O amor está no ar com Barakamon e Natsume no top 10.
A segunda maior editora de mangás do Japão dominou nessa semana. A Kodansha se aproveitou de uma semana “em branco” da Shueisha para predominar no ranking da Oricon de mais uma semana de maio.
Os mangás grifados em amarelo são os comercializados no Brasil. A fileira “Vendas Total” contabiliza a soma das semanas que o mangá já se encontra no ranking.
Semana de muitos lançamentos da Kodansha!
Barakamon, Fairy Tail e Shigatsu wa Kimi no Uso dominando o ranking da semana! Barakamon dominando o ranking sendo o mangá mais vendido dessa semana com a tiragem de seu volume 11, que já alcançou mais de 200,000 mil cópias vendidas. Lembrando que o mangá ganhou uma adaptação para anime no ano passado e ainda conta com um spinoff, Handa-kun. Fairy Tail fica em segundo lugar com a venda de seu volume 49, ultrapassando mais de 150,000 mil cópias vendidas – e para quem não lembra, essa é a segunda vez que o mangá fica uma casa abaixo do pódio em semana de estreia; o volume 48, lançado em meados de março, vendeu mais de 250,000 mil cópias em na primeira semana de lançamento, bem mais que seu irmão. Porém, vale lembrar que Fairy Tail teve menos dias contabilizados. Veremos seus resultados melhor na próxima semana. Shigatsu wa Kimi to Uso 11 fecha o top 3 com o último volume da série shounen (que parece mais um shoujo) vendendo um pouco mais de 130,000 mil cópias e que ainda conta com a sua edição limitada. O que fez chorar mais: o fim da série ou o suferring quando os fãs a acompanhavam?
Além desses três acima, temos mais dois lançamentos entre os dez mais vendidos: o josei Tokyo Tarareba-Jou 2 que faz sua primeira aparição no ranking vendendo mais de 60,000 cópias – para quem ficou surpreso com um mangá da demografia entre os dez mais vendidos, informo que essa é a nova série de Higashimura Akiko, autora de Kuragehime (uou!) – e também temos o shounen de esporte Baby Steps que entra no ranking vendendo 50,000 cópias com seu volume 35.
Natsume Yuujinchou continua mostrando sua força ao vender 400 mil cópias na sua segunda semana. É um tal “shoujo diferenciado” que algumas pessoas procuram e que mostra que no Japão essa fama é recompensada com vendas altíssimas. Que a quinta temporada do anime coroe esses números.
A semana ficou dividida, metade das posições são ocupadas por obras que já foram lançadas a algumas semanas, mas entre os novos estão: Area no Kishi – mangá de futebol da Shounen Magazine, Fuuka – do mesmo autor de Kimi no Iru Machi, Domestic na Kanojo – da mesma autora de G.E. Good Ending, Yumekui Merry, Real Accout e um dos mangás da série Dan Machi – mas que não é a mesma história do anime.
Dos representantes das séries com anime na temporada temos Arslan Senki e Owari no Seraph – que se consolidaram como sucessos – e volumes novos de Yamada-kun e Triage X. Esses dois não tiveram um sinal de boost. Na verdade Yamada-kun tem uma situação ainda pior: o mangá já passa de 15 volumes e não tem vendagens satisfatórias para um título da principal revista shounen da Kodansha. Mangás com menos volumes da mesma publicação já conseguem superá-lo sem grandes dificuldades. Já Triage, que não chega a ser um fracasso, mostra que a editora provavelmente sente faltas de Highschool of The Dead.
Outro destaque especial vai para Ataque dos Titãs e One Piece. Os dois títulos já estão a 6 e 7 semanas, respectivamente, no ranking. E de longe são os mangás mais vendidos no Japão, sem ninguém nem próximo de incomodá-los. One Piece, por sinal, ganhou um aumento – uma procura, no caso – maior com esse volume do que com os anteriores.
Da lista, 9 dos 50 mangás são publicados no Brasil atualmente entre as editoras Panini (5 títulos) e JBC (4 títulos).