Chunan! Top #4 – Os 5 melhores fillers dos animes!

Oras, afinal ainda existe o lixo reciclável até mesmo nos animes.

Não sei quanto a vocês, mas eu já começo a fazer cara feia quando ouço ou leio a palavra filler, porque eu tenho certeza que há 99% de chance da qualidade do episódio ser de ruim para péssimo. Fillers são aqueles episódios – ou até mesmo arcos inteiros – que não fazem parte da história original do mangá e são usados geralmente quando o anime está muito próximo dos capítulos atuais, para evitar que a animação tenha que parar e que a marca continue a ser explorada para fins lucrativos. A maioria das histórias é escrita sem nenhuma contribuição do autor (quando o autor participa, o nome vira “canon”), então é quase certo que vá ter um erro de cronologia ou que simplesmente vai ser muito, muito ruim. Porém temos aquelas raras exceções que fogem da regra e é sobre isso que o Chunan! Top dessa semana vai comentar! São 5 fillers divertidos que as vezes até conseguem superar a história original. Como disse ali no comecinho, todo lixo dá pra reciclar, não é?

5 – Discutindo sobre a audiência em Gintama

Gintama é um anime de comédia genial, que mostra um Japão no passado que foi invadido e conquistado por alienígenas chamados Amanto. É recheado de referências a cultura pop japonesa, tornando até um pouco difícil para entender completamente todas as piadas que aparecem em seus episódios, por isso você deve pegar o anime de um bom fansub que te explique bem sobre elas, ou que conheça muito da cultura do país.

O episódio 50, que marca o início da segunda temporada, é um episódio com os personagens conversando sobre como eles poderiam evitar que o anime fosse cancelado e obviamente isso não existe no mangá. Cada personagem tem uma ideia de novos tipos de histórias a serem contadas, de vários gêneros (vai de garotas mágicas até Romeu e Julieta), tudo no bom e velho ritmo de Gintama que nem dá para perceber que é um filler. E o melhor é ver que muita coisa que é dita ali parece realmente se encaixar em metade dos animes com fillers. Vale assistir.

4 – Goku e Picollo vão a Auto-Escola!

Trunks veio do futuro para avisar que dois andróides iriam matar a maioria dos guerreiros Z, trazendo o caos para o mundo. Para evitar isso todos precisam treinar e ficar muito mais poderosos para conseguir enfrentá-los. Vocês todos se lembram disso, não é? Bem, e se eu disser que o Goku e o Picollo precisam parar esse treinamento para tirar uma carteira de motorista? Isso faz sentido?

Um dos episódios mais sem noção de Dragon Ball Z é justamente esse, o 125. Esse episódio é muito divertido por causa dessa situação totalmente random que os produtores colocaram os personagens. Goku com aquela velha “esperteza” mal consegue se lembrar qual dos pedais é o do freio e as caras que o Picollo faz são impagáveis. Eu contei que os dois destruíram no mínimo 5 carros, sendo que um desses foi quando o instrutor pede desesperadamente para que o Goku passe o volante para ele e claro que o nosso protagonista quebra o volante e entrega na mão do pobre velho. Dragon Ball Z deve ser o anime que eu mais assisti na minha vida e isso deve ser o motivo para ele entrar em quase todos os Chunan! Top…

3 – Primeiro anime de Full Metal Alchemist

Ta aí um anime que ficou longe de ser como o mangá. Ele segue a história até mais ou menos o episódio 25 dos 51 da série, e depois disso tudo passa a ser filler. E eu tenho que dizer que eles fizeram um ótimo trabalho! Diferente de muito anime por aí como Soul Eater respeitaram os personagens, mudaram algumas personalidades e fecharam com chave de ouro, fazendo tanto sucesso que rendeu até um filme para finalizar a história.

Foi tão bem feito que alguns fãs acabaram achando que a história original era até pior e abandaram o mangá e o anime Brotherhood. E eu concordo com ele apenas em relação ao final (o final da primeira série foi ótimo!). Eu realmente não concordo com os estúdios fazendo animes “terminarem em fillers”, mas já que fazem pelo menos deveriam seguir esse exemplo.

2 – Afinal, como é o rosto do Kakashi-sensei?

Naruto sofreu muito com a grande quantidade de fillers que foram colocados entre a fase clássica e a fase Shippuden, com incríveis 86 episódios seguidos de enrolação para que o mangá estivesse longe o bastante do anime. Contando com alguns episódios anteriores, acho que seriam no mínimo 100 episódios e nunca parei para pensar como isso é um absurdo. As histórias eram ruins, os personagens ficavam descaracterizados e arranjavam algumas utilidades absurdas para os poderes dos personagens (como usar o Rasengan para bater massa de macarrão, motor de barco ou até atirá-lo). Acho que daria para fazer um Chunan! Top só com os piores momentos… Só que um desses 100 episódios merece estar na segunda colocação.

O episódio 101 mostra Naruto, Sasuke e Sakura tentando descobrir como é o rosto do Kakashi por trás daquela máscara. Cheio de piadinhas e tentativas de pegadinhas que não tem um humor imbecil e que ainda por cima consegue arrancar boas risadas para os fãs. Pena que um episódio não salva esse imenso lixão que transformaram o anime com tanta encheção de linguiça. Teria sido muito melhor terem parado tudo de uma vez.

1 – Saga de Asgard dos Cavaleiros do Zodíaco

E o campeão é… a saga de Asgard! Por acaso, só fui descobrir que era filler a pouco tempo atrás de tão bem feita que ela é, tirando que ainda possui meu personagem favorito (tirando o Shiryu). O plot dela é o básico de Saint Seiya: por algum motivo Atena precisa ficar em perigo, fazendo com que os cavaleiros de bronze tenham que lutar contra o tempo para salvá-la. E com essa base de roteiro, a Toei fez ótimas lutas entre os protetores de Atena contra os guerreiros deuses comandados por Hilda que metiam pau em muito cavaleiro de ouro meia boca por aí como o Afrodite.

É claro que a saga possui alguns erros, como o Hyoga estar em um lugar que beneficia seus poderes e mesmo assim não o afetar. De qualquer maneira, a saga de Asgard, para mim, perde apenas para as doze casas que é de longe a melhor de todas as sagas de Cavaleiros. A minha luta preferida é contra o Alberich: o cara foi o único que representou mesmo uma ameaça e que derrotou Marin, Seiya e Hyoga antes de ser derrotado pelo Shiryu. De longe os melhores fillers que eu já assisti, mesmo.

por Luk

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.