não conseguiu com Obito e nem com o próprio Sasuke.

4Aliás, algo que precisa ser ressaltado é que, ao final da luta, Obito NÃO se converteu, contrariando a lógica de alguns. E parece que vai morrer sendo usado como combustível para a ressurreição de Madara. Um final triste para um personagem que muitos consideravam como um dos únicos Uchihas dignos da história…

E relendo com o capítulo com calma, eu tenho para mim algo bem claro: não tem como Sasuke morrer nessa história. Seria muito injusto com o sacrifício de Obito (e o quase sacrifício de Kakashi) se a história do time 7 se repetir como a do time Minato. Kakashi se arriscou para que Naruto possa salvar seu amigo. Obito morreu para manter os ideais do antigo Obito vivos. É claro, parece óbvio que Sasuke vai fazer mais uma besteira antes do “final feliz”. Mas como eu repito há anos e sinto que aos poucos isso se confirma, o time 7 irá reescrever a história de todos seus “antepassados” que deram errado.

5Agora, Madara está prestes a reviver por inteiro, através do Rinne Tensei. Kakashi não pode ser mais contado como ajuda, e Sasuke não parece estar em seus melhores dias de sanidade. Já tem gente apostando que Naruto será capturado e terá a Kyuubi extraída, ou que Orochimaru vai mostrar ao que realmente veio (?). E não se esqueçam dos kages à caminho do campo de batalha… façam suas apostas, porque o bagulho vai ficar frenético!

Até a próxima!

Asevedo

Formado em design editorial e assistente editorial da Panini Mangás. Leio mangás e história em quadrinhos de diversos países. Assisto animes de forma esporádica. Sempre estou no Twitter.

Related Post