Confirmado: ‘Toriko’ terminará na edição #51 da Shounen Jump

toriko-manga-finalÚltimo capítulo na próxima semana.

Como dito na última semana, Toriko parecia se encaminhar para seu final nas próximas edições, e agora tudo se confirma. Na edição #51 da revista – que será publicada na próxima semana no Japão – teremos o último capítulo da série. Ele chega logo após um capítulo de 30 páginas na edição #50, sendo assim uma despedida mais digna para a série. Ao final, o mangá deverá ter 43 volumes encadernados.

Toriko começou em 2008 nas páginas da Shounen Jump, com autoria do polêmico Mitsutoshi Shimabukuro. A série chegou a ser considerada uma das grandes apostas da revista, constantemente sendo comparada, inclusive, com One Piece. No fim, se manteve como um grande sucesso, mas foi perdendo o brilho aos poucos, principalmente após o término do anime para TV. O mangá atualmente se encontra no volume 41, enquanto no Brasil terá em breve a publicação do volume 22 pela Panini – sem também nunca ter se tornado um grande destaque por aqui.

Em 2009, o mangá foi nomeado para o 2º Manga Taisho. Seu anime foi produzido pelo estúdio Toei e rendeu 147 episódios de 2011 a 2014, além de 2 filmes para o cinema e 2 especiais para TV.

No mundo onde o sabor e a textura dos alimentos são muito importantes, conhecemos Toriko, um caçador de alimentos preciosos regularmente desejados por restaurantes e ricos. Ele é um homem com as habilidades ‘desumanas’ necessárias para capturar os animais ferozes, evasivos e raros para completar seu “menu perfeito”! Seu parceiro, Komatsu, é uma pessoa fraca e tímida que foi inspirada pela grandeza de Toriko e acompanha-o em todas as suas jornadas em sua busca da refeição ideal!

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • E, repito meu comentário anterior, do outro poste: Isso daí me parece mais cancelamento. Toriko há tempos perdeu seu espaço, e isso porque teve uma época que ele era candidato há substituto de Bleach na “Trindade Jump”, junto do One Piece, com quem teve crossover, e até com Dragon Ball. E eu vejo mais a queda de Toriko não só pelo fim do anime, como também pelo sucesso de Shokugeki no Souma. Ambos são de culinária, MAS Toriko puxou mais pro battle shounen tradicional, com poderes à lá DBZ e One Piece, enquanto Souma é “um pouco mais pé-no-chão” (desconsiderando o ecchi bizarro) e trata DE FATO DA CULINÁRIA, pois em Toriko, o que era o tema principal virou um pano de fundo para tentar justificar as batalhas megalo maniacas.
    Enfim, Toriko já teve seu tempo, e agora ele está nos seus momentos mais difíceis. Mesmo não gostando e acompanhando mais, lamento pelos fãs, e eu vi que tem uns fãs, pelo menos um apareceu no post anterior.

    • e descobriu sozinho sherlock ? obvio que foi cancelamento só basta olhar o toc

      • Foi justamente pelo toc, caro Watson, vendo o anúncio e olhando os ToCs, eu suspeito de cancelamento, assim como suspeito que tu, de forma implícita, tentou me chamar de idiota, mas irei deixar passar.

      • Ali

        Esse Micael Okamura é muito chato e óbvio.

      • Duas pessoa scom o nome “Ali”, só xingando, e nenhuma com bons argumentos. Ok, o cara ali embaixo chamado David me xingou, mas foda-se, pelo menos ele argumentou. E você, Ali, conheço já sua fama, e sie que tu só gosta de chamar a atenção. Não sei pra que isso, mas não acha que é hora de tentar crescer um pouco?

    • David

      Oh meu deus, não, não deve ter nenhum fã seu babaca. Pqp né cara.

      Primeiro, não era candidato, ele era o terceiro pilar numa época junto de One Piece e Naruto.
      Segundo, foi ofuscado por Shokugeki… Cara, o mangá mal chega em 500 mil copias vendidas por volume novo antes de sair dos rankings semanais, de todo modo n tem nada a ver.

      E não, não é cancelamento. Se vc não lê a obra n deveria falar que é cancelamento pombas! Como sabe o desenrolar das coisas atuais?!
      Foi um final natural, com todas as coisas sendo devidamente fechadas.

      E outra, o que ERA? Não cara, Toriko sempre foi um mangá de porrada. Se vc for ler o primeiro capítulo, o Toriko no começo pesca um peixe caranguejo e esmaga um pássaro com ele!
      Não tem nada a ver o que tu disse.

      • Ali

        Cara, esquece esse pedante mal informado.

      • Bom, David, admito, não li muito sobre Toriko, mas a ideia que ele passava era de culinária misturada com porrada, só que a culinária de fato ficou acho que nem em segundo plano, mas em terceiro ou quarto.
        Se não é cancelamento, bom, então foi só impressão mesmo.
        A mesma coisa de Shokugeki. Eu olhava o ranking de Toriko antes e depois de 2012, não sei, me pareceu mais que a obra depois daquele ano foi só caindo. Associei a Shokugeki por haver uma aproximação do perido da queda de Toriko e do começo do Shokugeki. Claro, eu posso estar errado, vai ver o mangá entrou num arco chato, não sei, é uma teoria minha. Se estou errado, ok, é só me corrigirem, não sou um ser perfeito.
        “Primeiro, não era candidato, ele era o terceiro pilar numa época junto de One Piece e Naruto.” Bom, neste caos coloquei mal. Ok.
        E sobre o “Oh meu deus, não, não deve ter nenhum fã”. Bom, neste caso, quem foi o cara que respondeu meu comentário no post anterior? Pode voltar lá, ele se declara fã, talvez seja em ANOS o único fã que eu vi de Toriko.
        Vou ser sincero, você tem uns bons argumentos, mas acho que apelar por Babaca ia fazer qualquer um parar de ler e já xingar. Tome cuidado na próxima, viu?

      • David

        De um post com quantos comentários?
        Vc n pensou nisso? Talvez os outros 2 fãs fora o cara que comentou n passaram pelo site. Mas no total são 3 fãs do mangá tá! Toriko que vende bastante mesmo em decadência em vendas só tem 3 fãs pelo mundo todo.

        Confesso que foi idiotice falar ”babaca” logo no começo, mas tbm… Vc tá tirado falando que só viu 1 único fã da obra. Isso deveria ser o mais lógico e fácil de se deduzir, que pelo mundo todo só existe 1.

        Se vc ler Toriko vai saber como os ingredientes são colocados no mangá. Eles são a causa, o que gera conflito etc. Eles são o mais importante independente de tudo, afinal sem eles n teria mangá e não teriam os combates pelos mesmos.

        E sobre a queda, some isso quase q exclusivamente ao termino do anime, sem ele o povo meio que parou de comprar o mangá. E aí foi apenas decaindo, teve alguns arcos meio chatinhos e parados que não ajudaram muito tbm mais pra frente.

      • Opa, gostei! De certo, posso ter me precipitado. MAS não é só no post anterior. Em outros posts sobre o Toriko, como o do filme de 2013, tinha alguns fãs. MAS é inegável que infelizmente existem muito mais haters. Agora, mesmo que poucos, não deixarei de reconhecer a existência dos fãs. Mesmo que Toriko só tenha UM FÃ, não deixaria de ser fã.
        “Se vc ler Toriko vai saber como os ingredientes são colocados no mangá. Eles são a causa, o que gera conflito etc.” Não discutirei isso. Não lembro o quanto li de Toriko, mas foi pouco, e a primeira impressão foi a de que ele tinha potencial para ser um mangá de culinária, mas de uns anos pra cá só ouvia críticas dizendo que o anime “só tinha porrada e nada mais”. Logo, eu pensei que de um mangá que poderia ter a comida e seu preparo como foco ele estava saindo desse caminho.
        “E sobre a queda, some isso quase q exclusivamente ao termino do anime, sem ele o povo meio que parou de comprar o mangá. E aí foi apenas decaindo, teve alguns arcos meio chatinhos e parados que não ajudaram muito tbm mais pra frente.” Hum, então foi isso? Bom, então não tem muito o que fazer. Bleach também era um mangá que o anime acabou e ele estava numa fase chata, aliás, para muitos sua chatice fora desde o fim do arco da Soul Society (não discutirei sobre o que acho de Bleach). Se o autor não ajuda, de certo, porque NÓS, os consumidores, teríamos que comprar?
        Se foi cancelado ou não, não sei. Da maneira que saiu a noticia pareceu mesmo mais um cancelamento do que outra coisa. Pode ser um fim natural, mas não sabemos o que se passa na cabeça dos editores da Jump. Talvez depois de Bleach, independente se a obra era famosa ou não, se está dando prejuízo, os caras da Jump se cansaram e agora vão lá e cancelam sem dó nem piedade. Quem sabe o autor tenha recebido uma ordem de encerrar o mangá em X período, e ele teve de pensar em uma forma de encerrar o mangá neste período de forma que fique natural. Tudo pode acontecer.
        Agora sim, um comentário com argumentos válidos e que “me vencem” numa discussão.De certo, não tenho mais nada do que argumentar, visto que você, David, mostrou que tem bons argumentos e que não podem ser rebatidos de volta.
        (Eu estou ainda frustrado com o tal do Ali, o cara só vai em todo post que eu comento só para, em poucas palavras, trazer o caos).

      • David

        Vc tá insistindo nisso cara? De que Toriko ou qualquer outra obra tenha menos que 10 fãs?
        Tome cuidado. Pq com certeza eu fui muito simpático até.

      • Eu acho que tu está subestimando demais o mangá de Toriko. Um fã ou outro sempre tem, tem um monte de animes que possuem apenas um ou dois fãs, um exemplo é Romeo x Juliet e recentemente vi um anime chamado Otome Yokai Zakuro, ambos são muito bons, porém tem MUITO poucos fãs, e sou um deles. Me diga, por quê insiste que Toriko não possui ou pelo menos no passado não possuir fãs? Isso até tá parecendo haterismo, e espero que não seja, pois ia jogar fora todos os seus bons argumentos, e confesso, gostei deles.

      • David

        Puts, então vc é muito mal em interpretação. Pois quem começou com papo de que VIU apenas um fã de Toriko foi você, não eu. Não passe o cu na mão agora pra mim, leve até o fim.

        Quem está subestimando é você, entenda meu ponto que é totalmente o contrario do seu (leia os seus comentários…):
        TORIKO TEM MAIS QUE 1 2 3 4 5 FÃS

        Vou ser sincero, ler algo do tipo já iria fazer qualquer um parar de ler e já te xingar, mas eu não o fiz. Tome cuidado da próxima em se tratando de interpretação viu. Pois vc pode falar algo que nem foi a sua intenção mas ser uma alfinetada para os fãs da obra (como eu sou um, e não, n existe só mais outro além de mim kralho).

      • Aaah… Nossa, dessa vez me dou uns parabéns e um pé na bunda! Isso que dá ficar vários dias sem dormir direito,.. Admito, o erro foi MEU, e peço minhas sinceras desculpas.
        E, por causa do meu erro de interpretação e de pressa para ler, eu acabei passando uma ideia errada. Não, não acho que tenha menos de dez fãs, porém são poucos os que vi, e acredito que principalmente por aqui, no Brasil, não tenha tantos fãs, mas eles existe.
        Agradeço a paciência e desculpe por torrá-la. Acho que agora não precisamos mais discutir, ok?

      • P.S Espero não ter cometido mais nenhum equívoco, pois esse meu sono desgraçado e o fato de ter andado bem ocupado tem perturbado minha mente.

  • Diego A.

    Tendo MUITOS fãs ou não, é inegável que a serialização na Jump foi um sucesso ate determinado momento, como varias outras obras. É inegável também o que a Jump fez com suas muitas series que já desfrutou de certa evidencia ate cair no inevitável cansaço do publico decorrente de inescrupulosas distorções desnecessárias para estender suas vendas e por fim se defasarem a ponto de serem canceladas de forma medíocre e repentina.

    Sendo ou não a sina do mercado shonem Japonês, é difícil aceitar esse tipo de comportamento empresarial quando vemos uma serie com extremo potencial sendo cancelada (não precisamente e somente Toriko, mas tbm varias outras…). Seria mal planejamento dos autores com seus roteiros incomensuravelmente, por vezes inapropriados, e desgastantes? Ou seria alguma forma de distorção editorial, por obvios fins comerciais, da qual todas as series são vitimas.

    Estamos entrando em uma nova era dos Mangas, muitas series sendo obliteradas, finalizadas e ate mesmo comercialmente alongadas para surgir diversas outras das quais na ausência do controle da obra pelo próprio autor (colocando limites na publicação de seu roteiro/obra, o que poucos mangakas fazem) só restará o eterno caminho da autofagia editorial como sina da Shonem Jump e a consequência desconfiança e afastamento do publico.

  • Zé Bedeu

    Que merda de comentário dum carinha tentando ser intelectual…

    • Tem o meu e de mais dois outros caras, e agora estou curioso para saber sobre qual de nós vc se refere.

      • Você é muito engraçado, ou “engraçadinhozinho”. Não há nada para se ver aqui, ninguém é intelectual e ninguém te acha chato ou idiota. Mas nem adianta dialogar (ou TENTAR [letra maiúscula intencional, significa que eu GRITEI essa parte]), sabe, por quê? Porque no final tudo o que sobra são últimas palavras, e essa memória lúgubre escrita na carne do abstrato, contamina a paz do último suspiro. Pense nisso, antes de comentar em um site que não se importa com comentários.

  • Já vai tarde. :v