O verdadeiro caminho do futuro: você é consumidor de podcasts e do YouTube?

Uma postagem que depende de você.

Eu vim quebrar a sequência de postagens da Miyuki hoje, mas por um bom motivo: conversar com vocês.

Como devem ter percebido, o Chuva de Nanquim voltou a ter uma ativa muito grande nas postagens. E não estamos falando somente de notícias. Quanto tempo não viam tantas resenhas postadas em um espaço tão curto de tempo? E quanto tempo não viam uma participação tão ativa da equipe por aqui? Pois é. Estamos nos desdobrando. Mas seguindo em frente. E mesmo com tantos trabalhos, estudos e atividades fora do site, queremos continuar crescendo. Mas pra isso precisamos da ajuda de vocês. Como? É bem simples.

Queremos expandir o Chuva de Nanquim em vários sentidos, e para isso precisamos saber:

  • Qual mídia vocês mais consomem fora notícias e resenhas?
  • Escutam podcasts?
  • Gostam de canais no YouTube?
  • Vocês nos acompanhariam nesses formatos também?

Nós estamos em uma evolução enorme. Cada vez mais com materiais diferentes, pensando em novas possibilidades de produtos pra vocês e mais parceiros dispostos a ajudarem com presentes para vocês. Mas precisamos também pensar em modernizar, em transformar tudo em algo maior do que já é. E é por isso que precisamos da ajuda de vocês, com ideias, apoio, sugestões e muitos comentários dizendo o que acreditam que pode ser feito para o site.

Também já comentamos na nossa página do Facebook e no Twitter que, recentemente, o ChuNan ficou fora do ar. O nosso fluxo de visitas tem aumentado muito, graças a vocês, e com isso fomos convidados a nos retirarmos dos servidores onde o site já era hospedado. Tivemos que migrar para algo maior, que aguentasse todo o nosso público e não causasse quedas inesperadas. E o que a gente pede em troca? Nada. Mas vocês podem ajudar mesmo assim.

  • Comprem pelos nossos links da Amazon. Não é muito, mas isso nos ajuda a garantir o dinheiro mensal do servidor (que não é lá muito barato pra aguentar todo mundo). Já vi muita gente julgando a gente por causa disso, mas antes expor claramente que ganhamos com estes links do que ficar fingindo que fazendo pelas costas.
  • E mais importante, respondam: vocês ajudariam o Chuva de Nanquim através do Patreon ou ferramentas parecidas?

Não é de hoje que planejamos algumas mudanças. E independente das respostas de vocês, elas ocorrerão de qualquer forma. Talvez demorando um pouco mais, ou um pouco menos. Tudo vai depender do nosso ritmo “aqui fora”.

Este post pode parecer meio repentino, mas ele surgiu depois de uma conversa que tive com a Miyuki. Sempre tive vontade de partir para um outro tipo de produto e inclusive já temos muito de todos os projetos planejados. Mas sempre ficamos no quase. Sempre batemos na trave. Tá na hora de sair do papel, não acham? E claro, que pra isso acontecer, só dependemos da reação do nosso público que nos acompanha a tanto tempo. Esperamos poder contar com vocês. Tá certo que falar do futuro citando podcast e YouTube é meio estranho. Ambos são mídias atuais. Que estão em seus auges, provavelmente. E queremos estar nelas.

Não deixem de postar suas ideias nos comentários abaixo, na página ou mesmo mandar uma mention pra gente. Estamos no aguardo.

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Cara eu ando viciado em podcast, eu ia amar demais escutar algum sobre animes! Principalmente com um Semanada dentro!
    Não sei se conseguiria pagar um Patreon (sou desses q gasta além do q ganha) mas sempre q for atrás de coisas pra comprar na Amazon vou procurar aqui (seria bom ter uma aba ou hashtag só com os links das recomendações, assim poderíamos pegar msm se não for do post mais recente)

    • Josuke Higashikata

      Recomendo que dê uma olhada no podcast do aoquadrado caso não conheça. É excelente.

  • ClovisHenrique

    Eu sem dúvida ouviria um podcast do ChuNan, apoio demais essa ideia. Acompanho vocês há muito tempo e gostaria de ajudar no Patreon, Apoia-se, Padrim, etc; mas infelizmente minha situação financeira anda um aperto que só. Mas UM DIA eu ajudaria com certeza.

    PS: Ando muito perdido com relação aos mangás que estão saindo, por isso, voltem com o Checklist comentado!!! hahahahaha

  • wesley batista

    Adoraria um podcast e um canal no youtube

  • Igor Lunei

    A ideia do podcast é ótima tanto para conteúdos mais aprofundados, quanto para notícias mais quentes. Se ficar legal, eu com certeza consumirei, o mesmo para um canal no YouTube.

  • Wanderson Lira

    Podcast<3

  • Gustavo Pazeto

    Um Podcast seria excelente

  • Josuke Higashikata

    Ouviria um podcast, e talvez assistiria vídeos num canal do YouTube.

  • Gustavo

    Acho a ideia do podcast muito boa, assim como o canal do youtube. Coisas como transmissões ao vivo para comentar sobre coisas mais longas, como cobertura de evento ou lançamentos da temporada de animes também é muito bom. Uma dica que eu queria dar, ao invés de usar o Patreon, uma boa alternativa é o Padrim. Porque nele podemos doar e apoiar em reais, ao invés de dólares. E acho que para uma boa parte do pessoal, doar na moeda do nosso país é melhor, pois permite que tenhamos uma noção maior de quanto estamos gastanto por mês, ao invés de depender do valor de conversão de cada mês. Além disso não precisaríamos usar o cartão de crédito como única opção para doação, sendo possível usar também o boleto ou outras formas. Enfim, adoro o site, acesso fielmente todos os dias de manhã antes do estágio para ver se tem novas publicações. Adoro a equipe e o conteúdo oferecido aqui. Dou total apoio a uma expansão no site, e espero que tudo de certo no futuro!

  • Álan Smyth

    Já aguardando o canal no Youtube 😉

  • Paolo Portela

    Eu não tenho muito tempo nem paciência pra outras mídias, gosto das noticias do jeito que o ChuNan sempre foi, e abro ele todos os dias quase desde que nasceu… Sei que a expansão é necessária, desde que não comprometa o conteúdo que eu sempre acompanho!

  • willian

    Eu apoio! pois, querendo ou não, muita gente tem preguiça de ler, acho que isso iria fazer vcs expandirem mais.
    Apoio 100% essa ideia!

  • Sheila

    Acompanho o ChuNan justamente por ser texto escrito, pois gosto de ter a opção de ler a notícia/resenha. Mas acompanharia sim um canal no youtube. Só não tenho muita paciência para podcast, só ouço se for sobre um assunto que considere extremamente interessante.

  • João Rubens Monteiro

    Não consumo material de podcasts ou mesmo de youtubers, normalmente, o conteúdo desses produtos não me interessam. Mas, avaliando a qualidade dos textos que vocês da ChuNan produzem, acredito que ouviria/assistiria um produto do tipo, a depender do tema. Acho que vale a experiência, caso haja demanda.
    Por fim, o que é Patreon e como funciona?

    • Vinicius Asevedo Vieira

      Patreon é uma plataforma de colaboração financeira do público para com sites e outros projetos. Geralmente dividida por níveis cada um com algumas recompensas. O Patreon é uma ferramenta internacional, logo só funciona com cartão de crédito internacional, mas há também opções nacionais como o Padrim e o Apoia-se, entre outras.

  • Kabum

    Consumo as duas mídias constantemente, muito mais os podcasts por conta do trabalho, pois fico diariamente com o fone de ouvido quando estou editando alguma coisa, e sem falar que é um ótimo passa-tempo para quando estou entediado no ônibus, enquanto vou e volto do trabalho.

  • Cleiton Quest

    Seria um prazer poder escutar um podcast de vocês.
    e também um canal no youtube seria incrível, bom vamos botar esses projetos em pratica
    já estou ansioso!!!

  • Bruno Lopes

    Não escuto mais podcasts, mas acompanharia se fossem produzissem. Também não acompanho muitos canais no youtube, só alguns relacionados a quadrinhos, tipo Capitão Onigiri e Pipoca e Nanquim, se a ideia de fazer um canal do Chuva e Nanquim fosse nos moldes desses canais q citei, eu acompanharia.

  • Renato Andrade

    Acho o Chunan um site muito completo, bem informativo e com conteúdo bacana.
    Em relação a outros tipos de mídia gosto muito do formato de Podcast, ouço alguns por me permitir escutar enquanto faço outras coisas. Maaaas como o site trabalha com mangás e animes, que são visuais, o Youtube se torna a melhor ferramenta para ilustrar situações, compor o vídeo e tal. Só que trabalhar com vídeos é mais caro e trabalhoso e também uma coisa não exclui a outra. Vejo muitos sites/canais trabalharem com Podcasts para discussões mais abrangentes e longas e usar o youtube para criar uma matéria mais específica ou criar listas e tal.
    Quanto a ajuda mensal através do “Patreon” ou “Padrim” tenho certeza que algumas pessoas estarão afim de contribuir, ainda mais com valores mínimos que, quando juntam uma quantidade legal de pessoas, dá uma contribuição legal.

    Abraços e bom trabalho!

  • Danilo Dlaker

    Eu acompanhei a muito tempo o site de vocês e estou voltando aos poucos e com certeza seria muito bom ter um podcast para escutar, acho que deixaria aquela sensação de mais proximidade do publico com o pessoal do ChuNan!

  • [Better Call Harvey]

    Canal no youtube e patreon são boas ideias.

  • Luc já participa de alguns podcasts do AoQuadrado², né? Seria ótimo termos mais essa opção pra acompanhar o ChuNan!!

    • Luk

      Só participei de um que era pra estragar o FMa. ^^

      • Também participou do Segunda Potência sobre Retalhos, não? E vive participando do Julgando Pela Capa, creio eu, ou é algum outro Luk!

        • Luk

          DEve ter outro luk então XD Bom não que Luk seja um nome extremamente original neh

  • Hijikata

    Senão me falha a memoria houve uma época que o chuNan ia fazer um podcast ou algo do tipo mas não foi muito pra frente, e adoraria se seguissem com essa ideia novamente. Um canal do youtube eu não acho que seja lá uma grande ideia depende do formato que seria feito, transmissões ao vivo poderia ser interessante. Tudo vai depender do conteúdo apresentado, precisar ser interessante e isso.

  • Cristiano Richter Schropfer

    Se forem fazer um canal do youtube, acho que seria útil para fazer vídeos compilando as notícias da semana, tal qual a versão escrita que vcs já fazem. Eu provavelmente assistiria. Mas reviews eu prefiro de forma escrita mesmo, assim como checklist de mangás e o Eu Recomendo. Em relação a listas de temporada, gosto da forma escrita, mas adoraria em versão podcast. Vcs poderiam detalhar melhor seus comentários e apostas, seria bem divertido. Pessoalmente, esses podcasts teriam uma demanda maior do que os vídeos.

  • Fabio Anderson

    No meu caso o podcast seria mais fácil de se acompanhar do que um canal no youtube. Geralmente acesso o site quando estou em um momento ocioso no trabalho (imagino que não seja o único) e não conseguiria fazer o mesmo caso o conteúdo fosse em vídeo. No caso de um podcast poderia ouvi-lo mesmo trabalhando o que é uma vantagem significativa.
    Quanto a apoiar o site, creio que o Padrim seja uma opção mais viável que o Patreon pelo pagamento ser em reais e por aceitar boleto, o que facilitaria para quem não tem cartão de credito.
    No mais, gostaria de desejar-lhes boa sorte nesta nova empreitada.

  • Luan Schmidt

    1. As mídias que mais consumo atualmente são justamente notícias, podcasts e vídeos.
    2. Sim, escuto podcasts.
    3. Sim, acompanho assiduamente canais de meu interesse no YouTube, o Chunan certamente pode ter um grande destaque devido a qualidade das matérias, visto que poucos do mesmo nicho estão em um bom nível.
    4. Sim, acompanharia até mais frequentemente.

    5. Tem a possibilidade de colaborar através de um Patreon ou similar.

  • Alexandre Garcia

    Eu escuto muitos podcasts e sinto MUITA falta de programas que falem sobre animes, mangás e cultura asiática. Tem beeeeeeem pouco e é um conteúdo super rico, dá pra explorar bastante. Também gosto de canal no youtube, além do bônus de vocês poderem monetizar e ajudar nas despesas.

    Sobre Patreon, eu apoiaria, principalmente se as recompensas fossem legais.

  • StrikerX

    Não ouço podcasts,e youtube normalmente só vejo trailers de games,filmes ou algum gameplay rápido(e de preferência sem o youtuber falando durante o vídeo) de algum jogo que estou pensando em comprar.
    Muitos sites que eu visitava começaram a postar as notícias e matérias em formato de vídeos no youtube,eu parei de ver todos eles porque eu prefiro ler as matérias,se tiver um vídeo complementando a notícia tudo bem mas do contrário eu não gosto.

  • Bruno Amaral Caires

    Podcast seria melhor pra reviews completos de obras. pra acompanhar com mais frequencia é melhor um canal no youtube, com videos rapidos e dinamicos (noticias diarias e quadros com temas variados)

  • Juliana Aquino

    UM PODCAST SERIA OTIMO POIS GOSTO DA OPNIAO DE VCS

  • Stain, o Assassino de Heróis

    Qual mídia vocês mais consomem fora notícias e resenhas? RESPOSTA: Vídeos do YouTube (excluindo filmes, séries, animes, quadrinhos, mangás e jogos, que neste caso não entram nesta categoria de mídia).
    Escutam podcasts? RESPOSTA: De vez em quando.
    Gostam de canais no YouTube? RESPOSTA: Sim.
    Vocês nos acompanhariam nesses formatos também? RESPOSTA: Se eu tiver tempo, acho que sim.

  • Ronny Pereira

    sendo bem sucinto, apoio total a ideia de um podcast, e canal no Youtube seria lgl tm. Não tenho como apoiar pelo Patreon, mas sempre que dá, compro na Amazon pelo link de vcs!

  • Matehuos

    PODCAST, PODCAST, PODCAST! Sinto falta de podcasts sobre anime bons no brasil acho que vcs tem potencial pra um dos bons.

  • Lucas Santos

    Eu gosto bastante do podcast, escutaria sem dúvida se vcs tivessem um.

  • Widylhermes Bezerra Araujo

    Acho a iniciativa ótima, e acredito que devem tentar o que pensarem ser possível, sem ficar pensando muito em “se”, mas no agora e por em prática.

    Se for em relação a arrecadação de recurso tanto para mantimento do site, ou mesmo para um “level up” na vida pessoal e material, acho viável e extremamente vasto o campo da internet, embora não o conheça muito. Acredito que a variabilidade nas fomas de arrecadar tem de ser a maior possível para possibilitar igual maneiras diferenciadas de pagamento. Assim vocês podem desde buscar uma dessas plataformas “Patreon”, quanto vender produtos e parcerias com sites de animes on-line.

    Fazer podcast na verdade vai atrair outro público, um público mais jovem, e trará mais dinamismo. Algo que seria legal seria o acompanhamento de algum evento e a possibilidade de participação do público enquanto comunidade. Isso pode ser aproveitado em patrocínios e comerciais.

    Se for seguir o sentido comercial, peço a cautela para que não se crie um ambiente “produtivista” e “vazio”, gosto do conteúdo de vocês justamente por que tem “substância”.

    • Juliana Sales

      Exato. Hoje a gente vive meio que uma crise no YT porque os grandes produtores de conteúdo atual produzem tudo, menos conteúdo hahaha. Produzem bosta porque, aparentemente, as pessoas se atraem por bosta.
      Existem canais pequenos e muito bons, mas que não têm a visibilidade merecida.

  • Rabelo Resh

    Vão em frente com o podcast. Melhor opção atual.
    Conforme o publico desse mesmo podcast aumentar partam para o patreon , oferecendo discussoes sobre temas da escolha de quem ajuda. Ai fica um ciclo ate interessante pra criar conteudo.

  • Tony Senpai

    O podcast da mais da mais liberdade tanto para vocês que vão fazer ele sem restrição de tema ou palavreado, como para nós que escutaremos, pois podemos ouvi-los a caminho do trabalho, faculdade, etc.
    Além do patreon, vocês poderiam trabalhar com adsense, sem ser aqueles pop-ups invasivos. Pequenas propandas no canto da tela ou ao final de cada postagem, pode não gerar muito mas já ajudaria um pouco.

  • Eu sou mais eu

    Resumindo de forma clara, eu acredito que todos os investimentos em outras mídias que o chunan! fizer eu irei acompanhar desde que tenha QUALIDADE, coisa que o editorial de vocês tem.
    O podcast: É a mídia que eu mais acompanho, pois complementa um tempo que seria perdido ou mal usado esperando em fila, andando de ônibus ou a pé…

    Canal do YouTube: tem que ser curto e muito bem editado, pois demanda muita atenção!
    Pessoalmente acho que vocês deveriam ganhar muito dinheiro é uma pena que isso é difícil.
    Sobre patreon infelizmente não poderei ajudar.
    Boa sorte para à nova empreitada do chunan!

    PS: eu sinto falta de um podcast de otaku desde que o Anime freak show morreu.
    Tentei escutar outros e NENHUM é digno de ser escutado.

  • Hinaniichan

    Além de notícias e resenhas, consumo também material do YouTube. Acompanho vários canais, mas nenhum focado em a animes e mangás. O motivo? Os vídeos relacionados a este tipo de conteúdo costumam ser muito monótonos. Apesar disso, eu gostaria que vocês se arriscassem a fazer alguns vídeos. Já sabemos da competência de vocês com editorial.
    Estou bem contente com a quantidade de postagens no site, sem perder a qualidade e aprofundamento no tema. Espero que só continuem a crescer.

  • Allex

    Interessante o podcast, mas eu particularmente não gosto muito (inclusive YT). Prefiro LER a notícia, hábito esse que está se tornando cada vez menos comum, principalmente entre os jovens, do que assistir. Acho que lendo a gente entende melhor e raciocina melhor sobre, ainda mais se for uma resenha. Contudo, super recomendo fazerem ou podcasts ou YT, principalmente YT, pois a garotada mais preguiçosa de hoje adora esse formato (eu só o uso pra ouvir músicas xD).

  • Jotape Ferreira

    Eu apoio o lance de ter um canal do YT, mesmo que seja apenas pra complementar o trabalho feito no site.

  • Rodrigo

    Bom, vamos lá Dih, minha opinião é a seguinte: acompanho a séculos o chuva de nanquim, apesar de não me manifestar muito, e gosto que seja desse jeito, como um “jornal” que deve ser lido. Portanto acho que deveria ser prioritariamente mantido assim.
    Vídeos no YouTube depende de que forma seria feito, para fazer mais do mesmo acho que não seria uma boa ideia. Por que estou dizendo isso? Porque​ já acompanho vários canais assim por lá, que fale sobre o mundo otaku por assim dizer. Então teriam que ser vídeos diferentes e não sei o que mais pode ser feito de diferente nos vídeos do YouTube sobre isso…
    Podcast eu não ouço porque não lembro que existem, assim como o aparelho de rádio. Eu só escutava, aqui no Rio de Janeiro, a Rádio Cidade e a rádio Rock, que é de são Paulo e pegava aqui muito mal, como acabaram, esse é um aparelho que eu lembro que tem aqui em casa por causa da minha mãe que houve os programinhas dela. Muito de vez em quando ouço uma transmissão de jogo que me interesse e que não vai passar na tv, isso se eu lembrar, hehehe.

    Minha dica é que vocês pensem bem sobre o tipo de programa pro YouTube, acho que ele tem que ser diferente do que tem aqui no site, se for para simplesmente falar lá o que poderia ser escrito aqui então prefiro que continue aqui no site.
    O podcast poderia ser um ou dois programas semanais aqui no site, aí concerteza eu não esqueceria de ouvir huhuhu.
    A minha contribuição viria, seja aqui no site ou no YouTube, através dos links de compras.
    Acho que é isso, abraços para você e beijos 😘 para a gracinha da Miyuki.

  • FruitPunchSamuraiG

    Ok, o certo é fazer sobre o que é melhor para a maioria, seja youtube ou podcast. Mas, particularmente, faz um tempo que ando sem tempo pra animes e vídeos no youtube, por isso a alternativa tem sido mangás e consigo acompanhar o site justamente por ser escrito, assim posso ler em qualquer pausa. Eu acho mais interessante o formato de podcast por ser apenas áudio….

  • Juliana Sales

    Eu acompanho um canal no YT da LBTV. Muitos canais falam de animes, mas este é o meu preferido porque a análise dos animes lá é MUITO TÉCNICA, como a de vocês. Não é aquela coisa de eu gostei por causa de X, Y e Z (critérios altamente subjetivos).
    Lá eles têm quadros fixos, tipo de react, resenha, top 10 de alguma coisa, que são coisas que, de certa forma, vocês fazem aqui também (e muito bem feito, diga-se de passagem).
    Talvez para conseguir mais apoio, vocês poderiam mostrar o mangá físico que sai nas bancas da Panini ou JBC. Quem sabe eles não passam a patrocinar vocês?
    Eu com certeza acompanharia um canal de vocês no YT e, a depender o valor, apoiaria no Patreon (exemplo) também!

    Boa sorte Dih e Miyuki!

  • Não só ouço podcasts como produzo o meu e recomendo, ajuda bastante a alavancar o site, assim como o Youtube, e certamente me tornaria ouvinte de vocês. E como já foi citado nos comentários, o Padrim é uma ferramenta melhor que o Patreon. Uma outra alternativa é o apoia.se.

  • Wilker Sousa

    Torço muito para que a ideia de Podcast dê certo. Eu sou um grande consumidor dessa mídia, e estou em constante busca de novos programas de qualidade relacionados à cultura de animes e mangás. Inclusive, há uma falta de conteúdo de qualidade neste nicho da mídia.

  • Higor Weber

    um podcast é a melhor ideia! é a mídia que mais consumo hoje perdendo apenas pro youtube.

  • GotToGetBack, back to the past

    Podcast > Sim
    YouTube > Sim, mas se possível consumo só o áudio

    Exemplo de canal do YouTube sobre animes que é possível consumir só o áudio: TeamOn

    Agora Podcast puro sobre animes ou cultura japonesa eu não consumo nenhum, já teve o Podcast do Calibre lordal e do Jogabilidade mas eles pararam, então seria muito bem vindo um podcast do Chunan

  • Leandro Gonçalves Leite

    Mesmo eu amando a mídia podcast acredito q com o youtube a visibilidade seria maior, e se for com a qualidade que vcs ja fazem no site acredito fielmente no sucesso seja qual forma de midia escolherer, porem o youtube tem a questão da monetização q ja poderia ser um auxílio para o projeto!
    E acredito q qualquer auxilio monetário (padrim, patreon…) q vcs possam recorrer deviam recorrer, pois acredito que mts de nós que acessamos o site gostariamos de auxiliar vcs!

  • Washington Gomes

    E aí Dih… Acompanho o chunan a um bom tempo, e neste período acompanhei fases em que haviam várias postagens por semanas e outras em que havia quase nada… Mas me mantive aqui, sempre no aguardo, pois vcs fazem um ótimo trabalho. Então acredito que vcs conseguirão chegar ainda mais longe… Adoro ver o YouTube, porém podcasts são muito mais práticos. Então seria muito bem vindo tanto o canal no YouTube quanto o cast… Fico no aguardo e desde já boa sorte nesta nova fase…

  • Gaiafago

    Acredito que seja uma boa alternativa adotar o sistema do padrim para conseguir dinheiro a partir de doações de leitores, e o podcast seria uma alternativa mais viável do que videos no youtube ja que não é necessária um GRANDE investimento em equipamentos – iluminação, microfone, câmera, etc.
    Não há condições de eu contribuir com dinheiro, apenas com presença – ja que acesso o site pelo menos três, quatro vezes na semana quando há tempo.
    Ainda gosto das publicações escritas, e por mim esse continuaria sendo o foco, mas mudanças são sempre bem-vindas e as vezes necessárias.

  • Felipe Silva

    Acho a ideia de Youtube e Podcasts muito boa.

  • Rafael Silva

    Lembro que você a muito tempo atrás lançou um piloto de um podcast, sempre gostei do conteudo do site porque é feito por quem realmente entende essa industria, apoio d+ um canal no yt e um podcast, falando em youtube quando vc vai aparecer no pipoca e nanquim?

  • PescadorParrudo

    Por favor podcast. Não conheço nenhum podcast que envolva a temática de anime/cultura pop/cultura asiática/mangá de “qualidade”.
    Os que existem são sempre voltado pro público mais novo.
    Patreon/padrim parece uma opção bastante boa, mas depende como publico se sente abraçado por vocês.(aka criem um grupo de facebook/discord ou algo do tipo).

  • Keller Duarte Steglich

    Olá
    Gosto de Youtube, mas ando um pouco “saturado” dessa mídia. Por trabalhar em rádio, sou fã/amo áudio. Às vezes, porém, um áudio muito longo se torna enjoativo. Por exemplo, se tem mais de 15 minutos já começa a ficar chato (Minha opinião).

    Essa coisa de lidar com tantas coisas hoje acelerou muita coisa. Tanto que na emissora em que trabalho, as próprias entrevistas, mesmo com políticos, duram no máximo 10 minutos, se não o ouvinte começa a perder interesse.

    Ou seja, nessa questão de áudio, ir direto ao ponto é legal e vale muito a pena. Se forem áudios com uma duração de 7-10 minutos, pode ser uma ideia muito atrativa.