Semanada – Naruto #653: Zelando por você!

Naruto 653Sermão no Jutsu, o golpe preferido do nosso galego.

Eu ouvi um amém, igreja? 

naruto2Naruto 653 

Zelando por você 

Após uma intensa batalha, Naruto está cara a cara com Obito, sozinhos, em alguma dimensão onde podem conversar em paz. Naruto o chama pelo nome, mas Obito se diz agora o novo Rikudou Sennin, insistindo que Uchiha Obito não existe mais. Mas Naruto ainda o chama pelo nome, por entender que o verdadeiro Obito ainda existe, após ver suas memórias. Ele entende que são parecidos, pois viveram muitas coisas e sofreram as mesmas perdas. Até a ideia de se tornar hokage tinha o mesmo objetivo – o de ser reconhecido – mas Naruto alerta à Obito que ele está fazendo exatamente o contrário, colocando todos contra ele. 

Obito diz que também se sentiu parecido com Naruto e que por isso mesmo queria demovê-lo de seus ideais, para que ele visse que a realidade do mundo não é como ambos sonharam. Mas Naruto não vê convicção nas suas palavras e o próprio Obito não tem certeza do que pensa, ao se lembrar de Rin e do que dizia a ela, sobre se tornar um hokage e dar um fim à guerra. O Uchiha repete que tem certeza do que está fazendo, afirmando que encontrou um atalho para a paz no mundo, para evitar passar por um caminho perigoso, cheio de incertezas e perdas. Mas Naruto não concorda, ao dizer que não existem atalhos – ele quer ser aquele que escolhe passar pelo caminho desconhecido e enfrentar todos os perigos, para que todos possam um dia caminhar por ele: exatamente o que um hokage faria. 

naruto1Obito mais uma vez se lembra de Rin e das vezes que ele se fazia de forte na frente dela, o que Rin repreendia, pois ele deveria confiar nela assim como ela confiava em Obito – que um dia seria hokage e pararia a guerra. Naruto então lembra a Obito que ele resistiu a ser totalmente controlado pelo Jyuubi para preservar as lembranças de Minato, Rin e Kakashi, as mesmas lembranças que ele jurou ter deixado para trás. Ele pede à Obito que pare de fugir, volte a ser o Uchiha Obito de Konoha e aceite sua punição. E usando as palavras de Rin, Naruto estende a mão para que Obito aceite voltar a ser o que era. 

Quando vi as pessoas comentando do capítulo, achei que ia ser mais uma enrolação da guerra e da batalha interminável Aliança Shinobi x Obito. Mas por incrível que pareça, achei esse capítulo melhor que os das últimas duas semanas por exemplo. Vocês podem dizer “Mas foi pura encheção de linguiça, só conversa! Parece Bleach!” – ok, até concordo, principalmente pelo excesso de fundos brancos XD. 

A “lição” que Naruto tenta dar em Obito remonta lá aos primeiros capítulos da série, quando o galego dizia que queria ser hokage para obrigar todos a reconhecê-lo e tratá-lo melhor. Além da frase dita para Konohamaru, que “para ser um hokage, não existem atalhos!”. Exatamente o que Obito estava tentando fazer. Ele queria o reconhecimento, pois era visto como um Uchiha fraco e incapaz. E agora busca a “paz” de um jeito “torto”, pregando ser o modo mais fácil de consegui-la. 

Já ficou claro na série que o “ser hokage” está além da vontade simples de “ser reconhecido”, e que o caminho é, na verdade, o inverso: você é reconhecido por suas atitudes, e então se torna hokage. E o caminho não é fácil: é preciso ser um ninja forte, poderoso, mas também é preciso ter convicções fortes. Ser um pilar de sustentação quando ninguém mais tiver forças – e dar ânimo novo. E dar a cara à tapa – e a vida se preciso for pelo bem de sua vila. O que Obito quer é ilusório como uma nota de 3 reais. Fugir da realidade doída onde ele não se tornou hokage e perdeu pessoas importantes para um mundo criado artificialmente, onde ele seria artificialmente feliz. Não é algo que um hokage faria… e Obito sabe que Rin, a pessoa mais importante para ele, também não aceitaria. 

naruto3Como Naruto disse, ele não apagou totalmente o seu passado e suas lembranças. Tomadas por elas, Obito pode escolher voltar, “ser convertido” como muitos dizem. Mas também… pode ser possuído por Madara, Orochimaru (vai que?), ou chutar o balde e continuar no lado negro da força. E o pastor Naruto vai perder uma alma. 

Pelo menos, essa conversa indica que a batalha com Obito já está no fim. Se vai continuar com Madara, Oro ou Sasuke (?) é outra história – que parece que tio Kishimoto está a fim de esticar mais um pouquinho. ‘^^ 

Até a próxima!

ChuNan News

Perfil responsável pelas notícias e informações do mundo otaku no Brasil, Japão e resto do mundo! Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações sobre o Chuva de Nanquim!