‘Kimi no Na wa.’, de Makoto Shinkai, é pré-indicado para o Oscar 2017

kimi-no-na-waAnimação se junta a obra do estúdio Ghibli na disputa.

Após 77 dias de exibição e com projeção de ultrapassar as bilheterias de ‘O Castelo Animado’ e ‘Princesa Mononoke’ no Japão, o filme ‘Kimi no Na wa.’ (Your Name.) acaba de conseguir mais um grande passo para o sucesso. O filme está pré-indicado ao Oscar 2017, segundo a Funimation, distribuidora oficial do anime de Makoto Shinkai. O longa já é o sétimo maior sucesso do cinema no Japão, ultrapassando a bilheteria até mesmo de Harry Potter e a Câmara Secreta.

Kimi no Na wa. tem a chance de ser o primeiro anime que não seja do estúdio Ghibli a se qualificar para a disputa final do Oscar. Neste ano ele terá alguns concorrentes de peso, como ‘Moana’, ‘Zootopia’, ‘Kubo’, ‘Kung-Fu Panda 3’ e ‘Procurando Dory’. Além, é claro, da concorrência da obra franco-nipônica produzida pelo Ghibli, ‘The Red Turtle’. Ao todo, 5 filmes serão selecionados dentre os pré-indicados. As chances não são tão grandes, mas ficamos na torcida.

kimi-no-na-wa-posterProduzido pelo CoMix Wave FilmsKimi ni Na wa. é um longa com direção de Makoto Shinkai que começou a ser exibido nos cinemas japoneses em Julho de 2016. O longa ainda conta com o character design de Tanaka Masayoshi (ano hana.) e a trilha sonora conduzida pela banda RADWIMPS. O filme tem aproximadamente 1h50m de duração.

Mitsuha é uma estudante do ensino médio que vive em uma cidade rural aninhada nas montanhas. Seu pai é o prefeito e não está em casa frequentemente, então ela mora com sua irmãzinha e sua avó. Mitsuha tem uma personalidade honesta, mas ela não gosta dos costumes do santuário de Xintoísmo de sua família, nem gosta de seu pai participando de uma campanha eleitoral. Ela lamenta viver em uma cidade rural confinada, e anseia para o maravilhoso estilo de vida de viver em Tóquio. Taki é um estudante do ensino médio que vive no centro de Tóquio. Ele passa tempo com seus amigos, trabalha em meio período em um restaurante italiano, e está interessado em arquitetura e artes plásticas. Um dia, Mitsuha tem um sonho onde ela é uma jovem da cidade. Taki também tem um sonho onde ele é um estudante do ensino médio em uma cidade nas montanhas que nunca foi. Qual será o segredo de seus sonhos?


animes-oscarOS ANIMES NO OSCAR

O estúdio Ghibli vem se tornando constante no Oscar desde ‘A Viagem de Chihiro’. Ao todo são 5 indicações, com um prêmio entre eles. Não conhece todos os filmes? A gente separou um pouquinho de cada para você.

  • A Viagem de Chihiro
    Título Original: Sen to Chihiro no Kamikakushi
    Diretor: Hayao Miyazaki

    Ano de produção: 2001
    Duração: 125 minutos

Único anime vencedor de um Oscar, em 2003, Chihiro é tido por muitos como um dos pontos mais importantes da história da animação japonesa justamente por sua importância na academia. Concorreu com nomes fortes como ‘Lilo & Stitch’, ‘A Era do Gelo’ e ‘Planeta do Tesouro’.

  • O Castelo Animado
    Título Original: Howl no Ugoku Shiro
    Diretor: Hayao Miyazaki

    Ano de produção: 2004
    Duração: 113 minutos

Indicado na edição de 2006 e carregando o peso de ser o sucessor de Chihiro na disputa, ‘O Castelo Animado’ foi extremamente elogiado pela crítica, mas não conseguiu levar o prêmio. No final, perdeu para o longa ‘Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais’.

  • Vidas ao Vento
    Título Original: Kaze Tachinu
    Diretor: Hayao Miyazaki

    Ano de produção: 2013
    Duração: 126 minutos

O último filme de Hayao Miyazaki chegou como um dos favoritos a premiação – principalmente por ser aquele que seria responsável pela aposentadoria do diretor japonês. Infelizmente concorreu com o maior hit do ano e acabou perdendo o Oscar de 2014 para o sucesso de ‘Frozen’, da Disney.

  • O Conto da Princesa Kaguya
    Título Original: Kaguya-hime no Monogatari
    Diretor: Isao Takahata

    Ano de produção: 2013
    Duração: 137 minutos

Em 2015, Kaguya chegou como uma novidade no evento e surpreendeu positivamente a crítica por conta de sua técnica de animação e por mostrar que o Ghibli continuaria produzindo filmes de tanta qualidade mesmo sem Miyazaki. Porém, apesar de ser um dos favoritos ao lado de ‘Song of the Sea’, o filme acabou perdendo o prêmio para ‘Operação Big Hero’.

  • Memórias de Marnie
    Título Original: Omoide no Marnie
    Diretor: Hiromasa Yonebayashi

    Ano de produção: 2014
    Duração: 103 minutos

Sem muito alarde, Marnie chegou ao Oscar de 2016 com a missão de vencer um dos mais aclamados filmes do ano, ‘Divertidamente’. Não conseguiu, mas conseguiu encantar muitas pessoas que sequer haviam ouvido falar da animação de Yonebayashi.

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.