HQ nacional de qualidade: Conheça Ledd!

Quem foi que disse que não pode ser nacional pra ser bom? Pra quem gostou de Holy Avenger, uma nova série de sucesso está chegando.

Não preciso comentar aqui o quanto HQ’s nacionais são vistas com preconceito pela maior parte dos brasileiros, principalmente os leitores de mangás. É difícil tentar agradar a todos, mais ainda quando eles insistem que o padrão “de fora” é melhor do que o que pode ser produzido aqui. E claro que isso não são só com mangás, mas qualquer tipo de HQ. Aí eu me pergunto: o que caras como Gabriel Bá, Fabio Moon, Mike Deodato, Ivan Reis e outros fazem lá fora então? É por que eles são bons demais ou por que tudo aqui ainda é fechado demais para quadrinistas principiantes? Um pouco de cada eu diria. Acho que falta investimento em novas mentes criativas no Brasil e não é de hoje. Muitos trabalhos bons são desperdiçados e perdidos para americanos, franceses e outros por falta de apoio brasileiro. Não estou dizendo que temos que aceitar simplesmente pelo fato de ser nacional, e sim que temos nosso próprios talentos por aqui.

A algum tempo eu conheci uma dessas HQ’s que vale a pena comentar. Assim como na revista de sucesso Holy Avenger (dos anos 2000) com uma proposta em torno de Tormenta (cenário de RPG criado em 1999 por Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e J.M. Trevisan), chega em breve nas livrarias a HQ da editora Jambô: Ledd! A história que é de autoria do já conhecido Trevisan (editor das revistas Tormenta RPG e Dragão Brasil, além de colaborador da Rolling Stone Brasil), arte de Lobo Borges e colorização de Alyne Leonel (a mesma que participou em Madenka da Ação Magazine) será lançada no dia 11 de novembro em Belo Horizonte durante o FIQ. Além disso, a cidade do Rio de Janeiro também receberá um lançamento oficial em 16 de Novembro na Saraiva Megastore do Botafogo Praia Shopping. E claro que São Paulo não poderia ficar de fora, tendo lançamento no dia 18 de novembro na Livraria Cultura da Avenida Paulista.

A HQ (que assim como Holy Avenger tem todo o clima e “visual” de um mangá) contará no primeiro volume com os 4 primeiros capítulos da série e mais 20 páginas de materiais inéditos como esboços, conceito de personagens e muito mais. No total serão 144 páginas pelo valor de R$22,90 (que no primeiro momento pode parecer caro, mas que virá no formato 13,5x20cm e com capa brochura). Adquirindo na pré venda é possível comprar a revista por R$19,90. Confira a capa da edição abaixo.

“Mas Dih, como pode afirmar com tanta propriedade que o mangá é bom sem ler?”

E quem foi que disse que eu não li? Esse pra mim foi o grande “charme” de Ledd. A série pode ser conferida na integra na internet! Isso mesmo, o site oficial da HQ possibilita o leitor conferir tudinho do universo on-line. Atualmente foram lançados 4 capítulos, os mesmos que serão vendidos compilados nas livrarias. Lembrando que a história ainda está em andamento e mesmo com a publicação em papel, ela continuará sendo lançada on-line! Então pra você que quer acompanhar a série, segue a dica: confira! Vale a pena!

Quem quiser saber um pouquinho da história, ela gira em torno do jovem Ledd, um garoto em busca de respostas para seu passado e de várias dúvidas que surgem em sua cabeça. A história toma tons de dramaticidade em alguns pontos, misturado com cenas de ação e até pitadas de humor causadas na maior parte das vezes pelo amigo careca do garoto (que por sinal é um mago que faz seus poderes surgirem através de cabelos). Não vou entrar a fundo na história pois quero prestigiar o lançamento e aí sim poder trazer para vocês tudo sobre Ledd.

De qualquer maneira fica aqui um gostinho de um dos extras da edição encadernada, com o esboço de um dos personagens:

Quer ver mais? Visite então todos aqueles que estão prestigiando o lançamento e vejam mais imagens extras da edição! Maximum Cosmo, Anikenkai, Sushi Pop, Gyabbo!, Video Quest, JWave e Mithril darão mais um gostinho na boca de vocês.

Vamos esperar para ver agora como será esse lançamento. Espero que as pessoas não pensem naquele velho discurso “só porque eu leio na internet eu não vou comprar”. Prestigiar suas histórias favoritas e seus autores também fazem parte (vejo muitas pessoas reclamando que mangá X ou Y foi cancelado, mas no final das contas ela nunca se deu ao trabalho de comprar tal edição). Mangá, hq, quadrinho, gibi ou seja lá o nome que vocês queiram dar: material de qualidade merece atenção seja lá de onde vier, até mesmo do Brasil. Assim como torci e torço muito para Ação Magazine vingar, espero que ainda tenhamos muitas edições de Ledd pela frente, com um sucesso tão grande e com tanta qualidade como foi com Holy Avenger. Saudades da Lisandra…

Visitem o site de Ledd clicando AQUI e vejam as novidades da história e também leiam on-line de graça! Vocês também podem seguir o Twitter dela AQUI e curtir a página no Facebook AQUI. Para os interessados na Pré-Venda, cliquem AQUI e corram para aproveitar a promoção da editora Jambô.

por Dih

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.