Vocês não sabem como foi difícil selecionar as aberturas para esse post…
Não sei quanto a vocês, mas eu sempre fico animado pra ver como são as novas aberturas dos animes da temporada que está vindo. Elas são um show a parte, às vezes até parecem gastar todo o orçamento do estúdio e bem sabemos que uma abertura maravilhosa ajuda no marketing (e até a enganar o público).
Nesse post eu estou lembrando algumas das minhas aberturas favoritas. Escolher apenas 5 foi um pouco difícil para mim, então só dessa vez, eu vou escolher 10 aberturas. E claro eu deixei muita coisa boa de fora, então como sempre vou pedir para vocês contribuírem com o conteúdo do tópico, comentando aquelas aberturas que vocês gostam.
Serial Experiments Lain
Música: Duvet
Interpréte: bôa
Uma das primeiras aberturas que me fez ter vontade de conhecer o anime mesmo sem nem ao menos ter ouvido falar, não por causa da bela música, mas pra entender o que está acontecendo ali. A primeira vez que eu pensei em fazer esse post foi depois de um twiite da @beta_blood do site Elfen Lied Brasil, que me fez lembrar de Lain.
Dragon Ball Z
Música: We Gotta Power
Interpréte: Anísio Maia Júnior
Quando pensam em Dragon Ball Z já vem logo a musica Chala Head Chala, claro ela é clássica, mas eu gosto muito mais da segunda abertura! Talvez mais por lembrar de da minha emoção de finalmente ver a saga Buu depois de tanto esperar por episódio inéditos na Band. A Álamo está de parabéns pela adaptação da letra original, não só dessa abertura mas de todas da franquia (DB,DBZ e DBGT).
Maria Holic
Música: Hanaji
Interpréte: Yuu Kobayashi
Eu considero essa uma das aberturas mais sensacionais em termos de animação. Só quem viu um pouco do anime consegue entender algumas coisinhas nela, mas a pessoa que não viu o anime ainda consegue achar incrível. Fora isso também tem a letra da musica, que combina totalmente com a situação em que a personagem principal se encontra. Ah uma última coisa: a garota loira é um cara…
Great Teacher Onizuka
Música: Driver’s High
Interpréte: L’Arc-en-Ciel
Enquanto pesquisava vídeos para esse post encontrei sem querer o nome Great Teacher Onizuka e com um estalo me lembrei da primeira abertura. Driver’s High é uma musica muito muito boa e as cenas representam bem o estilo de ser do Onizuka, aquela nostalgia bateu forte em mim no fim do vídeo e tive a obrigação de colocá-lo aqui.
Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco)
Música: Pegasus Fantasy
Interpréte: Edu Falaschi
Okay, eu falo mal de CDZ, mas eu adoro esse anime e a abertura de 2006 com o pessoal do Angra foi incrível! Ela é tão boa, mas tão boa que pra mim superou a original com certa facilidade. E pensar que teve aquela primeira abertura horrível na época da Manchete…
Zoku Sayonara Zetsubou Sensei
Música: Kuusou Rumba
Interpréte: Kenji Ootsuki
Okay, um dos princípios básicos das aberturas é mostrar um resumo do mundo do anime, não é? Esqueça, essa abertura de Zoku Sayonara Zetsubou Sensei não tem nada a ver com a história e sim com a loucura do professor Nozomu. Um dos melhores animes de comédia que eu já assisti, produzido pela Shaft que depois veio a fazer Bakemonogatari e Puella Magi Madoka Magica.
Nana
Música: Lucy
Interpréte: Anna Tsuchiya
Eu já disse aqui no blog que adoro as aberturas de Nana, então não é muita surpresa ela estar aqui no meio. Essa terceira abertura de nana é pra mim a mais perfeita, grande parte por causa da música que era uma das poucas partes animadas nessa fase do anime, onde a relação entre a Hachiko e Nana estava ficando cada vez mais complicada. As partes onde a banda Blast aparece são lindas, te dando uma vontade imensa de ir em um show assim.
Digimon Tamers
Música: The Biggest Dreamer
Interpréte: Desconhecido
Digimon…Digitais…Digimon são campeões… A globo ensinou como destruir uma abertura com uma música totalmente diferente da original e ainda por cima com a angélica cantando! Depois vem a terceira temporada e somos presenteados com uma maravilhosa abertura cantada por… Alguém que nunca recebeu os créditos! Adaptação perfeita. Reconhecimento nem tanto assim.
Full Metal Alchemist Brotherhood
Música: Again
Interpréte: Yui
Eu adoro quase todas as aberturas de Full Metal, tanto as do primeiro anime quanto a do novo e decidir de um só foi muito complicado, ficando entre a terceira abertura do primeiro anime e a primeira abertura do Brotherhood. Acabei puxando pro lado de Brotherhood porque eu gosto muito da maioria das músicas da Yui e de como eles conseguiram relembrar aquele sentimento antigo em 1:30 com algumas cenas.
Durarara
Música: Uragiri no Yuuyake
Interpréte: Theatre Brook
A melhor abertura de anime do ano passado para finalizar minha escolha, chegou lembrando e muito a abertura de Baccano (ta satisfeito Dih?) com suas apresentações de personagens e cenas interligadas em algum momento. A música é excelente e a animação fluida, fora a idéia sensacional de colocar um resumão do episódio no meio da abertura.
Por Luk.