Mangá de Suzumiya Haruhi chega ao fim no Japão

haruhiheaderDepois de 8 anos as aventuras da deusa chegam ao fim.

Talvez muitos não tenham “vivido” aquela época, mas um dos animes que mais marcou o ano de 2006 foi Suzumiya Haruhi no Yuutsu. A série baseada em uma light novel de Nagaru Tanigawa teve duas temporadas e somou ao todo 28 episódios, além de um filme. Além disso, em 2005 um mangá da série começou a ser lançado na revista Shounen Ace (Evangelion, Mirai Nikki) e atualmente se encontra em seu 19º volume e sendo publicado nos Estados Unidos pela Yen Press. Porém, pegando todos de surpresa foi anunciado que o título chegará ao fim no dia 26 de Setembro na revista e deverá contabilizar no total 20 volumes encadernados. O próprio autor Gaku Tsugano confirmou a finalização da obra em seu último capítulo.

haruhimangaEm compensação, as novels (o material original e que deu origem a todos os outros) continuam em andamento no seu volume 11 no Japão. Vale lembrar que até hoje os fãs da série torcem por uma nova temporada do anime – mesmo que com uma possibilidade praticamente inexistente de acontecer. A obra original foi adaptada em anime apenas até a terceira novel, ‘O Desaparecimento de Suzumiya Haruhi’, que gerou o filme. Em compensação o mangá de Haruhi apresenta uma versão alternativa a da novel a partir de certo ponto da história, o que acaba divergindo um pouco entre os fãs.

via AnimeNewsNetwork

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • eduardoew

    Alguem já leu? Sabem dizer se e bom, tanto a LN quanto o manga?

    • gabriel

      Muito bom,possui uma historia bem complexa e envolvente.Na minha opinião e recomodadíssimo

    • shayky

      Pois é, eu também gostaria de saber, já que quero comprar o mangá

    • A novel tem uma puta história,e tem ela traduzida pra português

  • O Anime é Maravilhoso ~ Uma das Obras Mais Complexas e bem detalhadas que Já Conheci ~ Suzimiya é Vida <3 A novel Deve Ser Suprema *o*

    ~~ Min Min Min Miraculu min kurinmi Min Min ~ (Sei lá Como se Escreve A musiquinha HHAHAHAHAHAHHAHAHAHA )

  • Anime bom, light novel mediana, mangá fraco. Foi tarde, não sei porque tanto bafafa, ninguém lia isso mesmo, ao menos no ocidente, espero que a autora gaste seu tempo com projetos melhores, mas ao menos a ‘marca’ Suzumiya será lembre bem lembrada e o marketing nunca vai faltar.

  • André Alves

    Já tarde (o choro é livre) .

    • André Alves

      *Vai

  • aaaah essas pessoas sem coração, o melhor anime que já existiu, sinto tanto a sua falta yuki

  • Willian

    Engraçado. Um monte de gente diz que quer comprar o negócio, mas nunca leu o mangá ou a novel e nunca assistiu o anime. Deve ser a satisfação pra aparecer e demonstrar ser um “colecionador de mangás”. Comprar mangás não te faz um fã, só demonstra que você tem dinheiro pra gastar nisso. Deixem de ser bobos e leiam antes de decidiram colecionar algum título, façam isto porque acharam a história boa, e não porque o título é “modinha”.

    • gustavo

      Boooooooooooaaaaaaaaaa

    • Se a pessoa quiser comprar, ela compra. Acho mais engraçado o povo ficar se incomodando com o que os outros fazem. Viva e deixe viver, amigo.

  • Koyuki

    Até hoje só li as Novels. Achava que o mangá era igual as novels, por isto nunca me interessei por eles. A partir de que capitulo que eles passam a fica diferentes. Alguém sabe?

  • Mais um cancelamento de “peso”…

    Rayovac!

  • Leandro-Sama

    Que triste….

  • Quando lembro do oito infinito tenho vontade de chorar…. de raiva!!

    O traço do mangá é feio dimas… Nada supera o filme, em traço, enredo. Parece que a história fica cada vez melhor.

    Já passou da hora de alguma editora se animar em lançar Light Novel por aqui.

    • Uma das coisas que eu mais espero na minha vida é lançarem a novel aqui, apesar de já ter lido em inglês.
      E o endless eight na novel é menor!

  • Mi Ka DXD

    Não me abalo. Ainda temos as novels

  • Não fazia idéia de que o mangá divergia dos livros. Triste saber que acabou.
    Ainda na espera do 12º livro, já que o autor abriu um grande leque de oportunidades de continuação no 11º.
    Recomendo os livros para quem gostou do anime (o agosto infinito só acontece uma vez tá), eles são uma grande fonte de divertimento.
    Não faço ideia se alguém ou algum grupo traduziu os livros, mas em inglês ainda existe em algum lugar da internet, mesmo o baka-tsuki tendo tirado o conteúdo de seu site.

    • Koyuki

      O SOSDan Brasil esta traduzindo as novels. Estão em um passo lento, mas estão indo. No entanto, tb não aguentei esperar eles traduzirem e parti pra novels em ingles (mesmo o meu ingles sendo bem ruim.)

  • Na verdade, “O desaparecimento de Haruhi Suzumiya” é a quarta novel.

    Eles adaptaram pras telas a primeira, segunda, terceira, quarta, 2/3 da quinta e 1/2 da sexta novel… Se for levar em consideração, até que não foi pouco xD Mas eu gostaria de ver a continuação, porque as histórias seguintes não são tão fillers como as primeiras LOL
    E sim, o SOS Dan tá traduzindo mesmo, apesar do ritmo lento (Okay, reconheço que eles tem motivos pra isso), então apelei pras novels em espanhol… Parei no sexto livro, apesar de terem traduzido tudo em espanhol XD Estou na esperança de algum dia lançarem o 7º em diante em português (Mais fácil pra ler u.u) e enquanto isso, vou lendo outros títulos ou vendo outros animes xD

    Quanto ao Endless Eight, um episódio só bastava, cara. O capítulo é menor do que “A síndrome da ilha isolada”, que rendeu dois episódios, daí a KyoAni resolve fazer cagada com oito episódios repetidos… e.e

  • Eruru

    Alguma alma caridosa é capaz de fazer um bom spoiler e acabar com minha curiosidade em relação à LN? Já estou com muita leitura pendente e mais essa não faria bem à minha saude. Grato.

    • Cronoir Vi

      Não entendi muito bem a sua pergunta, mas se foi algo relacionado de como é a LN, só posso dizer que é incrível, muito boa mesmo, o jeito que ela é escrita, as ilustrações, falas e tudo mais, é realmente sublime.
      Ela foi escrita de uma forma que qualquer pessoa que nunca teve qualquer contato com a obra logo se identifique e comece a passar a gostar de Kyon e a sua “comum e tediosa” vida, e não para só por aí não, tem muitas diferenças que eu pelo menos notei do anime comparado com a LN, ler ela foi como começar Suzumiya do zero, porque é bem diferente sim, logo no primeiro capítulo já posso ressaltar que é demorado até que seja apresentado o nome do Kyon, é, você fica boa parte da história sabendo que ela tá sendo narrada por um homem porém não tem nada de explicado de quem é, qual o nome completo, características e aparência, e a personalidade dele ajuda muito para você entrar na leitura, porque ele é um jovem bem diferente e com uma personalidade impactante e forte, eu gosto mais dele do que a Haruhi por exemplo. Personagens como Asakura não recebem descrição de sua aparência (ainda estou falando do primeiro capítulo), talvez porque eles tentaram fazer com que seja uma história passada na “vida real”, porque a Suzumiya tem toda uma explicação de sua aparência, de como são seus cabelos, pele, pescoço, e etc, enquanto a Asakura só recebe alguns poucos adjetivos, como bonita, inteligente e tal, isso é um pouco curioso certo? Você tem que imaginar a aparência dos personagens, como eles são, não tá lá uma grande ilustração colorida de todo mundo (no caso, a Haruhi recebe ilustração no primeiro capítulo, que apenas confima o que eu falei de ser uma história que tentaria passar em um mundo comum). Também é legal pelo fato de que uma coisa que eles dizem no primeiro capítulo vai se interligar com uma outra que vai acontecer só muito lá adiante, é uma pena eu já conhecer a história, porque realmente seria muito legal eu ter aquele choque ao notar isso, o mesmo vale a história em si, se eu apresentar para alguém que não conhece, vai achar que é só uma historinha boba com personagens normais e tudo mais, e bem, a pessoa vai ficar totalmente enganada, é disso que eu gosto, a história foge totalmente do tradicional, é incrível, como eu já citei lá em cima. Bem, essas foram as minhas impressões do primeiro capítulo do primeiro volume (ORLY? óbvio), não li todos os volumes, não sou nenhum manjador, mas sou alguém que conhece Haruhi desde 2006 e ama de coração Kyon e Cia, a ponto de querer começar a ler todas as LN para saber mais, e assim amar cada vez mais essa série que eu gosto muito. <33 Como eu já disse, é a minha opinião, eu te recomendo a ler todo o primeiro volume, e daí tirar as suas próprias impressões, eu não acho que você vá se arrepender ou não ter tempo para isso, elas podem ser baixadas em diversos lugares, eu recomendo um blog que já foi dito nos comentários, Brigada SOS. Isso é tudo, se alguém ou você leu até aqui, obrigado.

      • Eruru

        Amigo, obrigado pela resposta. Sobre o que eu queria: um mega spoiler contando como termina a coisa toda.

        É dificil imaginar alguém fazendo esse spoiler, pois muitos reclamariam (com razão). Então foi mais uma brincadeira, que se por acaso desse certo eu certamente leria o spoiler bem feliz, pois quero mesmo saber o final da história.

  • Amava o anime na época, mas aí o excesso de gente estranha no fandom me fez ter um sentimento de “mediano” com ele… comecei a ler a Novel há uns anos atrás e nunca dei continuidade, o mangá era bonzinho, mas tinha uma clara intenção de vender pra fanbase.

  • Flávio

    Bem…… Algum dos Haruhistas daqui têm facebook? Porque eu estou traduzindo o mangá ((já fiz a primeira e quarta novel)) e queria ter a tradução avaliada por algum fã…. Se alguém tiver FB favor entrar em contado com “Flávio Schefer” (O que aparece que trabalho na SOS Brigade)