JBC relançará Sakura Card Captor em Edição Definitiva!

Notícia nova que não deveria ser tão nova assim? Mas quem liga? É Sakura! Podem comemorar! Seus problemas em achar a edição 1 acabaram!

Antes de divulgar a notícia (que já está mais que divulgada) eu pude constatar que ninguém (nem eu) visita o site da JBC que não seja o de mangás. Queria agradecer ao leitor Guilherme S. por nos ter dado a dica pela notícia.

No último dia 11 de Maio, a editora JBC publicou em seu site uma nota oficial sobre uma reportagem da mesma para a revista editorial. O link para a notícia pode ser conferido AQUI. Acho que ninguém deu muita atenção para a nota e deixou passar despercebido uma entrevista de um dos influentes da editora, Julio Moreno. Nessa entrevista, além de falar do mercado que a JBC ocupa desde 2001, citar os títulos de sucesso e todo o marketing, Julio ainda fala de uma grande novidade da editora para esse ano: Sakura Card Captor será republicado em formato de luxo! Isso mesmo, vocês não leram errado! Sakura voltará para nossas bancas e não será em meio-tanko, podem comemorar!

Segundo o publisher (o que faz esse cara afinal?) Sakura foi o título escolhido por se tratar do primeiro mangá lançado pela editora a 10 anos atrás. E ao que deu a entender, esse não será o único. Ele ainda disse algumas informações importantes e curiosas, como por exemplo que a JBC começou sua distribuição em Portugal e que os mangás já ocupam cerca de 40% do mercado de venda de quadrinhos no Brasil, um número louvável, convenhamos. Lá ele também confirma a estratégia da JBC de vender 10 títulos diferentes ainda esse ano… bem, quanto a isso temos que esperar. Vocês podem conferir a parte da revista em que Moreno fala sobre a JBC clicando na imagem ao lado ou conferindo toda a matéria disponível no link da própria JBC que eu disponibilizei acima.

Agora o que eu acho? Além de que fomos muito idiotas de não ter visto essa notícia antes. A JBC entra novamente pesado em busca do primeiro lugar no mercado brasileiro com esse anúncio. Sakura é um título importante, com muitos fãs e que servirá de base para dizer se as vendas serão satisfatórias ou não. Ponto para a editora que está sabendo se portar estrategicamente falando. Além disso, outros títulos dela estão para vir e com certeza mecherão com os ânimos do povo.

Nos Estados Unidos, Sakura ganhou uma versão Omnibus (3 volumes em 1) e no Japão o mangá conta com uma edição definitiva deluxe. Resta saber como será o formato escolhido pela JBC para o lançamento por aqui. Se seguir o padrão da Conrad com as edições de Dragon Ball e Vagabond, o resultado final será ótimo. Eu particularmente pago uma quantia maior num título “de luxo” sem problemas nenhum (eu já tenho a primeira coleção, mas vou comprar de qualquer maneira).  Também acredito que o título venha pelas mãos do selo “Graphic Novel” da editora que anda meio às moscas.

Lembrando que não temos definição de data, preço ou qualquer outro tipo de informação, mas na medida das notícias vamos colocar vocês a par da de tudo.

Já podem começar a rir das lojinhas da Liberdade e do Mercado Livre vendendo o volume 1 brasileiro por mais de 150 reais. Sakura está de volta! Só esperamos que não vire lenda como Densha Otoko ou os DVDs de Sailor Moon.

por Dih

Dih

Dih

Paulistano, 28 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Atualmente é editor na Panini/Planet Mangá e cuida de títulos como One-Punch Man, MOB Psycho e Jojo's Bizarre Adventure.

Related Post