Review – 19 Days, de Old Xian

19 days reviewWeb comic chinês. Nonsense. Comédia. Shounen-ai.

Um espaço no Eu Recomendo #18 não foi o suficiente. Algo me dizia que 19 Days merecia muito mais que um simples parágrafo, por isso venho por meio deste review apresentar aos leitores os motivos pelos quais me cativei tanto pela obra.

19 Days (6)CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS

Criado por Old Xian em 2014, 19 Days apresenta uma sinopse bem simples: a comédia do cotidiano da amizade de dois garotos – até por isso não reservamos uma parte só para a explicar o enredo da série.

A princípio estranhei a história. Havia sido enganada por essa sinopse. Não há falas nas primeiras páginas, poucos sinais de comédia e… Plot twist: Os personagens masculinos se beijam logo de cara. Pensei em dropar. Mas, por causa da arte um tanto suspeita aos olhos de quem lê apenas mangás, continuei. E não me arrependi. Aos poucos a comédia e as falas foram aparecendo, os personagens foram ficando cada vez mais shipáveis e suas personalidades se mostravam um grande ponto forte para a obra. “Comédia gay?”. Nem tanto. Apesar de querer que os personagens principais fiquem juntos é como se esse não fosse o foco principal, e sim, a maravilhosa comédia que faz rir mesmo com situações tão simples.

19 Days (4)Os personagens principais não tem nomes, mas apresentam características que é de fácil diferenciação. Um é mais sério e introvertido, viciado em jogos e em manhwas, que se irrita fácil com o amigo que vive dando em cima dele, mas ao mesmo tempo é compreensível quando o mesmo precisa de ajuda. O outro é o oposto, descontraído, que arruma brigas, parece não estar afim de nada, que faz o que der na cabeça, brincalhão e que não tem medo de mostrar que tem sentimentos pelo companheiro, apesar desse parecer “odiar” (tão shipáveis!).

A arte é o grande destaque das web comics, não? Tenho uma relação 8 ou 80 com essa em específico. Se em Nineteen, Twenty-One disse que o visual era fantástico, aqui não sei se poderia dizer o mesmo. É como se gostasse muito, mas ao mesmo tempo estranhasse – culpa dos mangás? I don’t know – mas o autor desenha incrivelmente bem, e há partes em que só consigo ficar olhando para a imagem e analisando todas as características que ela possuí, mas em outras fico me perguntando aonde foi parar a pessoa que desenhou tal cena. (E, inicialmente, um dos personagens principais me dava medo. Ou tipo isso. O olhar dele é meio medonho.)

19 Days (1)E a comédia. Ah, a comédia! Particularmente, sou bem chata quando se trata de comédia ou drama como gêneros principais. Não me contento com algo que está ali apenas para ser classificado como uma obra “morna” em tal requisito; quero que ela seja a melhor, que me faça rir demais ou chorar demais. E, nesse caso, 19 Days é gargalhada na certa. Mas não aquela risadinha que você segura e pronto, passou… É aquela em você realmente solta uma risada estranha, porque a cena foi tão idiota que não tinha como não deixar ela escapar. Inclusive não recomendo ler em lugares públicos, vão achar que você é louco(a) por estar rindo em frente a uma tela (ou não).

É comum vermos em histórias nonsenses o fato dos autores não se aprofundarem nos dramas de seus personagens, porém há um pouquinho disso na obra. Adoro o modo como ela é, mas acredito que falar um pouco mais dos dois personagens e de seus passados seria interessante; ou mesmo dar continuidade, já que em um dos capítulos há uma breve explicação sobre como os dois se tornaram amigos e o fato de um, aparentemente, se sentir muito sozinho em relação a sua família. Mais um defeito, que não é exatamente um, é o fato dos capítulos serem curtos demais. Entendo que é colorido, ser apenas uma webcomic, que demora para fazer e etc, mas… Menos de dez páginas em cada? Como uma shipper fã pode viver assim?

19 Days (5)COMENTÁRIOS FINAIS

É importante resaltar que, por se tratar de uma web comic, não há uma editora que publique ou venda volumes encardenados; por não ser igual aos mangás, o lucro dos autores é através de seus sites, ou seja, se você gostou da história dê uma passadinha no site do em que a mesma é postada. Muitas vezes é difícil ajudar um autor que gostamos – ainda mais quando as obras não são ou não tem chances de serem publicadas no nosso país – porém nesse caso é possível. O Old Xian posta sua arte aqui, está tudo em chinês, mas né. Why not?

19 Days (2)Conheci 19 Days a pouco tempo. Estava apenas olhando o que havia de bom para ler e a minha escolha foi totalmente aleatória. O resultado disso foram cem capítulos lidos em um pouco mais de uma hora e uma vontade enorme pelos próximos. O fato de ser curto contribuiu, claro, mas não foi só isso. Sua arte, inicialmente estranha, me cativou, os personagens são tão agradáveis quanto são shipáveis e a comédia é tão boa que só lendo para entender. É por isso que acredito que essa webcomic merece atenção, até mesmo para os olhos que estranham uma obra chinesa e em um formato diferente.


A seguir, uma das tirinhas para você sentir o gostinho da comédia da série. O detalhe: mesmo se você nunca leu nada shounen-ai, com certeza vai se divertir com ela.

19 Days (7)

Miyuki

Tão normal, nem parece otaku. A louca das webcomics. Segue o mantra de ler e assistir de tudo um pouco (menos o que for terror, por favor). Tem um vício novo a cada mês e surta horrores na conta pessoal no Twitter.

Related Post

  • MUITO SHOW!!! por causa do “eu recomendo” eu fui atras desse mangá e porra! curti de mais. historia gostosa de ler, engraçada pra caralho tbm. muito bom!

  • Anne

    Bom, eu quero antes de tudo agradecer a quem indicou essa web comic (que estou em dúvidas de quem realmente foi) aqui no ChuNan. Muito obrigada. Eu inclusive comentei no post do Eu Recomendo, – no qual ela foi mencionada – e disse que tinha começado a ler naquele dia e foi simplesmente sensacional. Também demorei pouco tempo para ler todos os capítulos e compartilho da mesma opinião que o autor desse review, sobretudo no que diz respeito a comédia e aos “defeitos”. O fato dos capítulos serem tão curtos me fazem desejar demorar para terminá-lo. haha E a propósito, eu achava um dos personagens principais esquisito também, mas me habituei com o jeito e aparência dele.

    Ok, inicialmente eu não estava entendendo muito e a história não me chamou tanto a atenção, mas eu continuei porquê me proíbo de dropar qualquer obra que eu comece a ler/assistir. E não me arrependo. Aos poucos, aquelas situações dos dois e a relação entre eles me cativaram de uma forma surpreendente. Sou fã! Então, é meio óbvio que eu recomendo.

    Agradeço novamente pela indicação. Provavelmente eu não teria conhecido esse manhua (ou o que seja), se não fosse pela recomendação que vi aqui.

    PS: Acho que o que mais gosto em 19 Days é que as coisas acontecem muito naturalmente. E a amizade deles é a do tipo que eu acho mais amável.

    • Magina, Anne. Sou eu quem agradece! E eu que recomendei (a propósito, sou uma menina). huahuahua
      Fico feliz que tenha gostado. ヽ(;▽;)ノ

      • Anne

        Suspeitei desde o princípio haha Obrigada Miyuki, ficarei de olho nas suas recomendações. <3

  • Tanemura

    Nossa, eu adorei essa resenha, Miyuki! E adorei essa webcomic porque ela é muito fofa! >33<

  • Yohta

    Sabe o que é realmente interessante? O fato dela ser um shounen ai e mesmo assim conseguir alcançar todos os públicos. Diferente de muitos yaoi e shounen ai populares por aí, nesse você realmente tem o relacionamento de dois homens.
    Claro se você não tiver preconceitos. Old Xian tem um traço único e as ilustrações em si são a parte mais sedutora do mangá.

    Obrigado pela recomendação. Aguardo ansiosamente mais uma resenha sua.

  • Gabriela Bassi

    Já escrevi isso no post sobre comédia nonsense e vou escrever aqui de novo: eu adoro 19 Days, que aliás também descobri por acaso em uma recomendação de “terceiros”… e agora toda vez que estou triste ou desanimada, eu procuro por updates dele. É muito bom ter algo assim pra descontrair 😀
    Sobre a história… parece que cada vez mais está tomando forma, e acho isso muito bom (quando mostrou eles quando crianças, foi um pouco triste, mas fofo <3). E atualmente está em uma parte um pouco delicada, que pode acabar tanto bem quanto mal, mas espero do fundo do coração que acabe tudo bem (ainda mais pelo "tipo" de história que é né…); eles não merecem passar por nada ruim ._.

  • yaoidaisuki

    Eu amooo esse manhwa <3
    É hilário!!

  • Ane

    Falou tanto shipável que até desanima. Na verdade eu já tinha visto no tumblr e já tinha dado vontade de ler, mas sabendo que é de comédia vou ler.

  • Gerbera

    Eu amo muito essa obra! Também fiquei muito confusa no inicio, quando comecei a ler, não entendi nada, principalmente por causa dos primeiros capítulos(?) são só ilustrações. Eu conheci exatamente pelo traço lindo e estranho do autor, procurei pela obra e quando me dei conta já tinha lido 60 capítulos! Fiquei super feliz quando vi o seu post falando dele, muita gente tem preconceito com o shonen-ai, mas essa obra vale muito a pena.

  • Azulay

    Gosto também de “Their Story”, é da mesma autora, muda o gênero (meio shoujo-ai), a comédia continua boa também nessa obra

    • Satou-San

      Se vc gosta desse gênero da uma olhada em Exciting Feelings

      • Azulay

        Também já acompanho. Seol-A é diva s2

    • Azulay… Não é do mesmo autor… É do amigo dele…

  • Satou-San

    Queria ver um review de excinting feelings e tamen de gushi ambas são web comics e muito boas.

  • AI MEU DEUS, preciso ler 19 Days! O nome dessa obra me lembrou muito Seven Days, que é um mangá shounen-ai que eu amo. ♥ Gosto muito do gênero slice-of-life, mas, como você, sou chata com comédias, poucas me fazem rir de verdade. Obrigada pela indicação, é sempre bom conhecer uma web comic nova.

  • Miss X

    Nossa, realmente muito bom! Acabei lendo tudo em menos de 2 horas e ri demais!! Só uma pergunta: ele tem alguma periodicidade? Porque quero tentar acompanhar!

  • Mago de Oz

    Não conhecia a obra, mas me interessei por ela. Esse mangá me lembrou um pouco Mabataki no Aida por ter capítulos curtos (para a tristeza geral) e ser shounen-ai. Mabataki conta a história de um homem que reencontrou o cara por quem era apaixonado no passado. Não é comédia, mas sim um drama, entretanto recomendo muito a obra. Se possível, dá uma lida nos primeiros capítulos e me diz o que achou, rsrs ^^

  • Nanari00

    Adoro esse manhwa! Também conheci ele a pouco tempo e me apaixonei *-*

  • Juh

    Eu tô chorando porque já tem dois nomes, He Tian (personagem secundário) e Jian Yi (o principal de cabelo mais comprido). Acho que não sou só eu achando engraçado que o personagem secundário teve o nome revelado antes do principal kkkk.

    Preciso encontrar essa pessoa que escreve/desenha/alegra minha vida pra me casar com ela. Gente que manhua perfeito. Eu não estou equilibrada no momento então não vou conseguir dar meu comentário produtivo, só vou elogiar essas pessoas e esse webmanhua sem nenhum fundamento lógico. Obrigada pela atenção e agradeço se continuarem atualizando sobre essa arte linda! <3

  • Izzy

    Fui ler 19 Days meio que na mesma data que lançou, achando que eu tava atrasada e tal kk Caramba, realmente essa obra é tudo de bom u<

  • Shiro

    não tenho palavras pra dizer o tanto que essa obra me cativou,e em tão pouco tempo.conheci ela numa página do face e depois de um tempo fui atras da continuação.Incrível como mesmo sem muitas falas conseguimos sentir tão bem os sentimentos deles,principalmente do jian yi (ai mds como amo ele).pena que quase ninguém conhece,mas com esse post acredito que muitos foram atrás,muito obrigada ^^

  • Ani

    Nossa, 19 days é incrível mesmo! Obrigada pelo review! ☆

  • Amanda

    Agr me diga com os ultimos capitulos 😉 como esta seu coração?? :3

  • Adrinna Mesqquita Did

    Eu to acompanhando em um site e ta na pág. 203, to amando mas até quando vai ficar nessa enrolação. Ainda falta muita coisa a ser explicada e os personagens ainda não mostraram muita coisa. Mas super recomendo…

    • Cariene Rente Lima

      Qual site? O q eu acompanho tá bem atrasado