Mangás ‘Otomen’ e ‘Full Metal Panic Sigma’ são cancelados pela Panini

otomencanceladoNão que a gente já não soubesse.

O que era questão de tempo para ser anunciado agora é praticamente oficial. Os mangás Otomen e Full Metal Panic Sigma estão cancelados pela Panini. Otomen teve seu volume 7 lançado em fevereiro de 2011, já Sigma teve o volume 9 publicado em março de 2010. A editora publicou em seu Facebook a seguinte nota

Oi, gente. Otomen e Full Metal Panic Sigma não devem retornar. A gente parou de publicar porque as vendas estavam abaixo da viabilidade, a gente sempre busca caminhos e possibilidades para continuar todas as séries que começamos, mas infelizmente nem sempre é possível. Esperamos a compreensão de vocês.

Obviamente sabemos que a Panini acima de tudo é uma empresa e o que não dá lucros é cancelado. É assim com qualquer editora que publica quadrinhos (de qualquer tipo) no Brasil ou em qualquer parte do mundo (Gintama e Reborn foram cancelados nos Estados Unidos, por exemplo). Não será a primeira e nem a última notícia que veremos desse tipo por aqui. Mas também temos o nosso lado de fã que fala muito mais alto quando o assunto são nossos mangás. Também é absurdo dizer que todos os mangás da Panini serão cancelados. Isso é paranoia sem nenhum motivo. Produtos que vendem não são cancelados, simples assim. Se uma boa parte da culpa é da editora que não trabalha (ou trabalhava) o marketing corretamente, outra é porque leitores também não consomem (dá pra falar diversos exemplos de pessoas que não compravam Otomen por preconceito com a capa do mangá).

Sobre Kekkaishi, a editora confirmou que ainda está com o título em análise. O Mito de Arata também entra nesse rolo. Ainda não temos notícias de outros títulos.

Fica agora os nossos pesares aos que colecionavam a série (eu incluso com Otomen, um dos shoujos mais divertidos que tivemos a oportunidade de ter por aqui).

Agradecimentos da nota ao leitor Tiago

Dih

Dih

Paulistano, 28 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Atualmente é editor na Panini/Planet Mangá e cuida de títulos como One-Punch Man, MOB Psycho e Jojo's Bizarre Adventure.

Related Post