Comentando – Naruto #694

Naruto 694Finalmente a batalha final?

Se existe algo em que Naruto conseguiu nos últimos anos foi aproveitar os capítulos “emocionais”, em que o autor utiliza argumentos da primeira fase do mangá (que é muito boa, diga-se de passagem) e a fase infantil dos protagonistas ou personagens secundários. Toda a carga emocional que envolve o Team 7 continua sendo uma constante muito útil no roteiro.

naruto1Nesse capítulo não foi diferente. Depois de uma cansativa guerra, com mais plot twists e Deus Ex-Machina do que um vilão de Dragon Ball, Kishimoto resolveu partir para um dos pontos mais esperados pelos fãs: a decisiva batalha entre Naruto e Sasuke. Claro que esse foi o primeiro capítulo e não tivemos explosões ou grandes brigas logo de cara. Mas em compensação fomos apresentados à explicações e motivações de nossos dois personagens principais sobre os que os leva a essa luta “final” (que de final, provavelmente não tem nada, já que o tio Orochimaru tá por aí em algum lugar esquecido, por exemplo).

naruto2Mais uma vez temos a explicação mais lógica: Naruto é o melhor amigo de Sasuke. Sasuke é o melhor amigo de Naruto. E o Uchiha não consegue conviver com isso. Ele precisa quebrar os laços que os une se quiser seguir rumo ao seu doentio objetivo de se tornar o “verdadeiro Hokage”, alguém que não depende de laços para se fortalecer e formar uma sociedade realmente digna, forma como Sasuke acredita que Itachi agiu durante a sua revolta contra o clã e a morte de todos, incluindo seu melhor amigo. Sasuke acredita que ele foi a ponta solta de seu irmão. Que os laços que os uniam foi o que o impediu de ter sido o verdadeiro salvador. E espera não cometer os mesmos erros que ele.

naruto4Já Naruto apresenta uma outra interpretação para isso.

naruto3Que Itachi esteve o tempo todo dizendo para Sasuke que ele não poderia fazer nada soziinho. Que ele precisaria de seus amigos e de pessoas que confia ao seu lado para adquirir o verdadeiro destino da paz. Óbviamente a interpretação de Naruto é a correta e Sasuke está meio “Kira” demais pro meu gosto. Mas é a forma como Kishimoto quer contrapor os dois personagens. Melhores amigos que não conseguem colocar suas ideologias lado a lado e conviver como sugere o roteiro da vida. Ying e Yang e tudo que foi falado durante a batalha contra a Kaguya.

naruto5Mais uma vez Kishimoto mostra as desavenças dos personagens desde suas origens. Quadro a quadro. Imagino que o autor agora também passe por um conflito interno (ou uma pressão editorial muito grande) entre qual será a sua decisão daqui por diante. Ele que já se declarou abertamente o maior fã de Sasuke, entrará ao dilema de matar um personagem ou não. De escolher um vencedor entre a batalha dos dois guerreiros ou não. E de quebra, de dar um final ao menos digno entre ambos.

Li uma teoria ainda que nenhum dos dois morrerá, mas que Orochimaru se aproveitará de um combate desgastante para tentar tomar o corpo de um dos dois (ou do vitorioso). Why not? Desde o começo o objetivo dele era assumir o corpo de Sasuke por completo.

Veremos como serão os próximos capítulos do mangá. Esperamos que não seja algo tão arrastado quanto tivemos na guerra. E que, apesar dos muito pesares, Naruto consiga terminar de cabeça erguida, porque ainda é especial pra muitos leitores até hoje.

naruto6

Dih

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 30 anos, editor de mangás da Panini Planet/Manga, designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.

Related Post

Há 19 comentários

  1. Avatar

    Cara, ainda falta resolver esse negócio do tio Orochi, espero que depois dessa luta o Orochi aparece e aí resolvemos logo essa porra para acabar logo com Naruto

    Responder
  2. Avatar

    Alguém sabe em qual capítulo do mangá o Kakashi “entra” no olho do Tobi e em qual episódio do anime isso acontece? Quero voltar a acompanhar…

    Responder
  3. Avatar

    Dropei Naruto faz algum tempo, essa guerra depois do flashback no hashirama ficou bem ruim e Deus ex-machina demais e varias incoerencias de enredo, voltei só pra acompanhar essa luta msmo, espero que seja emocionante pelo menos.

    Responder
  4. Avatar

    Acho essa luta forçada e desnecessária, Naruto era pra estar e véspera de despedidas e não sendo prolongado, isso porque eu só muito fã, imagine a opinião de alguém que curte mais ou menos.

    Responder
  5. Avatar

    Se esse não for o final, aí sim o Kishimoto vai cagar a história INTEIRA. Naruto necessita de um final brilhante e em tempo, pra finalmente entrar de vez no hall da fama da história dos mangás

    Responder
  6. Avatar

    O que fica é a imagem final, não importa o quão arrastada foi a guerra, as reviravoltas e tudo mais, Tio Kishi depende dessa luta, porque é o que os fãs vem esperando faz muito tempo, pode ter certeza, se ela for foda, a gente vai esquecer tudo que foi mal feito nos ultimos tempos e vamos lembrar dessa luta. E claro, ele também tem tudo pra cagar algo que já não está lá essas coisas, cheio de altos e baixos. Mesmo com tudo isso, Naruto é meu segundo mangá favorito, tem um valor sentimental pra mim, perdendo apenas pra FMAB

    Responder
  7. Avatar

    Boa comparação entre Sasuke e Kira. Então, quem teria o Death Note nessa história toda? Ainda acho que essa história vai ter o mesmo fim que Shurato.

    Responder
  8. Avatar

    sinceramente concordo com o colega que disse que é uma luta forçada e portanto desnecessaria mas ja que querem fazer isso gostaria que o orochimaru tomasse o corpo do sasuke se tornasse o ultimo vilão e nofim o sasuke se sacrificasse pra acabar com ele e assim orochimaru e sasuke morressem juntos

    afinal sasuke tem que ser punido por seus crimes

    como o assasinato e tentativa de assasinato dos que não faziam parte da vingança inicial

    Responder
  9. Avatar

    Fico meio sem saber se esta luta era necessária ou não. Confesso que eu estava “esperando” esta luta, pois foi algo que o autor indicou desde o começo. Mas, realmente com o rolar da “guerra interminavel”, realmente esta luta ficou meio desnecessária. O pior foi o Kishimoto ter iniciado a luta logo após guerra, sem nem dar tempo para respirarmos.

    Mas, fazer o que? O lado bom é que o mangá esta aparentemente acabando. Só isto já me deixa feliz. Mas, já estou pronto psicologicamente pra um final ruim. Não espero um final memorável não.

    A única coisa que desejo muito no final do mangá é o esperado fim com Naruto Hokage ao lado da Hinata. Se acabar assim, vai compensar esta guerra que foi um lixo.

    Responder
  10. Avatar

    Eu sinceramente não estou nem um pouco interessado nessa luta, o sasuke depois de tudo continua sendo fresco e cheio de mimimi pra dar raiva, cada palavra dele irrita mais ainda. Quanto ao orochimaru eu espero, sinceramente que o mangá termine após essa luta se não terminar provavelmente vou dropar pq ja nao tenho mais interesse em naruto. Pra mim ja “deu o que tinha que dar”

    Responder
  11. Avatar

    Por mim podia terminar sem essa luta “tão esperada.” Queria ver eles lutando a uns dois anos atrás, agora eu só to cansada de tanta enrolação e tanto absurdo que houve nessa guerra.

    Responder
  12. Pingback: Mangá de Naruto chega ao seu final em novembro no Japão | ChuNan! - Chuva de Nanquim

  13. Avatar

    Nesse último capítulo eu fiquei com tanto ódio do Sasuke distorcer as palavras do meu amado Itachi-sama e ainda tentando dar uma de Kira.
    Conhecendo o Kishimoto e seu fanatismo pelo Sasuke, ele vai dar vantagem pra essa mocinha revoltada.

    Responder
  14. Avatar

    pra terminar de cagar tudo só falta o “deus ex-machina do kishimoto”(sasuke uchiha) sair ganhando de novo… as vezes eu acho que o kishimoto tem orgasmo por esse personagem, porque não é possível.

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *