Review – Steins;Gate (2011)

Steins Gate ReviewGostaria de aproveitar um anime sobre viagens no tempo para conversar sobre meu tempo no blog

Um anime que começou como uma grande preocupação, o seu antecessor Chaos;Head deixou um gosto amargo na língua com a baixa qualidade da adaptação que a visual novel recebeu. Foi assim que Steins;Gate começou para mim, um início excelente que me deixou bastante animado com a continuação da história, mas ainda assim com aquele medo de que algo poderia sair de muito errado.

O Primeiras Impressões de Steins;Gate foi meu primeiro post aqui no Chuva de Nanquim (não sei se vocês se lembram) e finalmente o anime chegou ao seu fim nessa semana. Eu gostaria de aproveitar essa postagem não só para comentar sobre o que eu achei sobre a animação, mas também para comentar um pouco as experiências que eu tive em pouco mais de 4 meses como redator. Vamos começar?

Steins Gate (9)A História

Okabe Rintarou, ou como ele prefere se chamar: Hououin Kyouma, é um autoproclamado cientista insanamente louco e o mais procurado por uma “Organização Secreta” que todos acham que existe apenas em sua cabeça. Ele é o criador do grupo Gadget do Futuro que tem como objetivo a revolução das estruturas que dominam o mundo, criando invenções que tragam o caos.

O grupo possui apenas mais dois membros: Shiina Mayuri, uma garota avoada e membro solitária do laboratório, cujo passatempo é fazer roupas cosplay, de acordo com as palavras de Kyouma. E o super hacker Hashida Itaru, ou Daru, melhor amigo do protagonista, possui um ótimo conhecimento em hackear tanto hardware quanto software.

A história começa com Kyouma e Mayuri indo para uma conferência sobre uma possível teoria para uma máquina do tempo funcional criada pelo Professor Nakabachi. Após alguns acontecimentos, ele ouve um grito, resolve ver o que aconteceu e encontra o corpo esfaqueado de Makise Kurisu, uma garota que ele tinha conversado pouco tempo antes dela ser morta.

No caminho de volta para o laboratório do grupo, ele resolve mandar uma mensagem de texto para Daru, informando sobre o acontecimento e ao confirmar o envio acontece algo inesperado que talvez tenha a ver com a única invenção de Kyouma: o Telefone Micro-ondas.

Steins Gate (5)Considerações Pessoais

Como comentado, meu primeiro post no blog foi sobre Steins;Gate, eu fiquei extremamente nervoso em receber só críticas negativas sobre a minha opinião ou do texto nem passar pela edição. Alguns dias depois eu vejo que só teve comentários positivos, minha empolgação foi lá no alto e comecei a conversar com o Dih sobre os nossos próximos passos. Hoje eu vejo que ele é um dos posts mais acessados do blog e um dos que mais trazem visitas pelo Google.

Quatro meses depois, eu me sinto extremamente orgulhoso por estar entre os cinco redatores do Chuva de Nanquim e por cada review, matéria e notícia que postamos e que aparecem em outros sites. É engraçado lembrar quando o nosso parceiro Video Quest falou sobre a gente em uma leitura de comentários, acho que assisti umas vinte vezes o Leo Kitsune falar do meu post sobre as mortes mais marcantes, caramba, eu assistia esses caras desde o começo e eles elogiaram meu post!

Steins Gate (10)Temos uma assustadora quantidade de visitas que eu duvido que o Dih pensou que chegaríamos tão rapidamente nesse número, agradeço e muito o pessoal do Punch Fansub, eles realmente ajudaram em muito ao comentar e fazer propaganda sobre a gente no site deles (Ainda queria saber quantas visitas eles têm por dia). Também agradeço bastante todos os nossos parceiros, que realmente são nossos amigos e que eu troco conversas bastante divertidas no twitter.

E claro, gostaria de agradecer a todos os leitores que acompanharam os meus posts nesses 4 meses. Obrigado ao Dih por essa oportunidade, ele que teve mais trabalho em tudo isso, corrigindo os meus erros de português, acentuação, pontuação e adicionando informações que eu acabei esquecendo. Espero ainda ter tempo e pique para continuar por aqui por bastante tempo, agora é só esperar e ver o que o futuro nos espera. Hoje os reviews saem com um pouco menos de esforço, mais responsabilidade, mais nervosismo e muito mais feliz, obrigado por tudo, mesmo.

Steins Gate (4)Considerações Técnicas – O Anime

Vamos primeiro já destruir a possível preocupação que eu comentei ali em cima, Steins;Gate é muito melhor que Chaos;Head em todos os sentidos, claro alguns podem dizer que isso não vale alguma coisa, mas já podemos considerá-lo um bom anime. Não posso falar um pouco sobre a adaptação da história, já que não joguei a visual novel, mas não ouvi nenhuma reclamação quanto a isso, então acho que eles foram bem sucedidos nessa questão.

A história para mim é divida em 3 partes bem distintas que não vou comentar muito nesse momento, depois das considerações finais vai ter uma seção spoiler liberado para a galera, mas posso já comentar que a qualidade com o passar dos episódios foi aumentando em uma crescente impressionante. Claro que já dei uma lida em alguns textos na internet, alguns consideraram que o ritmo lento prejudicou em muito o anime, podendo cortar boa parte dos episódios, eu já considero todos os episódios necessários e extremamente divertidos. Boa culpa dessa diversão vem de dois personagens, Okarin e Kurisu.

Steins Gate (7)Okarin e Kurisu possuem uma das melhores dinâmicas entre dois personagens, as conversas fluem normalmente, parece realmente que eles são bons amigos e não algo meio que forçado que eu sempre reparo naqueles animes onde um personagem é amigo de infância e mesmo assim parece que o conhece apenas há uma semana. E essa dinâmica ajudou em muito com que alguns episódios que poderiam ser maçantes se tornassem extremamente divertidos e fazem com que os 20 minutos passem rapidamente. Okarin é um protagonista maravilhoso e ele vai ganhando uma profundidade e responsabilidade que ninguém imaginou no começo.

Os personagens secundários não são bem explorados no começo, alguns apenas são apresentados por pouco tempo e você pergunta por que aquilo precisa aparecer. É aí que com o passar dos episódios você percebe que eles começam a ser trabalhados e eu posso dizer que todos, todos os personagens secundários tiveram sua história trabalhada, mesmo que apenas um episódio seja voltado para ele. Esse cuidado que a história teve foi muito legal e acho que o método que adotaram foi bem natural e pouco forçado.

Steins Gate (2)Algumas coisas bem legais sobre o anime, é que alguns elementos na trama realmente existem no nosso mundo, mas uma das coisas mais impressionantes é sobre John Titor, sim, ele realmente existiu! John Titor é um dos grandes mistérios da humanidade, um suposto viajante no tempo que nos anos 2000 apareceu na internet dizendo que veio do ano 2036, agora entrem nesses dois links aqui e aqui e vejam as previsões que ele noticiou. Bem intrigante e vocês vão perceber que boa parte aparece no anime.

Considerações Finais

Steins;Gate se destacou no meio de 2 temporadas bem fracas e veio depois do grande e elogiado Madoka Magica. Os dois possuem suas semelhanças, como bons personagens, histórias bem amarradas, um belo plot twist e, ora bolas, viagens no tempo! Só que infelizmente não posso dizer que ele foi o melhor anime do ano, o nível de Madoka é algo que eu realmente acho difícil de ver novamente nesses novos animes.

Steins Gate (8)Ainda assim é maravilhoso, recomendo a todos que gostam de boas histórias. A parte da ficção científica não ficou tão pesada e difícil de acompanhar a ponto de algumas pessoas ficarem boiando com o passar dos episódios e têm cenas de humor realmente engraçadas. Uma dica de leitura bem legal são todos os posts da Roberta no blog Elfen Lied Brasil, ela comentou todos os episódios a medida que eles foram saindo. E quem terminou de assistir os 24 episódios, pode continuar lendo que ainda tem mais comentários aqui embaixo.

Seção Spoiler – El Psy Congroo

Aqui começamos a seção de spoilers de Steins;Gate. Por favor, eu espero que você tenha realmente assistido todos os episódios antes de ler isso aqui. A história para mim é dividida em 3 partes, como eu disse ali em cima e eu vou dividir essa seção baseado nelas. Uma coisa que eu gostaria de pedir é que se for comentar algo com spoiler, dê um aviso antes pra não sacanear os outros leitores, ok?

Apenas uma curiosidade sobre os nomes das operações e suas relações com a mitologia nórdica. Urd, Verdandi e Skuld são três deusas da mitologia nórdica conhecidas como Normas, que basicamente representam o passado, o presente e o futuro. Eu vi essa informação no Dollars Fansub e achei muito legal, ainda deve ter muita coisa que eu nem reparei.

Steins Gate (3)Parte 01 – Operação Urd (Episódio 01 até o episódio 12)

A primeira parte da história é a base para o que vamos ter nos próximos 12 episódios, é onde começamos a aprender sobre como eles conseguem mudar o passado com o Telefone Micro-ondas e os D-mails, conhecemos todos os personagens importantes e vemos a consequência das ações de Okarin e Kurisu com a trágica morte da Mayuri.

Essa é a parte mais importante e mais lenta do anime, é engraçado ver esse comecinho novamente, parece tão diferente e inocente demais. Okarin começa a mudar o passado várias e várias vezes, na primeira vez assistindo você nem liga muito e agora quase pedi pra ele parar de enviar D-mails quando reassisti rapidinho antes do episódio final.

O episódio 12 é, pra mim, o mais impactante dos 24, eu realmente não esperava que a Moeka se tornaria a inimiga e que mataria a Mayuri daquela maneira. Duas personagens que não eram lá muita coisa e de um episódio para outro começam a ser o centro das atenções, genial.

Steins Gate (1)Parte 02 – Operação Verdandi (Episódio 13 até o episódio 22)

A segunda parte é basicamente o Okarin revertendo todas as besteiras que ele fez nos 12 episódios anteriores para tentar salvar a Mayuri, e é aqui que começa a parte de desenvolvimento de personagens. Achei bem impressionante como foi achado uma maneira para fazer isso, mas alguns episódios quebram o clima do nada. (Sim, Ruka, estou falando de você)

Um episódio de destaque seria o 19, Okarin precisa reverter o D-mail que a Moeka mandou e os acontecimentos são um pouco perturbadores. A cena que a Moeka começa a entrar em desespero quando ela vê que seu celular foi roubado pelo Okarin é muito marcante, momento de extrema tensão.

Claro que também os dois últimos episódios merecem ser comentados, que são onde a relação entre Kurisu e o Okarin é desenvolvida. Não sei se vocês demoraram a perceber, mas estava na cara que uma hora ou outra iríamos ter que ver aquele primeiro D-mail ser revertido. E eu fiquei naquela torcida pra ele deixar a Mayuri de lado, não que eu não goste dela, mas a Kurisu é muito melhor. O episódio 22 foi aquele que todos vibraram com o beijo entre os dois e que cena bonita.

Steins Gate (6)Parte 03 – Operação Skuld (Episódio 23 até o episódio 24)

E finalmente a última parte, Okarin estava totalmente para baixo, teve que sacrificar o desejo de todos e ainda assim teve que deixar uma pessoa morrer, até que temos a volta de Suzuha informando que precisava de sua ajuda para evitar a Terceira Guerra Mundial. Nesse final voltamos ao primeiro episódio e todos os mistérios do primeiro episódio são explicados.

Um final competente, as respostas e as soluções para salvar a Kurisu sem mudar o tempo me agradaram bastante. É um problema ser um final feliz? Eu acho que não, eu me importo muito com todos os personagens e queria ver todos eles felizes, só uma possível morte do Okarin seria algo muito mais dramático e mais impactante.

Por Luk.

Luk

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.

Related Post

  • Primeiramente gostaria de dizer que eu conheci o ChuNan por causa do seu primeiro post sobre S;G, e agora, acesso todos os dias.

    Agora sobre Steins;Gate…

    Viagens no tempo sempre foi algo que me deixava fascinado desde pequeno, quando descobri Steins;Gate, foi uma alegria so, e desde o primeiro episódio me apaixonei pelo anime.

    Pode parecer estranho, mais posso dizer que Steins;Gate “marcou” minha vida, seja porque me identifico com o protagonista, ou simplesmente por causa dos personagens (na minha opinião) fantásticos. Todos são muito carismáticos, e tem suas características próprias, você querendo ou não vai ver um pouco de você em todos eles, e a partir disso, eu me emocionei, ri, e torci por esse final.

    S;G pra mim (agora é a hora em que todos me apedrejam) é o melhor anime do ano, e posso dizer que um dos melhores animes que já assisti, porem, S;G não é um anime para todos, vi muitas pessoas falando que odiaram, acharam “parado” de mais, mas isso vai de cada um.

    Bom, e sobre o review… muito bom, como sempre, na qualidade ChuNan de sempre e espero poder ler vários outros posts de seus, Luk e de toda a equipe do ChuNan.

    Vocês estão de parabéns com o site e torço para que continue assim por mmuuuuuuito tempo, senão, terei que mandar uns D-mails pro passado ai, tsc, tsc…

    El Psy Congroo!

    • Concordo com tudo que disse! El Psy Congroo

  • bem legal adoro seus post luk principalmente aquele sobre como como conservar mangás(que o dih participo tambem eu acho),parabens pelo trabalho continua assim
    AH FIRST

  • Primeiramente, muito bom post! Acabei de ver o final e, para mim, é o melhor anime do ano, pelo menos até agora. O final feliz foi MARAVILHOSO. A cena em que eles se cruzam foi absurdamente foda. Quando comecei a ver o anime, achei que não gostaria, já que não era “fã” de viagens no tempo. Nem preciso comentar a surpresa que tive, conforme o anime foi progredindo, né? No mais, ainda estou meio sem palavras.

    E, por fim, se alguém ainda não assistiu esse anime, não perca a oportunidade. Você pode achar meio “boring” no início, mas NÃO DESISTA, pois garanto que, na mudança da 1a para 2a operação, já estará preso a essa maravilhosa série.

  • RenaHMP

    Como Luk disse, também acredito que Steins, com certeza, foi um dos melhores de 2011 [sem muito esforço] perdendo apenas para Madoka.
    Comecei a assistir sem muitas expectativas, apenas por usar de viagens no tempo em seu enredo [assunto que acho muito interessante], mas tive uma agradável surpresa com o passar dos episódios. Não acho que seja massante, acho que o anime possui um bom ritmo e para mim nenhum pareceu ter mais de 20min [muito pelo contrário].
    Com personagens bem trabalhados e naturais, suas emoções são transmitidas facilmente. [spoiler] Os episódios em que o Kyouma tenta desesperadamente salvar Mayuri calejando suas emoções vendo ela morrer n-vezes foram muito angustiantes.
    Adorei o final, mas, na minha opinião, o anime poderia ter terminado no ep.23, não que eu não tenha gostado do final, adorei ver o laboratório cheio, mas aí viria a questão da morte da Kurisu. [/spoiler]
    Recomendo a quem não assistiu Steins que não fique moscando e veja, vão gostar.

    E Luk, parabéns pelo seu sucesso aqui no ChuNan. Força garoto !

  • Thoty

    Bem o anime foi show acho o melhor
    E eu ñ gosto de Madoka acho ruim pacas. ( mais à quem goste )
    Esperando Persona 4 The Animation ,pq o jogo é um dos melhores que já joguei cheio de mistério só que eu já sei o final.
    “Incrivel o final”
    E for fiel ao jogo vai ser o melhor do ano.

    • não achei madoka chato… longe disso, mas com certeza S;G foi mais emotivo, divertido e emocionante!

  • Sheol Halerquinade

    Como sempre seus comentários são ótimos, Luk.

    É muito merecido que os leitores agradeçam a você e os outros redatores do ChuNan, vocês nós fazem entender melhor sobre tudo aquilo que a gente conhece e não conhece tanto de animes/mangas. As opiniões de vocês trazem sempre boas discussões entre o pessoal que acompanha o blog e assim cada vez ficam mais interessantes os capítulos/episódios.

    Valeu por seus posts e continua assim, por favor, não da mais pra ficar sem ler as suas reviews.

    Agora que Steins;Gate chegou ao seu final, vou começar há assistir esse anime. Já li varias criticas dizendo como o anime é bom e percebi que vale a pena assistir, então é isso ai, próximo alvo Steins;Gate.

    Infelizmente só tenho isso pra dizer, melhor do que não dizer nada (fato). Agora é esperar sair a “Semanada”.

  • Ok, eu li o post só até antes de começar o Spoiler xD

    Sim, eu de fato li o post sobre as primeiras impressões sobre Steins;Gate e ainda tá no meu bloco de notas com a lista dos animes pra baixar e assistir… u_u [TEM UM MONTE, NA VERDADE ♥] Com esse pré-vestibular e essa droga de 3G, não dá pra ser uma Otaku digna.

    Mas isso não muda a situação de que eu não assisti o anime e não tenho nada pra comentar acerca dele .-.”

    Ah sim, preciso falar também sobre o ChuNan, né õ_o!
    Estou muito feliz, como leitora, por ter conhecido esse blog! Fazia tempo que eu queria achar um bom blog sobre Anime e Mangá e me fixar nele. Conheci o ChuNan através da matéria sobre a republicação de Sakura e me identifiquei demais com o texto (Afinal, o Mangá #1 de Sakura foi o primeiro mangá que comprei na vida).

    As matérias estão sempre com a ortografia ótima, correta. O texto é longo, mas é gostoso de ler, não é pesado. Flui bem. Mesmo cada redator aqui tendo seu estilo próprio, adoro todas as matérias, leio sempre. Coloquei o ChuNan nas guias de Home Page! ♥ Vou continuar sempre lendo e frequentando o blog, todo dia! Só que eu sou meio preguiçosa pra comentar -Porque eu SEI que os comentários vão sair grandes. Não sei quando parar de escrever, haha ¬¬” -, mas vou fazer um esforcinho.

    Obrigada por mais essa Review maravilhosa e continuem assim!
    Vou amar esse blog pra sempre :3 Vocês têm a obrigação de passar ele para seus filhos e nunca deixar o ChuNan morrer e e e -q *Viajei*

    Bye bye *-*

  • Nem diga quando fui ver Chaos;Head a primeira vez todo mundo dizia que ia ser o anime foda e tals e bem… foi o que foi.
    Realmente quando Steis;Gate começou poderiaz ter ficado no ridículo, engraçado mas totalmente sem conteúdo, mas quanto mais se via, bem mais interessante ficava, Okabe poderia ter sido uma figura puramente jocosa mas foi adquirindo uma consistência incrível e claro os seus momentos de comédia eram ótimos.
    Isso é verdade, para uns pode ser que alguns episódios não acrescentem nada de início, mas depois se percebe que uma pequena ação em um episódio mais “leve” pode ser crucial para um momento de tensão e revelação( o Okarin que o diga XD).
    Acho que a grande jogada foi ver de início a visão cinetífica que o Okarin tinha das coisas aí quando ele manda mensagens de celular para o Jonh Titor e este lhe dá uma explicação das coisas ( que vão crescendo exponencialmente em termos de complexidade), se percebe ao mesmo tempo um ponto de tensão( no quesito dramático do anime, pois o persongaem principal recebe toda aquela informação crucial o que vai fazer agora?), e pitadas de comédia na medida, como: “O messias?Sou um cientista louco!!!!”
    O final realmente pode ficar pra o filme, que acho que só sairá ano que vem, um anime que ao primeiro momento pode não parecer bom mas é sim, e ficou interessante como mostraram toda a trama envolta da viagem do tempo. Ia até fazer um pergunta do final da Suzuha, mas sem maiores spoilers para quem não viu XD.

    • Final??A série fechou com chave de ouro.Mas se tratando de um anime sobre viagens no tempo, é claro que haverá sempre uma possibilidade de spin-offs.E um palpite, o filme pode ser sobre a Gamma line do Drama CD.

  • Antes de tudo, valeu por mais um review… Eu gosto pra caramba dos textos daqui do Chuva de Nanquim….
    Steins Gate no começo eu axei meio parado(Shounen de mais na vida) mas depois que eu peguei o ritmo da série(afinal eu gosto muito do assunto, viagem no tempo) os episodios pareciam durar 5 minutos e eu posso dizer que (na minha opinião) foi um dos melhores animes da temporada, junto com GOSICK (Ainda não vi Madoka Magica então não posso dizer se é bom ou não)…. Por isso que quem não viu eu recomendo que faça isso logo e não enrole pq vc não sabe o que está perdendo!!!!

  • Realmente achei ótimo o anime, e agradeço por voces terem falado sobre ele, pois foi aqui que o conheci e me interessei ^^
    …fiquei com receio no inicio do anime que ele fosse ‘bobinho’, mas o terminar o primeiro, fui sedento ao segundo e não parei mais !
    [spoiler]
    gostei bastante tbém da forma que resolveram a última missão, fazendo com que nao fosse criada outra linha do tempo… já vi filmes por ae pecarem muito nesse quesito de mudar o passado sem alterar o presente… e vou parar de falar sobre viagens no tempo antes que eu cometa erros pois esse assunto de “tempo” se torna confuso o …. mas o anime resolveu muito bem isso, e deixou tudo bem claro !

    * Anime recomendado!

    .Ótimo blog e posts ^^ parabens!

  • Olha Luk,acompanho suas redações desde o primeiro post,e parabéns por começar bem e desenvolver uma dinâmica melhor.E sobre S;G,achei uma Excelente série como um todo,todas as perguntas foram respondidas direta e indiretamente(Ao contrario de Lost¬¬),fazendo a série alcançar um nivel acima de muitos outros animes,na minha opnião é claro.
    E sobre a comparação com Madoka,digo que ambos são ”clássicos” da nova geração,ambos inovaram no gênero viagem no tempo e mahou shoujo.É claro que Madoka chamou mais a atenção do público,com sua mudança abrupta de atmosfera,mas S;G conseguiu prender minha atenção e de muitos outros até o fim.
    [SPOILER]

    E sobre o final,acho que incomodou muitos pelo final feliz.Acho que uma parcela significativa do publico considera que um bom final é um final trágico/triste.O Okabe realmente mereceu se encontrar com a Kurisu,ele passou por muitos maus momentos.Eu realmente pensei que o anime iria terminar com o Okabe louco/insano,como ele mesmo se intitula.Mas a Mayuri foi um ponto importante para dar esperanças para ele e não desistir.E tambem tem o fator da paixão do Okabe pela Kurisu, o que prova que o amor supera até as linhas temporais/pontos de convergencia.
    No fim,o anime Steins;Gate foi uma escolha de Steins;Gate, digno da mente insana do Mad Scientist, Hououin Kyouma.

    El. Psy. Congroo.

    • [SPOILER]

      Ah,e é bom a galera escutar os CDs Drama da novel,são 3,respectivamente sobre;linha de tempo Alpha;linha de tempo Beta;linha de tempo Gamma,sendo essa ultma muitissimo interessante,se tratando do Okabe mudando o medidor de divergência para 2.615074%,onde ele vai para uma linha de tempo em que ele é uma agente da SERN,um rounder,trabalhando junto com a Moeka.Não vou contar o final,mas recomendo ver.Deixo aqui um link para o CD da Gamma line,quem souber inglês vai se dar bem pq tem tudo traduzido nos relacionados desse video.

    • Rafael Amaral

      Estou meio atrasado cerca de 6 anos, mas o Okabe fez de tudo para o anime ter um final feliz já que muito contrário de outros protagonistas ele só queria garantir a segurança de seus amigos, então acho que foi justo esse final -_-

  • [SPOILER]

    E depois do final,não pude deixar de fazer esse video dessa cena em especial,pq simplesmente ele se superou em loucura haha

  • Qually

    ENTRO TODOS OS DIAS NO BLOG PARA VER AS NOVIDADES….. ESTÃO DE PARABENS

  • Finalmente consegui ver o final de Steins;Gate e pude ler a review.
    Sobre Steins;Gate. Não foi uma surpreza para mim ter sido um otimo anime,
    O começo foi lento mas todo final de episodio fazia com que eu precisace ver o prossimo, quando entro nos episodios da morte da mayuri os episodio ficaram mais rapidos, sobre o final foi bom mas foi desnescesario; que o Okarin enfiaçe a mão pra sair aquele sangue.É serio eu não estava esperando.Sobre o Chunan esse è um dos poucos blogs que eu sigo fielmente todos os dia.”Conheci vocês no post top 5 Ação porem sò vi o post e não voltei atè a blogagen coletiva, quando ví varios blogs falando de um anime eu entrei em todos e lí por respeito.”Deixa eu dizer que alem do pessoal do chunan com os seus post, o que mais fez eu acessar ele todos os dias é a fassilidade para comentar e o Layout que eu pessoalmente gosto muito, e isso é algo que não tem em todos os blog.

  • [SPOILER]

    Concordo, seria muito mais dramatico se o Okarin se sacrificasse pela Kurisu, mais esse final fico otimo. Esse anime é exelente, todos os episodios sao gostosos de assistir. Melhor anime do ano, ja q ainda nao assisti Madoka.

  • El Psy Congroo

    Salvar a Kurisu? Não era a Mayuri? Ou a Kurisu entra em perigo depois?
    Só assisti até o ep.11, então não sei…

  • Reatverandom

    Super D+ cara, foi, tipo, sabe, mais ou menos assim, desse jeito: TOTALMENTE AMAZING!!!

  • Fullmetal

    Quando eu começei a assistir Steins Gate achei q seria mais um anime comum q eu ia assistir apenas para passar tempo, mas, agora q eu finalizei ele, posso dizer´com certeza q é um dos melhores animes q jah assisti,a forma como a história se desenrola é incrivel e vc se ve a cada ep mais envolvido emocionalmente com o anime, principalmente ´após o ep.12, cada ep q eu assistia apenas me dava vontade de assistir mais, e eu posso dizer q eu estou sentindo falata de uma OVA após o ultimo ep. para apenas mostrar a convivencia e alguns fatos após o mesmo, bem voltando ao anime além das partes emocionais eu achei ótimo as teoria q o anime apresenta sobre o tempo, e achei incrivel o fato de eles citarem sobre a CERN, John Titor e até mesmo o IBM 5100, o anime tambem tem uma ótima qualidade de desenhos e efeitos, alem de uma ótima dinamica entre os personagens, vc realmente entra de cabeça na história e se diverte com ela, eu queria tbm agradecer ao blog e ao seu trabalho, foi pelo steins gate e os seus posts q eu me interessei por ele, ótima review, bom trabalho e continue sempre assim manolo!!! XP

  • Fico na duvida entre Steins Gate e Madoka.
    Nao posso dizer com certeza qual foi o melhor.
    Por isso digo que estao empatados.
    Adorei o post!!!!!!
    Ja que o autor do texto cometnou a respeito das deusas nordicas
    recomendo um anime shoujo(Ah Megami Sama) nao tem nada a ve com o Steins Gate mas e bem divertido e acho que iria gostar(se nao ja assistiu)

    E isso, continuem com o blog!
    Estao de Parabens.

  • Pingback: Review – Katanagatari, a busca pelas 12 espadas mais poderosas do mundo | Chuva de nanquim()

  • Gostei um tanto de Madoka, mas acredito que Steins;Gate é um anime melhor. O roteiro e a direção de Madoka é excelente, mas o desenvolvimento de cada personagem de Steins;Gate é genial. A atenção que é dada à personalidade e as pequenas manias de cada um e a influência das situações sobre elas é visível, de forma que você consegue simpatizar com eles e até sentir falta de um simples “Tuturuu~”.

    (A verdade é que eu tenho agonia da cabeça quadrada da Madoka.)

    • Rafael Amaral

      Meu despertador de celular é o ‘tururuu’

  • Rato

    O primeiro passo para se enviar D-Mails já foi dado, e é claro o CERN está por trás.

    “[…] Se algo viaja mais rápido que o limite de velocidade cósmica, então torna-se possível enviar informações para o passado […] ”

    http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/979948-particulas-mais-rapidas-que-a-luz-podem-ser-revolucao-na-fisica.shtml

  • Felipe Camargo

    Sensacional. Se eu pudesse descrever esse anime em uma palavra, seria essa.

    Sempre gostei muito de ficções sobre viajem no tempo, me fascina desde que me conheço por gente.
    E com Steins;Gate não foi diferente, ainda mais com um roteiro bem executado e personagens tão carismáticos.

    Adorei seu Review, conheci o blog pelo Punch! Fansub e é a primeira vez que comento.

    Cara, lí as duas matérias sobre John Titor, e fiquei pasmo. Me arrepiei de cima à baixo!!
    Não fazia idéia, fiquei muito feliz de saber, obrigado pela ótima informação.

    E continuem com o belo trabalho, o blog de vocês é muito bom.

    Abraços.

  • Doug

    Steins;Gate vai ser aquele anime que a galera de 2017 vai falar: “Pow, antes os animes eram bem melhores!!”. Eu achei melhor que Madoka, pq conseguiu manter, com o dobro de episódios, o roteiro e a história bem amarrados, além de ter dado valor à todos os personagens. Melhor anime de 2011 até agora, tomara que venham outros tão bons quanto Steins e Madoka nessa temporada de Outubro. Expectativas? Sim! Guilty Crown acho que será a bola da vez! Abraço a todos!! EL PSY CONGROO!!

    • Rafael Amaral

      ‘Põ, antes os animes eram bem melhores’ mas em 2017 surgiram muitas obras incriveis como Youjitsu, One Punch Man, Nanatsu no Taizai ou Seven Deadle Sins.

  • Niruos

    Um pouco atrasado, mas acabei!
    Acreditam que eu acompanhando semanalmente, em dia, dei uma pausa logo no epi 11? Mal sabia eu o que estava perdendo >.<. O resultado foi ter assistido o restante dos episodios em um dia @_@, o que vai ser o suficiente para nao conseguir dormir direito do tanto que vou ficar pensando nele.

    Acho que nao preciso comentar que adorei o anime.Com certeza ele vai pra minha lista de melhores que ja assisti. Me interessei por ele desde o inicio, a ideia de viagem no tempo me atriu no momento que eu passei o olho por ele.

    Minha feliz escolha me recompecou desde o primeiro epi, que assim como todos os outros episodios, no final eu ficava com mais vontade de assistir do que eu ja estava no inicio.Me premiando com um final incrivel!(isso conta muito, ainda to traumatizado por causa soul eater =/ )

    Agora e esperar para que venha animes como este na proxima temporada, dos quais ja estou botando fe em alguns.
    "Ninguem sabe o que o futuro nos reserva, por isso seu potencial e infinito"

    OBS: Foi so eu que ficou curioso em saber quem e a mae de suzuha?

    • Felipe Camargo

      Eu desconfio que seja a Moeka, pela cor do cabelo.
      Mas ao mesmo tempo penso que seja a Mayuri, pela proximidade dos dois.

  • Spoiler*A mãe de Suzuha é uma cosplayer que o Daru conhece num evento(Comina,Comiket)*Ta no mangá.

  • Pingback: Primeiras impressões – Persona 4 The Animation: Adaptando o game para TV | Chuva de nanquim()

  • Tu turuuuuuuu!
    OH MY GOD! Sério, assisti a esse desenho num ritmo frenético, o que é bem difícil de acontecer. Incrível como Steins; Gate casa maravilhosamente bem a comédia e o drama, ambos embasados num enredo de Sci-fi muito bem escrito.
    Quando comecei a assisti-lo, achei que o enredo giraria em torno das conspirações em volta da SERN, e o episódio 12 me fez acreditar ainda mais nisso. Normalmente eu me decepcionaria ao perceber que o foco da história acabaria sendo envolvendo a vida daqueles personagens e não a tal conspiração… porém a história foi tão bem construída, fazendo o drama daqueles personagens ser tão interessante quanto qualquer conspiração que possa ter.
    Não colocarei em questão se o desenho foi ou não melhor que Madoka (outra obra-prima), mas sem dúvida nenhuma Steins; Gate tem seus méritos e razões parasr considerado um dos melhores do ano, shit is awesome.

    El Psy Congroo.

  • Yudi

    [SPOILLER]

    Aquela cena em que os dois se cruzam, se encontrando foi bem parecida com efeito borboleta, cena realmente ótima.

  • Pingback: Eu Recomendo Especial Parte 1 – Os melhores de 2011: Primavera e Verão | Chuva de nanquim()

  • Pingback: Eu Recomendo Especial Parte 1 – Os melhores de 2011: Inverno e Primavera | Chuva de nanquim()

  • Dronnie

    Puts eu já tinha ouvido falar desse anime mas não passava pela minha cabeça assistir, mas um dia eu estava estudando o John Titor e me falaram que a estória do anime passava em torno disso ai eu tive que assistir, cara, eu sou apaixonado por animes do tipo de DN e CG e animes inteligentes sabe esse S;G é TUDO ele com certeza entrou pra minha lista de melhores animes, e me fez voltar a assistir animes, eu estava preso em series de tv sahsuhau ótimo anime uma coisa que vou lembrar pra sempre:

    El Psy Congroo!!

  • Sensacional ! anime realmente sem comentarios, e desse que o john titor “existiu” eu não esperava putz. parece que o anime foi baseado no jogo que foi baseado nessa historia do john titor. mas agora voltando ao anime, os personagens são maravilhosos, TODOS eles ate a mayuri kkkkk. pra min o essencial em um anime são os personagens. o anime pode ter a historia que for mas se não ter uns personagens com personalidade não presta, ex: guilty crown.
    exemplo oposto a isso é katekyo hitman reborn que não tem uma historia brilhante, mas os personagens são carismáticos e tem personalidade.

  • Melhor anime do ano passado,DE LONGE,Madoka é OTIMO,mas num se compara….na verdade compara sim pq os dois são TÃO BONS num mar de TANTA MERDA moe Highschool spice of life echi DE MERDA que salvam o nosso delicioso hobby de ver animes.Oque me entristece é animes modinha como Another que são no maximo um 7 serem mais conhecidos que Madoka (nota 8),Mawaru Penguidrum (8,5) ou um Steins;Gate (9,0) da vida =/

  • Pingback: Christina é o destaque no novo trailer do filme de Steins;Gate | ChuNan! - Chuva de Nanquim()

  • Steins;gate > Madoka magica

    Os personagens sao elaborados. ele busca conciliar o real e a teoria. Não fica se apegando a historinha de desejos atendidos e magica barata. Madoka e meninas super poderosas nao são muito diferentes. Acho muito tosco da parte de quem assistiu os dois avaliar madoka como algo que preste.

    Tenho orgulho de steins gate.
    Assisti.
    Assisti mais que duas vezes.
    Meu toque de mensagem de telefone é o tuturuuu da mayuri. e quem nao ve o trabalho brilhante e pesado que é fazer um anime desse nivel. Não deveria se dar o trabalho de vir falar aqui.