Mangás ‘Otomen’ e ‘Full Metal Panic Sigma’ são cancelados pela Panini

otomencanceladoNão que a gente já não soubesse.

O que era questão de tempo para ser anunciado agora é praticamente oficial. Os mangás Otomen e Full Metal Panic Sigma estão cancelados pela Panini. Otomen teve seu volume 7 lançado em fevereiro de 2011, já Sigma teve o volume 9 publicado em março de 2010. A editora publicou em seu Facebook a seguinte nota

Oi, gente. Otomen e Full Metal Panic Sigma não devem retornar. A gente parou de publicar porque as vendas estavam abaixo da viabilidade, a gente sempre busca caminhos e possibilidades para continuar todas as séries que começamos, mas infelizmente nem sempre é possível. Esperamos a compreensão de vocês.

Obviamente sabemos que a Panini acima de tudo é uma empresa e o que não dá lucros é cancelado. É assim com qualquer editora que publica quadrinhos (de qualquer tipo) no Brasil ou em qualquer parte do mundo (Gintama e Reborn foram cancelados nos Estados Unidos, por exemplo). Não será a primeira e nem a última notícia que veremos desse tipo por aqui. Mas também temos o nosso lado de fã que fala muito mais alto quando o assunto são nossos mangás. Também é absurdo dizer que todos os mangás da Panini serão cancelados. Isso é paranoia sem nenhum motivo. Produtos que vendem não são cancelados, simples assim. Se uma boa parte da culpa é da editora que não trabalha (ou trabalhava) o marketing corretamente, outra é porque leitores também não consomem (dá pra falar diversos exemplos de pessoas que não compravam Otomen por preconceito com a capa do mangá).

Sobre Kekkaishi, a editora confirmou que ainda está com o título em análise. O Mito de Arata também entra nesse rolo. Ainda não temos notícias de outros títulos.

Fica agora os nossos pesares aos que colecionavam a série (eu incluso com Otomen, um dos shoujos mais divertidos que tivemos a oportunidade de ter por aqui).

Agradecimentos da nota ao leitor Tiago

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Nath

    Fiquei supertriste agora, já que eu acompanhava AMBOS… bom Full Metal Panic Sigma ainda posso ler por Scan… o problema é Otomen Ç_Ç

    • Otomen você acha completo nas scans gringas , boa sorte no inglê aehueah

      • Nath

        Acha não =P… Pelo menos não achei completo, só até o 11.

    • ;( Bye Bye meu FMPSigma. Sabe em qual scan tem para ler?

  • Hisoka

    Proximo será Yakumo ou Tiger Bunny

    • Dih

      É esse tipo de comentário que não agrega. Yakumo está indo muito bem e Tiger & Bunny acabou de começar a publicar. Por que dizer isso? Vocês, de longe, não acompanham o mercado de quadrinhos em geral. E digo isso como leitor e fã de mangás e HQs e não como o redator do Chuva de Nanquim. Sério galera, vocês precisam amadurecer esse pensamento.

      • Mi Ka DXD

        E como eu disse, muitos insistem em trazer um mangá, e no final das contas, não compram… Meu, isso não é bom!
        Pra começar, parem de ficar falando que tal mangá vai ser cancelado e tals sendo que mal lançou! E sim, digo que é besteira não comprarem um mangá por causa da capa! Eu, por exemplo, compro mangás não pela capa, até porque tem umas feinhas e outras bonitinhas, mas sim pela história, pelo conteúdo!
        NUNCA JULGUEM UM MANGÁ PELA CAPA!

      • Tenho que concordar com o DIh, o pessoal aqui tem esse pensamento, mas vamos concordar também que da medo de comprar… Sinceramente, tenho todas as edições de Homunculus e MPD Psycho e vejo que ambos caminham para um cancelamento, o que é uma pena e me deixa com receio de continuar comprando Toriko, 20th Century Boys e Beelzebub.

      • GreatOnizuka

        Alguém faz ideia de Blood Lad? O último volume saiu em maio.

      • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ouch

    • mauricio

      por essas e outra n compro mangas como toriko e reborn entre outros da panini

    • Tiger & Bunny esta tão perto de ser cancelado que a Panini resolveu trazer até os especiais. ¬¬’
      Só faltou colocar One Piece e Dragon Ball nesse seu comentario sem fundamento.

      • Mi Ka DXD

        Ainda tenho esperanças em Tiger & Bunny

      • Kojiro

        Não é que Tiger e Bunny foi cancelado

    • kanai

      (O próximo é o Zone-00)

      • Yuns

        Zore-00 está em hiato no Japão :/

  • Rahk

    va se ferrar Panini, eu colecionava Full Metal panic :/

  • Caeh

    Realmente… Eu lia otomen pela internet até não encontrar mais. Estava até pensando em acompanhar por aqui mesmo! Mas é o que o autor citou: O produto deve ser promovido!

  • eu prefiro assim:

    não dá mais? AVISA O LEITOR

    ficar escondendo que é feio

    espero sinceramente que logo deem um anuncio a tudo que está em hiato

    a dúvida é que mata, e que causa reações exageradas

  • e Homunculus?

    • Dih

      Segundo a editora está em análise. Se eu tivesse que apostar, diria que sai o último volume… Um dia.

      • A não ser que eles não gostem do final… Aí já viu XD

      • Mi Ka DXD

        Ou nunca.
        Torça-mos por Arata, Homunculus e Kekkaishi. Se não me engano, falta um volume para encerrar Homunculus, mas por que a Panini resolveu paralisar?

      • tiago

        Os títulos que tem risco de serem esquecidos no limbo, são os que estão a mais de 2 anos. Dih tem que entender, que análise é um truque para deixar o tempo passar e ficar por isso mesmo. A editora deveria ser mais séria com os consumidores, e não a politicagem atual…

        E para ela não importa se é um volume ou mais, tanto fez tanto faz… Povo tem que cair na real.

        Tem uns 3-6 títulos nessa situação.

        Yakumo está vendendo muito.
        Naruto, One Piece, Bleach, Dragon Ball… Nunca serão cancelados, vendem muito…

        Titãs venderá mais do que Naruto, se depender da febre atual…

      • GreatOnizuka

        Alguém faz ideia de Blood Lad? O último volume saiu em maio.

  • poxa, eu imaginei que Otomen não voltaria, mas mesmo assim… dá uma tristezinha ;/

  • Triste por Full Metal Panic Sigma, é um título que eu gostava muito.
    Tomara que as editoras revejam seu marketing, porque em todas elas esse elemento importante é subestimado ou deixado de lado, só aplicado em títulos de maior expressão.

  • Mi Ka DXD

    Era de se esperar…
    Afe, o chato é que tem gente que fica pedindo insistivamente para trazerem tal mangá, e quando ele chega, não compra! Isso desanima!
    Um exemplo é Air Gear.
    Enfim, meus pêsames a quem comprava. Ainda bem que vivemos na era da Internet para ler mangás (claro que nada se compara com a sensação de ter um mangá em mãos…)

  • É uma pena para quem colecionada. Eu espero pelo que vai rolar sobre O Mito de Arata que eu particularmente gosto muito. Espero poder vê-lo finalizado aqui. 🙁

    • Leandro-Sama

      concordo com voce, arata me preoucupa

      • Iliana

        Logo quando finalmente comprei todos que faltavam…
        espero que volte

  • monicareis78

    Que bom que a Panini respeita o leitor e abre o jogo rapidinho… x.x Cancelamentos são necessários, mas no caso da Panini parece mais um hobbie, Guin cancelado faltando apenas um volume (COM A DESCULPA MAIS ESTÚPIDA QUE JÁ VI), Homunculus talvez indo para o mesmo caminho (Daqui uns três anos depois de enrolar mais um pouquinho a editora talvez nos tire a dúvida) Kekkaishi, Arata e MPD Psycho com grandes chances de cancelamento, Peach Girl, Eden, Otomen, Full Metal P.S e Seton já cancelados… Desse jeito fica difícil comprar qualquer mangá da Panini que não seja o grande hit do momento…

  • Douglas

    De qualquer forma ainda acredito que deveria ser de responsabilidade da editora lançar o que se comprometeu… só diminuir os lotes? Com certeza tinha gente que comprava e com certeza não era só um ou dois. Eu ficaria frustrado demais com isso, agora somos obrigados a gostar só de algo que todo mundo gosta? Sinceramente… Eu acompanho Arata, só falta dar merda. 🙁 E outra, apenas UM volume pra acabar e cancelam ainda alguns, kk. É foda, ainda mais pra quem não curte tanto esses mangás que viram febre.

  • thiago theodoro

    Tava acompanhando via no face deles. Uma galera ficou falando as verdades, até a Panini responder, achei que não iriam falar nada. Mas verdade seja dita, tais cancelamentos e tratar seus leitores como nada, só acaba fazendo com que muitos parem de comprar qualquer outro título deles

  • Se cancelarem Kekkaishi eu me mato tranquilamente :))

    • Somos 2… Gosto tanto de Kekkaishi :/

    • Mauricio Cortez

      Olha, eu adoro Kekkaishi. Por isso, optei por comprar o restante das edições da Viz americana. Saiu caro, mas a edição é linda, o papel e a impressão infinitamente superiores aos da Panini. E não precisa mais esperar a boa (ou má) vontade da Panini de terminar o manga. Se eles cancelaram títulos faltando apenas um volume pra concluir, imagine Kekkaishi que faltam 16.

      • monicareis78

        Só estou esperando o posicionamento oficial da Panini (Admito que tenho uma certa esperança com Kekkaishi) Mas se realmente o cancelarem é correr atrás da edição da Viz e aproveitar que eles lançaram também no formato VIZbig, que sai mais em conta =)

      • Posta o link aí da onde tu comprou a versão americana – vou ter que correr atrás de Kekkaishi, pois pelo visto já foi pro saco.
        Isso é lamentável, pois o mangá é muito bom, melhor que o One Piece que também estou acompanhando.
        Pra mim o problema é o exagero de títulos que as editoras estão publicando ao mesmo tempo, tem muita coisa, não existe mercado pra tudo, alguns vão vender mal, e as pessoas que estão comprando esses vão se fuder…
        Quando tinha só CDZ e Dragon Ball sendo publicado pela Conrad a 3,90 eu já tive que escolher só um pra comprar, agora tem mais de 20 mangás sendo publicados, eu estou acompanhando 3 (One Piece, Samurai X e Kekkaishi) e um deles vai ser cancelado…

    • Patynady

      VOLTA KEKKAISHI. Pior história de distribuição e marketing na história dos gibis.

    • Mefisto

      Então me diga quando que será o teu velório, pois acredite, Kekkaishi já está cancelado. A Panini apenas não tem coragem de abrir o jogo com o leitor. E você vai se matar mesmo por causa disso? Que desperdício!

  • A Panini deve ter um staff de pessoas muito incompetentes, pois são tantos mangás cancelados que não sei o que é pior, a analise financeira para trazer o mangá pra cá ou a análise de público pra cancelar um mangá ou não.

    • Mauricio Cortez

      A Panini não analisa nada, nem antes, nem durante e nem depois. É tudo no “chutômetro”, sem um planejamento de marketing que faria o manga mais conhecido. Eles mal anunciam as coisas no site oficial, é só um pouquinho na página do Facebook e olhe lá. E se relacionam muito mal com o público.
      Daí, é cancelamento atrás de cancelamento.

  • Juliane

    Que droga! Quero meu OTOMEN!!! Eu comprei todos >< eu amo esse mangá =/
    Vou checar com fansubs né… é o jeito.

    • Nexus

      Comprou nada… =o

  • Não que eu tivesse muitas esperanças de completar minha coleção de Full Metal Panic Sigma, mas é uma notícia triste!

  • Marcos Correia

    Ih, gente! Nem adianta ficar de “mimimi”. A Panini já provou de uma vez por todas que é péssima de planejamento, marketing e relacionamento com o público. Saindo dos mangas “carro chefe” da Shounen Jump, comprar qualquer outro manga publicado pela Panini é correr risco de não ver o final.

  • Normalmente quem compra mangás não compra só um por mês. Compra vários! Muitas coleções que queria comprar mas por serem lançadas juntas não consigo por falta de grana! Acho que esse é um dos problemas que fazem com que alguns mangás fiquem “de lado”. A Panini deveria planejar melhor e fazer Marketing!! Pq não tem propaganda de mangás na tv? ‘-‘ Sinceramente nunca entendi isso! Não sabem fazer propaganda? u.u

    Compro mangás a 5 anos! Gasto cerca de 80 ~ 90 por mês em mangás de diversas editoras… Quero sim novos mangás e tal… Mas cadê o marketing? Cadê o atendimento? Cadê o planejamento? Falta muito nas editoras brasileiras em relação a mangás e quadrinhos…

    Quero um papel melhor! E um preço melhor! Algumas revistas em quadrinhos (coloridas) são mais baratas e com um papel melhor que um mangá. -_- Papel Offset Já! kkk

    • gustavosantos99

      Os Livros da Magia q o diga

  • Leandro-Sama

    Que triste para quem colecionava… Espero que não cancelem arata!

  • tiago

    Eu enchi o saco tanto no face, que o carinha de lá deu essa resposta… Não perdi tempo e tira ss, em caso de ele voltar atrás e tirar o post…

    Foi o ss mais triste que fiz no pc nesse ano.

    • gustavosantos99

      o que significa ”ss”?

      • tiago

        Esquece ss, eu botei errado. Viajei nos jogos onlines. rs

        Queria dizer que tirei uma foto do pc, mostrando o comentário da panini.

  • Q triste ;-; fui começar a comprar os volumes d Otomen nem faz muito tempo, ñ conhecia o mangá antes da paralisação e comprei de gaiata num evento da vida, acabei gostando bastante dele ;-; Mas já imaginava mesmo q isso fosse acontecer…

  • Henrique

    Por isso que não compro mais nada da Panini. Povo deveria começar a boicotar ela, funcionou com a JBC.

  • Vinicim

    da panini to colecionando: Reborn, Toriko, 20th Century Boys, One Piece, Monster e Dragon Ball. Desses o único que axo q tenha algum risco de ser cancelado é o Reborn, mas torço para que isso não aconteça pq deve ser triste ver uma coleção na estante e saber que não terá como comprar as últimas edições.

    • sinceramente preferia reborn mensal, eles falaram nesse possivel acontecimento eu ficaria mto feliz, eu ja xinguei eles mto pelo seguinte fato meu os mangas terminaram pk manter bimestral ou trazer mtos titulos é ridiculo deviam pensar em trazer quantidade razoavel mas manter nas bancas o max possivel os melhores titulos estao na panini infelizmente, e shoujo é mais panini que trabalha, e agora new pop mas eles nao tem responsabilidades com prazo entao nao da pra contar mto com eles, jbc traz titulos interessantes mas panini é que mais traz titulos acaba atrasando ou a responsa cai a zero entao nao podemos fazer mta coisa infelizmente se todos unissem dava mas o pessoal reclama mas na hora de fazer algo ngm faz, ja que nao vai fazer entao nao critique

  • e Pensar q um vi muitos comentarios anos atras pra trazerem Reborn, agora ja estao pensando em cancelar, mais uma amostra q o povo quer o manga aq, mas comprar q e bom nada, naum sou a favor de cancelamentos, mas tem gente q pede o manga e dps so fica lendo na internet, prejudicando outros titulos q poderiam aparecer por aq

  • q triste msm hein! td bem q otomen faltava ainda mais de 10 volumes para terminar mas é muita sacanagem da Panini… acho q muitos mangás como Naruto, Bleach, One Piece, poderiam compensar esse “prejuízo” q eles alegam ter pois devem vender bem. Além disso, poderiam vender só em SP que fosse, daí não teriam custos de distribuição, quem quisesse poderia comprar pela net sei lá, enfim muito chato essa noticia, me fez olhar para a panini com outros olhos agora…isso pq é meu primeiro mangá cancelado e sinceramente espero q seja o último!

    vi q todos estão comentando sobre a possibilidade de cancelar arata, era só o q faltava, pois adoro esse mangá, é bem leve, divertido e ótimo para descontrair! oremos para que isso não se torne realidade!

  • Pois é né? Sem marketing nem adianta trazer um título tão legal quanto Otomen. Espero que a sacanagem não role com Homunculus. Faltando 1 volume é muita putaria!

    • JMB

      Aconteceu isso com Guin Saga. O q garante q isso ñ vai acontecer com Homunculus?

  • PANINI abrindo o olho, vendo que a JBC está passando o rodo a algum tempo. Invista mais em seinens e menos em shounens e shoujos, por mais que isso renda sempre.

    • milenart

      Se a Panini parar d investir em shoujos, quem vai? ;-; Ela é praticamente a única q traz shoujos pra cá. ;-;

      • Gustavo

        e a JBC?

      • Mefisto

        Que adianta trazer e cancelar antes do final?

    • milenart

      Oq vc qer cm ‘e a Jbc’ ? Já é meio q d conhecimento geral q ela ñ está interessada em shoujos, e se for, atualmente, só mahou shoujos mesmo.(e Clamp XD) E a NewPop tbm ñ é lá mt confiavel qanto a isso, já q só pegam titulos curtos e ñ tem uma periodicidade fixa.

  • Fer4

    Desculpe mas dizer que a culpa de algo não vender é das pessoas simplesmente não comprarem é a pior desculpa que uma empresa pode dar. Se fosse uma empresa minimamente séria assumiria total responsabilidade, inclusive pela demora do anúncio. Relacionamento com o consumidor péssimo. Planejamento péssimo. Pontualidade péssima. E a qualidade nem é lá aquelas coisas…
    Não sei como a Panini é com os HQs, mas a Planet Mangá devia mudar o nome pra MangaX, pois tem o selo Eike Batista de confiabilidade: promete mas não entrega.

  • Sirius Barreira

    Eu fico preocupado é com Triage X. Eu o estou colecionando.

    • Mefisto

      Eles só tem contrato até o volume 4. Se depois disso não voltar mais, você já sabe a resposta.

  • Valderrine

    A questão é: Porque que eles não avisam com antecedência ao invés de deixar para última hora? Eu não entendo isso. E como fica aqueles que estavam colecionando? Pelo menos eles podiam emitir um alerta préviamente avisando que o mangá está com baixas vendas e por isso corre o risco de ser cancelado. Quem sabe assim a galera do deixa pra última hora não comece a comprar os mangás para evitar esse desaforo no final? Eu começo a pensar que internet para eles não serve para nada. Eles ainda vivem na mentalidade conservadora dos tempos da idade da pedra. Impressionante! Facebook para eles é oque? Enfeite? Eu acho que esta mais para uma rede social dos coveiros. Lamentável.

  • X

    Muito legal a lógica, tudo q não vende é cancelado. Concordo, mas a empresa faz a parte dela? Divulga de alguma forma? Não…Sabem o que ela faz? Joga na banca e espera um milagre . É claro que irá ocorrer discrepância de vendas, mas eles pensam em soluções? Tiragens menores talvez? NÃO! O que as mentes brilhantes fazem? Enrolam o consumidor para depois soltar uma nota dessas? Isso é justo?

    Um absurdo essa situação, e não é por um simples cancelamento. São pelos ROTINEIROS cancelamentos. É normal cancelar títulos faltando 1 volume?É sensato? Sinceramente, eu preferiria ter um prejuízo momentâneo ,nesse caso ,do que ter minha reputação como empresa manchada. Mas a Panini claramente não pensa assim, não há estratégia, planejamento, alternativas, absolutamente nada. Lamentável!

    E outra, ficar comparando cancelamentos daqui com os de fora? Sério mesmo? Situações como essas ocorrem, ok, ninguém está a salvo. Mas já passou dos limites, tá demais. Pq não colocam menos títulos nas bancas? Será que está não é uma ponta da resposta das baixas vendas de títulos menos conhecidos? Pensem: uma enxurrada de mangás bimestrais que demoram anos para terminar faz com que a Panini fica simplesmente presa. E o que ela faz? Espera liberar vaga em razão da conclusão de algum ou lança mais e mais mangás bimestrais? Difícil a resposta, enfim… e o que ocorre? Concorrência interna! Naruto x Otomen; Bleach x Sigma. Quem ganha? HAHA

    Sinceramente, gosto muito do chuva de nanquim principalmente dos checklists ( cadê os desse mês? D: ), mas não gostei nem um pouco desse tom conformista e meio que passando a mão na cabeça da Panini.

    Como vc falaram aí, ninguém vai criar um holocausto generalizando que todos os títulos irão ser cancelados, mas que essa situação causa incerteza e desconfiança, isso causa, além de credibilidade 0 para com essa “empresa” que brinca não com fãs, porque publicar mangás e outras mídias não deveria ser para amadores, mas sim com consumidores. E quem brinca com consumidor tá brincando com fogo.

    CONCLUSÃO: A culpa maior é da Panini por tudo o que eu expus.
    Quem compra deveria ter a mínima parcela de responsabilidade (exceções ocorrem). Mas acho que está ocorrendo uma certa inversão das coisas…

    Vou repetir, a culpa não é de UM cancelamento (dois no caso haha), mas da frequência e intensidade que estão ocorrendo, e ainda por cima faz os consumidores de trouxa por anos a fio? Quem se conforma com isso, me desculpa, mas está contribuindo para a banalização da situação e sua consequente frequência daqui para frente.

    • viniciusgpacheco

      Assino embaixo, meu caro.

      Segue texto que publiquei no Facebook da Panini:

      “Prezados. Acompanho o mercado de mangás brasileiro desde a época do lançamento de Dragon Ball.

      Tenho praticamente todos os mangás lançados por todas as editoras, salvo um ou outro título que quando comecei comprar já estava pausado a muito tempo, como Peach Girl, por exemplo. Hoje, excluindo os títulos da Conrad que foram interrompidos por causa de sua falência, tenho os seguintes títulos incompletos em minha coleção: Éden, Homunculus, MPD Psycho, Guin Saga, Full Metal Panic Sigma, Mito de Arata e Kekkaishi. Perceberam algo em comum entre os títulos? Todos são de vocês!

      Vocês demoram anos para fazer uma “análise de viabilidade” dos mangás, mas que tal vocês fazerem tal “análise” antes de lançarem os mesmos? Inundam as bancas com diversos títulos, alguns inclusive que competem com outros títulos de vocês mesmos e, as vezes faltando um volume, cancelam a coleção? Isso é muita falta de responsabilidade, como se a empresa de vocês fosse administrada por crianças que não entendessem o mínimo de marketing e administração.

      Se um título não está vendendo o esperado, vocês tem duas opções para tornar o título viável: direcionar o produto para um novo mercado através de marketing ou aumentar o preço do produto. Muitas pessoas estariam dispostas a pagar R$30 pelo último volume de Homunculus, por exemplo, só para completar a coleção. Aumentar o preço do produto pode fazer você vender menos? Sim, mas aumenta seu lucro marginal. Outros títulos, como Seton, deveriam ser lançados diretamente para livrarias em uma edição mais sofisticada e com preço maior.

      Infelizmente nem todos os mangás que vocês lançarem venderão trilhões de unidades como One Piece e Naruto. Se vocês não estiverem dispostos a lançar esses outros títulos da forma que devam ser lançados para garantir sua viabilidade, peço que deixem que outras editoras mais competentes o façam.

      Sei que toda a empresa precisa de lucro e esse é justamente o melhor mecanismo de incetivo jamais criado. Só que com esse tipo de anúncio, será que o lucro de vocês não diminue? Vocês estão escolhendo a alternativa de curto prazo, cancelando qualquer título que não atinja suas metas, mas qual é o impacto de suas ações na sua marca? Vejo cada vez mais pessoas evitando arriscar a compra de títulos com muitos volumes quando o mesmo é lançado por vocês por medo de ter uma coleção incompleta que não valerá nada.

      Vocês destroem potenciais compradores sem nem ao menos se dar conta. E eu sou o mais novo potencial comprador que deixarei de comprar os produtos de vocês. A partir de agora, quando a Panini anunciar um título, irei comprá-lo nos Estados Unidos ou no Reino Unido. Vou pagar mais caro, mas pelo menos terei a coleção completa de uma única editora. Começarei com Shingeki no Kyojin. Quando vocês se tornarem profissionais e perceberem que em uma relação de negócios o consumidor é rei, volto a comprar títulos de vocês. Boa sorte.”

    • O que me impressiona é que não tem ninguém dentro da Panini que tenha pensado: “Cancelar uma série mostra o quanto somos irresponsáveis e pode prejudicar séries futuras.”
      Por que ficar cancelando uma atrás da outra, ou colocar em hiato sem justificativa, acaba se tornando um “selo” da empresa.
      Na hora de começar uma coleção, o leitor vai lembrar que empresa X não costuma levar suas séries até o fim, então pode não valer o risco comprar mangás de tal editora. Isso diminui as vendas, aumenta os prejuizos e no fim cancelamentos vão se tornar rotina.
      É tiro no pé.

      • Mefisto

        E foi por me lembrar dos cancelamentos de Éden e Peach Girl que nunca mais comprei nada da Panini. E hoje vejo que saí ganhando! Pois a Panini continua a mesma: Sem ética, imoral, e sem respeito pelo leitor.

    • Falou tudo e mais um pouco. Minha confiança na Panini acabou, não compro mais nenhuma série iniciada por ela. Até tinha interesse em Shingeki no Kyojin, mas vou deixar pra lá.

    • Gisele de Souza Fernandes

      Assino embaixo também. Não gostei nem um pouco dessa “análise” condescendente. A culpa é definitivamente da Panini, inundando as bancas com um monte de títulos sem nem ter idéia se vão vender ou não, com a mesma qualidade porca de sempre. Eu dropei Monster, Century Boys, One Piece. A única coisa que eu compro é Beel, que me apeguei à tradução. Jbc levou grito atrás de grito até aprender a trabalhar e Panini deveria fazer o mesmo.

      E outra: Homunculus, MPD Psycho e Kekkaishi FORAM CANCELADOS. É só esperar o comunicado oficial. Só não vê isso quem não quer.

  • Mancada, comprava Otomen T-T

  • Honestamente, isso é Panini.
    Fico triste de ver a empresa que se utiliza de seu “nome” para conseguir mangás “tops” e simplesmente não da a devida importância.
    Fiquei muito feliz quando Mirai Nikki e Ao No Exorcist sairam pela JBC, pois lá eu tenho mais confiança. E torço para que Kuroko No Basket quando sair seja por lá.
    Da Panini compro apenas One Piece, Dragon Ball e Beelzebub. Tudo por medo de ver minha coleção acabar cancelada, isso ajuda a estragar a fama da empresa. :/

  • Wesley

    O problema com o mercado de mangás brasileiros é a ganância das editoras, que sempre querem lançar mais e mais. Deveriam ter um número menor de lançamentos , tem tanto manga bom e de nome por ai que os leitores são obrigados a escolher entre um e outro e acaba que alguns menos conhecidos são deixados de lado. Eu por exemplo coleciono vários, mas não tenho condição de gastar 200, 300 reais em manga por mês, por isso escolho uma meia duzia de titulos que me interessa mais e foco neles. Você acaba de começar a colecionar um e logo já está saindo outro, acho que eles estão muito afabados e aproveitando o hype que os mangás estão fazendo no Brasil e exagerando na dose. Eu li FMP e não gostei, com certeza prefiro comprar freezing, air gear ou shingeki no kyojin do que ele. Fica ai minha opnião.

  • Mas que noticia triste, mas no fundo eu já sabia que seria cancelado, afinal estava paralisado por muito tempo. Mas vou ser bem sincera, depois disso vou pensar um 2 vezes antes de comprar qualquer mangá da Panini, no mais, se for algum titulo por 6 ou 10 volumes, vou esperar publicar tudo e depois comprar (tirando One piece, rs) .Alias, o que custa a panini, investir um pouco em Marketing ou publicidade? Para divulgar o determinado titulo, que está no prejuízo ou que não vende bem, as vezes nem é culpa do consumidor ou má venda, e sim na divulgação/marketing e etc…

    Adeus, Otomem, o jeito é comprar o resto em inglês mesmo. T_T

  • O que Falta( Faltava) a Panini é Coragem de manda a real para o leitor.. Eu não acompanho o mercado de Nacional de quadrinhos, mas acho que tem coisa ai que so nao sera cancelado por ter selo ShonenJump…Mesmo sabendo que devem fazer, Porfavor. Pesquisem antes de Trazer…

  • Triste com o cancelamento de FMP Sigma. ç.ç

    E sobre o pessoal que critica quem lê pela net e acaba não comprando, discordo em partes. Eu mesma, leio Yakumo, Naruto e mais alguns na net, mas procuro sempre comprá-los (tanto em português, quanto em japonês), mesmo que aperte o orçamento e que nem sempre eu consiga comprar meus mangás junto com o lançamento. As vezes fico uns 2 números atrasada dos que estão nas bancas, mas é a vida, nem sempre dá pra comprar todos os que saem por mês…

    Também acho que as editoras brasileiras pecam muito no que diz respeito a Marketing/Publicidade, elas acabam dependendo muito do publico que de alguma forma já conhece/lê o mangá que ela vai vender, se restringindo somente a esse nicho de mercado … Isso é burrice, é acomodação! Falta visão de mercado!

  • Lucas U.

    Prepare o coração minha gente Kekkaishi teve ser o próximo :/, não qria q isto acontecesse

  • Uma coisa é ser normal cancelar. Outra é levar 3 e 2 anos para fazer isso. É um desrespeito com o consumidor! Custa fazer um comunicadom oficial explicando o porque do cancelamento?

    • Mefisto

      Na Panini só tem covardes. Cancelam, escondem o jogo, deixam tudo pro esquecimento. E depois ainda culpam o leitor pela falta de profissionalismo por parte deles. Por essas e outras que não compro nada dessa editora. Do meu dinheiro eles não levam um nada.

  • Thamy

    NÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO…..Otomen!!! Por quê????? T.T É realmente uma pena, amava essa série mesmo que estivesse demorando mais de 1 a 2 anos para ser publicado ainda tinha uma pequena esperança T.T… O anuncio de cancelamento foi muito demorado devo dizer!

    Só espero que não cancelem Kekkaishi, se fizerem isso mesmo ficando muito triste vou parar de comprar os mangás da editora e vou ler tudo online!

    Otomeeeennnnn…. T.T T.T T.T

    • Mefisto

      Kekkaishi já foi cancelado. Mas só daqui a uns 2 ou 3 anos é que a Panini vai admitir isso oficialmente.

      Mas também, colocaram o título como trimestral, queriam o que? Leitor para de comprar! E o mesmo vai acontecer com AirGear, que deveria ser mensal, mas que só sai de 2 em 2 meses, e isso em épocas de sorte.

      O que falta na Panini é responsabilidade e profissionalismo, coisa que eles nunca tiveram. Muito menos respeito pelo leitor.

  • Antonio

    Na boa, incompetência pra caramba.Não existe isso de trazer um titulo “pra ver se vai dar certo”. Tem que trazer os titulos trabalhar neles,divulgar,arranjar um jeito de puxar seu publico alvo pra compra.E não isso que ta rolando.As vezes não vende pq o publico nem sabe que tem o produto por aqui.Se o seu consumidor não sabe da existencia de um produto de interesse a culpa e do vendedor horas.Ai vai ficar nisso lança o produto uns sete volumes depois cancela.E uma coisa e obvio a panini não da o mesmo tratamento para todos seus titulos.

    • Mefisto

      Os títulos da Panini indo tudo pro buraco, e a Beth preocupada mais com o videogame dela. Já viram o FB dela? A Beth passa mais horas jogando do que cuidando dos mangás. Se bem que poderia ser pior, como no caso da geriátrica da Elza Keiko, que passava o dia lendo fanfics no Orkut.

      E enquanto o setor de mangás da Panini estiver nas mãos dessas moças desleixadas, tudo vai continuar indo de mal a pior.

  • E lá se vai meu dinheiro comprando o resto de Otomen pela Amazon americana… O pior é que se cancelarem Zone-00, que é um dos meus mangás favoritos, nem em inglês da pra comprar! Porque a Tokyopop que publicava ele faliu! Vou esganar a Panini ò.ó

    • Mefisto

      Olha, qualquer mangá publicado pela Panini tem altas chances de cancelamento. O próprio histórico da Panini confirma isso. E eu digo isso nem é pra causar temor, mas é mais pra servir como um balde de água fria naqueles que ainda se iludem com a falta de profissionalismo dessa editora.

  • Que pena…
    Infelizmente não demora muito também para a Panini cancelar Kekaishi, um Mangá com uma historia otima , mas que infelizmente pouca gente conhece…

    • Mefisto

      Não diz pra ninguém, mas Kekaishi já está cancelado. A Panini só não tem é coragem de admitir os fatos. Preferem esconder o jogo e largar tudo no esquecimento.

      • tiago

        Concordo…

        Inclua isso todos os mangás do limbo que tem volume e a mais de 1 ano não sai nada. Tudo cancelado. Vão fingir que estão salvando todos (devem está viajando enquanto os leitores ficam a espera de respostas).

        Entrou para o grupo, o mito de arata e Kekkaishi.

        Panini é uma merda. Ela trata o cliente como idiota, ou criança de 10 anos desinformada que não sabe de porra nenhuma…

  • Tô mais triste por não ter achado scans de Otomen, mesmo que em inglês, a partir do capítulo 50 e alguma coisa, do que pelo cancelamento em si.
    Kekkaishi eu acho que ainda se salva, mas Mito de Arata… Pra mim é um fortíssimo candidato a ir pro saco. :T

    Agora, sobre o povo nos comentários. Vi gente dizendo que Yakumo, Reborn e T&B estão perigando de serem cancelados.
    Caro colega de comentários no ChuNan, citando Caetano Veloso, devo dizer… “Como você é burro”. Não, falando sério, Reborn vai virar mensal ano que vem por estar vendendo mal? Eu sei que a Panini é ruim de marketing, mas isso não é nem um tiro no pé, é um na cara mesmo. Tiger&Bunny é a mesma coisa, vendeu tão mal que eles decidiram trazer spin-off?
    (e sobre Yakumo, eu só ouço que vende muito bem – e graças a Deus, porque é a adaptação de um dos meus livros favoritos – portanto, não periga de ser cancelado.)

    • Mefisto

      Reborn não vai virar mensal, isso é papo furado. Se até AirGear, que pela quantidade enorme de volumes deveria ser mensal e não é, imagina Reborn? Vai é virar trimestral, e depois de uns 6 meses vão colocar na geladeira e dizer que está em renovação ou em análise. Aí mais 2 ou 3 anos se passam, e eles finalmente anunciam o cancelamento. Quer apostar comigo? Pois o tempo vai te mostrar o quanto que minhas palavras são proféticas!

  • adelma

    cancelaram otomem e uma desgraça so falta fazerem o mesmo com kekkaishi e o mito de arata meu maravilhoso otomem nãoooooooo!

    • Mefisto

      Sinto em te dizer, mas por mais que a Panini esconda os fatos, ambos os mangás já estão cancelados. Acredite, pela Panini você não vai ver nenhum desses títulos chegando até o final. E bem lá no fundo eu acho que você sabe disso. Não se iluda, são dois casos perdidos.

  • q bosta so pq fiquei contente com a volta do vagabond a panini da uma dessa. se o manga nao vai pra banca desde 2010 como alguem vai comprar essa panini ta eh de sacanagem

    • Mefisto

      É a Nova Sampa mostrando profissionalismo, e a Panini continuando no seu eterno amadorismo.

  • Paulo

    Sinceramente?
    Da Panini só compro agora se for série curta ou um super hit, cansei, na boa, O jeito é torcer pra outra editora lançar…
    Ah vá, nem por milagre T_T

    • Mefisto

      Até as séries curtas eles tem a proeza de cancelar. Só não existe risco se for algum one-shot. De resto, pela Panini é tudo extremamente arriscado. Não dá pra se confiar, não depois de tantos casos de cancelamentos.

  • O problema todo nem é cancelar. o problema é ficar anos esperando pra responder a seus clientes. Bom, eu só vou completar o q já estou colecionando. ia comprar Tiger e Bunny, ia comprar Ataque dos Titãs, mas não vou mais. não acho q esses mangás sairão até o fim de qualquer forma. uma pena, é uma editora q tinha tudo pra dar certo.

    • Mefisto

      Olha, eu te recomendo a comprar importado. Sai mais caro, é mais trabalhoso, mas a gente se aborrece menos. É assim que eu faço. Se sai alguma coisa que eu curto pela Panini, eu prefiro gastar mais e comprar as edições importadas. Pelo menos eu sei que assim a série não vai ficar incompleta, coisa cada vez mais comum nos mangás publicados pela Panini.

  • O problema da Panini é q ela tem muitos títulos e não trata o leitor com respeito porque tem mangá deles que eles colocam bimestral, mas não é isso que eles fazem (Black Bird foi um inferno pra terminar assim como gentlemen alliance e as estrelas cantam).Otomen ser cancelado foi muita sacanagem deles isso mostra que eles não tem nenhum respeito pelos leitores de shoujo pq esse não é o primeiro visto peach girl.Por isso que nesse quesito eu prefiro a jbc que cumpre o que promete, pelo menos os que eu compro. só esperem que não cancelem arata

    • Mefisto

      Peach Girl faltavam apenas 4 volumes de meio-tanko, ou 2 tankos. Foi cancelado na reta final. Mas a Panini é assim, e isso já não é de hoje.

      E eu sinto em dizer, mas Arata já está cancelado, e todo mundo sabe disso, só que é mais fácil deixar as coisas cairem no esquecimento.

  • Olha, depois de quase três anos vir avisar… Sei que cancelamentos são naturais em todos os mercados (principalmente no japonês), o triste é isso de guardar as informações a sete chaves sobre o mercado brasileiro. Passar anos para cancelar um troço oficialmente? Ao menos tenham coragem de fazê-lo logo. (Homunculus, MPD Psycho, etc.)

    Também me chateia essa condescendência da redação do Chuva de Nanquim com a editora. Editoras de mangá não são times de futebol para se tomar partido. Todo mundo adora falar mal da NewPop e seus lançamentos aleatórios, mas quando é uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo que faz besteira (de esconder, não de cancelar. Acho burrice manter algo com prejuízo), passa a mão na cabeça?

    • mas sei lá, as vezes pode demorar pra cancelar mesmo… mas o anuncio foi feito no facebook… Bem, acho que se em em 1 ou 2 anos não resolveu, é porque não resolve. Mas sim, dou no min 2 anos pra editora se achar.

    • Mefisto

      Condescendência é mais pelos mangazinhos que eles recebem de graça (meu comentário será apagado, mas tudo bem). Rola o maior jabá, e isso é um fato. Só assim se explica essa apatia, e essa defesa absurda de uma prática que lesa em fundo os leitores/consumidores.

    • MizoreFan

      É triste ver isto. A imprensa especializada tentando justificar o ato e culpar os leitores.

      O Jbox também é assim. Eles nem tiveram a coragem de fazer uma notícia sobre isto. Eles levantam a bandeira da Panini na cara dura.

  • Gintama foi cancelado nos EUA? Deve ter sido porque os caras de lá não entenderam as piadas. Ou foi mal adaptado e ninguém quis comprar. Adaptar as piadas de Gintama seria muito complicado, e se não fossem adaptar, teriam que colocar um glossário junto pra vender. lol

  • Tah

    O que mais doí do que a decepção de ter uma séria que você gosta cancelada é a dor na conta. Mangá não é algo barato e todos que aqui os colecionam sabem o quanto esse hobby pesa no orçamento. Sem falar que é uma droga ver na sua estante os poucos volumes de uma coleção que nunca estará completa! A Panini e outras editoras devem realmente pensar duas vezes antes de publicarem uma séria de mangá aqui no Brasil, porque o prejuízo é mais nosso do que das editoras. E galera, devemos também pensar muito antes decidir comprar um mangá no Brasil, pois é muito ruim ter um desfalque na sua coleção!

    • Mefisto

      Se todo mundo que coleciona um mangá que foi cancelado corresse atrás do prejuízo (indo na justiça e tudo o mais), a Panini estava ferrada. Pois existem leis de defesa ao consumidor que são aplicáveis nesses casos. E acho que só assim que a Panini tomaria jeito, vendo o prejuízo no bolso, tendo que reembolsar todos os leitores que se sentiram prejudicados.

  • João Ferreira

    E MDP Psycho? Será que rodou também? Mas também o depto. de marketing da Panini deve ser bem qualquer nota, hein? Trabalhar títulos badalados é fácil, tem que mostrar serviço com material menos conhecido, mas não menos bacana.

    • Mefisto

      Rodou sim, e esse não volta nunca mais. Pode apostar.

  • Fico feliz que muita gente também esteja curtido Arata, sinceramente… o mangá É MUITO BOM, um dos meus favoritos. To rezando pra que não seja cancelado.

    • Mefisto

      De boa, eu sinto em dizer isso, mas Arata já está cancelado. A Panini só tem é receio de anunciar os fatos. Mas tem pelo menos mais uns 3 ou 4 títulos cancelados, e a Panini está apenas escondendo o jogo.

  • Marcelo

    Homunculus, nem que tivesse prejuízo ela deveria lançar, vai ficando feio isso, é só 1 volume. só one piece cobre facinho o preju do homunculus, mas é só1 volume, os que ela cancelou até tem mais volumes a serem lançados, mas 1 só não é desculpa do prejuízo.

    • Mefisto

      Uma volume, dois, três, não importa. Cancelamento é cancelamento, e a série fica incompleta. Leitor perde dinheiro, e o pessoal da Panini continua fazendo todo mundo de bobo!

      • tiago

        Cara. Sendo 1 volume ou 10, tanto faz para a panini. Ela cancela de qualquer jeito. O mais legal é as desculpas…

        Guin Saga – Lemos e não lançaremos o último volume, pois estaremos salvando o leitor de se decepcionar com ele. O final não ficou legal.

  • biazacha

    Porra eu AMAVA as capas de Otomen…. fico aqui com meus volumes na estante e um aperto no peito. Se alguém souber onde encontro até o final em scans ajudaria, porque não consegui achar completo. Talvez eu finalmente apele pro que sempre evitei e complete a coleção com volumes gringos mesmo.

  • Helo.

    É triste ver uma coleção que nunca vai ser completada… Eu colecionava Otomen e gostava bastante… mas agora só lendo por scan, que não gosto…

    Espero que não façam o mesmo com o Arata…..

    Acho que eles deveriam considerar em voltar a lançar os mangás que eles mesmos paralisaram, porque, lendo os cometários aqui, vi que muita gente comprava vários títulos que eles infelizmente cancelaram…
    Se a Panini escutasse as opiniões dos leitores …..

    • Mefisto

      A Panini não está aí para os leitores. É a rainha dos cancelamentos. E isso não é uma crítica, é uma constatação de fatos.

  • Que a Panini nem ouse cancelar meu O Mito de Arata; muito menos deixar de publicar o último volume de Homunculus.

    Por isso passei a colecionar só o que já tem fim no Japão e/ou já fora todo publicado por aqui. Não aceito esse “risco” de cancelamento em hipóteses alguma (seja regras de mercado ou wtf).

    • Mefisto

      De boa, Homunculos JÁ ESTÁ CANCELADO. E Mito de Arata idem. Pode dar piti se quiser, mas isso é um fato.

      • Piti? Não, não. Simplesmente deixo de comprar “em lançamento” e ponto. Quando, e se, estiver completo um dia, daí compro a coleção inteira de uma vez.

        Já passei isso com Kil-Dong e Guin Saga a 1 volume do fim e não tô nem um tico contente em ir para o terceiro na mesma situação.

        Enfim, esperar para ver. Homunculus será o divisor de águas da minha atitude para com a Panini. A NewPop sofre (no meu caso) com isso há cerca de 2 anos…

  • Mas se juntem, peguem alguma scan que tenha completa e lancem versões especiais pra voces com algum fundo de doação like Tools CHalenge, só façam por debaixo dos panos pra nenhuma editora nacional que cacelou chorar ou um japones vir reclamar. E sim, já vi gente fazendo isso. Ou então tem a editora francesa que imprime o que voce pede tbm, mas n sei como funciona.

  • Mefisto

    Cancelamentos são uma prática comum, e já de velhos tempos por parte da Panini. Até por isso que não compro nada dessa editora. Se eles publicam algum título do meu interesse, eu prefiro gastar um pouco mais e comprar importado. Melhor isso do que ficar com uma série sem final. Sem contar que a Panini, em termos de publicação de mangás, sempre teve esse comportamento amador e nada profissional. Cancelamentos, mudanças de periodicidade, tudo isso mostra o despreparo deles como editora.

    E quem já comprava Éden e Peach Girl, já sabem de longa data a verdadeira face da Panini. A mesma Panini que afirmou que depois daqueles dois cancelamentos, nunca mais iria cancelar outro mangá. Mas são casos atrás de casos, e mesmo assim, ainda tem cego que defende essa editora com unhas e dentes. Mas pra evitar qualquer aborrecimento, a melhor saída é não comprar nenhum título publicado por eles. Porque isso é um fato: Se sai pela Panini, tem boas chances de ser cancelado, seja o título que for.

  • Isso eu já esperava, e por conta disso fiquei com a minha coleção de FMP Sigma incompleta. É uma pena, pois é um mangá que eu curtia muuuito… Ia sempre nas bancas, desde a primeira coleção que vocês lançaram só pra ver se tinha FMP. Pelo visto, terei que comprar edições americanas para completar a lacuna deixada por uma editora incompetente. Porque vender, depois dessa, nem eu vou conseguir… Obrigada mais uma vez, Panini! Por frustrar seus colecionadores fiéis… Agora a pergunta é: Homunculus terá o mesmo fim? Pois se tiver, a coisa vai ficar feia U.U
    Quem aqui quer deixar de comprar mangás da Editora Panini por UM ANO??? Eu to afim de causar prejuízo agora! Parece que qualquer mangá que vocês vendem, ou lucra muito, ou vocês cancelam porque não atingiu a meta…
    Eu estou MUITO INSATISFEITA com a sua prestação de serviços!
    É digna de pena!
    Colecionadores são consumidores!
    Vocês deveriam no mínimo respeitar quem comprou os títulos…
    Acho que deveríamos dar uma cutucada em seus lucros, pra ver se vocês dão um jeito de rever a sua estratégia de marketing, que tá uma BOSTA!!!

  • Ane

    Poxa, li a sinopse de Otomen hoje, fiquei interessada e ai lembrei que tinha lido algo sobre ter sido cancelado. Uma pena :/

  • MizoreFan

    A culpa é única e exclusiva da Panini. Se os leitores não compravam, era por que não lhe interessavam ou por que não conheciam. Simples assim.

    Hoje a Panini só quer viver de Shounen de Pancadaria e de Hits de alguma temporada (HOTD, SnK, etc) ou da internet (Naoki Urasawa, etc). Homunculus, Keikkashi, Mito de Arata, entre outros, já devem ter sido cancelados. Mas a Panini não vai falar nada para não se queimar.

    Eu priorizo a JBC e a Newpop de agora em diante. Não dá para confiar na Panini, ao menos que você seja um fanboy de shounen de pancadaria.

  • Pfff por isso q sou mais a JBC, os únicos da Panini que estava comprando eram tiger & bunny e reborn, mas depois dessa acho q vou desencanar do t&b tbm, já q dizem q o anime é melhor mesmo (afinal é um raro caso de mangá baseado em anime). Panini só dando tiro no pé elaiáá