Music Monday: your name. – Nandemonaiya

Só mais um pouco…

Eu poderia gastar horas falando aqui da importância e do tamanho de Kimi no na wa. para a indústria, mas acho que os recordes e todo o sucesso do filme falam por si só, então podemos pular essa parte.

your name. tem algo mais em todo o seu hype que merece ser destacado todas as vezes: a trilha sonora! E que trilha, meus amigos! Interpretada em destaque pela banda RADWIMPS, cada música é um show a parte, e com certeza um dos melhores elementos do filme de Makoto Shinkai.

Mas por que escolhi Nandemonoiya em especial? Porque essa letra, de alguma forma, conversou diretamente comigo.

A primeira vez que a ouvi foi na voz de uma cantora cover que é minha paixão platônica do YouTube. E daquele momento em diante eu não pude mais parar de ouvi-la. Seja por ela falar de uma mudança na vida, de decisões ou de pessoas que transformam tudo ao seu redor. Não é nada absurdo, afinal, sabemos que isso realmente existe e que músicas têm esse poder de passar uma mensagem que faça com que se ouvinte desperte emoções e sentimentos até então difíceis de serem expressados. Sabe aquele moleque emo que você vivia zombando no colégio por causa das músicas? Elas significavam algo pra ele. Assim como o funk significa muito pra muita gente da perifa, e a música clássica consiga atingir um nível diferente em algumas pessoas com um ouvindo e sensibilidade mais apuradas. É tudo uma questão de sentir. E Nandemonaiya tem esse alcance à mim.

Mitsuha é uma estudante do ensino médio que vive em uma cidade rural aninhada nas montanhas. Seu pai é o prefeito e não está em casa frequentemente, então ela mora com sua irmãzinha e sua avó. Mitsuha tem uma personalidade honesta, mas ela não gosta dos costumes do santuário de Xintoísmo de sua família, nem gosta de seu pai participando de uma campanha eleitoral. Ela lamenta viver em uma cidade rural confinada, e anseia para o maravilhoso estilo de vida de viver em Tóquio. Taki é um estudante do ensino médio que vive no centro de Tóquio. Ele passa tempo com seus amigos, trabalha em meio período em um restaurante italiano, e está interessado em arquitetura e artes plásticas. Um dia, Mitsuha tem um sonho onde ela é uma jovem da cidade. Taki também tem um sonho onde ele é um estudante do ensino médio em uma cidade nas montanhas que nunca foi. Qual será o segredo de seus sonhos?

Versão original:

Versão Kona Chocolate:

Versão Raon Lee:

Acima vocês têm três versões da canção. A primeira é a original do filme, cantada pelo próprio RADWIMPS. Perceba que o AMV é feito com cenas somente de obras do próprio Shinkai.

Depois, temos dois covers. O primeiro de um dos mais famosos excelentes covers japoneses existentes, o Kona Chocolate. A voz dele combina muito com o timbre da música e é tão agradável quanto. Mas é a versão da coreana Raon Lee que mais me cativa. Talvez a voz feminina me faça achar a música ainda mais agradável do que já é. Não sei. O que sei é que qualquer uma das três versões já fazem parte de minhas playlists e devem ficar lá por um bom tempo.

Lembrando que your name. será exibido no Brasil logo mais. Se ainda não viu, vale esperar só mais um pouquinho.

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Vinícius

    Quando assisti o filme pela primeira vez e começou a encerrar com essa música estava sem legenda, então não consegui entender na hora do que se tratava, mas ainda assim ela transmitiu uma sensação fenomenal, que me fez rever o final mais de uma vez pra poder escutar de novo.

  • Milla

    De fato, essa música é realmente maravilhosa, eu tbm fui completamente tomada por ela. Mas ainda faltou a versão original do Radwimps, essa primeira versão também é um cover.

  • Kauan Machado

    Quando eu fui ver o filme pela primeira vez (das 16 que eu vi), essa música tava tocando, e eu lá, de boca aberta, só lendo a letra. Que música e que filme da porra