Eu Recomendo #17 – Dos Mangás para os Doramas

dos mangas para os doramasHora de ver os nossos mangás favoritos em carne e osso.

Doramas. Uma paixão de muitos. Inclusive já falamos deles em diversas ocasiões aqui, entre elas listando alguns motivos para acompanharem essas “novelas” asiáticas. Hoje preparamos um Eu Recomendo com algumas dessas obras que são baseadas em mangás de sucesso, sejam eles shoujo ou não. Vale citar que existem dezenas delas! Não significa que as que estão nesse post são melhores do que as que não foram citadas, e muito menos que esse post não possa receber uma parte 2. Mas aqui listamos alguns dos doramas que recentemente receberam ótima aceitação entre os adoradores do gênero. Alguns que talvez vocês conheçam as versões de outros países e possivelmente um que você nunca ouviu falar. Como sempre, fique a vontade para dar a sua opinião sobre quais doramas você recomenda para os outros leitores!


Boys Before FlowersBOYS OVER FLOWERS
Coréia do Sul, 2009
25 episódios
Baseado no mangá Hana Yori Dango, de Kamio Youko
Clique AQUI para assistir

Sinopse: A esforçada Geum Jan Di frequenta o exclusivo Colégio Shinhwa por uma bolsa de estudos que recebe por causa de um incidente. Ela acha seus colegas de colégio insuportáveis, especialmente o grupo conhecido como F4. Ricos, bonitos e arrogantes, Goo Jun Pyo, Yoon Ji Hoo, So Yi Jung, e Song Woo Bin são os reis da escola e ninguém, nem mesmo os professores, ousam desafiá-los. Ninguém. Isto é, exceto Jan Di. Irritado com seu jeito rude, Jan Di diz isso ao líder do F4, Pyo, trazendo um mundo de problemas sobre ela. Embora Pyo persista em assédio moral dela, ele começa a sentir-se atraído por Jan Di.

Adaptação do mangá “Hana Yori Dango”, de Yoko Kamio. Provavelmente o mais popular da lista, Boys Over Flowers conta com a atuação de Lee Min Ho (ator em Faith, Heirs e Personal Taste) para o papel de Koo Jun Pyo (Tsukasa Doumyouji, no original) e Gu Hye Seon (atriz em Absolute Boyfriend, Angel Eyes e Blood), fazendo o papel de Geum Jan Di (Tsukushi Makino, no original). A série coreana conta com 25 episódios no total e foi exibida em 2009 pela KBS2. Além dessa versão, ainda há uma japonesa (intitulada com o nome original do mangá), uma taiwanesa chamada “Meteor Garden”, uma indiana nomeada de “Kaisi Yeh Yaariyan” (usando um Ctrl C + Ctrl V nesse, obrigada pai Google) e uma versão americana, “Boys Before Friends” (ufa!).

Bônus: No dorama japonês, os atores Inoue Mao e Matsumoto Jun, Makino e Doumyouji respectivamente, assumiram no ano passado (2014) estarem juntos a nove (fucking) anos. Desde então houveram vários rumores sobre um possível casamento, mas não há nada oficial.


To the Beautiful YouTO THE BEAUTIFUL YOU
Coréia do Sul, 2012
16 episódios
Baseado no mangá Hana Kimi, de Nakajo Hisaya
Clique AQUI para assistir

Sinopse: Goo Jae Hee, é uma garota coreana que vive nos Estados Unidos. Um dia, ela assiste uma competição de atletismo na TV, e fica encantada por um dos concorrentes de salto em altura, Kang Tae Joon. Ela começa a idolatrar o jovem atleta e, querendo ajudá-lo, ela se disfarça como um menino e pede transferência para o seu colégio do ensino médio só para garotos. Será que ela será capaz de ajudar Tae Joon depois dele ter sofrido um acidente que pode encerrar sua carreira?

Adaptação do mangá “Hanazakari no Kimitachi e” – mais conhecido como “Hana Kimi” –, de Hisaya Nakajo. Estreiado por Sulli e Minho, como Koo Jae Hee e Kang Tae Joon, a série foi exibida pela emissora SBS no ano de 2012, contendo 16 episódios no total. Além dessa versão, há mais duas japonesas (com o mesmo nome da obra original) e uma chinesa chamada “Hua Yang Shao Nien Shao Nu”. Confesso que apesar de não ser exatamente uma história original, o dorama consegue arrancar algumas risadas (por ser engraçado e por vergonha alheia mesmo); os 16 episódios ainda ajudam para quem quer assistir uma comédia mais curtinha.

Bônus: Para interpretar o atleta de salto em altura, Minho praticou com o antigo campeão nacional e treinador, Kim Tae Yong. (Corajoso esse moço!(◎_◎;))


City HunterCITY HUNTER
Coréia do Sul, 2011
20 episódios
Baseado no mangá City Hunter, de Tsukasa Hojo
Clique AQUI para assistir

Sinopse: Lee Yoon Sung é um talentoso agente graduado que trabalha na equipe de comunicações internacionais da Casa Azul. Ele planeja se vingar de cinco políticos que causaram a morte de seu pai com seu pai. Com a ajuda de seu tutor Lee Jin Pyo, ele torna-se um “City Hunter”.

Adaptação do mangá “City Hunter”, de Tsukasa Hojo. Ao contrário dos dois doramas anteriores, esse recebeu apenas uma adaptação, a coreana – mas ganhou um filme na década de 90 com Jackie Chan no papel principal. O drama conta com a atuação de Park Min Young (atriz em A New Leaf e Healer) e Lee Min Ho… Opa, opa, déjà vu? Esse Lee Min Ho é o cara que fez Boys Over Flowers, o primeiro lá da lista. E mesmo essa adaptação não tendo muito a ver com o mangá, o ator manda bem em todos os papéis que faz. City Hunter, inclusive, lhe rendeu três prêmios na Coréia. O dorama foi exibido pela SBS em 2011, com 20 episódios no total.

Bônus: Além da Coréia, a série ainda foi exibida no Japão, Hong Kong, China, Taiwan, Singapura, Filipinas, Tailândia, Malásia e até mesmo na França (wut?). Outra curiosidade é que a atriz Park Min Young é a mesma garota presente no clipe da música Haru Haru, do grupo de k-pop Big Bang.


Itazura na KissITAZURA NA KISS: LOVE IN TOKYO
Japão, 2013
32 episódios – 2 temporadas
Baseado no mangá Itazura na Kiss, de Tada Kaoru
Clique AQUI para assistir

Sinopse: Em uma cerimônia de entrada do ensino médio,  a estudante Kotoko Aihara, que não é tão inteligente, acaba se encantando pelo belo Naoki Irie. Ela se apaixona por ele imediatamente. Kotoko inicialmente não expressa seus sentimentos por ele, mas, finalmente, tem a chance de dizer a ele como ela se sente. Infelizmente, Naoki deixa Kotoko para baixo, dizendo: “Eu não gosto de mulheres burras.” Um dia, a casa de Kotoko Aihara é severamente danificada por um meteorito. Até a casa ser reconstruída, Kotoko Aihara e seu pai decidem viver com um amigo da família. Quando Kotoko Aihara move-se para sua nova casa temporária, ela fica surpresa ao saber que Naoki Irie também mora lá.

Adaptação do mangá “Itazura na Kiss”, de Kaoru Tada. Interpretado por Miki Honoka (Kotoko Aihara) e Furukawa Yuki (Naoki Irie), a versão japonesa foi transmitida pela Fuji TV em 2013 com 16 episódios no total. Ainda houve uma segunda temporada nomeada Itazura na Kiss: Love in Tokyo 2 e um especial chamado “Itazura na Kiss: Love in Okinawa”, ambos exibidos em 2014. Ainda há duas versões taiwanesas, It Started with a Kiss e They Kiss Again, e uma coreana, Playfull Kiss. Adoro os doramas coreanos, mas se você for assistir procurando uma fidelidade maior a obra originial, recomendo as versões japonesas, até porque o Playfull Kiss não pareceu agradar tanto aos fãs de Itazura na Kiss. #FikDik

Bônus: Os atores que fizeram a primeira versão do dorama japonês também aparecem em Itazura na Kiss: Love in Tokyo; a Sato Aiko (Kotoko) aparece no episódio 10, já o Kashiwabara Takashi (Irei) aparece no episódio 15.


Skip BeatSKIP BEAT
Taiwan, 2011
23 episódios
Baseado no mangá Skip Beat, de Nakamura Yoshiki
Clique AQUI para assistir

Sinopse: A recém formada Gong Xi desiste de suas chances na universidade a fim de apoiar seu amigo de infância e objetivo romântico, Bu Po Shang, em sua carreira ídolo pop. Ao chegar em Taipei, Gong Xi começa a trabalhar em vários empregos, a fim de apoiar Bu Po Shang, cuja popularidade sobe rapidamente, tornando-se um dos principais ídolos em Taiwan. Um dia, Gong Xi pega Bu Po Shang flertando com sua empresária, e descobre que ele só a usou  para que ela pudesse ajudá-lo com suas despesas. Coração partido e traído, Gong Xi jura se vingar e se tornar uma estrela maior do que ele. Gong Xi realiza audições na LME, agência de talentos rival de Bu Po Shang, e junta-se ao recém formado departamento da LME chamado “Love Me”. Na LME, Gong Xi conhece o famoso ator Dun He Lian, que eventualmente se apaixona por ela.

Adaptação do mangá “Skip Beat”, de Yoshiki Nakamura. Nesse post temos três versões coreanas, uma japonesa e uma… Taiwanesa? Isso mesmo. Skip Beat ganhou uma versão taiwanesa nomeada “Glamorous Challenge”, exibida em 2011 pela FTV e GTV com 23 episódios no total. Skip Beat é um dos shoujos mais famosos na Ásia, por isso o elenco escolhido para interpretar os protagonistas precisava ser realmente de peso. E conseguiram. Ivy Chen interpreta Gong Xi, a protagonista da série. Já os papeis masculinos são divididos entre Lee Donghae (ator em It’s Okay, Daddy’s Girl e Attack on the Pin-up Boys)  e Choi Siwon (ator em Oh! My Lady e Poseidon), interpretando Bu Puo Shang e Dun He Lian, respectivamente.

Bônus: Acredito que boa parte saiba, mas o Lee Donghae e o Choi Siwon são membros do Super Junior; eles também fazem outros doramas além de Skip Beat. Tenho uma queda (vulgo abismo) enorme por eles. Dsclp, Dih.

ChuNan News

Perfil responsável pelas notícias e informações do mundo otaku no Brasil, Japão e resto do mundo! Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações sobre o Chuva de Nanquim!