Review – 19 Days, de Old Xian

19 days reviewWeb comic chinês. Nonsense. Comédia. Shounen-ai.

Um espaço no Eu Recomendo #18 não foi o suficiente. Algo me dizia que 19 Days merecia muito mais que um simples parágrafo, por isso venho por meio deste review apresentar aos leitores os motivos pelos quais me cativei tanto pela obra.

19 Days (6)CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS

Criado por Old Xian em 2014, 19 Days apresenta uma sinopse bem simples: a comédia do cotidiano da amizade de dois garotos – até por isso não reservamos uma parte só para a explicar o enredo da série.

A princípio estranhei a história. Havia sido enganada por essa sinopse. Não há falas nas primeiras páginas, poucos sinais de comédia e… Plot twist: Os personagens masculinos se beijam logo de cara. Pensei em dropar. Mas, por causa da arte um tanto suspeita aos olhos de quem lê apenas mangás, continuei. E não me arrependi. Aos poucos a comédia e as falas foram aparecendo, os personagens foram ficando cada vez mais shipáveis e suas personalidades se mostravam um grande ponto forte para a obra. “Comédia gay?”. Nem tanto. Apesar de querer que os personagens principais fiquem juntos é como se esse não fosse o foco principal, e sim, a maravilhosa comédia que faz rir mesmo com situações tão simples.

19 Days (4)Os personagens principais não tem nomes, mas apresentam características que é de fácil diferenciação. Um é mais sério e introvertido, viciado em jogos e em manhwas, que se irrita fácil com o amigo que vive dando em cima dele, mas ao mesmo tempo é compreensível quando o mesmo precisa de ajuda. O outro é o oposto, descontraído, que arruma brigas, parece não estar afim de nada, que faz o que der na cabeça, brincalhão e que não tem medo de mostrar que tem sentimentos pelo companheiro, apesar desse parecer “odiar” (tão shipáveis!).

A arte é o grande destaque das web comics, não? Tenho uma relação 8 ou 80 com essa em específico. Se em Nineteen, Twenty-One disse que o visual era fantástico, aqui não sei se poderia dizer o mesmo. É como se gostasse muito, mas ao mesmo tempo estranhasse – culpa dos mangás? I don’t know – mas o autor desenha incrivelmente bem, e há partes em que só consigo ficar olhando para a imagem e analisando todas as características que ela possuí, mas em outras fico me perguntando aonde foi parar a pessoa que desenhou tal cena. (E, inicialmente, um dos personagens principais me dava medo. Ou tipo isso. O olhar dele é meio medonho.)

19 Days (1)E a comédia. Ah, a comédia! Particularmente, sou bem chata quando se trata de comédia ou drama como gêneros principais. Não me contento com algo que está ali apenas para ser classificado como uma obra “morna” em tal requisito; quero que ela seja a melhor, que me faça rir demais ou chorar demais. E, nesse caso, 19 Days é gargalhada na certa. Mas não aquela risadinha que você segura e pronto, passou… É aquela em você realmente solta uma risada estranha, porque a cena foi tão idiota que não tinha como não deixar ela escapar. Inclusive não recomendo ler em lugares públicos, vão achar que você é louco(a) por estar rindo em frente a uma tela (ou não).

É comum vermos em histórias nonsenses o fato dos autores não se aprofundarem nos dramas de seus personagens, porém há um pouquinho disso na obra. Adoro o modo como ela é, mas acredito que falar um pouco mais dos dois personagens e de seus passados seria interessante; ou mesmo dar continuidade, já que em um dos capítulos há uma breve explicação sobre como os dois se tornaram amigos e o fato de um, aparentemente, se sentir muito sozinho em relação a sua família. Mais um defeito, que não é exatamente um, é o fato dos capítulos serem curtos demais. Entendo que é colorido, ser apenas uma webcomic, que demora para fazer e etc, mas… Menos de dez páginas em cada? Como uma shipper fã pode viver assim?

19 Days (5)COMENTÁRIOS FINAIS

É importante resaltar que, por se tratar de uma web comic, não há uma editora que publique ou venda volumes encardenados; por não ser igual aos mangás, o lucro dos autores é através de seus sites, ou seja, se você gostou da história dê uma passadinha no site do em que a mesma é postada. Muitas vezes é difícil ajudar um autor que gostamos – ainda mais quando as obras não são ou não tem chances de serem publicadas no nosso país – porém nesse caso é possível. O Old Xian posta sua arte aqui, está tudo em chinês, mas né. Why not?

19 Days (2)Conheci 19 Days a pouco tempo. Estava apenas olhando o que havia de bom para ler e a minha escolha foi totalmente aleatória. O resultado disso foram cem capítulos lidos em um pouco mais de uma hora e uma vontade enorme pelos próximos. O fato de ser curto contribuiu, claro, mas não foi só isso. Sua arte, inicialmente estranha, me cativou, os personagens são tão agradáveis quanto são shipáveis e a comédia é tão boa que só lendo para entender. É por isso que acredito que essa webcomic merece atenção, até mesmo para os olhos que estranham uma obra chinesa e em um formato diferente.


A seguir, uma das tirinhas para você sentir o gostinho da comédia da série. O detalhe: mesmo se você nunca leu nada shounen-ai, com certeza vai se divertir com ela.

19 Days (7)

Miyuki

Tão normal, nem parece otaku. A louca das webcomics. Segue o mantra de ler e assistir de tudo um pouco (menos o que for terror, por favor). Tem um vício novo a cada mês e surta horrores na conta pessoal no Twitter.

Related Post