Ranking Oricon de Vendas de Mangás: 2 a 8 de Março

oricon2a8Shueisha dominando a semana!

Se você deseja ver o andamento de séries publicadas no Brasil nessa semana… é melhor pensar duas vezes. Ranking com quase nenhum título que é publicado por aqui. No mais, vale a pena ler os comentários e reparar nas surpresas e no que talvez possa pintar por aqui.

Os mangás grifados em amarelo são os comercializados no Brasil. A fileira “Vendas Total” contabiliza a soma das semanas que o mangá já se encontra no ranking.

tabela2a8demarço

Com semana de lançamentos da Shueisha, nem há muito o que se falar. Shounen Jump domina o ranking de mais vendidos dessa semana.

Haikyuu 15A dupla Assassination Classroom e Haikyuu tomam conta do topo, ambos com mais de 400 mil unidades cada. O mangá de vôlei ainda conta com seu volume de edição limitada que o faz somar mais de 500 mil unidades de seu número 15 – e mais 50 mil de seu spinoff Let’s Haikyuu. Assassination não é muito diferente, já que conta na lista com um Character Book que vendeu mais de 60 mil unidades. São dois mangás que mostram o poder da nova safra da Jump e nos fazem entender porque títulos mais velhos acabam terminando sem deixar grandes preocupações para os editores.

Outros 3 mangás Jump ocupam os próximos colocados. Shokugeki no Soma beirando os 200 mil e aguardando seu anime para um boost ainda mais intenso; World Trigger passando pela primeira vez dos 150 mil e provando que sua animação foi providencial; e New Prince of Tennis com cerca de 140 mil e mantendo a escrita de sucesso da franquia. Vale citar que os mangás da Jump não tiveram uma semana cheia e devem aparecer novamente na próxima em posições altas.

Kyou wa Kaisha 8No sexto lugar vale o destaque para Kyou wa Kaisha Yasumimasu. O josei é o mais novo estrondo de sucesso da demografia no país e em duas semanas já passa dos 350 mil volumes vendidos. Infelizmente é difícil encontrar material do mangá por aí – e dificilmente ele aparecerá no Brasil.

Apesar do domínio da Shueisha (que ainda conta com Terra Formars passando das 500 mil unidades) a Kodansha não fica pra trás e coloca muitos títulos em destaque. Saint Onii-San, o mangá de Buda e Jesus, está no top 10 e já alcança a marca de 500 mil unidades. Nanatsu no Taizai se consolida como o segundo carro chefe da editora (apenas atrás de Titãs) e seu volume 13 já beira as 700 mil.

Prison School 16Na linha mais “alternativa”, Prison School tem lançamento discreto de seu novo volume com 70 mil edições. Já Uchuu Kyoudai alcança 350 mil com seu volume 25. Merecido pra um mangá mais que delicioso na leitura. Já a Square marca boa presença com Nozaki-kun – que rendeu meu anime favorito do ano anterior – passando dos 450 mil volumes vendidos!

Para quem é fã de yaoi, o mangá Ten Count é o grande representante da lista. O título já passa de 100 mil unidades vendidas e, de acordo com uma pesquisa feita pela Comic Natalie, foi o romance boys love mais recomendado por vendedores de livraria (sim, eles precisam saber o que vendem) no Japão em 2014.

E que tal falarmos um pouquinho de shoujos? O único no top 10 é Ookami-heika no Hanayome, vendendo cerca de 80 mil unidades. Mesmo assim a tabela possui títulos expressivos, como ReRe Hello e Honey (ambos da Betsuma, maior revista da demografia do país atualmente), 5-ji kara 9-ji made, Himitsu no Ai-chan e Marmalade Boy Little (sim, continuação daquela série publicada por aqui pela Panini). Talvez o que mereça mais destaque aqui seja Hirunaka no Ryuusei, que entra com seu último volume vendendo a sua maior quantia até então: mais de 110 mil unidades! Um volume especial com extra sairá em breve e a autora também não deve demorar para começar outra série.

Orange 4Mas o que realmente merece um comentário em especial, mesmo que esteja ocupando o vigésimo primeiro lugar do ranking, é Orange. Podemos considerar as vendas de seu volume 4 um sucesso estrondoso! O ex-shoujo perdeu algumas posições por conta dos diversos lançamentos, mas o número de vendas está perto da casa do 250 mil exemplares. E vale lembrar que a autora, Takano Ichigo, confirmou que o mangá terminará esse ano no volume 5. Ele provavelmente deve aparecer na próxima semana também, vamos ver se a notícia do término da obra eleva ainda mais os números de venda.

Se no Brasil o mangá de Blood Lad é um dos mais bem recebidos pelo público, no Japão a sua recepção é somente morna. O título vendeu apenas 30 mil unidades em sua primeira semana de ranking com o volume 13 (no Brasil o volume 12 sai nesse mês). Mas nada decepcionante no nivel de GTO – Paradise Lost. Com um nome tão importante, o autor segue sem desgrudar da franquia e o resultado é um mangá chato e que não passa das 25 mil unidades na primeira semana. Uma pena.

Inuyashiki 3Valem os comentários aqui para InuYashiki – mangá do autor de Gantz – alcançando mais de 100 mil unidades vendidas. Tsubasa WoRLD CHoNICLE passa das 200 mil unidades – e fazem as tias do Clamp rirem enquanto alguns se descabelam pela falta de Gate 7. Já Dead Dead Demon’s Dededededestruction, de Inio Asano (Oyasumi Punpun) segue tímido com seus 50 mil exemplares, embora seu autor nunca tenha sido um best seller mesmo com Punpun.

No mais, semana decepcionante. Decepcionante pois apenas 3 títulos da lista marcam presença no nosso mercado nacional. E vale dizer que não é o caso de “são apenas títulos pequenos”. Temos muitas coisas que realmente teriam espaço por aqui, mas que infelizmente não aparecem. Veremos se as editoras passam a prestar mais atenção no potencial de certos materiais, que arrisquem mais e que esse tipo de “branco” na tabela não se torne uma frequência.

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.