Review – Highschool of the Head, de Sankakuhead

Review - HOTHIsso é o que me excita!

Em 2015 a Editora Panini tem publicado um novo título por mês, e desta vez o lançamento é a paródia de Highschool of the Dead, mangá que parece que não vai voltar nunca do hiato, enquanto esperamos Daisuke Sato e Shouji Sato retomarem o título fiquemos com o divertido Highschool of the Head.

De autoria de Sankakuhead é um título de volume único em formato de tirinhas de 4 quadros, os famosos 4-koma, estilo bastante utilizado em títulos slice-of-life como K-On! entre outros. A obra faz paródia não somente de H.O.T.D., mas também do gênero de zumbis e seus clichês.

A HISTÓRIA

Naquele dia o mundo como conhecemos mudou drasticamente por causa “deles”. O mundo foi tomado por zumbis, chamados de “eles”, mas um grupo de estudantes do colégio Fujimi luta para sobreviver neste mundo mudado, diferente e zoando todo o universo de Highschool of the Dead.

Takashi, um estudante revoltado cabulava aula no telhado naquele dia quando a confusão da entrada da escola causado por um estranho chamou sua atenção e ali a confusão na escola toda começava. Agindo por impulso de salvar sua amada ele retira Rei da sala de aula sob protesto e com o namorado da mesma, Hisashi, na cola. Na luta para sobreviver Saya, uma estudante super inteligente, e Hirano, um otaku militar, se aliam para sobreviver “deles” e porventura se juntam a Saeko, uma veterana forte e capitã do clube de kendo, e á Dra. Marikawa, a médica da escola, e o grupo de Takashi.

CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS

A história de Highschool of the Dead é novamente contada, mas por uma nova perspectiva, com um viés totalmente cômico, e por um novo autor em uma versão resumida de apenas um volume. A versão de Sankakuhead já havia aparecido como um capítulo extra na obra original, mas não no formato 4-koma e com uma história original.

Highschool of the Head reconta a história tendo como base tanto o mangá quanto o anime, que não possuem muitas diferenças, mas trabalha a história explorando e exarcebando os clichês das histórias de zumbis como um todo.

O autor da paródia não a fez por pura vontade, é um título encomendado pela editora japonesa, talvez para preencher o buraco que é o hiato eterno de Highschool of the Dead e aproveitar os fãs do título.

A liberdade dada ao autor permite mostrar os problemas da obra original, não propondo soluções ou inventando algo que altere a história drasticamente, a intenção é zoar a obra original, tanto no roteiro simples e exagerado do Daisuke Sato e no belo e ousado traço de Shouji Sato.

COMENTÁRIOS FINAIS

Não espere um grande título ou uma grande história, é um título para se divertir, e se você leu o mangá ou assistiu o anime pode rir mais ainda, ou se decepcionar, já que é mais do mesmo com acréscimos no final que não acrescentam nada relevante para a história.

É um título bom para quem tem curiosidade sobre o que é Highschool of the Dead, mas sem precisar ir atrás das outras versões publicadas. O que se perde é o traço do Shouji Sato, que na história clichê de zumbi é o que fazia a grande diferença e o que fez muita gente comprar, assistir e querer tanto que saia algo novo logo.

A publicação da Panini segue o padrão da editora para a versão “normal” de Highschool of the Dead e seu lançamento não é a grande aposta do ano da editora, mas mostra a vontade da mesma de publicar o material relacionado à um título que fez sucesso, o que nem sempre acontece com todos os títulos e em todas as editoras. Tirando Naruto, com sua versão normal e pocket, e Berserk, com a versão meio tanko e o relançamento em tanko, Highschool of the Dead é um dos poucos títulos da editora que teve duas versões publicadas, a tradicional e a belíssima Full Color.

Pode ser um título dispensável para quem não é fã da série ou tem outras prioridades, só que como outros títulos da “franquia” pode ficar raro, só não é legal reclamar porque comprou achando que era H.O.T.D.,mas caso de repente não queira ficar quem sabe não faz uma troca por um H.O.T.DOG.


FICHA TÉCNICA

 HOTH-capa

Título: Highschool of the Head (学園黙示録 ハイスクール・オブ・ザ・ヘッド)
Autor: Sankakuhead
Editora: Panini
Total de volumes: Único
Valor: R$ 12,90

Pontos Positivos

  • Divertido, descompromissado e bom para matar o tempo;
  • Um econômico e prático resumo da história original;

Pontos Negativos

  • Não é uma prioridade para comprar, mas pode ficar raro;
  • O desenho não é tão bom quanto ao do Shouji Sato, pode incomodar os mais puristas;

Nota: ★★★

 

Asevedo

Formado em design editorial e assistente editorial da Panini Mangás. Leio mangás e história em quadrinhos de diversos países. Assisto animes de forma esporádica. Sempre estou no Twitter.

Related Post