Primeiras Impressões – Yuri!!! On ICE

yuri-header-animeWe were born to make history!

yuri-on-lice-animeYuri!!! on ICE
(ユーリ!!! on ICE)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: MAPPA
Gênero: Aventura, Esportes
Site Oficial // Trailer // My Anime List
Estreia: 06 de Outubro
Expectativa: ★★★★

A história gira em torno de Yuu Katsuki, aquele que carregou toda a esperança japonesa em seus ombros para vencer o Gran Prix Finale na competição de patinação. Porém, o esportista acaba sofrendo uma derrota esmagadora. Katsuki volta para casa, em Kyushu, e sente como se quisesse se aposentar ao mesmo tempo em que deseja continuar patinando. Com esses sentimentos confusos dentro dele, o jovem decide ficar confinado na casa de seus pais. O que ele não esperava é que o pentacampeão mundial de patinação no gelo, Viktor Nikiforov, aparecesse diante de Katsuki ao lado de Yuri Plosetsky, um jovem russo promissor no esporte. Os dois estão decididos a participar do Gran Prix de patinação, e a “aposentadoria” de Katsuki parece que fica em segundo plano depois de uma reviravolta em sua vida…


Meu primeiro contanto com Yuri!!! On Ice foi com seu trailer promocional que divulgava a abertura do anime. Um minuto de vídeo foi o suficiente para me convencer de que deveria assistir a série e, mesmo não querendo, já me sentia ansiosa pela estreia da nova temporada. E o que falar dessa série que mal começou e já considero pacas?

yuri on ice

Depois de ver o primeiro episódio, fiquei com a abertura na cabeça e acabei fazendo umas pesquisas básicas em busca dela. Em minha procura acabei descobrindo vários AMV’s de fãs espalhados pelo YouTube, mesmo se passando tão poucos dias desde a exibição televisiva da série. Acabei vendo um por curiosidade, o tipo de vídeo em que o fundo musical tem um estilo “hello darkness my old friend” com cenas de personagens chorando, aquele filtro preto e banco dramático e um clima super bad vibes.

A impressão que fica é que a série é deprimente, sendo que o protagonista – apesar de ser um completo fracassado (até o momento atual) – contorna a situação narrando suas experiências infelizes em uma versão… Chibi! Ele faz sua própria história trágica virar cômica e é exatamente isso que não se espera, ainda mais vindo de um protagonista com uma personalidade tão “apagada”, tão introvertida. Yuri!!! On Ice consegue tirar risadas verdadeiras do telespectador e essa é a qualidade que destaco entre tantas. Yuri On Ice

Outro ponto positivo que não dá para deixar de mencionar é a animação – essa produzida pelo estúdio MAPPA, o mesmo de Zankyou no Terror. Os cenários do anime, desde o centro de competições que aparece no início até as termas da família de Yuri, são muito bonitas e detalhadas, enriquecendo o universo em que se passa, até nessa questão a obra parece tentar mostrar sua beleza existente. A outra grande “beleza” se deve pela patinação; além de todos os movimentos dos atletas, o fundo musical harmonioso e o cuidado do cenário para que seja fiel à vida real, o close certo fica com as expressões passadas pelos personagens em cada acrobacia.

yuri on ice

Confesso que não gosto de fanservice exagerado, seja para o público masculino ou feminino. Acredito que se o anime quer passar uma história de verdade ele não precisa estampar peitos, bundas, tanquinhos e músculos para o expectador, ele não precisa de características tão superficiais para se destacar. O anime tem sim um toque de fanservice de garotos bonitos, seja pela parte estética ou mesmo apelando para o lado Free! de shipagem masculina, mas ele aparenta ser mais sutil com relação a isso. Mesmo com tal característica, ainda dá para levar o anime bem a sério – mas vamos ver se seu continua o mesmo comportamento até o final.

Assim que a abertura começou a tocar, fui surpreendida. “History Maker“, de Dean Fujioka, tem um misto de música que lembra o estilo clássico com uma batida eletrônica, além de ser cantada completamente em inglês! Uma opening bem rara para os padrões que estamos acostumados. “You Only Live Once” é o encerramento por Yuri!!! On Ice feat. W.hatano, a batida tem a mesma “vibe” da abertura, sendo uma música mais eletrônica só que sem tantas variações. Combina com uma ending.

yuri on ice

Apesar de não ser fã do típico protagonista que precisa sair do status de perdedor e trilhar seu caminho seguindo a sombra de outros melhores, ainda sim pretendo continuar acompanhando a série. Ela tem esse tom de “humor negro” com a vida do personagem e ao mesmo tempo tem toda a graciosidade do esporte que, convenhamos, sempre implica com aquela ansiosidade de assistir cada jogo como se fizesse parte de uma apresentação real. Yuri!!! On Ice com certeza é um anime que merece sua atenção.


yuri on ice

yuri on ice

yuri on ice

yuri on ice

yuri on ice

yuri on ice

Miyuki

Tão normal, nem parece otaku. A louca das webcomics. Segue o mantra de ler e assistir de tudo um pouco (menos o que for terror, por favor). Tem um vício novo a cada mês e surta horrores na conta pessoal no Twitter.

Related Post

  • Mas o que há de divertido em um anime desses?!

    • Dih

      Cara, a gente escreveu um texto falando todas as qualidades do anime, do porque ele ser divertido e de porque ele ser tão elogiado. Você leu? Complicado falar isso sem ler e muito menos sem assistir a série. Quando o fizer, sinta-se livre para fazer seu comentário novamente.

      • Sinto muito, mas o fato é que eu detesto animes de esporte — prefiro animes shounen.

        • Dih

          Mas hein? Você sabia que Slam Dunk, Kuroko no Basket, Haikyuu e etc são todos animes shounen? E de esporte? lol
          Enfim, passar bem.

      • milenart

        Eu ri agora XD

      • MÁ QUE PORRA QUE É ESSA, CARA???? Animes de esporte não são shonens por acaso??? Vc quis dizer que prefere animes shonens de porrada e poderzinho, não? Tipo One Piece. É isso???

    • Carlos Henriquez

      Sempre tem o idiota que precisa reafirmar o super gosto diferenciado nos comentarios.

      • Lucas

        É o tipo de pessoa que acha que shounen se trata apenas de animes de batalha. Aposto que fica com todo esse preconceito mas nunca viu/leu nenhuma dessas excelentes obras que o Dih citou, nem outras dezenas de animes de esporte que com certeza são melhores que os “””animes shounen””’

      • Jells

        Obrigada. Seu comentário me matou de rir XD

  • Carlos Henriquez

    Oi miyuki! Muito bom os posts de primeiras impressões voltando ao chunan. Eles me ajudam muito na hora de escolher o anime.
    Eu adorei Yuri on Ice. Acho que é um anime diferente no meio de tantas coisas iguais que aparecem todas as temporadas e esse primeiro episodio mostra isso. Concordo com tudo o uqe falou, inclusive sobre abertura e encerramento dele.
    Espero ver mais textos seus. Senti falta sua no chunan, só via no shoujo-on!

    • Oi, Carlos! Muito obrigada pelo comentário, pode ter certeza que o que escrevi no post são as minhas mais sinceras impressões. ;3;
      Pode deixar que escreverei mais sim, tenho um carinho todo especial pelo Chunan (apesar de algumas exceções huahuah). <3

  • Kyoko

    Eu pessoalmente gostei do anime, adoro anime de esporte e adoro patinação artística e demorou um pouco para fazerem um anime sobre patinação, já que o campeão olímpico e mundial é japonês.

    • milenart

      Concordo, tbm tava querendo muito mais um anime de patinação artística desde que vi o mundial!

  • Sinto cheiro de futura Review, e talvez até futura indicação do Eu Recomendo: Melhores Animes de 2016.

  • nao sei

    Basicamente tudo o que eu achei sobre o nome num único texto. Uma ótima descrição das suas primeiras impressões.
    Eu realmente espero que não entupam esse anime de fanservice, porque esse primeiro episódio já mostrou que ele tem potencial pra ser um dos melhores animes de esporte já feitos. A animação, as cenas de patinação, a trilha sonora, os personagens… Foi tudo tão lindo e bem feito que só o pensamento de que tudo isso pode ser ofuscado por uma pilha de fanservice barato já me assusta.
    Aliás, uma das coisas que eu mais estou esperando pra esse anime é ver os três principais agindo como uma família juntos.
    Enfim, mal posso esperar pelo episódio novo (Que por sinal, sai hoje)

  • milenart

    Estou muito empolgada com esse anime, quando vi o trailer eu quase pulei prq já fazia tempo que queria um anime de patinação artística, já teve o Gabban Kaleidoscope, mas não foi o suficiente. Eu me apaixonei pela animação, é linda demais! Realmente espero que o fanservice seja sutil e q não atrapalhe muito, prq as vezes essas coisas acabam ofuscando o resto do anime e faz ele ser conhecido apenas como “o anime dos patinadores gays e saradões”, e afasta as pessoas fazendo elas pensarem que é um anime vazio e entupido de fanservice, então espero que foquem mais na história e no esporte.

  • Yuu

    Fazia tempo que eu não ficava empolgada por um anime da mesma forma como fiquei por Yuri!!! On Ice… tudo na série me convence de que vale a pena continuar acompanhando, principalmente o protagonista.
    Acho que esse negócio de fanservice é um pouco inevitável, mas se ele não atrapalhar no andamento da história, não vejo problemas. O visual é belissímo, um ótimo trabalho, principalmente a animação. Espero não dropar.

  • Yukihime

    Curti muito os epi 1,2. sou a favor (kpsokspq) do bom e velho fanservice, mas espero que eles não exagerem nesse quesito. Tipo se no caso o Vicktor fosse BI tudo bem (porq ás vezes eu mesmo acho q ele seja jsopqkqk) então de boas ”fazer isso e aquilo” mas fora isso, acho que é injusto ficar trollando as fãs com isso cara ;-; </3 #sad
    Enfim pra mim YOI tem sim, potencial pra ser um dos melhores da temporada. 🙂

  • Ana Paula

    Gente eu estou amandoo demais esse anime, e nossa ele é perfeito do começo ao fim, fora que têm um dos meus esportes favoritos que é a patinação no gelo. Um anime tudo de bom e super fofo e cheio de superação!!

  • Di

    Ei, Miyuki! Muito obrigado por ter feito este post. Eu já tinha dado uma olhada nos animes dessa temporada e Yuri!!! On Ice tinha me chamado muito a atenção pelo visual e por ser um história bem original (eu nunca tinha ouvido falar de nenhum anime de patinação artística no gelo). Você me deu o empurrãozinho que faltava pra eu começar a assistir “YOI” e posso falar que gostei MUITO. A história é de uma enorme pureza, me transmite muita paz e faz com que eu me sinta bem. O protagonista é muito carismático e tem um jeitinho que faz a gente gostar dele a cada cena. Eu também dei umas risadas boas já no primeiro episódio. Também fico impressionado na beleza visual desse anime (a palheta de cores!!!), inclusive nos mínimos detalhes (por exemplo, a capinha do celular do Yuu ter desenhos de poodles haha). Já estou ansioso pra saber como a história vai se desenrolar. Obrigado pela dica e espero que você venha com um post futuro dando sua opinião depois que a obra estiver finalizada. Abraço!

    Eu visito o ChuNan há muito tempo e nunca comento em nada (não sei o porquê disso), mas nesse post eu fiz questão.

  • Di

    Ah, também acho que Yuri!!! On Ice é uma boa pedida para dar uma “respirada” e recuperar o fôlego dos já tão tradicionais animes esportivos cheios de ação. É bonito, tranquilo, inocente e fala de uma coisa que todos nós temos: sonhos.