Primeiras Impressões – Sangatsu no Lion

sangatsunolionheaderUm toque de Chica Umino em nossas vidas.

sangatsunolionposterSangatsu no Lion
(3月のライオン)
Episódios previstos: 22 episódios // Estúdio: SHAFT
Gênero: Aventura, Esportes
Site Oficial // Trailer // My Anime List
Estreia: 08 de Outubro
Expectativa: ★★★★

Rei Kiriyama é um garoto que começa a viver sozinho financiado por seu salário como um jogador de Shogi profissional. Seu relacionamento com sua família é tensa, e ele tem dificuldades de interagir com seus colegas do ensino médio. Enquanto isso, a carreira profissional em Shogi entra em uma recessão, sobrecarregado com as expectativas pesadas colocadas sobre ele. Próximas a Rei estão as três irmãs Kawamoto: Akari, Hinata, e Momo. Ao contrário de Rei, eles vivem felizes em sua casa modesta, que acolhe Rei com satisfação como se ele fosse um dos seus próprios. Ele frequentemente visita a família, interagindo com eles e recebendo o tipo de cuidado e carinho que ele nunca teve. Esta é a história de triunfos de Rei, bem como seus fracassos, relacionamentos novos e antigos, e seu crescimento como pessoa.


Assim que a temporada havia sido anunciada, eu tinha a certeza de que não conseguiria acompanhar muita coisa. Fiz uma escolha aqui ou ali, e minha única convicção é que eu teria que acompanhar Sangatsu no Lion. E os motivos não são lá muito difíceis de entender. Honey & Clover está na lista de meus mangás favoritos, e poder ver uma nova obra da autora me deixa realmente empolgado. Sangatsu no Lion possui uma recepção extremamente positiva no Japão, o mangá está sempre entre os mais vendidos… Enfim, é muito complicado falar sobre algo em que suas expectativas já estão lá no alto.

sangatsu-no-lion-anime-primeiras-impressoes-screen-01-12Mas eu decidi fazer algo diferente: assistir o anime sem saber absolutamente nada sobre a trama antes. Não li o mangá, não pesquisei sinopse (embora a tenha visto depois de assistir a série) e realmente não sabia o que esperar a produção. Exceto, é claro, que o anime seria produzido pelo estúdio SHAFT, o mesmo de Madoka, Monogatari e Nisekoi. O que já teríamos a certeza da “identidade” do estúdio na produção, e que não sei dizer se é algo que me deixa feliz ou não. Fico um pouquinho incomodado com o toque tãããão “SHAFT” que o estúdio deixa nas obras de vez em quando, mas enfim.

sangatsu-no-lion-anime-primeiras-impressoes-screen-01-10O difícil mesmo será falar para vocês desse episódio. Porque eu realmente não sei o que eu vi, o que eu senti, o que eu ouvi. A primeiro momento, só posso dizer que é um anime difícil. Ele é forte, pesado e que gera extremo desconforto em muitos momentos. Me sentia desviando a atenção a todo momento porque era como se eu sentisse toda aquela apreensão que o personagem principal estava sentindo durante toda a passagem que foi exibida na primeira metade da animação. E isso é algo ruim? De forma alguma. O anime consegue te prender de uma forma absurda, instigado a descobrir o porque de cada lágrima derrubada pelo protagonista e o motivo de ele estar ao lado daquela família, tentando superar um trauma ou medo que ainda não nos foi totalmente passado. Ser forte e pesado nesse caso é um elogio. A carga emocional transbordada pela direção, pela fotografia, pelo character design (que apesar de não ser o mesmo responsável, lembra muito o de Honey & Clover, preservando muito das características da autora) e pela trilha sonora… sem palavras!

sangatsu-no-lion-anime-primeiras-impressoes-screen-01-3A trilha sonora é um dos pontos fortes dessa animação, e não posso deixar de falar das músicas de encerramento e abertura pelo BUMP OF CHICKEN. “Answer” e “Fighter” se complementam e ajudam ainda mais a emergir o espectador no meio da série. Também precisamos falar de um trabalho magnífico dos dubladores Kawanishi Kengo (o Satou de Shokugeki no Souma) e do trio Kayano Ai, Hanazawa Kana e Kuno Misaki. Tudo parece estar em muita harmonia nessa série. Toda composição, cada diálogo, cada cena traçada e cada corte. Fica difícil não tecer elogios. Todo o medo que eu tinha de início com o SHAFT simplesmente desapareceu neste primeiro episódio. A identidade da série não é do estúdio, e sim da autora.

sangatsu-no-lion-anime-primeiras-impressoes-screen-01-4Em cerca de 20 minutos de episódio, pouco da história foi realmente revelada para o público. Digamos que 80% do que vemos são apenas suposições que conseguimos fazer baseado naquilo que foi demonstrado em flashes, em personalidades e em sentimentos. Sabemos que Rei é um jogador de shogi profissional que alcançou esse status mesmo sendo apenas um estudante. Sabemos que sua família é ausente. E sabemos que a família que mora próxima a ele – composta das adoráveis Akari, Hinata e Momo – são o que ele tem mais próximo para considerar como “carinho verdadeiro”. E isso foi o suficiente para se apaixonar! Chica Umino tem uma sensibilidade em sua narrativa que é difícil descrever, e mesmo sem ter lido o mangá de Sangatsu, sinto que o estúdio fez o melhor possível para transmitir isso da mais pura forma. Toda a inocência das personagens, o drama de Rei, os pequenos gestos do dia a dia, os flashbacks… Também adorei a ferramenta de dividir o episódio em duas metades. Consegui sentir o feeling exato das duas metades, e isso ajuda a não demonstrar ao espectador uma quebra abrupta de personalidades entre os sketches apresentados.

sangatsu-no-lion-anime-primeiras-impressoes-screen-01-2Te garanto que dificilmente você não vai ficar doido pelo próximo episódio depois de assistir esse primeiro. Sangatsu no Lion apresentou uma estreia convincente, forte, e que ditou em muito a identidade da obra logo de cara. Se você gosta de dramas, slice of life e um clima que consegue te dar um mix de alegria e tristeza, com certeza este será o anime para você. Pretendo acompanhar até o fim, sem pensar duas vezes. Vamos torcer para que os próximos episódios cumpram toda a expectativa.


sangatsu-no-lion-anime-primeiras-impressoes-screen-01-11

sangatsu-no-lion-anime-primeiras-impressoes-screen-01-9

sangatsu-no-lion-anime-primeiras-impressoes-screen-01-7

sangatsu-no-lion-anime-primeiras-impressoes-screen-01-5

sangatsu-no-lion-anime-primeiras-impressoes-screen-01-4

sangatsu-no-lion-anime-primeiras-impressoes-screen-01-6

sangatsu-no-lion-anime-primeiras-impressoes-screen-01-1

sangatsu-no-lion-anime-primeiras-impressoes-screen-01-2

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.