Preview da Temporada – Haikyuu!!

haikyuuO substituto de Kuroko no Basket da Production I.G. e Shounen Jump.

Haikyuu AnimeHaikyuu!!
(ハイキュー!!)
Episódios previstos: 25 Episódios // Estúdio: Production I.G.
Gênero: Aventura, Esportes
Site Oficial // Trailer // My Anime List
Estreia: 06 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: Hinata Shouyou é um garoto que cresceu com uma paixão: o vôlei. Quando criança, Sho assistiu uma partida de vôlei e se encantou com o que viu, e decidiu a partir de então se tornar um grande jogador na modalidade. O problema é que onde Sho estudava os estudantes não pareciam lá muito interessados no esporte, fazendo com que o garoto treinasse durante todo seu ginásio sozinho, sem nenhum companheiro e vivendo de “levantadas de bola” de amigos ocasionalmente. Mesmo assim, Sho conseguiu sua tão aguardada oportunidade de entrar em uma  quadra, mas ao conhecer e ser derrotado por Kagekyama Tobio, o Rei da Quadra, Sho percebe que precisa de muito mais caso queira se tornar um jogador perfeito. Chega o colegial e ele se muda para o colégio Karasuno, onde finalmente acredita que terá a sua oportunidade de vingança contra Tobio. Porém um encontro inesperado pode mudar os rumos desse objetivo, mas fazer Sho almejar vôos ainda maiores. Literalmente.


Haikyu!! é publicado desde 2012 na revista Shounen Jump e atualmente conta com 9 volumes encadernados e passa da marca dos 100 capítulos. A série surgiu a partir de um one-shot de mesmo nome publicado na própria Jump em 2011. Com o passar do tempo a popularidade do título foi crescendo gradativamente e a editora começou a investir na série dando site oficial, Vomics e uma atenção especial em marketing. O anime era questão de tempo, até que foi anunciado em setembro de 2013. Logo após o sucesso de Kuroko pelo próprio Production I.G., a escolha do estúdio por adaptar o mangá parece óbvia. Além de possuir uma história sólida o mangá também é um grande alvo de fujoshis, bem como seu antecessor. Em um evento da Jump de 2013, antes mesmo do anúncio do anime, Haikyuu já era uma das séries com a maior fanbase feminina da revista.

O anime de Haikyu!! tem direção de Mitsunaka Susumu (Ookiku Furikabutte II), roteiros de Taku Kishimoto (Silver Spoon) e character design de Takahiro Kishida (Durarara!!). As músicas de abertura e encerramento também são perfeitas para deixar muitos animados: SPYAIR canta a abertura “Imagination”, já NICO Touches the Walls fica com o encerramento “Tenchi Gaeshi”.

Um grande hit dos próximos meses da Jump? Diria que não é impossível. Com um trabalho aparentemente impecável de profissionais qualificados no Production I.G., a série tem um grande potencial para se tornar um grande sucesso e alavancar as vendas do mangá, como aconteceu com seu antecessor Kuroko no Basket. E ainda conta um diferencial: Haikyuu!! apresenta uma história e personagens muito mais “pé no chão”, sem grandes “poderes especiais”, o que é um ingrediente que atrai um público que geralmente prefere animes de esporte mais concentrados no crescimento e no aprendizado dos personagens. Tirando isso, não é difícil ouvir diversos elogios a série sobre a forma como o autor conduz os jogos e as “lições morais” que todo mangá shounen de esporte parece ser obrigado a ter em uma fórmula padrão.

Não é difícil dizer que Haikyuu!! é um dos títulos mais esperados da temporada de abril. Todos estão ansiosos para ver como um anime com um esporte até então pouco trabalhado na tela se sai em relação a atenção da mídia. Com certeza é uma obra que merece alguns minutos de sua atenção. Vejamos se a relação de amizade e espírito esportivo de Sho e Tobio conseguem te prender durante os 25 episódios.

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.