Cantor Koji Wada falece aos 42 anos

Notícias-Koji Wada-HeaderO mundo e o digimundo de luto.

A agência Solid Vox lançou uma nota em que comunica que o cantor japonês Koji Wada faleceu no último domingo, dia 3 de abril, devido ao câncer em sua faringe. Nascido em Fukuchiyama, Kyoto, ele tinha apenas 42 anos. Os parentes próximos realizaram uma cerimônia privada para ele.

A agência irá realizar um evento de despedida ao cantor para seus fãs. O evento ocorrerá em Tóquio na segunda quinzena deste mês. Mais detalhes serão informados pela agência posteriormente no site oficial do cantor.

Em 2003, o cantor descobriu um tumor maligno na faringe e um nó linfático em seu pescoço. Ele foi capaz de tratar o tumor com quimioterapia e cirurgia. Naquele momento foi dito que ele havia se recuperado completamente. Desde então ele colocou sua carreira em hiato até 2011, quando revelou estar sofrendo de um câncer em sua faringe. Ele retomou a carreira de dois anos depois.

Koji Wada é mais conhecido pelas músicas-tema para a franquia de anime de Digimon. Sua grande estreia ocorreu em 1999 com a música “Butterfly”, para Digimon Adventure. Desde então, foi o responsável pela música-tema de Digimon Adventure 02, Digimon Tamers, Digimon Frontier, Digimon: Data Squad e Digimon Xros Wars. Ele também cantou a música tema de abertura para a versão japonesa de Transformers: Car Robots e fez parte dos compositores da trilha sonora do filme live-action Space Battleship Yamato.

Seu trabalho mais recente foram as música-tema para Digimon Adventure tri., série de seis filmes após Digimon Adventure. Ele cantou uma nova versão de “Butterfly” e de “Seven” para o primeiro e segundo filme, respectivamente.

O cantor se apresentou no Brasil diversas vezes. A primeira vez foi em 2007, no Anime Friends em São Paulo. Em outubro do mesmo ano ele esteve em São Paulo, no dia 12, e também se apresentou no Rio Grande do Sul. Em dezembro foi convidado novamente para voltar ao Brasil, desta vez no evento Anime Family, no Rio de Janeiro. No ano seguinte se apresentou no SANA, em Fortaleza. Em fevereiro de 2010 esteve em Belo Horizonte no evento Anime Punch. Em julho do mesmo ano se apresentou mais uma vez no SANA e também esteve em Recife, no Super Hero Con. Em 2014 o cantor iria retornar ao Anime Friends, mas teve que cancelar a vinda por problemas de saúde.

É uma pena e uma enorme perda que um cantor tão novo e talentoso tenha falecido dessa forma, lutando contra essa doença maldita que é o câncer. Quem já teve contato com pessoas próximas com a doença sabem a dor e sofrimento que é. Uma voz que marcou tantas gerações de fãs de Digimon se calou, gostando ou não de Digimon é inegável que as músicas de Koji Wada marcaram.

Condolências à família e amigos.

Asevedo

Designer editorial e leitor de história em quadrinhos de diversos países. Assisto animes de forma esporádica. Sempre estou no Twitter.