Review – Naruto Gold, de Masashi Kishimoto (Volume 1)

Review - Naruto GoldlSe liga! Este é o caminho dourado.

Entre os dias 16 e 24 de maio ocorreu o Festival Naruto em São Paulo em comemoração aos 15 anos do mangá e da estreia no Brasil do filme The Last: Naruto O Filme no dia 28 de maio, além disso, no mês seguinte a primeira versão do mangá brasileiro também chegava à sua conclusão. Aproveitando a participação no festival a Panini anunciou uma nova versão do sucesso ninja no Brasil: É a vez de Naruto Gold!

O mangá é de autoria de Masashi Kishimoto e foi serializado na revista seinen Shonen Jump de 1999 até 2014 sendo compilado em 72 volumes. O título também foi adaptado para anime em duas partes, a primeira parte com 220 episódios englobando dos volumes 1 ao 27 e concluída em 2007, a segunda parte, conhecida como Naruto Shippuden, está em exibição desde 2007 e adapta do volume 28 em diante, constando até o momento com 428 episódios. A série ainda possui diversos filmes e especiais, adaptações para teatro e produtos licenciados para diversas mídias.

Naruto-11A HISTÓRIA

A história de Naruto se passa em um mundo ninja onde uma raposa demônio de nove caudas ataca a Vila Oculta da Folha e o líder da vila, o Quarto Hokage, sela o demônio dentro do recém-nascido Naruto Uzumaki, fazendo-o crescer sendo rejeitado por seus conterrâneos. Apesar dessa rejeição e de sua falta de talento em muitas áreas do ninjutsu, Naruto se esforça para conquistar seu objetivo: ganhar o título de Hokage, o mais forte ninja na sua aldeia. Desejando o respeito que nunca recebeu, Naruto busca seu sonho sob a orientação do Kakashi Hatake-sensei e com seus amigos, Sasuke Uchiha e Sakura Haruno, passando por muitas provações e batalhas no seu caminho ninja.

Naruto-62CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS

Naruto começa com uma página que descreve um tipo de lenda de uma terra distante, de um mundo diferente, mas passada essa introdução somos apresentados às confusões e travessuras de um garoto loiro pichando um monumento importante dos líderes de sua vila, os Hokages, enquanto mata aula da academia ninja, onde ele treina para se tornar um ninja e chegar ao posto de Hokage, para enfim ser reconhecido e respeitado por todos. Com a chegada do seu professor, Iruka, e do Terceiro Hokage a travessura é interrompida, sendo Naruto obrigado a limpar a bagunça depois da aula.

Após ser reprovado novamente no teste para ninja na prova do Bunshin no Jutsu, a sua pior técnica, o professor Mizuki fala para Naruto sobre um pergaminho secreto do Hokage que pode lhe ajudar a se tornar um ninja caso aprenda alguma das técnicas contida nele. Utilizando-se de sua fama de garoto arteiro e de uma técnica que criou ele engana o Hokage e rouba o pergaminho e começa a praticar a primeira técnica do pergaminho, o Kage Bunshin no Jutsu. Enquanto estava isolado praticando o Hokage ordena que os ninjas veteranos encontrem Naruto e impeçam que ele utilize o pergaminho e descubra como libertar o demônio que está aprisionado dentro de si, a Kyuubi no Youko, ou a Raposa de Nove Caudas. Naruto é encontrado pelo professor Iruka, mas não tempo de explicar pois o professor Mizuki aparece e revela que suas intenções reais eram a de roubar o pergaminho para si e após uma luta entre seus professores Naruto revela a técnica aprendida no pergaminho, derrota Mizuki e é reconhecido por Iruka com um ninja ao receber a bandana de ninja da Vila Oculta da Folha.

O próximo passo de Naruto como um Genin, o nível mais baixo dos ninjas, é formar equipes e seguir a orientação de um Jounin, o nível mais alto dos ninjas abaixo do Hokage. Após a separação de equipes Naruto entra para a equipe sete com Sakura, a garota que ele gosta, e Sasuke, que ele detesta, e seu professor é Kakashi Hatake, um ninja misterioso que não revela nem mesmo seu rosto. Como primeira atividade para a equipe o professor Kakashi os convoca para um treinamento nos arredores da vila, treinamento este que pode fazer com que todos retornem para a academia ninja, já que devem roubar de seu professor os guizos que carrega na sua cintura, porém são apenas dois e eles devem encontrar uma maneira para que os três sejam aceitos pelo seu novo professor.

Naruto-47Mas por que uma resenha de Naruto??

Sei que Naruto já é um mangá que 90% do público do Chuva de Nanquim conhece, mas para os novos leitores sempre vale a pena conferir pela primeira vez.

O enredo de Naruto tem uma base simples, porém traz importantes lições que o mangá ensina de forma bem didática, principalmente nos primeiros capítulos, mas não deixando de explorar isso no decorrer da obra toda. Colocando o leitor um pouco na pele do protagonista a maior lição é a de que deve-se estudar e batalhar para conquistar seu espaço, sem atalhos ou artifícios, para que seus sonhos se realizem de forma plena e verdadeira.

Os personagens do título são diversos e apresentam os mais diversos clichês de mangás shounen, utilizando ele da forma como já é conhecida ou reinventando a partir do que já é conhecido e também criando tipos de personagens que entram para a lista de clichês. Na longa lista de personagens do título terá aqueles que não gostará de forma alguma, porém também constam os que te cativam e que acabará torcendo por ele. Neste primeiro volume somos apresentados ao quarteto principal de personagens da saga do ninja laranja; os demais aparecerão mais para a frente, porém estes serão os protagonistas que carregarão a história, suas lágrimas e seus sorrisos.

A arte de Naruto é bem detalhada no início, mas de uma forma que as páginas ficam até mesmo sobrecarregadas, embora tal recurso da arte seja importante e bem utilizado para apresentar aquele mundo diferente. No decorrer do primeiro volume já se percebe que o autor vai ajustando seus desenhos para que fiquem mais práticos de se entender e também de se desenvolver; no último capítulo do volume é clara a definição de traço dos personagens e do cenário, bem como suas características e peculiaridades.

Naruto-169A EDIÇÃO NACIONAL

Naruto Gold já é a terceira versão de Naruto no Brasil e diferentemente da primeira versão e da pocket, que não passava de uma versão de bolso da primeira, a versão Gold traz novas características do que foi publicado antes. Editorialmente falando temos uma nova revisão da tradução, adaptando de forma mais livre e sem influência da dublagem do anime (como ocorreu na primeira versão), tendo mais termos em japonês, o nome dos jutsus seguindo o original e, o mais importante são as onomatopeias originais japonesas. Na primeira versão o mangá seguiu uma imposição da VIZ e que foi utilizada em outros países ocidentais com as legendas traduzidas, mas tal interferência mexe na estrutura dos quadros e altera as reais intenções do autor, já que onomatopeias são um elemento de texto e arte ao mesmo tempo. Alterar um elemento assim é muito ruim, por melhor que tenha sido feito. O original é bem melhor e aí está uma versão que a mantêm. A capa também é diferente, com detalhes em dourado, ajustes de cores e uma quarta capa original da versão Gold brasileira (que em nada lembra do design horroroso da versão italiana), também com detalhes em dourado e um breve resumo do mangá. Além disso temos um pin-up colorido, um pôster anexado no início e que não deve ser retirado, e que pode ser que tenha em todos os volumes, mas tudo depende da aprovação do material pelos japoneses.

Falando sobre a parte gráfica entramos temos importante pontos e críticas a levantar. Inicialmente o mangá seria lançado no evento Anime Friends com um brinde para quem comprasse, porém o controle de qualidade da editora não aprovou o material entregue pela gráfica, que é a mesma que fez o excelente trabalho com Hideout, e o mesmo acabou por sair depois dos eventos com o brinde sendo enviado para os assinantes. Para um mangá tão cheio de detalhes (principalmente da capa) e pelo histórico positivo da gráfica, foi uma boa escolha de fornecedor, porém, mesmo com o adiamento, o material do miolo ainda ficou a desejar. O mangá foi feito em offset, sem gramatura divulgada, mas está com uma transparência gritante e irritante! Se a editora esperava fazer desta uma versão melhor não conseguiu neste primeiro volume, do miolo há só que elogiar a boa encadernação e a pin-up bem impressa. Quanto a capa não há o que reclamar, do acabamento fosco até a grande quantidade de detalhes em hotstamping dourado, não apresenta problemas de ficar quebrando – o que é comum ao unir estes dois materiais.

Naruto-132COMENTÁRIOS FINAIS

Naruto Gold é um mangá difícil de definir para quem não é público-alvo. A marca Naruto é fortemente reconhecida e Naruto Gold é mais uma chance para quem não pode comprar ter em sua coleção, como também é para quem está entrando no mundo dos mangás agora, é perfeito para crianças na faixa dos 10 anos começarem. Para aqueles que já tem as outras versões mas levanta a questão de embarcar novamente no longo caminho ninja de Naruto, é necessário se pensar: é um mangá longo e vai demorar para completar, porém esta nova versão está muito mais próxima da original e, apesar dos problemas do primeiro volume, tem tudo para ser mais duradoura, fisicamente falando, do que as duas anteriores. A minha escolha é embarcar, e a sua?

Para a editora Panini espero realmente que ela melhore o que está entregando, cobre da gráfica uma qualidade maior, fique em cima, cuide como uma mãe cuida do próprio filho, nem que seja preciso adiar o lançamento de um volume para que tenha um fornecedor melhor. Continuar a comprar é um voto de confiança que todo leitor dá para a editora melhorar a questão gráfica, já que na parte editorial não há do que reclamar de qualquer maneira.

Naruto-125


FICHA TÉCNICA

narutogold1

Título: Naruto (-ナルト-) Gold
Autor: Masashi Kishimoto
Editora: Panini
Total de volumes: 72 (concluído)
Periodicidade: Mensal
Valor: R$ 16,90

Pontos Positivos

  • Nova oportunidade de colecionar um mangá lançado a muito tempo;
  • Acabamento de capa muito bom;
  • Pin up no início do volume;
  • Tradução revista e com termos japoneses;
  • Onomatopeias originais.

Pontos Negativos

  • Coleção longa;
  • Papel do miolo ficou muito a desejar;
  • Glossário no final não mantêm o sentido oriental de leitura.

Nota Volume 1: ★★★

Asevedo

Designer de formação, atualmente sou Assistente editorial da Panini Mangá. Acumulo mangás e HQ's, que espero conseguir ler um dia. Assisto animes de vez em nunca.

Related Post